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Re: a Flaviense.

Enviado: sábado jan 31, 2015 8:11 am
por jmal
Emanuel Couto Escreveu:
affalves5 Escreveu:Foi curioso que com bateria muito fraca, bastou apenas desligar voltar a ligar e se a levasse a meu lado a andar a luz da bateria não acendia. É possível ou normal??
A explicação é simples!

Tens uma bateria que tem uma diferença de potencial (energia) que é medida em volts (pressão).
E temos uma carga (motor/chassi/condutor/etc...) que faz "pressão" no sentido oposto da bateria, logo esta vai baixando a sua voltagem até acender a luz, e por fim o controlador vai cortar para não danificar a mesma.

Quando desligaste a moto e voltaste a ligar a carga não estava a fazer "pressão" logo deu uma voltagem superior à de antes.

Quando levaste a moto pela mão e não acendeu a luz!
Porque sem o teu peso, a carga ficou menor, menos "pressão" contrária, e mantendo a voltagem em níveis superiores, não acendendo a luz.
Perfeito.... Imagem

Re: a Flaviense.

Enviado: sábado jan 31, 2015 1:20 pm
por Emanuel Couto
Obrigado ...Jmal... ;)

Re: a Flaviense.

Enviado: sábado jan 31, 2015 1:36 pm
por affalves5
Emanuel Couto Escreveu:
affalves5 Escreveu:Foi curioso que com bateria muito fraca, bastou apenas desligar voltar a ligar e se a levasse a meu lado a andar a luz da bateria não acendia. É possível ou normal??
A explicação é simples!

Tens uma bateria que tem uma diferença de potencial (energia) que é medida em volts (pressão).
E temos uma carga (motor/chassi/condutor/etc...) que faz "pressão" no sentido oposto da bateria, logo esta vai baixando a sua voltagem até acender a luz, e por fim o controlador vai cortar para não danificar a mesma.

Quando desligaste a moto e voltaste a ligar a carga não estava a fazer "pressão" logo deu uma voltagem superior à de antes.

Quando levaste a moto pela mão e não acendeu a luz!
Porque sem o teu peso, a carga ficou menor, menos "pressão" contrária, e mantendo a voltagem em níveis superiores, não acendendo a luz.
Obrigado pela explicação :)

Apesar de não perceber muito do assunto, estava a pensar que a explicação para isso teria de passar um bocado por ai :)

isso quer dizer que a minha descarga foi mesmo, mas mesmo profunda :roll: ...

Re: a Flaviense.

Enviado: segunda fev 16, 2015 1:14 pm
por affalves5
Ora vamos lá a uma actualização.

Já estou quase no 13000km, sinceramente não sei com quanto km exactos comecei. Apenas sei que tinha 12 mil e picos :).

Depois de quase mil km nas minhas mãos só tenho a dizer coisas boas sobre a mota. Devido ao percurso regular (mais ou menos) e com uma velocidade média de 65km/h noto que a autonomia da mota está a melhorar.

Queria pedir uma opinião e agradeço desde já se me puderem esclarecer :).

- Carrego a bateria sempre até 90% da capacidade. (semanalmente deixo fazer uma carga completa)
- Faço 40km diariamente e nos dias mais frios que estiveram, a mota fazia os 40 km, mas já fazia o ultimo km com o sinal da bateria ligado.
- Nestes últimos dias fez os 40km sem ligar a luz de bateria (Devido a temperatura que aumentou ou a autonomia melhorou devido as viagens longas que faz, não sei :) )
- Tenho a possibilidade de carregar em casa e no trabalho, ambos os sítios dentro de garagem.

Acham que devo dar uma carregadela de 30 minutos ou mais para não andar com a bateria sempre no limite?? Apesar de não acender luz de bateria, foi apenas nos dias mais frios.

Acham que devo continuar assim, carregar até 90% e fazer os 40km sem carregar??

Re: a Flaviense.

Enviado: segunda fev 16, 2015 2:54 pm
por Mumia
Bom certamente tens aqui pessoal mais capaz de te dizer a melhor coisa :)

Na minha humilde opinião se tens a oportunidade de carregar quer no trabalho quer em casa, deves fazê-lo, quanto mais profundas forem as descargas menos tempo de vida terá o pack. E ainda mais com este fio que anda por aqui agora.... leva-as a ter "menos autonomia" e a terem mais esforço, mais esforço e descargas profundas............

Fazes 20km + 20km certo? carrega sempre a mota e siga vais ver que ela vai gostar muito mais ;) alem que vai ajudar a andar mais quentinho o pack e a teres outra "genica" na menina, e claro o pack sofre menos porque não está sempre a levar descargas profundas e terás baterias para muitos mais tempo.

Se estiver errado os Dr's que me corrijam ;)

Re: a Flaviense.

Enviado: segunda fev 16, 2015 5:00 pm
por jasmim
Para aquilo que fui aprendendo por aqui, deves seguir o que o Múmia diz. Apenas acrescento que se deve fazer descargas profundas quando se nota uma perda substancial da autonomia. Poderá ser de 1000 em 1000km.

Re: a Flaviense.

Enviado: segunda fev 16, 2015 6:17 pm
por affalves5
Obrigado pelas dicas . :) jasmin e Mumia

vou fazer então 20km carrego até aos 90% e depois mais 20km. Parece-me bem
Não tinha a certeza do que seria mais "saudável" pras baterias.

Re: a Flaviense.

Enviado: segunda fev 16, 2015 6:56 pm
por Mumia
Não sou nenhum expert e para isso tens por cá grandes Dr's e pessoalmuitooooooo mais batido na Vectrix, mas eu carregava totalmente a cada 20km (cada viagem), quanto à descarga profunda, não a vejo tão necessária entre tao poucos Km's ainda mais aos Km que fazes por dia... quando notares que há aí alguma "perda" de autonomia ou que te parece que a voltagem "desce" mais, então uma descarga profunda (até acender a luz vermelha) e siga....

Espero não estar a dizer nenhuma barbaridade :) vá vá ao pessoal mais batido nestas meninas dêem a vossa opinião (para ver se ainda percebo algo disto ihihih) ;)

Re: a Flaviense.

Enviado: segunda fev 16, 2015 7:51 pm
por ogadiv
Amanhã vou estar por Vidago, não queres aparecer por lá?

Re: a Flaviense.

Enviado: segunda fev 16, 2015 7:56 pm
por pafi
Aproveitem e combinem as viagens até SJPesqueira.

Re: a Flaviense.

Enviado: segunda fev 16, 2015 11:17 pm
por zeuz
sugarstorm Escreveu: Tem atenção para não deixares subir muito a temperatura do pack. Tudo o que for acima de 35º é mau para as baterias.
A tensão não deverá baixar dos 120v.
Faz sempre um pré arrefecimento do pack antes de o carregares. Carregas no travão e desligas a moto ainda a carregar. Assim ela começa o arrefecimento antes de carregar.
Evita andar a puxar demasiado pela scooter pois as baterias Nimh não gostam de esforços elevados durante muito tempo seguido. Se for momentâneo, ok.
E agora dou-te o conselho que dou o todos que têm Vectrix Nimh com SW original. Se tens o software original, pensa seriamente em instalar o do jmal. Mais tarde ou mais cedo esse software vai destruir as baterias. :|
Mensagem #15

Re: a Flaviense.

Enviado: segunda fev 16, 2015 11:20 pm
por zeuz
sugarstorm Escreveu: Agora. No verão, depende da temperatura. É normal em Julho/Agosto os packs irem bem para cima dos 30º. Muito mesmo. Aí, 3 ou 4 horas de arrefecimento antes de carregar não é descabido.
A vantagem do SW do jmal ou do The Laird é que carrega mais devagar e, naturalmente, não aquece tanto o pack. Mas o mais importante é que não faz aqueles períodos estúpidos de várias horas de equalização a 3 amperes que rebenta com as células Nimh.
Sempre que puderes evitar a equalização, evita. Carrega até 95% e desliga. Para teu próprio bem!
Mensagem #17

Re: a Flaviense.

Enviado: segunda fev 16, 2015 11:23 pm
por zeuz
sugarstorm Escreveu: As fases de carregamento da Vectrix são:

CO - Cooling. Arrefecimento; Tempo programável como já sabes.
CP - Charging Process. Carga propriamente dita (o carregador varia a tensão final pedida de acordo com a temperatura ambiente. Ne verão podes ver CP 147, no inverno pode chegar a pedir CP 152); Pode durar até 2h45'. Mais coisa, menos coisa; Carga a 10 amperes;
Tr - Transition. Fase de transição de 15 minutos. É mais uma fase de arrefecimento do pack;
CC - Completing Charge. Carga final. Cerca de uma hora; Carga a 3 amperes;
EO - Equalização. Pode durar uma eternidade. Literalmente! As Vectrix Nimh fazem normalmente uma equalização regular de 30 minutos, uma hora, hora e meia. Depende muito do pack. De vez em quando, após X horas de utilização, ela faz uma equalização longa, que pode prolongar-se por muitas horas mesmo. 6/7/8 horas em casos extremos. É a 3 amperes; Nas Vectrix Lítio há relatos de motos que passaram dias na fase de equalização!!! :o Se houver uma célula de lítio mais fraca, é claro que vai rebentar com as outras 41 que estão 3 ou 4 dias a levar carga! Pode não ser nas primeiras vezes, mas eventualmente...PIMBA!
CO - Cooling. Arrefecimento final. Cerca de uma hora.

A evitar a fase de EO, assinalada a bold. E mesmo CC também. Tudo o que gera calor é mau. Quando vires a temperatura do pack a começar a subir 2/3º está na hora de desligar da parede :D
Se não necessitares de fazer percursos regulares de mais de 50 kms, eu sugeria que, enquanto tens esse software, não deixes chegar muitas vezes às fases de CC e EO. Só com a fase de CP ela ficará 90% carregada. Para teres os 10% finais tens de rebentar com o pack. Por isso, se puderes, EVITA!
De vez em quando (tipo uma vez por mês) podes fazer um carregamento completo. De preferência durante a noite para evitar calor.
E mais uma pequena informação. A chave é para estar na posição OFF durante todo o processo de carga.
Mensagem #26

Re: a Flaviense.

Enviado: segunda fev 16, 2015 11:24 pm
por serges
Posto isto até ia dizer algo e olha... o Zeus limpou.

Re: a Flaviense.

Enviado: segunda fev 16, 2015 11:32 pm
por zeuz
Percam um pouco de tempo a ler o DB dos VE's que vos interessam ou do vosso VE, caso já tenha sido propriedade de outra pessoa... muitas vezes encontramos as mesmas questões/dúvidas e respectivas respostas.

Os diários de bordo servem para isso! ;)

Re: a Flaviense.

Enviado: terça fev 17, 2015 12:01 am
por affalves5
Obrigado ao zeus por me recordar dessas informações.

Eu por acaso já tenho alguma dessa informação em papel e bem visíveis no sitio de carregamento da mota.

Tou a ver que carregar apenas a 90% é o melhor a fazer. Se alguém discordar que se pronuncie :)

Mudar o software pro do jmal era coisa que até gostava, mas fica é fora de mão ir tão longe.

Re: a Flaviense.

Enviado: terça fev 17, 2015 1:49 am
por zeuz
Já lhes perguntaste se fariam recolha e entrega em tua casa? ;)

Re: a Flaviense.

Enviado: terça fev 17, 2015 8:38 am
por sugarstorm
serges Escreveu:Posto isto até ia dizer algo e olha... o Zeus limpou.
É isso mesmo!
Eu já tinha o dedo no gatilho para responder novamente e o Zeus antecipou-se :lol:
Mas ficam outras dicas:

Carrega sempre o mais próximo possível da sua utilização. Ou seja, não deves carregar a moto hoje para utilizar amanhã, se a puderes carregar amanhã imediatamente antes da utilização.
Quanto menos tempo as baterias tiverem 100% carregadas (ficam em stress e em autodescarga), melhor para o pack.

Se for necessário deixar a moto parada uns tempos (férias, neve nessa zona ;)), então é carregar até o SOC (State Of Charge) estar a 40 a 50%, ou seja cerca dos 130v.

Abraço

Re: a Flaviense.

Enviado: terça fev 17, 2015 8:41 am
por sugarstorm
affalves5 Escreveu:Obrigado ao zeus por me recordar dessas informações.

Eu por acaso já tenho alguma dessa informação em papel e bem visíveis no sitio de carregamento da mota.

Tou a ver que carregar apenas a 90% é o melhor a fazer. Se alguém discordar que se pronuncie :)

Mudar o software pro do jmal era coisa que até gostava, mas fica é fora de mão ir tão longe.
Se fizeres só os 20kms, então os 90% estão perfeitos.
Se for para fazer 40kms, é melhor carregar a 100%. Deves evitar ao máximo o acender da luz vermelha da bateria.

Quanto ao SW, fica ao teu critério.

Re: a Flaviense.

Enviado: terça fev 17, 2015 4:16 pm
por Mumia
eu até posso concordar com os "90%" ou antes da equalização.... mas no verão com CALOR, no inverno até lhes faz bem o quentinho.... digo eu...

Quanto ao SW... bom eu sou suspeito :lol: :lol: