Fiat 126 electrico
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Re: Fiat 126 electrico
toze venham essas novidades que estava a pensar que tinhas tirado umas boas férias! estou ansioso...
em relação ao peso, e se não estou enganado, a diferença é de 100kg uma vez que os 300kg de ocupantes foram também tidos em conta no teste inicial (fábrica). ou não?
saudações
em relação ao peso, e se não estou enganado, a diferença é de 100kg uma vez que os 300kg de ocupantes foram também tidos em conta no teste inicial (fábrica). ou não?
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Re: Fiat 126 electrico
muito obrigado pelas explicações, é como disse mais a cima, as realidade dos eléctricos é diferente ao que estamos habituados nos outros motores e por conseguinte não me posso guiar pelo mesmos padrões.
portanto, com uma potência que à partida pode parecer mais reduzida, temos resultado iguais ou melhores.
sim, eu já sabia que em motores eléctricos o binário está disponivel, desde as 0 rpm ou quase.
ainda estou no inicio das investigações, mas estou cheio de ideias.
tozerrvm
com um sistema de travagem melhor, se calhar consegues facilmente compensar isso, por exemplo, uma bomba principal maior e melhor, uma que seja programada para uma carro mais actual e mais pesado, uns discos ventilados, já para não falar nuns rasurados e/ou perfurados, como tenho no corsa e um bom oleo, isso fica a travar excelente.
eu adoro o sistema de travagem do meu corsa e então desde que lhe meti discos ventilados, perfurados e ranhurados, é uma mimo travar.
portanto, com uma potência que à partida pode parecer mais reduzida, temos resultado iguais ou melhores.
sim, eu já sabia que em motores eléctricos o binário está disponivel, desde as 0 rpm ou quase.
ainda estou no inicio das investigações, mas estou cheio de ideias.
tozerrvm
com um sistema de travagem melhor, se calhar consegues facilmente compensar isso, por exemplo, uma bomba principal maior e melhor, uma que seja programada para uma carro mais actual e mais pesado, uns discos ventilados, já para não falar nuns rasurados e/ou perfurados, como tenho no corsa e um bom oleo, isso fica a travar excelente.
eu adoro o sistema de travagem do meu corsa e então desde que lhe meti discos ventilados, perfurados e ranhurados, é uma mimo travar.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Fiat 126 electrico
tudo o que for alterado no carro será inspeccionado segundo os criterios actuais, por isso alterar qualquer componente de travagem será alvo de outro tipo de inspecção...
o melhor será manter o que tivermos de origem e que a marca já fez o favor de fazer aprovar.
no meu caso acho que faz sentido termos o motor a travar nem que seja opcional...
os criterios de aprovação dos anos 70 não os conheço mas olhando para alguns aspectos de alguns carros da epoca dá para ver que não seria nada de muito exigente.
o melhor será manter o que tivermos de origem e que a marca já fez o favor de fazer aprovar.
no meu caso acho que faz sentido termos o motor a travar nem que seja opcional...
os criterios de aprovação dos anos 70 não os conheço mas olhando para alguns aspectos de alguns carros da epoca dá para ver que não seria nada de muito exigente.
andremeira Escreveu:muito obrigado pelas explicações, é como disse mais a cima, as realidade dos eléctricos é diferente ao que estamos habituados nos outros motores e por conseguinte não me posso guiar pelo mesmos padrões.
portanto, com uma potência que à partida pode parecer mais reduzida, temos resultado iguais ou melhores.
sim, eu já sabia que em motores eléctricos o binário está disponivel, desde as 0 rpm ou quase.
ainda estou no inicio das investigações, mas estou cheio de ideias.
tozerrvm
com um sistema de travagem melhor, se calhar consegues facilmente compensar isso, por exemplo, uma bomba principal maior e melhor, uma que seja programada para uma carro mais actual e mais pesado, uns discos ventilados, já para não falar nuns rasurados e/ou perfurados, como tenho no corsa e um bom oleo, isso fica a travar excelente.
eu adoro o sistema de travagem do meu corsa e então desde que lhe meti discos ventilados, perfurados e ranhurados, é uma mimo travar.
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Re: Fiat 126 electrico
mas achas que se pusesses uns discos ventilados, eles pegariam por isso?
como funciona exactamente a travagem regenerativa?
por aquilo que sei, aproveita a energia da travagem para carregar as baterias, mas como ísso se processa exactamente?
como funciona exactamente a travagem regenerativa?
por aquilo que sei, aproveita a energia da travagem para carregar as baterias, mas como ísso se processa exactamente?
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Fiat 126 electrico
para por discos ventilados estava a alterar o sistema de travagem, para alem disso teria de alterar a suspenção e jantes...
e mesmo isso trava o carro e ainda mete alguma carga nas baterias.
(tudo controlado pelo controlador)
e mesmo isso trava o carro e ainda mete alguma carga nas baterias.
(tudo controlado pelo controlador)
andremeira Escreveu:mas achas que se pusesses uns discos ventilados, eles pegariam por isso?
como funciona exactamente a travagem regenerativa?
por aquilo que sei, aproveita a energia da travagem para carregar as baterias, mas como ísso se processa exactamente?
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Re: Fiat 126 electrico
uma boa parte das máquinas eléctricas rotativas são reversíveis. ou seja, são motores ou geradores. se lhes fornecemos energia mecânica como acontece quando deixamos de acelerar, devido á inércia, podemos colocá-los como geradores a debitar sobre as baterias. esta situação produz um efeito de travagem sobre o rotor auxiliando o sistema de travagem. por isso se diz que é uma travagem regenerativa. trava e produz corrente de carga para as baterias. já os velhinhos eléctricos faziam isso debitando para a rede á qual se encontravam ligados.
saudações
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Re: Fiat 126 electrico
tózé, tens alguma ideia se a energia que as baterias conseguem absorver dá para alguma ajuda significativa a travar? e as baterias, sofrem com esse processo?
em último caso podes sempre dissipar parte (ou toda...) da energia numa resistência de grande potência.
já agora, quais são os critérios da travagem (distância máxima, ...)?
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Re: Fiat 126 electrico
min 5,5m/s
njay Escreveu:tózé, tens alguma ideia se a energia que as baterias conseguem absorver dá para alguma ajuda significativa a travar? e as baterias, sofrem com esse processo?
em último caso podes sempre dissipar parte (ou toda...) da energia numa resistência de grande potência.
já agora, quais são os critérios da travagem (distância máxima, ...)?
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Re: Fiat 126 electrico
njay escreveu:
em último caso é sempre possível mas sería uma pena desperdiçar a energia caso possa ser aproveitada mas realmente não sei se o sistema montado pelo toze permite a travagem regenerativa.em último caso podes sempre dissipar parte (ou toda...) da energia numa resistência de grande potência.
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Re: Fiat 126 electrico
é que as baterias de chumbo não são muito famosas por poderem ser carregadas depressa... e se o forem e isso lhes reduzir o tempo de vida (já de si não muito grande), pode não compensar. daí que a melhor solução ainda poderá ser dissipar a energia (ou parte, se se colocar em paralelo com a bateria durante a regeneração) numa resistência. usa-se o máximo possível para carregar a bateria sem que esta sofra e ao mesmo tempo tem-se toda a ajuda possível do motor na travagem (uma vez que se dissipa a energia toda, apesar de só uma parte ir para a bateria).
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Re: Fiat 126 electrico
njay Escreveu:é que as baterias de chumbo não são muito famosas por poderem ser carregadas depressa... e se o forem e isso lhes reduzir o tempo de vida (já de si não muito grande), pode não compensar. daí que a melhor solução ainda poderá ser dissipar a energia (ou parte, se se colocar em paralelo com a bateria durante a regeneração) numa resistência. usa-se o máximo possível para carregar a bateria sem que esta sofra e ao mesmo tempo tem-se toda a ajuda possível do motor na travagem (uma vez que se dissipa a energia toda, apesar de só uma parte ir para a bateria).
a travagem regenerativa não funciona com baterias de chumbo, isto porque para se poder aproveitar essa energia as baterias têm de suportar carregamento rápido.
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Re: Fiat 126 electrico
continúa-me a parecer que a solução do njay de aproveitar a corrente possível para carga da bateria (dissipando a restante numa resistência), é benéfica. desconheço se o controlador do toze o permite e se a utilização que pretende da viatura o justifica. mas numa aplicação geral, imaginem descer por ex a serra do caldeirão, o modo regeneração sería muito útil. o tira teimas aqui exigiria algumas contas no sentido de se saber qual a corrente gerada no modo travagem regenerativa, a corrente admissível na carga das baterias, e com isso saber também a corrente a dissipar na resistência.
é um ponto a ter em conta para futuros projectos e selecção das baterias a utilizar. isto até porque acredito que teremos de equacionar igualmente outro tipo de apoios á carga das baterias que poderão ir desde painéis fotovoltaicos (estão a ser produzidos paineis flexíveis que o permitirão, ver http://www.nanosolar.com ), á utilização de geradores auxiliares, ou outros.
é um ponto a ter em conta para futuros projectos e selecção das baterias a utilizar. isto até porque acredito que teremos de equacionar igualmente outro tipo de apoios á carga das baterias que poderão ir desde painéis fotovoltaicos (estão a ser produzidos paineis flexíveis que o permitirão, ver http://www.nanosolar.com ), á utilização de geradores auxiliares, ou outros.
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Re: Fiat 126 electrico
boas
tenho andado desaparecido...os computadores resolveram fazer ferias tambem...
noticias:
aparentemente a maquina passou os testes
ainda é cedo para mais novidades mas parece estar tudo bem encaminhado, as ferias estão a dar cabo dos meus planos mas tudo se vai resolver.
não gosto de falar em obstaculos antes de os tentar ultrapassar por isso vamos ter paciencia e esperar que as ferias de todos acabem e possamos finalizar a aprovação e legalização da maquina.
com isto vamos abrir uma porta para todos, uma porta que ainda não foi aberta mas que depois de aberta vai mudar a vida de muita gente.
esta porta é grande e pesada mas como qualquer porta pode ser aberta, depois cabe-nos a todos nós fazer com que nunca mais se consiga fechar.
tenho andado desaparecido...os computadores resolveram fazer ferias tambem...
noticias:
aparentemente a maquina passou os testes
ainda é cedo para mais novidades mas parece estar tudo bem encaminhado, as ferias estão a dar cabo dos meus planos mas tudo se vai resolver.
não gosto de falar em obstaculos antes de os tentar ultrapassar por isso vamos ter paciencia e esperar que as ferias de todos acabem e possamos finalizar a aprovação e legalização da maquina.
com isto vamos abrir uma porta para todos, uma porta que ainda não foi aberta mas que depois de aberta vai mudar a vida de muita gente.
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Re: Fiat 126 electrico
yes !!!!! parabéns e boa sorte para o resto da caminhada.
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Re: Fiat 126 electrico
boa sorte com essa "porta", esperamos que tudo corra o melhor possível
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Re: Fiat 126 electrico
e que tenha mais "mãos" para abri-la.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
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Re: Fiat 126 electrico
essa não porta não pode nem deve ser aberta sozinha, estamos todos nós aqui para te ajudar a abrir-la.
boa sorte
boa sorte
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Re: Fiat 126 electrico
novidades desta pequena grande maquina?
já anda 100% legal?
já anda 100% legal?
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
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Re: Fiat 126 electrico
tá quase!...zerocool Escreveu:novidades desta pequena grande maquina?
já anda 100% legal?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Re: Fiat 126 electrico
quanto é que gastou em convertê-lo ?