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Re: a Flaviense.
Enviado: sábado jan 31, 2015 8:11 am
por jmal
Emanuel Couto Escreveu:affalves5 Escreveu:Foi curioso que com bateria muito fraca, bastou apenas desligar voltar a ligar e se a levasse a meu lado a andar a luz da bateria não acendia. É possível ou normal??
A explicação é simples!
Tens uma bateria que tem uma diferença de potencial (energia) que é medida em volts (pressão).
E temos uma carga (motor/chassi/condutor/etc...) que faz "pressão" no sentido oposto da bateria, logo esta vai baixando a sua voltagem até acender a luz, e por fim o controlador vai cortar para não danificar a mesma.
Quando desligaste a moto e voltaste a ligar a carga não estava a fazer "pressão" logo deu uma voltagem superior à de antes.
Quando levaste a moto pela mão e não acendeu a luz!
Porque sem o teu peso, a carga ficou menor, menos "pressão" contrária, e mantendo a voltagem em níveis superiores, não acendendo a luz.
Perfeito....
Re: a Flaviense.
Enviado: sábado jan 31, 2015 1:20 pm
por Emanuel Couto
Obrigado
...Jmal...
Re: a Flaviense.
Enviado: sábado jan 31, 2015 1:36 pm
por affalves5
Emanuel Couto Escreveu:affalves5 Escreveu:Foi curioso que com bateria muito fraca, bastou apenas desligar voltar a ligar e se a levasse a meu lado a andar a luz da bateria não acendia. É possível ou normal??
A explicação é simples!
Tens uma bateria que tem uma diferença de potencial (energia) que é medida em volts (pressão).
E temos uma carga (motor/chassi/condutor/etc...) que faz "pressão" no sentido oposto da bateria, logo esta vai baixando a sua voltagem até acender a luz, e por fim o controlador vai cortar para não danificar a mesma.
Quando desligaste a moto e voltaste a ligar a carga não estava a fazer "pressão" logo deu uma voltagem superior à de antes.
Quando levaste a moto pela mão e não acendeu a luz!
Porque sem o teu peso, a carga ficou menor, menos "pressão" contrária, e mantendo a voltagem em níveis superiores, não acendendo a luz.
Obrigado pela explicação
Apesar de não perceber muito do assunto, estava a pensar que a explicação para isso teria de passar um bocado por ai
isso quer dizer que a minha descarga foi mesmo, mas mesmo profunda
...
Re: a Flaviense.
Enviado: segunda fev 16, 2015 1:14 pm
por affalves5
Ora vamos lá a uma actualização.
Já estou quase no 13000km, sinceramente não sei com quanto km exactos comecei. Apenas sei que tinha 12 mil e picos
.
Depois de quase mil km nas minhas mãos só tenho a dizer coisas boas sobre a mota. Devido ao percurso regular (mais ou menos) e com uma velocidade média de 65km/h noto que a autonomia da mota está a melhorar.
Queria pedir uma opinião e agradeço desde já se me puderem esclarecer
.
- Carrego a bateria sempre até 90% da capacidade. (semanalmente deixo fazer uma carga completa)
- Faço 40km diariamente e nos dias mais frios que estiveram, a mota fazia os 40 km, mas já fazia o ultimo km com o sinal da bateria ligado.
- Nestes últimos dias fez os 40km sem ligar a luz de bateria (Devido a temperatura que aumentou ou a autonomia melhorou devido as viagens longas que faz, não sei
)
- Tenho a possibilidade de carregar em casa e no trabalho, ambos os sítios dentro de garagem.
Acham que devo dar uma carregadela de 30 minutos ou mais para não andar com a bateria sempre no limite?? Apesar de não acender luz de bateria, foi apenas nos dias mais frios.
Acham que devo continuar assim, carregar até 90% e fazer os 40km sem carregar??
Re: a Flaviense.
Enviado: segunda fev 16, 2015 2:54 pm
por Mumia
Bom certamente tens aqui pessoal mais capaz de te dizer a melhor coisa
Na minha humilde opinião se tens a oportunidade de carregar quer no trabalho quer em casa, deves fazê-lo, quanto mais profundas forem as descargas menos tempo de vida terá o pack. E ainda mais com este fio que anda por aqui agora.... leva-as a ter "menos autonomia" e a terem mais esforço, mais esforço e descargas profundas............
Fazes 20km + 20km certo? carrega sempre a mota e siga vais ver que ela vai gostar muito mais
alem que vai ajudar a andar mais quentinho o pack e a teres outra "genica" na menina, e claro o pack sofre menos porque não está sempre a levar descargas profundas e terás baterias para muitos mais tempo.
Se estiver errado os Dr's que me corrijam
Re: a Flaviense.
Enviado: segunda fev 16, 2015 5:00 pm
por jasmim
Para aquilo que fui aprendendo por aqui, deves seguir o que o Múmia diz. Apenas acrescento que se deve fazer descargas profundas quando se nota uma perda substancial da autonomia. Poderá ser de 1000 em 1000km.
Re: a Flaviense.
Enviado: segunda fev 16, 2015 6:17 pm
por affalves5
Obrigado pelas dicas .
jasmin e Mumia
vou fazer então 20km carrego até aos 90% e depois mais 20km. Parece-me bem
Não tinha a certeza do que seria mais "saudável" pras baterias.
Re: a Flaviense.
Enviado: segunda fev 16, 2015 6:56 pm
por Mumia
Não sou nenhum expert e para isso tens por cá grandes Dr's e pessoalmuitooooooo mais batido na Vectrix, mas eu carregava totalmente a cada 20km (cada viagem), quanto à descarga profunda, não a vejo tão necessária entre tao poucos Km's ainda mais aos Km que fazes por dia... quando notares que há aí alguma "perda" de autonomia ou que te parece que a voltagem "desce" mais, então uma descarga profunda (até acender a luz vermelha) e siga....
Espero não estar a dizer nenhuma barbaridade
vá vá ao pessoal mais batido nestas meninas dêem a vossa opinião (para ver se ainda percebo algo disto ihihih)
Re: a Flaviense.
Enviado: segunda fev 16, 2015 7:51 pm
por ogadiv
Amanhã vou estar por Vidago, não queres aparecer por lá?
Re: a Flaviense.
Enviado: segunda fev 16, 2015 7:56 pm
por pafi
Aproveitem e combinem as viagens até SJPesqueira.
Re: a Flaviense.
Enviado: segunda fev 16, 2015 11:17 pm
por zeuz
sugarstorm Escreveu:
Tem atenção para não deixares subir muito a temperatura do pack. Tudo o que for acima de 35º é mau para as baterias.
A tensão não deverá baixar dos 120v.
Faz sempre um pré arrefecimento do pack antes de o carregares. Carregas no travão e desligas a moto ainda a carregar. Assim ela começa o arrefecimento antes de carregar.
Evita andar a puxar demasiado pela scooter pois as baterias Nimh não gostam de esforços elevados durante muito tempo seguido. Se for momentâneo, ok.
E agora dou-te o conselho que dou o todos que têm Vectrix Nimh com SW original. Se tens o software original, pensa seriamente em instalar o do jmal. Mais tarde ou mais cedo esse software vai destruir as baterias.
Mensagem #15
Re: a Flaviense.
Enviado: segunda fev 16, 2015 11:20 pm
por zeuz
sugarstorm Escreveu:
Agora. No verão, depende da temperatura. É normal em Julho/Agosto os packs irem bem para cima dos 30º. Muito mesmo. Aí, 3 ou 4 horas de arrefecimento antes de carregar não é descabido.
A vantagem do SW do jmal ou do The Laird é que carrega mais devagar e, naturalmente, não aquece tanto o pack. Mas o mais importante é que não faz aqueles períodos estúpidos de várias horas de equalização a 3 amperes que rebenta com as células Nimh.
Sempre que puderes evitar a equalização, evita. Carrega até 95% e desliga. Para teu próprio bem!
Mensagem #17
Re: a Flaviense.
Enviado: segunda fev 16, 2015 11:23 pm
por zeuz
sugarstorm Escreveu:
As fases de carregamento da Vectrix são:
CO - Cooling. Arrefecimento; Tempo programável como já sabes.
CP - Charging Process. Carga propriamente dita (o carregador varia a tensão final pedida de acordo com a temperatura ambiente. Ne verão podes ver CP 147, no inverno pode chegar a pedir CP 152); Pode durar até 2h45'. Mais coisa, menos coisa; Carga a 10 amperes;
Tr - Transition. Fase de transição de 15 minutos. É mais uma fase de arrefecimento do pack;
CC - Completing Charge. Carga final. Cerca de uma hora; Carga a 3 amperes;
EO - Equalização. Pode durar uma eternidade. Literalmente! As Vectrix Nimh fazem normalmente uma equalização regular de 30 minutos, uma hora, hora e meia. Depende muito do pack. De vez em quando, após X horas de utilização, ela faz uma equalização longa, que pode prolongar-se por muitas horas mesmo. 6/7/8 horas em casos extremos. É a 3 amperes; Nas Vectrix Lítio há relatos de motos que passaram dias na fase de equalização!!! Se houver uma célula de lítio mais fraca, é claro que vai rebentar com as outras 41 que estão 3 ou 4 dias a levar carga! Pode não ser nas primeiras vezes, mas eventualmente...PIMBA!
CO - Cooling. Arrefecimento final. Cerca de uma hora.
A evitar a fase de EO, assinalada a bold. E mesmo CC também. Tudo o que gera calor é mau. Quando vires a temperatura do pack a começar a subir 2/3º está na hora de desligar da parede
Se não necessitares de fazer percursos regulares de mais de 50 kms, eu sugeria que, enquanto tens esse software, não deixes chegar muitas vezes às fases de CC e EO. Só com a fase de CP ela ficará 90% carregada. Para teres os 10% finais tens de rebentar com o pack. Por isso, se puderes, EVITA!
De vez em quando (tipo uma vez por mês) podes fazer um carregamento completo. De preferência durante a noite para evitar calor.
E mais uma pequena informação. A chave é para estar na posição OFF durante todo o processo de carga.
Mensagem #26
Re: a Flaviense.
Enviado: segunda fev 16, 2015 11:24 pm
por serges
Posto isto até ia dizer algo e olha... o Zeus limpou.
Re: a Flaviense.
Enviado: segunda fev 16, 2015 11:32 pm
por zeuz
Percam um pouco de tempo a ler o DB dos VE's que vos interessam ou do vosso VE, caso já tenha sido propriedade de outra pessoa... muitas vezes encontramos as mesmas questões/dúvidas e respectivas respostas.
Os diários de bordo servem para isso!
Re: a Flaviense.
Enviado: terça fev 17, 2015 12:01 am
por affalves5
Obrigado ao zeus por me recordar dessas informações.
Eu por acaso já tenho alguma dessa informação em papel e bem visíveis no sitio de carregamento da mota.
Tou a ver que carregar apenas a 90% é o melhor a fazer.
Se alguém discordar que se pronuncie
Mudar o software pro do jmal era coisa que até gostava, mas fica é fora de mão ir tão longe.
Re: a Flaviense.
Enviado: terça fev 17, 2015 1:49 am
por zeuz
Já lhes perguntaste se fariam recolha e entrega em tua casa?
Re: a Flaviense.
Enviado: terça fev 17, 2015 8:38 am
por sugarstorm
serges Escreveu:Posto isto até ia dizer algo e olha... o Zeus limpou.
É isso mesmo!
Eu já tinha o dedo no gatilho para responder novamente e o Zeus antecipou-se
Mas ficam outras dicas:
Carrega sempre o mais próximo possível da sua utilização. Ou seja, não deves carregar a moto hoje para utilizar amanhã, se a puderes carregar amanhã imediatamente antes da utilização.
Quanto menos tempo as baterias tiverem 100% carregadas (ficam em stress e em autodescarga), melhor para o pack.
Se for necessário deixar a moto parada uns tempos (férias, neve nessa zona
), então é carregar até o SOC (State Of Charge) estar a 40 a 50%, ou seja cerca dos 130v.
Abraço
Re: a Flaviense.
Enviado: terça fev 17, 2015 8:41 am
por sugarstorm
affalves5 Escreveu:Obrigado ao zeus por me recordar dessas informações.
Eu por acaso já tenho alguma dessa informação em papel e bem visíveis no sitio de carregamento da mota.
Tou a ver que carregar apenas a 90% é o melhor a fazer.
Se alguém discordar que se pronuncie
Mudar o software pro do jmal era coisa que até gostava, mas fica é fora de mão ir tão longe.
Se fizeres só os 20kms, então os 90% estão perfeitos.
Se for para fazer 40kms, é melhor carregar a 100%. Deves evitar ao máximo o acender da luz vermelha da bateria.
Quanto ao SW, fica ao teu critério.
Re: a Flaviense.
Enviado: terça fev 17, 2015 4:16 pm
por Mumia
eu até posso concordar com os "90%" ou antes da equalização.... mas no verão com CALOR, no inverno até lhes faz bem o quentinho.... digo eu...
Quanto ao SW... bom eu sou suspeito