Micro-Produção, Gondomar

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por jama »

bondadesua Escreveu::hello:
saudações verdes

hoje esta produção atingiu um novo patamar, o segundo mega. mesmo que para muitos já não crie grande entusiasmo, aqui fica a nota, (2008k).
este valor foi atingido ao fim de 2 meses e 20 dias. parece-me bem.
o tempo já fez todas as "caras" e o verão está no fim.
agora o sol já é menos horas e mais inclinação ,mesmo assim hoje ainda produziu 26kw.




bondadesua
disse muito bem ,menos horas e mais inclinaçao, ai estao os meus painies lá para a meada de setembro a "marcharem"para os 45 graus na inclinaçao, é a vida!
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »



saudações verdes

hoje esta micro-produção, completou 3 meses. leitura no inversor 2222 kw
número curioso. até aqui sem anomalias.
a partir de agora, deverá ser ser sempre a baixar, não acham?
ao menos se fosse possível/fácil ajustar a inclinação, ainda se remediava a diminuição do aproveitamento solar. tecnicamente até nem parece difícil. ainda não está abandonada a ideia. quem sabe se pegando no suporte, (parte superior),

e substituí-la por outra com o dobro do comprimento?

talvez nem fosse necessário mexer nas peças que fazem o suporte na parte mais baixa da estrutura?

dava sempre alguma lavoura. os instaladores certamente não gostam que lhes tirem ocupação... digo eu!!!

cumprimentos
Anexos
SL273735.JPG
SL273735.JPG (114.94 KiB) Visto 4417 vezes
SL273725.JPG
SL273725.JPG (111.05 KiB) Visto 4417 vezes
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por O_volt »

é uma leitura interessante sim senhor.
eu hoje estou nos 1666kw...
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »



bonito!!!

os 3 últimos dias, de nuvens/chuva, fizeram a diferença, apenas 39 kw de produção.
neste caso, parece que s. pedro nos está a preparar para o "inverno".
é a vida!



bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »



saudações verdes

faz tempo que não acrescentava nada ao "histórico". chegou a altura de dar mais pormenores:

- as sombras continuam a fazer estragos, (já se sabia )
- o inversor registou ontem, 03/11, 3004 kw. apesar das interferências, parece aceitável em menos de 5 meses.
- o contador marcava, 2990 kw. também não é de admirar.
- até ao momento não se registou nenhum desligar do inversor, extemporâneo. isto é, que não se devesse a falha de electricidade na rede.

que o equinócio "volte" a fazer-se sentir, são os desejos, para todos!!!


bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 146
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por sestevao »

boa tarde bondadesua

relativamente às sombras que tem, lembro que existe legislação que obriga à limpeza de matas até 50 metros de habitações, poderá fazer-se valer disso para segurança em caso de incendio, e também para evitar os sombreamentos.

se o proprietário não colaborar pode sempre colocar a questão na camara municipal que em ultimo caso podem levantar contra-ordenações aos proprietários.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por visitante1 »

sestevao Escreveu:boa tarde bondadesua

relativamente às sombras que tem, lembro que existe legislação que obriga à limpeza de matas até 50 metros de habitações, poderá fazer-se valer disso para segurança em caso de incendio, e também para evitar os sombreamentos.

se o proprietário não colaborar pode sempre colocar a questão na camara municipal que em ultimo caso podem levantar contra-ordenações aos proprietários.
infelizmente esses 50 metros que a legislação refere é relativo a pequena vegetação, em relação a arvores de medio e grande porte já não é assim, podem estar apenas a poucos metros.
tenho uma brochura exemplificativa disso mesmo fornecida pela protecção civil.
mas claro pode-se sempre recorrer para os tribunais alegando o perigo de incendio que logicamente podera existir.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 146
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por sestevao »

a lei é um tanto vaga em relação ao assunto... sendo a camara municipal a entidade responsável pelo controlo destas situações.

artigo 15º

http://dre.pt/pdf1sdip/2006/06/123a00/45864599.pdf

no entanto pode tentar notificar o proprietário, e no caso de não obter resposta num prazo de 10 dias, iniciar os "trabalhos"


sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 146
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por sestevao »

afinal existe legisglação específica para eucaliptos e acácias... artigo 1º do decreto-lei nº 28039, de 14 de setembro de 1937 e artigo 1366º do código civil

"no artigo 1º do decreto-lei nº 28039, de 14 de setembro de 1937, afirma-se que é proibida a plantação ou sementeira das espécies arbóreas acima referidas a menos de 20 metros de terrenos cultivados e de 30 metros de nascentes, terras de cultura de regadio, muros e prédios urbanos. este mesmo artigo, no seu parágrafo único, determina que estas distâncias mínimas não se verificam se entre as árvores e os terrenos, nascentes, terras de regadio, muros e prédios urbanos mediar estrada, via férrea, curso de água, caminho público, desnível superior a 4 metros ou se se reconhecer que a maneira mais conveniente de aproveitamento dos terrenos em causa é a sua arborização dessa forma.

ora, como os eucaliptos nasceram fruto do abandono a que o terreno tem sido votado nos últimos anos, são muito posteriores à construção da casa de p.b., não respeitam as distâncias legais do muro (20 metros) e do poço (que é .uma nascente de água, por isso 30 metros), e porque não se verifica nenhuma das razões que poderiam levar à situação de excepção prevista no parágrafo único do artigo 1º do decreto-lei nº 28039, os eucaliptos podem ser arrancados a pedido dos interessados."

agora depende de quem chegou primeiro, os eucaliptos ou a habitação

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

sestevao Escreveu:boa tarde bondadesua

relativamente às sombras que tem, lembro que existe legislação que obriga à limpeza de matas até 50 metros de habitações, poderá fazer-se valer disso para segurança em caso de incendio, e também para evitar os sombreamentos.

se o proprietário não colaborar pode sempre colocar a questão na camara municipal que em ultimo caso podem levantar contra-ordenações aos proprietários.
faz tempo que não acrescento pormenores a esta micro. há cerca de 1 mês que tento fazê-lo de forma percisa, (com números), mas várias distracções aconteceram. vou tentar corrigir isso o quanto antes.
quanto às sombras, a minha maior dificuldade, começou logo que a protecção civil, respondeu contrariamente, aquilo que a própria junta de freguesia declarou quando os informei das consequências do incêndio na "mata". responderam que não havia os riscos que eu citava. uma vergonha. eu entendo que o dono até possa ser conhecido deles!
os eucaliptos, actualmente já são resultado de 2º ou 3º corte. as casas vieram depois. portanto pouco há a fazer! soube que há uma (alínea qualquer), que obriga a que as copas das árvores tenham 4 metros de intervalo. isso não acontece lá, pois fazem mesmo sebe, mas com os nossos tribunais, é para esquecer. é melhor rezar!!!

eu e os vizinhos já fomos "rogar" ao dono que os venda para fazer "dinheiro", (entre outras razões dadas). cresceram imenso em relação à data em que fiz a observação das sombras, antes de iniciar a candidatura. estão mesmo enormes. no inverno só tenho sol depois do meio dia!
o dono respondeu-nos que ia de facto "pedir ao filho" que os vendesse e guardasse o dinheiro. já lá vai mais de 1 mês!

já se completou 1 ano em maio.
houve prejuízo, mas mesmo assim, produziu-se acima dos 5750 kw , em contador. não foi mau! acredito que o prejuízo, comparando com outras micro que conheço, terá ultrapassado os 500 kw. é mesmo muito!
ultimamente não tenho tido oportunidade de fazer leituras, mas tem funcionado normalmente. precisam de limpeza, isso já vi.

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

bondadesua Escreveu:

já se completou 1 ano em maio.

bondadesua
correcção:
já se completou 1 ano em junho!!! sorry!
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 146
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por sestevao »

bondadesua, em relação aos eucaliptos... pode acontecer-lhes algo de mau

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1501480


fernandes2963
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta jul 21, 2011 11:29 am

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por fernandes2963 »

bom dia, eu tenho 16 painéis sanyo, 235w, mais inversor SMA, pois o técnico disse que não poderia por mais,tou a ver que tu tens 18 painéis iguais e estás satisfeito.
Ele o técnico disse-me que com 18 painéis o inversor iria disparar ( desligar) muitas vezes.
podes confirmar-me isso, se ele alguma vez te disparou o diferencial...
é que se não acontece isso vou reclamar com o meu instalador.
abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

fernandes2963 Escreveu:bom dia, eu tenho 16 painéis sanyo, 235w, mais inversor SMA, pois o técnico disse que não poderia por mais,tou a ver que tu tens 18 painéis iguais e estás satisfeito.
Ele o técnico disse-me que com 18 painéis o inversor iria disparar ( desligar) muitas vezes.
podes confirmar-me isso, se ele alguma vez te disparou o diferencial...
é que se não acontece isso vou reclamar com o meu instalador.
abraço
Desculpe mas só agora vi a pergunta

Nunca disparou. O inversor é diferente (Ingecon 3.68), mas sem problemas. Imagino que se houver variação na rede, (exterior), esses fenómenos possam acontecer. Desde que o SMA suporte os painéis, nada terá a temer. Mas sou eu a dizer. Veja bem os limites do SMA. Pode perguntar a quem o tem cá no fórum. Esse é um inversor muito usado!

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


cmm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por cmm »

Realmente o equipamento è muito bom, só que esse mesmo equipamento merecia uma perfeição bem melhor, quer a nivel das caixas, ligações e modulos, para não falar que provavelmente uma das chaminés irá no inverno fazer alguma sombra.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

cmm Escreveu:Realmente o equipamento è muito bom, só que esse mesmo equipamento merecia uma perfeição bem melhor, quer a nivel das caixas, ligações e modulos, para não falar que provavelmente uma das chaminés irá no inverno fazer alguma sombra.
Este tipo de comentários não ficam bem, vindas de um instalador:

"Não tenha duvidas que as condições de venda tem tendência para baixar, antes fosse o contrário como técnico instalador so fasso votos para que melhor não o contrário....",
(e estou a citar outro tópico), até porque, essas mudanças (a existirem), provavelmente não aumentam a produção! Mas, obrigado na mesma, pela sua preocupação!
Com as sombras que refere posso eu bem. Nessa altura já o sol se pôs há muitas horas!

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


cmm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por cmm »

Boa noite, referi e com sinseridade que tem um equipamento de muita boa qualidade, como è logico esse mesmo equipamento não merece alguns sombreamentos que eventualmente podesem existir, como disse não tem qualquer influência ainda bem, porque eu sei muito bem quem fás um investimento destes quer bons resultados, mas na foto parece um pouco próximo, se não está ainda bem, que tenha uma boa produção è o que desejo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

Saudações verdes
Este projecto não tem recebido informação, mas tem funcionado direitinho.
Os problemas que tinha de sombra, (e referidos por mim), mantém-se pois o proprietário nada fez apesar do prometido aos moradores da rua, que se lhe dirigiram. As sombras que já por cá falaram, da chaminé, são praticamente nulas ou tão tardias que nem merecem reparo.
Como o "pinhal" é muito anterior às construções e os técnicos da protecção civil de Gondomar informaram que não constituía perigo para as habitações, estamos um pouco "atados" até ao momento do proprietário precisar de fazer dinheiro com os eucaliptos. Vamos a produções e datas.
A ligação foi feita em 8 Junho de 2010.
Até ao momento (21-10), produziu 8 4 6 7 KW (no inversor) e 8 4 3 9 KW (no contador).
Podia ser melhor mas há bem pior. Levando em conta as horas de sombra, (desde Setembro que vão aumentando), até nem parece mal... penso eu de que. Julho e Agosto, foram meses "pobres" para quase todos.
Não houve qualquer percalço com o inversor.
Antes da instalação mediu-se a voltagem da rede e dava, se bem me recordo, 243 V. Oprimo portanto.
As referências que foram feitas a algumas fotografias da "obra", não levaram em conta que se trata de imagens comprimidas para "caberem" no fórum.

BondadeSua

,
BondadeSua Escreveu:
..........
- as sombras continuam a fazer estragos, (já se sabia )
- o inversor registou ontem, 03/11, 3004 kw. apesar das interferências, parece aceitável em menos de 5 meses.
- o contador marcava, 2990 kw. também não é de admirar.
- até ao momento não se registou nenhum desligar do inversor, extemporâneo. isto é, que não se devesse a falha de electricidade na rede.

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por JDuarte »

Boas,

Não sendo um mau resultado eu esperava mais, principalmente olhando à qualidade dos paineis.
A minha MP (com material bem inferior) tem apenas mais 10 dias (de 01/06 a 10/06/2010 produziu 160Kwh) tem no contador 8840Kwh até 21/10/2011 e o microclima do litoral oeste não é propriamente "positivo".
Julgo que as sombras matinais e o facto de estar mais a norte sejam justificações válidas, mas o factor de maior peso deve ser o limite de pico máximo no inversor.
Qual a ponta máxima registada no contador?
Cmps,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

JDuarte Escreveu:Boas,

Não sendo um mau resultado eu esperava mais, principalmente olhando à qualidade dos paineis.
A minha MP (com material bem inferior) tem apenas mais 10 dias (de 01/06 a 10/06/2010 produziu 160Kwh) tem no contador 8840Kwh até 21/10/2011 e o microclima do litoral oeste não é propriamente "positivo".
Julgo que as sombras matinais e o facto de estar mais a norte sejam justificações válidas, mas o factor de maior peso deve ser o limite de pico máximo no inversor.
Qual a ponta máxima registada no contador?
Cmps,
É bem possível que até sejam as 2 razões, mas, se levar em conta que as sombras de (hoje se mantiveram até às 12 horas), não admira tanto que faltem electrões no final do mês. Estes eucaliptos crescem a olhos vistos, como costuma dizer-se.
Se os painéis não tivessem elevada qualidade, então ainda se notaria muito mais.
Por enquanto penso que só me resta aguardar que o dono faça desbaste, voluntariamente.
Para quem gosta do "verde" e entende que a "floresta", é um bem que deve ser preservado, cria-se um "conflito" de postura decisão. Mas é a vida! Por vezes fica difícil de entender e aceitar. Mas é a vida. Espero por melhores dias.

(moderação, tem sido difícil juntar/actualizar diário) não costumava ser assim
BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Responder

Voltar para “Projectos”