Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canaveses

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por Patalhetas »

Volt Escreveu:As portas rs232 e rs485 são portas série (9 pinos)... Ou estarei a ver mal? O rj45 é um cabo de rede normal... :-|.

ehehe, não tas a ver bem,
mas o que acontece é que por vezes os fabricantes usam conectores ao seu belo prazer, depois temos de ser nós a fazer o cabo, respentando o pinout disponiblisado pelo mesmo.

ou seja, o nosso amigo tem de verificar se o rx/tx estão cruzados ou seja o tx da rj45 tem de estar no rx na db9 e vice versa ;)
e claro o 5 com 5, isto caso o fabricante do inversor use a 1 porta do micro..... mas o importante a reter, é que os rx/tx ficam cruzados.
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por Volt »

É só para dar trabalho... Enfim. Obrigado pelo reparo. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por spedy »

Albator Escreveu:Boas, pessoal!

Já agora só encontrei uma apólice de seguro por 130 Euros alguém tem uma sugestão mais barata?

Cumps
Boas, olha, podes-me dizer onde encontraste essa apólice de seguro por PM?

Outra coisa, como esta a funcionar o teu inversor Carlo Gavazzi?
Estou a pensar em colocar também um inversor de 2 MPPT na minha MP e esse é o que da para mais campo FV.

Cumps.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por PaulOL »

spedy Escreveu:
Albator Escreveu:Boas, pessoal!

Já agora só encontrei uma apólice de seguro por 130 Euros alguém tem uma sugestão mais barata?

Cumps
Boas, olha, podes-me dizer onde encontraste essa apólice de seguro por PM?

Outra coisa, como esta a funcionar o teu inversor Carlo Gavazzi?
Estou a pensar em colocar também um inversor de 2 MPPT na minha MP e esse é o que da para mais campo FV.

Cumps.

Boas!

Apenas uma sugestão para consultar, de todas as pesquisas que realizei, evidencio a Caixa Agricola por ter um seguro especifico para a Microprodução, que me pareceu muito bom pelas coberturas muito detalhadas e só seguramos os equipamentos que pretender-mos, não obriga a que seja toda a MP.
Na altura para o que pedi (paineis e inversor) andava por volta dos 80€, o que me pareceu muito bom!

Cumpts.

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por Patalhetas »

PaulOL Escreveu:
spedy Escreveu:
Albator Escreveu:Boas, pessoal!

Já agora só encontrei uma apólice de seguro por 130 Euros alguém tem uma sugestão mais barata?

Cumps
Boas, olha, podes-me dizer onde encontraste essa apólice de seguro por PM?

Outra coisa, como esta a funcionar o teu inversor Carlo Gavazzi?
Estou a pensar em colocar também um inversor de 2 MPPT na minha MP e esse é o que da para mais campo FV.

Cumps.

Boas!

Apenas uma sugestão para consultar, de todas as pesquisas que realizei, evidencio a Caixa Agricola por ter um seguro especifico para a Microprodução, que me pareceu muito bom pelas coberturas muito detalhadas e só seguramos os equipamentos que pretender-mos, não obriga a que seja toda a MP.
Na altura para o que pedi (paineis e inversor) andava por volta dos 80€, o que me pareceu muito bom!

Cumpts.
@PaulOL

o teu seguro, contempla o facto de a usares como ferramente de comercio ?
ou seja de ser para venda o "produto" produzido ?
pois já aconteceu com um amigo, na altura dos tornado que passou em Tomar, ele tinha segura, mas depois a desculpa, é que a microgeração não era para uso proprio, mas sim para exploração comercial !!
e claro não recebeu um chavo.... e ele mexe-se bem, só que nas letras pequeninas, lá estava o promenor da exploração!!!
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por PaulOL »

@PaulOL

o teu seguro, contempla o facto de a usares como ferramente de comercio ?
ou seja de ser para venda o "produto" produzido ?
pois já aconteceu com um amigo, na altura dos tornado que passou em Tomar, ele tinha segura, mas depois a desculpa, é que a microgeração não era para uso proprio, mas sim para exploração comercial !!
e claro não recebeu um chavo.... e ele mexe-se bem, só que nas letras pequeninas, lá estava o promenor da exploração!!![/quote]


Boas Patalhetas,

É essa a situação que eu tenho já alertado, várias vezes aqui no forum, para terem muito cuidado no tipo de seguro que contratam :o , principalmente os agregados à habitação como os "Multirrisco", quando se trata de produzir Kws para VENDER ficam excluídos, apenas servem quando para consumo próprio!
O grave é que na hora dos contratar o agentes de seguros não alertam para este pormenor... :twisted: que faz toda a diferença!

Sobre o seguro no Crédito Agrícola, tenho o regulamento em Pdf, mas ainda não contratei porque ainda não me opus para tal, também existe um pormenor que consiste em termos um contrato de manutenção, é uma exigência!
Na altura (2010) questionei o meu instalador e ele informou-me que não tem esse tipo de contrato, mas vou ter de perder mais algum tempo e aprofundar esta questão mesmo com a C.A.

Cumpts.


Miko
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: sexta jun 17, 2011 7:51 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por Miko »

Não consigo ver as fotos ,alguem sabe porque ?

miko

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por Volt »

O contrato de manutenção é só para empresas... Também estranhei essa questão e fui perguntar. Esta foi a resposta que tive. :-). Como a microprodução é para particulares, isso não faz sentido. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por spedy »

Boas, eu tenho aqui as condições desse seguro da CA, vou digitalizar e depois meto aqui o link.

Eu pedi uma simulação a uma seguradora que me fez a simulação pela Fidelidade e ate me assustei com o valor final, pediram-me para o seguro de microgeração 266€ + seguro de recheio da casa (porque não tenho la o seguro da casa) 42€ + seguro responsabilidade civil 218€.

Jorge (Albator), como te estas a dar com o inversor Carlo Gavazzi, qual o máximo de injecção que ja conseguiste e ja conseguiste arranjar maneira de sacar os dados para analise?

Cumps.
Pedro.


Autor do tópico
Albator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta ago 19, 2009 5:55 pm
Localização: Marco de Canaveses

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por Albator »

Boas Pessoal!

Lamento a demora nas respostas mas depois de uma avaria no pc que obrigou a formatação e recuperação dos dados, tem ocupado o meu tempo livre :s
Miko Escreveu:Não consigo ver as fotos ,alguém sabe porque ?

miko


Jà reportei a situação por pm a um membro adm do fórum mas ainda não me soube dizer o que se passa com as fotos. Logo que tenho o meu pC a bombar vou postar novas fotos :)
spedy Escreveu:Boas, eu tenho aqui as condições desse seguro da CA, vou digitalizar e depois meto aqui o link.

Jorge (Albator), como te estas a dar com o inversor Carlo Gavazzi, qual o máximo de injecção que já conseguiste e já conseguiste arranjar maneira de sacar os dados para analise?


Em relação ao seguro, trata-se de uma apólice da CA cujo a cobertura base ronda os 130€, mas pedi uma simulação que contempla mais duas opções (imprescindível a meu ver) que ronda os 150€. Da minha parte sondei vários corretores e pareceu-me o seguro mais adequado para o que pretendoe vocacionado para o efeito.

Quanto ao inversor ainda não consigo monitoriza-lo (obg patalhetas pela sugestão mas não solucionou) mas na proxima quartafeira desloca-se a minha casa um representante da Carlo Gavazzi verificar o que se passa, depois dou noticias.

Apenas posso dizer, de forma subjectiva e baseado nas observações de um leigo, que o inversor ainda não cortou, que ja o vi a passar os 3820 Kw pelas 16h30 num dia da semana passada, que as 2 string dão jeito visto que tambem tenho um problema de sombreamento logo pela manhã ficando logo uma delas a bombar, sendo que a divisão das strings tera de ser montada na horizontal para o teu caso,pois no meu caso encontra-se na vertical dependendo da incidencia das sombras, que notei no inicio uma discrepancia na contagem entre o contador e o inversor de -8kw e agora é apenas de - 2kw a favor da EDP(fiquei sem perceber o motivo).

Quanto as produções, o sistema foi ligado a 1/08 e a primeira contagem da EDP foi efectuada a 26/08 que contabilizou 710 Kw. Não posso tirar grandes concluzões dado as condições climatéricas do mês de agosto que foram atipicas e incompleto. Ontem fui verificar o contador e apresentava 1178 KW ou seja desde 26/08 produziu 468 kw tambem fico sem saber o que pensar pois o mês de setembro tambem não começou muito bem. Vamos esperar para ver...

cumps


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por PaulOL »

Albator Escreveu:Boas Pessoal!


Em relação ao seguro, trata-se de uma apólice da CA cujo a cobertura base ronda os 130€, mas pedi uma simulação que contempla mais duas opções (imprescindível a meu ver) que ronda os 150€. Da minha parte sondei vários corretores e pareceu-me o seguro mais adequado para o que pretendoe vocacionado para o efeito.

cumps[/quote]


Boas Albator!

As duas opções a que se refere, julgo que são os pontos "05 -Tempestades" e " 06-Vandalismo, Greves e Tumultos"!
Sendo estes, estou inteiramente de acordo (imprescindível), pois achei por bem mencioná-los para os colegas do forum terem a percepção do que estamos a falar!

Sobre o prémio a pagar, incluindo as rubricas a cima, a proposta para um capital de 21.400€ foi de 121€ c/iva!

Nota: Neste momento já proponho menos capital, visto os equipamentos terem baixado de preço.

Cumpts.


spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por spedy »

Boas, fica aqui o link para quem quiser dar uma vista de olhos nas condições do seguro da CA Agrícola para Energias Renováveis:

http://www.megaupload.com/?d=R989QBRJ

Uma duvida que ainda hei-de colocar quando for fazer a simulação é se o modulo opcional "Efeitos Directos da Corrente Eléctrica" pode englobar problemas no inversor e na parte eléctrica do sistema de circulação forçada devido à corrente eléctrica que está a alimenta-los.

Quanto ao inversor, falaste directamente com a marca ou foi a empresa que te instalou o sistema que pediu ao representante para ir ver-te esse problema?

Cumps.


Autor do tópico
Albator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta ago 19, 2009 5:55 pm
Localização: Marco de Canaveses

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por Albator »

Viva!

Vou colocar novamente fotos a pedido de alguns amigos do forum, visto que as imagens iniciais despareceram.

Imagem

Imagem

Imagem


Autor do tópico
Albator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta ago 19, 2009 5:55 pm
Localização: Marco de Canaveses

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por Albator »

Boas!
spedy Escreveu: Quanto ao inversor, falaste directamente com a marca ou foi a empresa que te instalou o sistema que pediu ao representante para ir ver-te esse problema?

Cumps.
Afinal veio o instalador acompanhado do engenheiro que representa uma Empresa que comercializou o inversor, tentaram resolver o problema da comunicação durante o dia todo mas não conseguiram, tendo acabado por reportar a situação via telefone na Marca sediada em Lisboa que por sua vez pelos vistos ficou de contactar a casa mae em Italia :? . De qualquer das formas garantiram-me que seria solucionado. Depois faço aqui o respectivo "feedback". Apesar deste contratempo aproveitei para instalar a UPS, fazer uma limpeza aos paineis (deu para ver que num dia de calor como hoje com uns dispressores de agua para arrefecimento dos paineis conseguias-se 300W de ganho na produção), tambem fiz o levantamento dos numeros de serie dos paineis para entregar no seguro.

Visto que estas interessado na compra de um Carlo Gavazzi ISMG 145 DE, podias ver esta Review de 50 inversores da Photon, onde o ISMG 150 DE (da mesma serie) aparece em 20º lugar, mas importa resalvar que a maior parte não se econtra homologado ou muitos não são comercializados em Portugal, é apenas a titulo informativo visto que alguns modelos la apresentados são da mesma familia.

http://www.photon.info/AxCMSwebLive_Pre ... en_273.pdf

Cumps


Autor do tópico
Albator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta ago 19, 2009 5:55 pm
Localização: Marco de Canaveses

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por Albator »

Viva Paulo!
PaulOL Escreveu:
Sobre o prémio a pagar, incluindo as rubricas a cima, a proposta para um capital de 21.400€ foi de 121€ c/iva!

.
Só uma duvida, este preço é obtido na CA mas na condição de ser titular de uma conta no banco? Porque se for não é o caso vou regatear mais um pouco ;)

Cumps


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por PaulOL »

Albator Escreveu:Viva Paulo!
PaulOL Escreveu:
Sobre o prémio a pagar, incluindo as rubricas a cima, a proposta para um capital de 21.400€ foi de 121€ c/iva!

.
Só uma duvida, este preço é obtido na CA mas na condição de ser titular de uma conta no banco? Porque se for não é o caso vou regatear mais um pouco ;)

Cumps

Boas Albator!

A proposta é da CA (Nov./2010)!
Não tenho, nem nunca tive, qualquer relação comercial com o CA... :)

Cumpts.


Autor do tópico
Albator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta ago 19, 2009 5:55 pm
Localização: Marco de Canaveses

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por Albator »

Viva!
PaulOL Escreveu:
A proposta é da CA (Nov./2010)!
Não tenho, nem nunca tive, qualquer relação comercial com o CA... :)

Cumpts.
Okey! :D Provavelmente aumentaram ao prémio este ano.

Cumps


Autor do tópico
Albator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta ago 19, 2009 5:55 pm
Localização: Marco de Canaveses

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por Albator »

Boas, pessoal!

Hoje fui verificar a contagem no contador e confrontei com a leitura do Inversor e o 1º marcava 2132 Kw e o 2º 2126 Kw pelo que não compreendo porque motivo as contagens não são iguais desde o inicio da colocação em serviço do sistema. Alguem pode explicar esta discrepância?

Cumps


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por JDuarte »

Albator Escreveu:Boas, pessoal!

Hoje fui verificar a contagem no contador e confrontei com a leitura do Inversor e o 1º marcava 2132 Kw e o 2º 2126 Kw pelo que não compreendo porque motivo as contagens não são iguais desde o inicio da colocação em serviço do sistema. Alguem pode explicar esta discrepância?
Cumps
Bom dia,
Essa diferença pode ser justificada por perdas entre o inversor e contador, isto assumindo os dois equipamentos como calibrados.
Qual a distância inversor contador? Qual a secção do cabo utilizado?
Cmps,


Autor do tópico
Albator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta ago 19, 2009 5:55 pm
Localização: Marco de Canaveses

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por Albator »

JDuarte Escreveu: Bom dia,
Essa diferença pode ser justificada por perdas entre o inversor e contador, isto assumindo os dois equipamentos como calibrados.
Qual a distância inversor contador? Qual a secção do cabo utilizado?
Cmps,
Boas!

Lamento a demora em responder mas mais vale tarde do nunca. :)
JDuarte, a distância é de 20m, quanto a secção do cabo desconheço. Mas não se trata de perdas pois o contador marca mais do que o inversor e essa discrepância entre ambos é que gostava de perceber.

Cumprimentos

Responder

Voltar para “Projectos”