Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por manuelcar »

quero, contudo, enaltecer o trabalho dos instaladores, que tantas criticas têm tido, pelo seu profissionalismo diligência e honestidade
convém referir que alguns têm sido criticados, enquanto outros têm sido enaltecidos. não paira nenhuma critica sobre a classe profissional, apenas sobre alguns profissionais. como em todas, evidentemente.
foi tudo devidamente isolado?
Porreiro, pá!


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mamilcar »

manuelcar Escreveu:
quero, contudo, enaltecer o trabalho dos instaladores, que tantas criticas têm tido, pelo seu profissionalismo diligência e honestidade
convém referir que alguns têm sido criticados, enquanto outros têm sido enaltecidos. não paira nenhuma critica sobre a classe profissional, apenas sobre alguns profissionais. como em todas, evidentemente.
foi tudo devidamente isolado?
concordo com a observação e lamento não ter sido devidamente explicito.
quanto ao isolamento, embora leigo na materia, penso que está tudo bem isolado.


Autor do tópico
tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por tlicas »

mamilcar Escreveu:boas


e tu tlicas....

também já fizeste a instalação (suponho que era a também a 22/09)? que tal correu?
olá.
efectivamente a minha instalação foi feita ontem. hoje pelas 13 horas já tinha água quente (sem uso de apoio eléctrico), mas o verdadeiro (?...)teste vai ser amanhã de manhã nos banhos matinais. quanto à instalação em si, tudo normal com excepção de um problema num suporte do conjunto que teve que ser substituido por outro mais forte, sendo a qualidade do suporte do sistema razoável (zincado), não é no entanto condizente com o material usado no sistema em geral(inox).
o aspecto dos painéis é razoável (já vi outros com melhor aspecto), o aspecto do acumulador é óptimo(bons acabamentos).
espero que o ts200lt se porte à altura e que dure muito tempo.
cumprimentos a todos e bons banhos.
tlicas


Autor do tópico
tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por tlicas »

no seguimento do post anterior, apenas posso referir que não me tem faltado água quente (o tempo tem estado bom), pelo que aguardo por dias de menor radiação solar para dar mais informações. de qualquer das formas e em consonância com relatos de outros utilizadores, para já está ao nivel dos melhores e ao preço da uva mijona (comparativamente aos melhores ??)

cumprimentos
tlicas


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por manuelcar »

ainda bem que vivemos no sul da europa.
Porreiro, pá!


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mamilcar »

tlicas Escreveu:no seguimento do post anterior, apenas posso referir que não me tem faltado água quente (o tempo tem estado bom), pelo que aguardo por dias de menor radiação solar para dar mais informações. de qualquer das formas e em consonância com relatos de outros utilizadores, para já está ao nivel dos melhores e ao preço da uva mijona (comparativamente aos melhores ??)

cumprimentos
tlicas
boas,

pela minha parte confirmo o atrás descrito!... agua quente não falta!!!!
até começo a desejar uns dias de chuva para ver como é que "a coisa" se comporta!...


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

boas,

pela minha parte confirmo o atrás descrito!... agua quente não falta!!!!
até começo a desejar uns dias de chuva para ver como é que "a coisa" se comporta!...[/quote]


boas!

então tambem já tens os teus paineis instalados!
se for como cá em casa o consumo de agua é que disparou, agora são banhos de agua quente mais demorados e o filho é banhos de jacuzi quando vem da escola, em vez de um duche, rsrsrs.

boa sorte!


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por manuelcar »

deixa o inverno apertar e vais ver como elas mordem. convém não estimular os maus hábitos
Porreiro, pá!


Joaquim Santos
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça out 21, 2008 5:04 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Joaquim Santos »

boas,

amigos também estou inclinado para um norquente, alguém me sabe dizer se leiria está contemplada?

obrigado
sérgio


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por manuelcar »

por protocolo todos os fabricantes estão obrigados a cobrir todo o território. esse fabricante tem tido dificuldade em dar resposta mas acho que deves tentar na mesma.
Porreiro, pá!


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mamilcar »

joaquim santos Escreveu:boas,

amigos também estou inclinado para um norquente, alguém me sabe dizer se leiria está contemplada?

obrigado
sérgio

boas,

neste momento a não!
distritos onde instalam:
•aveiro
•braga
•bragança
•castelo branco
•coimbra
•porto
•santarém
•viana do castelo
•viseu

de qualquer maneira ainda recentemente a marca alargou a mais 4 distritos pelo que pode ser que ainda venha a instalar em mais localidades.

contacta a pmelink ou a propria marca ou então vai consultando o site oficial do programa:
http://www.paineissolares.gov.pt/produto.html

caso não seja possivel.... não desistas!.....marcas não faltam no programa!!!!

boa sorte


RIARES
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta set 18, 2009 12:14 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por RIARES »

boas!
estou inclinado a aderir ao ts 200l da norquente. alguèm me sabe dizer qual é o instalador da norquente na região de braga, guimarães.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mauri »

manuelcar Escreveu:ainda bem que vivemos no sul da europa.
não falta muito isto passa a ser o a continuação do deserto de sahara ou sahara!
pelo menos é o que dizem!
indo ao tópico: também preciso de instalar água quente mas até lá vou sonhando!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


striker54
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça out 06, 2009 11:29 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por striker54 »

boas.

agora que o sol se foi e veio a chuva, qual é a prestação dos sistemas? continua a haver água quente ou é necessário apoio?

gostava de ouvir as opiniões de quem já tem o sistema da norquente instalado, uma vez que também estou interessado em adquirir 1.

cumprimentos.


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mamilcar »

striker54 Escreveu:boas.

agora que o sol se foi e veio a chuva, qual é a prestação dos sistemas? continua a haver água quente ou é necessário apoio?

gostava de ouvir as opiniões de quem já tem o sistema da norquente instalado, uma vez que também estou interessado em adquirir 1.

cumprimentos.
boas striker54
bem vindo ao forum!
quanto à avaliação do sistema.... talvez ainda seja cedo para uma avaliação definitiva mas vou-te dar algumas indicações:

-1º - cá em casa somos 2 pessoas, com um ts de 200l, hábitos de consumo que eu considero normais, isto é, o uso de aqs não alterou o tipo de consumo que tínhamos anteriormente.
-2º - temperatura da agua regulada para +/- 40 graus
-3º - em dias solheiros agua quente não falta!!... ( mas isto não é novidade!...com sol todos funcionam....)
-4º - vamos com 2 dias seguidos bem “cinzentos”, precedidos de 2 dois com muitas nuvens mas boas “abertas”, com uma temperatura do ar amena e, até agora, ainda não usei apoio...

esta é a minha experiência, ainda curta, e vale o que vale....
de qualquer forma só quando vierem os rigores do inverno é que a avaliação será definitiva (dias frios, curtos, com fraca radiação solar).....
para já estou satisfeito!...


Monforte
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta set 02, 2009 3:54 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Monforte »

striker54 Escreveu:boas.

agora que o sol se foi e veio a chuva, qual é a prestação dos sistemas? continua a haver água quente ou é necessário apoio?

gostava de ouvir as opiniões de quem já tem o sistema da norquente instalado, uma vez que também estou interessado em adquirir 1.

cumprimentos.

aqui na maia continuo com a resistência desligada e ainda tenho agua quente no meu ts200.


Autor do tópico
tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por tlicas »

striker54 Escreveu:boas.

agora que o sol se foi e veio a chuva, qual é a prestação dos sistemas? continua a haver água quente ou é necessário apoio?

gostava de ouvir as opiniões de quem já tem o sistema da norquente instalado, uma vez que também estou interessado em adquirir 1.

cumprimentos.
pois bem, em minha casa somos 4, aveiro norte, consumo de 4 banhos diários e alguma louça, e hoje já necessitei de usar o esquentador para os banhos matinais. o equipamento que tenho é um ts200 lt.
cumprimentos
tlicas


BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta out 07, 2009 3:24 pm
Localização: Benavente

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por BFV »

boas a todos!

eu também encomendei e paguei a 15/9. passado uma semana sem qq contacto liguei ao banco a perguntar o que se passava com o meu processo. fui então contactado pela norquente a 23. a encomenda tinha entrado no dia antes.
pedi-lhes então o contacto do instalador da minha zona(benavente). liguei-lhe para adiantar serviço mas, só a 25 é que ele recebeu o pedido da norquente e marcou a visita para 30/9.
nesse dia ele apareceu, fez a vistoria e tivemos quase 1 hora na conversa sobre aspectos da instalação e alguns conselhos da parte dele. o 1º foi logo dizer que não era muito apologista do "módulo solar"... e acho que me convenceu!
mostrou-me a listagem de instalações e visitas... tinha 19 instalações à minha frente

ficou de me contactar 3/4 dias antes do dia da instalação para avisar.
agora é só continuar a esperar pelo termossifão de 200 lts.


agora uma dúvida... já houve alguém a comprar o dito módulo solar, a não o montar e a receber o dinheiro de volta?



manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por manuelcar »

alguns conselhos da parte dele. o 1º foi logo dizer que não era muito apologista do "módulo solar"... e acho que me convenceu!
quais foram os argumentos que apresentou?
Porreiro, pá!


BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta out 07, 2009 3:24 pm
Localização: Benavente

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por BFV »

manuelcar Escreveu:
alguns conselhos da parte dele. o 1º foi logo dizer que não era muito apologista do "módulo solar"... e acho que me convenceu!
quais foram os argumentos que apresentou?
foram várias (vamos lá ver se me lembro de todas):

- ao instalar o módulo solar deixava de usar as resistencias. não tem lógica estarem os 2 sistemas ligados pq ao funcionar as resistencias a agua nunca irá ao esquentador.
- o dinheiro que se gasta no dito módulo dá para comprar um relógio e programar o "possivel" funcionamento das resistencias. ainda sobra bastante dinheiro para pagar à edp a energia gasta em funcionamento das resistencias. no meu caso tenho bi-horário e é bem mais barato que o gás.
- para instalar o módulo são necessárias mais ligações(tubos) para agua. não tinha muita vontade de ficar com a despensa cheia de ligações. tenho as ligações da agua e o esquentador na despensa.
- a instalação torna-se um pouco mais complicada(o instalador não se estava a "cortar" a fazer o serviço, apenas estava a mostrar o seu ponto de vista e experiencia que já tinha).


Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”