o meu sistema de microprodução

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por zointz »

pnunes Escreveu:Porque não utilizam um ventilador solar!! assim se há sol este liga se não há também não é necessário funcionar.
Fazem o investimento de uma só vez, por poucos w que um sistema mais convencional consuma ao fim de uns tempos lá se vão uns euritos...

Ora bem, seria claramente a minha escolha...excelente ideia...

Nota:
Esta história dos consumos é puro preciosismo :D ... mas garanto que com a ventoinha solar terias a instalação mais fixe 8-) e sem perdas pois usarias um painel de 12v.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


Autor do tópico
pjmdias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda fev 23, 2009 11:01 pm

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por pjmdias »

pedrolopes Escreveu:
pjmdias Escreveu:Olá a todos!
Primeiro mês de microprodução, 14h30 de 29 de Julho ás 14h30 de 29 de Agosto, gerou 855,26 KW o que perfaz 325 €uros.
É o adequado a um seguidor? Quem tiver seguidores que comentem.
Obrigado.
Paulo Dias
Olá Paulo,
Só agora me apercebi que tenho aqui relativamente perto um sistema bem parecido com o meu, diria até que o seu seguidor é um 3000NT (e não o 300), pois é igualzinho ao meu :P acho que o seu sistema só difere em relação ao meu mesmo nos paineis pois eu fico-me pelos 4140w instalados (18 x 230w). O inversor também foi bem escolhido! :lol:
Para lhe dar uma comparação, estive a ver o periodo que refere, e o meu sistema registou +/- 870Kw - não está muito diferente do seu, e tendo em conta que o seu está geográficamente mais a norte pode justificar a pequena diferença.
Se quiser ir comparando pode ver a minha produção diária online - veja abaixo o link na minha assinatura! ;)

Abraço e boas produções!
Parece-me que foi o mesmo instalador. Templarluz de Tomar.
Paulo Dias

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por lopes »

pjmdias Escreveu:Parece-me que foi o mesmo instalador. Templarluz de Tomar.
Paulo Dias
Nem mais!
Boas produções ;)


Autor do tópico
pjmdias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda fev 23, 2009 11:01 pm

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por pjmdias »

pedrolopes Escreveu:
pjmdias Escreveu:Parece-me que foi o mesmo instalador. Templarluz de Tomar.
Paulo Dias
Nem mais!
Boas produções ;)
Gostei do serviço desta empresa, isso tem que ser dito. O meu vizinho começou um mês antes com outra empresa e só na semana passada pediram a inspecção. Portanto mais dois meses pelo menos. Feitas as contas um mês adiantado tornaram-se pelo menos em três meses mais atrasado. Tudo isto por causa da mudança da baixada do interior da casa para o muro da rua. Parece mentira, começaram a casa pelo telhado.


sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 146
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por sestevao »

pnunes Escreveu:Porque não utilizam um ventilador solar!! assim se há sol este liga se não há também não é necessário funcionar.
Fazem o investimento de uma só vez, por poucos w que um sistema mais convencional consuma ao fim de uns tempos lá se vão uns euritos...
Vai ser o próximo "pequeno" investimento, trocar o transformador por um painel solar de +-5W ligado a uma bateria de UPS, o que para além de me alimentar a ventoinha do inversor irá fornecer energia para o portão da garagem e uma pequena lampada de emergencia.

O retorno financeiro do investimento vai ser... perto de nunca. lol


sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 146
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por sestevao »

zointz Escreveu:
pnunes Escreveu:Porque não utilizam um ventilador solar!! assim se há sol este liga se não há também não é necessário funcionar.
Fazem o investimento de uma só vez, por poucos w que um sistema mais convencional consuma ao fim de uns tempos lá se vão uns euritos...

Ora bem, seria claramente a minha escolha...excelente ideia...

Nota:
Esta história dos consumos é puro preciosismo :D ... mas garanto que com a ventoinha solar terias a instalação mais fixe 8-) e sem perdas pois usarias um painel de 12v.

Indo aos preciosismos :) o meu setup de arrefecimento do inversor pelos meus cálculos consome 1,3€ anuais de energia eléctrica, :lol: isto se tiver em conta a ventoinha ligada 5h diárias, 365 dias/ano, o ventilador solar não faria viável económicamente.

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por zointz »

sestevao Escreveu:
zointz Escreveu:
pnunes Escreveu:Porque não utilizam um ventilador solar!! assim se há sol este liga se não há também não é necessário funcionar.
Fazem o investimento de uma só vez, por poucos w que um sistema mais convencional consuma ao fim de uns tempos lá se vão uns euritos...

Ora bem, seria claramente a minha escolha...excelente ideia...

Nota:
Esta história dos consumos é puro preciosismo :D ... mas garanto que com a ventoinha solar terias a instalação mais fixe 8-) e sem perdas pois usarias um painel de 12v.

Indo aos preciosismos :) o meu setup de arrefecimento do inversor pelos meus cálculos consome 1,3€ anuais de energia eléctrica, :lol: isto se tiver em conta a ventoinha ligada 5h diárias, 365 dias/ano, o ventilador solar não faria viável económicamente.

Bolas com estes custos quem é que aguenta isto :lol:
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por Valter Silva »

Eu acho que as empresas andam a aldrabar a malta.... Desculpa dizer-te, mas acho que foste enganado....
O Deger 3000 não é para ser utilizado com 29m2 de painéis (como é esta micro).... O máximo são 25m2!!! Ou seja, tens cerca de 16% a mais do que devias.... Verifica nos datasheets que a Deger tem na sua página.

Caso tenhas azar e isso voar, a Deger vai logo sacudir, obviamente..... :( :( :(

O problema é que as empresas sem escrupulos querem fazer bons preços e fazem disto....


A única configuração aprovada pela Deger para o 3000 é usando painéis Sanyo, que ficam mesmo no limite dos 25m2......
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por PaulOL »

Valter Silva Escreveu:Eu acho que as empresas andam a aldrabar a malta.... Desculpa dizer-te, mas acho que foste enganado....
O Deger 3000 não é para ser utilizado com 29m2 de painéis (como é esta micro).... O máximo são 25m2!!! Ou seja, tens cerca de 16% a mais do que devias.... Verifica nos datasheets que a Deger tem na sua página.

Caso tenhas azar e isso voar, a Deger vai logo sacudir, obviamente..... :( :( :(

O problema é que as empresas sem escrupulos querem fazer bons preços e fazem disto....


A única configuração aprovada pela Deger para o 3000 é usando painéis Sanyo, que ficam mesmo no limite dos 25m2......

Boas!

Infelizmente situações dessas existem às "carradas" por este país e pela conversa dos instaladores estes "garantem" a garantia da Deger... :( :( a ver vamos!?
Quando acontecer o 1º caso de o seguidor vir ao chão (esperemos que não aconteça), então aí vamos ver quem garante o quê... :evil: :evil: desconfio que até as seguradoras se põem de parte!... é como um camião que pode transportar de livrete (conforme o modelo e marca) o Peso Bruto 25Tn mas o dono resolve carregar 40Tn... :cry: :cry:

Cumpts.


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por Valter Silva »

PaulOL Escreveu:
Valter Silva Escreveu:Eu acho que as empresas andam a aldrabar a malta.... Desculpa dizer-te, mas acho que foste enganado....
O Deger 3000 não é para ser utilizado com 29m2 de painéis (como é esta micro).... O máximo são 25m2!!! Ou seja, tens cerca de 16% a mais do que devias.... Verifica nos datasheets que a Deger tem na sua página.

Caso tenhas azar e isso voar, a Deger vai logo sacudir, obviamente..... :( :( :(

O problema é que as empresas sem escrupulos querem fazer bons preços e fazem disto....


A única configuração aprovada pela Deger para o 3000 é usando painéis Sanyo, que ficam mesmo no limite dos 25m2......

Boas!

Infelizmente situações dessas existem às "carradas" por este país e pela conversa dos instaladores estes "garantem" a garantia da Deger... :( :( a ver vamos!?
Quando acontecer o 1º caso de o seguidor vir ao chão (esperemos que não aconteça), então aí vamos ver quem garante o quê... :evil: :evil: desconfio que até as seguradoras se põem de parte!... é como um camião que pode transportar de livrete (conforme o modelo e marca) o Peso Bruto 25Tn mas o dono resolve carregar 40Tn... :cry: :cry:

Cumpts.
Sim, Paulo... A seguradora também vai dizer que o sistema não está montado de acordo com as especificações, portanto não pode pagar.... E eu até acho que tem razão.... As folhas de características são claras, 25m2 de área para o campo solar.... Se lhe estou a meter 29,7m2 (como este caso), já sei que quem projectou o Deger não me pode garantir que a coisa funcione direitinho....

É claro que todos sabemos que o sistema é garantido a 25m2, mas foi projectado para 10%-15% mais, isso é dos livros da engenharia.... Mas quando há problemas é os 25m2 que contam!!!!!

Obviamente que não há nenhuma empresa que vá garantir isso, até porque a grande maioria das que faz estas habilidades são empresas novas, sem nome na praça e que o seu destino mais cedo ou mais tarde é o charco (e sendo muito cruel, as que fazes este tipo de coisas, não tenho pena nenhuma!!)..... Se o cliente foi avisado e mesmo assim desejou avançar, aí é diferente, a empresa tem o meu louvor!!!

A questão é que o Deger 3000 é muito mais barato que o 5000 e a malta mete-o pelo preço sem sequer pensar nas consequências futuras!!!.....

Abraços
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por visitante1 »

Em tempos contactei a Deger acerca dessa questão, no datasheet eles referem "UP to 25m2", pode então chegar aos 30m2, para ser "aprovado" por eles basta contacta-los e enviar as caracteristicas da instalação.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por lopes »

pnunes Escreveu:Em tempos contactei a Deger acerca dessa questão, no datasheet eles referem "UP to 25m2", pode então chegar aos 30m2, para ser "aprovado" por eles basta contacta-los e enviar as caracteristicas da instalação.
cumprimentos
Não me queria pronunciar sobre o assunto, até porque ele já tinha sido largamente discutido no tópico da minha MP pela mesma razão... eu tenho 30m2 de paineis no Deger 3000NT. É mais provável haver problemas com 30m2 de paineis do que com 25m2? Se calhar é! Mas também me custa um bocado a acreditar que uma marca conceituada como é a Deger não tenha uma margem de segurança na construção dos seus sistemas e que considerem os 25m2 como um limite rigoroso. Mas é apenas a minha opinião.
Sem querer, o pnunes vem confirmar aquilo que o instalador fez aquando da instalação do meu sistema, que foi preenchermos os dois uma ficha informativa que incluia a descrição completa e quantidade dos paineis, para ser enviado para a Deger.


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por Valter Silva »

pedrolopes Escreveu:
pnunes Escreveu:Em tempos contactei a Deger acerca dessa questão, no datasheet eles referem "UP to 25m2", pode então chegar aos 30m2, para ser "aprovado" por eles basta contacta-los e enviar as caracteristicas da instalação.
cumprimentos
Não me queria pronunciar sobre o assunto, até porque ele já tinha sido largamente discutido no tópico da minha MP pela mesma razão... eu tenho 30m2 de paineis no Deger 3000NT. É mais provável haver problemas com 30m2 de paineis do que com 25m2? Se calhar é! Mas também me custa um bocado a acreditar que uma marca conceituada como é a Deger não tenha uma margem de segurança na construção dos seus sistemas e que considerem os 25m2 como um limite rigoroso. Mas é apenas a minha opinião.
Sem querer, o pnunes vem confirmar aquilo que o instalador fez aquando da instalação do meu sistema, que foi preenchermos os dois uma ficha informativa que incluia a descrição completa e quantidade dos paineis, para ser enviado para a Deger.
A questão não está na margem de segurança, que existe, claro! A questão é mais profunda que isso....
Quando houver porblemas o que conta é os 25m2..... O resto é informação interna da Deger!


Olha que sei do que falo.... Já desenvolvi sistemas electrónicos e havia a margem de funcionamento (com tolerância de 15% a 20%, obviamente).... Mas se o equipamento fosse usado fora da margem escrita nos manuais, adeus garantia e adeus apoio técnico!!!.....

Se tentares usar a TV lá de casa a 400V ou a 170V, a marca lhe dá garantia de bom funcionamento...... É exactamente a mesma coisa.....

UP to 25m2 é claro é ATÉ 25m2.... Eu aposto que a Deger foge logo se ocorrer algum problema!
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por PaulOL »

pedrolopes Escreveu:
pnunes Escreveu:Em tempos contactei a Deger acerca dessa questão, no datasheet eles referem "UP to 25m2", pode então chegar aos 30m2, para ser "aprovado" por eles basta contacta-los e enviar as caracteristicas da instalação.
cumprimentos
Não me queria pronunciar sobre o assunto, até porque ele já tinha sido largamente discutido no tópico da minha MP pela mesma razão... eu tenho 30m2 de paineis no Deger 3000NT. É mais provável haver problemas com 30m2 de paineis do que com 25m2? Se calhar é! Mas também me custa um bocado a acreditar que uma marca conceituada como é a Deger não tenha uma margem de segurança na construção dos seus sistemas e que considerem os 25m2 como um limite rigoroso. Mas é apenas a minha opinião.
Sem querer, o pnunes vem confirmar aquilo que o instalador fez aquando da instalação do meu sistema, que foi preenchermos os dois uma ficha informativa que incluia a descrição completa e quantidade dos paineis, para ser enviado para a Deger.



Boas pedrolopes!

E...qual foi o resultado do preenchimento da ficha informativa?

Se ficou na posse de algum documento a validar a garantia da Deger, óptimo :mrgreen: porque é disto que estamos a falar!
O instalador hoje é, mas amanhã já pode não ser :shock: , deve-se ter o máximo cuidado com esta matéria e salvaguardar sempre a nossa posição no futuro!

Cumpts.

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por lopes »

PaulOL Escreveu:Boas pedrolopes!

E...qual foi o resultado do preenchimento da ficha informativa?

Se ficou na posse de algum documento a validar a garantia da Deger, óptimo :mrgreen: porque é disto que estamos a falar!
O instalador hoje é, mas amanhã já pode não ser :shock: , deve-se ter o máximo cuidado com esta matéria e salvaguardar sempre a nossa posição no futuro!

Cumpts.
Bem, resultado ainda não houve pois também ainda não foi preciso, e espero que não seja! :)
Qualquer das formas e sem querer fazer nenhum tipo de publicidade, a TEMPARLUZ (é de instaladores que estamos a falar), sempre mostrou uma forma muito profissional de trabalhar, sempre me manteve e par de todos os pormenores, e sempre esteve aberta às minhas duvidas e/ou ideias. Ainda Hoje se preocupa em saber como estão a funcionar as unidades que instala. Não tenho grandes dúvidas que enquanto esta existir e eu precisar, ela vai cá estar. Com isto junto uma questão: O que será melhor; uma empresa que faz a instalação, acompanha a mesma e está lá para resolver qualquer questão ou problema que o cliente tenha; ou aquela que instala o equipamento xpto, e que depois de ter o dinheiro nas unhas está-se a borrifar para os clientes?
Estou a ter este problema com a NORQUENTE que instalou o meu sistema de AQS em Janeiro de 2010, e mesmo após vários contactos e quase 2 anos passados ainda nem veio fazer a primeira vistoria (anual)... :?

pjmdias desculpa pelo off-topic, só quero mesmo tranquilizar-te em relação ao instalador, hoje tinha escolhido exactamente o mesmo! ;)


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por PaulOL »

pedrolopes Escreveu:
PaulOL Escreveu:Boas pedrolopes!

E...qual foi o resultado do preenchimento da ficha informativa?

Se ficou na posse de algum documento a validar a garantia da Deger, óptimo :mrgreen: porque é disto que estamos a falar!
O instalador hoje é, mas amanhã já pode não ser :shock: , deve-se ter o máximo cuidado com esta matéria e salvaguardar sempre a nossa posição no futuro!

Cumpts.
Bem, resultado ainda não houve pois também ainda não foi preciso, e espero que não seja! :)
Qualquer das formas e sem querer fazer nenhum tipo de publicidade, a TEMPARLUZ (é de instaladores que estamos a falar), sempre mostrou uma forma muito profissional de trabalhar, sempre me manteve e par de todos os pormenores, e sempre esteve aberta às minhas duvidas e/ou ideias. Ainda Hoje se preocupa em saber como estão a funcionar as unidades que instala. Não tenho grandes dúvidas que enquanto esta existir e eu precisar, ela vai cá estar. Com isto junto uma questão: O que será melhor; uma empresa que faz a instalação, acompanha a mesma e está lá para resolver qualquer questão ou problema que o cliente tenha; ou aquela que instala o equipamento xpto, e que depois de ter o dinheiro nas unhas está-se a borrifar para os clientes?
Estou a ter este problema com a NORQUENTE que instalou o meu sistema de AQS em Janeiro de 2010, e mesmo após vários contactos e quase 2 anos passados ainda nem veio fazer a primeira vistoria (anual)... :?

pjmdias desculpa pelo off-topic, só quero mesmo tranquilizar-te em relação ao instalador, hoje tinha escolhido exactamente o mesmo! ;)
Boas pedrolopes,

Sem duvida que é uma postura "muito profissional" perante o cliente, é de enaltecer esse aspecto e devia ser um exemplo para todos os instaladores... ;) só que na verdade, não estamos a falar disso, o assunto é a garantia da Deger!

Questionei instaladores aqui para o norte e todos foram peremptórios em não aplicar mais de 25m2 no Deger 3000NT, as respostas foram todas no sentido de estar fora dos paramentos desse modelo e não ficar abrangido pela garantia da marca... :cry: não duvidei desta postura, afinal era só ler a ficha técnica!
Confesso que me deixa perplexo a atitude dessa empresa perante a "norma da casa" ou "técnica" de carregar o Deger 3000NT com mais de 25m2, são imensas instalações... :o aliás não sei se até os 25m2 existe alguma, pelo que vi no site...!
Não pretendo descredibilizar essa empresa instaladora nem tenho essa intenção, até porque como disse até agora não há nada a apontar de negativo, mas a verdade também é só uma, nada de grave aconteceu e prezo que assim continue, mas se acontecer como será???...
No mínimo, fica aqui espaço para REFLEXÃO, como podem uns e não podem outros???...será que a DEGER diferencia os instaladores com condições desiguais, em desconto comercial pode ser, em GARANTIA...duvido!

Nota: Estou convicto que o Deger3000 caracterizado até 30m2, as vendas disparavam!!! :lol: :lol:


Autor do tópico
pjmdias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda fev 23, 2009 11:01 pm

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por pjmdias »

Olá a todos!
1º mês produção 29 Jul a 24 Ago 275, €uros depositados na minha conta
1º mês produção 24 Ago a 24 Set 316, €uros depositados na minha conta
Está a começar bem.
Pena ter algumas sombras da minha casa ao inicio da manhã.
Nem tudo pode ser perfeito.
Se comprar um terreno ao lado do meu quintal mudo o seguidor
Paulo Dias


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por PaulOL »

pjmdias Escreveu:Olá a todos!
1º mês produção 29 Jul a 24 Ago 275, €uros depositados na minha conta
1º mês produção 24 Ago a 24 Set 316, €uros depositados na minha conta
Está a começar bem.
Pena ter algumas sombras da minha casa ao inicio da manhã.
Nem tudo pode ser perfeito.
Se comprar um terreno ao lado do meu quintal mudo o seguidor
Paulo Dias

Boas Paulo Dias,

Se não der muita maçada, mencione os valores de produção em Kwh... pode ser?
Os €€€ é meramente pessoal e procurar a "cotação" para cada produtor é uma trabalheira... :lol:

Cumps.


Autor do tópico
pjmdias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda fev 23, 2009 11:01 pm

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por pjmdias »

Olá a todos!
Conforme solicitado pelo Paulol, aqui vai a produção do meu sistema nos ultimos dois meses:
-2011-07-28 a 2011-08-24 726 Kw
-2011-08-25 2011-09-24 832 kw


polako
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: terça set 13, 2011 1:41 am

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por polako »

cara,que lindo ficou bem montado,agora e so $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ euro por muitos anos

Responder

Voltar para “Projectos”