Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

volt Escreveu:muito bom.
essa qualificação de muito bom eu deixo para quando ultrapassar os 30kw/dia.

ontem tivemos céu fechado até às 12:20 depois lá veio o sol até por volta das 18:00 e lá chegou ao 23,5kw, com pico de 3,88kw no contador.

hoje temos um dia com algumas nuvens altas que tapam o sol periodicamente, mas espera-se que pelo menos o valor médio previsto pelo pvsyst seja atingido (22,4kw).

votos de muito sol!


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

acho que bati mais um record! a factura com menor valor de energia produzida.

a minha ligação foi feita a 30/6 e a factura de consumo fecha a dia 1, como tal tenho uma factura de produção de 24kw=13,38€.

"menos um bocadinho e a edp pagava mais de portes do que energia produzida!".

votos de muito sol!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Volt »

essa está bem apanhada.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Bubas »

parabéns camarada, és cá dos meus!
tu bates o record da factura mais miserável e eu bato o record de em plenos dias de verão com condições excelentes para produzir, ter a produção mais ridicula do momento, ou seja para ai 70kw em quase 8 dias. por este caminho, lá para o ano 2050, tenho o retorno do investimento. a tensão anda a dar cabo da minha colmeia . vamos ver resolvo isto nos próximos dias. fiz reclamação à edp e aguardo parametrização do inversor. quando o inversor está na pausa de 180s, acusa de 244 a 246v de tensão. tenho a impressão que o meu inversor já gastou as pausas de 180s dos próximos 10 anos, claro está, se ele lá chegar . já agora, será fácil os técnicos da edp no poste de transformação, reduzirem a treta da tensão? só me apetece .


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

bubas Escreveu:parabéns camarada, és cá dos meus!
tu bates o record da factura mais miserável e eu bato o record de em plenos dias de verão com condições excelentes para produzir, ter a produção mais ridicula do momento, ou seja para ai 70kw em quase 8 dias. por este caminho, lá para o ano 2050, tenho o retorno do investimento. a tensão anda a dar cabo da minha colmeia . vamos ver resolvo isto nos próximos dias. fiz reclamação à edp e aguardo parametrização do inversor. quando o inversor está na pausa de 180s, acusa de 244 a 246v de tensão. tenho a impressão que o meu inversor já gastou as pausas de 180s dos próximos 10 anos, claro está, se ele lá chegar . já agora, será fácil os técnicos da edp no poste de transformação, reduzirem a treta da tensão? só me apetece .
olá,

aqui o piquete mencionou que a alteração era feita no pt que serve a rua (baixando um ponto no transformador - o que levaria a uma queda de 6 a 7v nas linhas), no entanto já passaram 15 dias e nada fizeram.
já liguei duas vezes depois disso e na última disseram-me com a mp é prioritária estaria para breve.
no entretanto consegui o software do inversor e fiz a alteração dos parâmetros para que o inversor só desligue aos 260v, com o tempo de reconexão para 15 segundos em vez dos 180 que estavam.
ontem com a chuvinha da manhã, os primeiros raios de sol lá estavam os 3930w no ac, mas com picos de tensão que chegaram aos 259v.

continua a pressionar a linha de apoio aos microprodutores.

cmps


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

hoje o s. pedro ofereceu à zona oeste um dia com céu praticamente limpo, apenas algumas nuvens altas. com um vento norte para ajudar a refrescar os paineis e uma temperatura máxima de 28º.

a produção ficou-se pelos 29,39kw e um pico máximo de 3943w no inversor às 14:15 ( os paineis thin film gostam mesmo de calor, visto que na hora do pico estavam a oferecer 4141w, cerca de 16w a mais do que a potência nominal instalada).

a tensão da rede continua alta, pois por duas vezes o inversor desligou (260v).

votos de muito sol!


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

hoje pela primeira vez atingi os 30kw/dia e uma nova "ponta máxima" no contador 3,89kw às 13:45.

sabendo que tenho perdas de cerca de 40w entre inversor e contador (48m de distância) - cabo de 10mm, não poderei pedir mais ao inversor, pois com apenas 4125w instalados, este consegue uma média a 15 minutos de 3930w o que me surpreende muito, pois o fabricante menciona como máximo 3800w.

votos de muito sol!


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

boas,

terminado mês de julho, fica o gráfico com a produção obtida.
Julho2010.JPG
Julho2010.JPG (53.93 KiB) Visto 4948 vezes
a estimativa do pvsyst para o mês era de 696kw, o que dava uma média de 22,4kw/dia. conseguiu-se 702,7kw com média de 22,7kw/dia.

como até 9/julho estive com o inversor a desligar por causa da tensão de rede, fiquei muito satisfeito em conseguir a estimativa prevista, pois a média até dia 9 era de 15,5kw/dia e de 10 em diante foi de 25,6kw/dia.

para agosto fica como meta os 699kw previstos pelo pvsyst.

votos de muito sol.

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por jama »

bubas Escreveu:parabéns camarada, és cá dos meus!
tu bates o record da factura mais miserável e eu bato o record de em plenos dias de verão com condições excelentes para produzir, ter a produção mais ridicula do momento, ou seja para ai 70kw em quase 8 dias. por este caminho, lá para o ano 2050, tenho o retorno do investimento. a tensão anda a dar cabo da minha colmeia . vamos ver resolvo isto nos próximos dias. fiz reclamação à edp e aguardo parametrização do inversor. quando o inversor está na pausa de 180s, acusa de 244 a 246v de tensão. tenho a impressão que o meu inversor já gastou as pausas de 180s dos próximos 10 anos, claro está, se ele lá chegar . já agora, será fácil os técnicos da edp no poste de transformação, reduzirem a treta da tensão? só me apetece .
será que é so da tensao da rede alta?nao terá a ver com o inversor? aqui na minha a tensao de de rede anda sempre entre os 230v e 250v tem picos ate aos 260, inclusive o max registado é 270v de tensao de rede ,e o inversor desligou zero vezes,
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

jama Escreveu: será que é so da tensao da rede alta?nao terá a ver com o inversor? aqui na minha a tensao de de rede anda sempre entre os 230v e 250v tem picos ate aos 260, inclusive o max registado é 270v de tensao de rede ,e o inversor desligou zero vezes,
sim é verdade que a configuração do inversor faz com que este desligue. no meu caso o inversor vinha de fábrica para desligar aos 253v e esperar 180 segundos para voltar a ligar.
depois de algum "trabalho" lá consegui alterar a programação do inversor e este passou a desligar aos 260v e aguardar apenas 10 segundos para voltar a ligar.

mas a verdadeira questão é, "qual o primeiro cliente a levar com estes picos?", nos próprios ... quando o inversor aponta 259v eu tenho cerca de 258v em casa... se isto acontecer muitas vezes é natural que alguns electrodomésticos se comecem a "queixar"... pois eles esperam encontrar 230v+10% no máximo... e isto é para toda a europa. por exemplo na alemanha todos os inversores ligados à rede desligam aos 253v, para não prejudicar a qualidade da rede.

votos de muito sol,

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Bubas »

será que é so da tensao da rede alta?nao terá a ver com o inversor? aqui na minha a tensao de de rede anda sempre entre os 230v e 250v tem picos ate aos 260, inclusive o max registado é 270v de tensao de rede ,e o inversor desligou zero vezes,[/quote]


boas

este inversor, o solarmax 4200s tem um parâmetro com a designação vac 10min max que faz parte de um conjunto que está estipulado para portugal. o que acontece é que, a rede é muito instável, daí que por vezes e por exemplo ontem aqui na zona, houve periodos nas horas de maior produção (11h-15h), sempre acima dos 255/256v. o inversor "lê" esses 10 minutos e informa da má qualidade da rede e fica em stand-by cerca de 2 minutos fazendo posteriormente um rearranque de 20 segundos. acontece que, e por exemplo, ontem o inversor fez entre 10 a 15 rearranques. logicamente, a minha produção é afectada, daí ter produzido cerca de 26kw. e tem vindo a ser sempre assim. já liguei para a linha de apoio à microprodução e estou a aguardar contacto.

fica bem

bubas


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

ontem dia 08/agosto, caldas teve direito a uma chuvinha de verão, com tantas poeiras que os paineis mudaram de cor... passaram a ter uma camada de barro por cima...

mais uma banhoca! pois hoje ficaram-se pelos 20kw

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Volt »

pois... andamos todos ao mesmo. vê lá como estavam os meus:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 51#p137351

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Bubas »

volt Escreveu:pois... andamos todos ao mesmo. vê lá como estavam os meus:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 51#p137351

boas ,

umas sementes de relva e ficava um lindo tapete verde .
são fotocópia dos meus. estive o dia fora e quando cheguei até me assustei.
produção? uns lindos 11,2kw .

fica bem

bubas


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

como estive fora pedi para que dessem uma mangueirada nos paineis. ontem no final do dia, 35 tomaram banhoca e hoje já deu para produzir 28kw.

no final da tarde de hoje os restantes 40 paineis tomaram o merecido duche.... esperemos que não volte a chuva de terra!

votos de muito sol,


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

boas,

pelo que tenho lido em diversos tópicos quase todos de queixam das temperaturas altas. na altura da escolha do sistema fv porque não equacionaram hipóteses que tivessem menos perdas. eu sei que vivo na zona oeste onde raramente temos mais de 35 graus de temperatura ambiente, mas...
por exemplo, no mesmo de agosto o pico máximo registado no meu contador é de 3900w às 13:45 de dia 14/08. se tenho 4125w instalados e o inversor tem uma eficiência na ordem dos 95,5% (4125*0,955= 3939,4w). se dos 3939 tirar os cerca de 40w de perdas nos cabos (tenho cerca de 50m entre inversor/contador com cabo de 10mm) fico com os 3900w registados no contador (e ao que parece estes 3900w são a média de 15 minutos).

aos que pretendam instalar fv e estejam na zona quente recomendo que avaliem a solução thin film ou a solução baseada em concentradores, para minimizar os efeitos do calor, porque mesmo no momento de aquisição este tipo de solução é mais barata.

votos de muito sol,


jose jose
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: quarta out 21, 2009 7:58 am

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por jose jose »

boas

ja resolveu os problemas de tensao?


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

jose jose Escreveu:boas

ja resolveu os problemas de tensao?
estive uns dias fora (férias) e entretanto vieram levantar o equipamento que tinham a fazer registo da tensão.
desde sábado o maior pico que tive foi de 254,8v o que me leva a deduzir que baixaram no pt, pois anteriormente chegava aos 262v.
como o inversor está parametrizado para reiniciar aos 260v não tem havido problemas.

cmps,

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Bubas »

boas ,

parabéns. pelo menos fizeram alguma coisa.
eu continuo à espera e com produções que pouco ultrapassam os 21kw. rearranques? cerca de 1200 desde o inico da produção. repito 1200 e não estou enganado porque o programa não engana. é como o algodão .
vamos ver esta semana o que acontece.

fica bem,

bubas


jose jose
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: quarta out 21, 2009 7:58 am

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por jose jose »

eu estou bem pior ja desligou muitas mais vezes e a ligaçao a rede foi mais tarde.

abraço :

Responder

Voltar para “Projectos”