Microprodução - Lagos

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por Bubas »

mcarneiro Escreveu:
Bubas Escreveu:
mcarneiro Escreveu:Aqui Fica mais uma foto com o inversor já com todos os cabos ligados, o final..

Boas,


Que bela máquina...

Bubas
Ainda falta ser "afinada" :D , mas isso só pode ser depois da inspecção :lol:


Tam bém tens um solarmax não tens ?


Mario

Boas Mário,

Sim ;) . Trabalha como um relógo suiço, e no final, sabe que nem chocolate! :D
Uma curiosidade: ao contrário do que se diz aqui no fórum, e a título de exemplo, em Espanha, o Solarmax 4200S é mais caro que o Fronius IG40 cerca de 250 euros :o . E em Portugal? Alguém sabe?
Pois, a qualidade paga-se. Vais ficar satisfeito.
Fica bem, e que o sol esteja comnosco e a chuva venha de vez em quando para regar a horta e lavar os painéis.


Bubas


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Boas Mário,

Sim ;) . Trabalha como um relógo suiço, e no final, sabe que nem chocolate! :D
Uma curiosidade: ao contrário do que se diz aqui no fórum, e a título de exemplo, em Espanha, o Solarmax 4200S é mais caro que o Fronius IG40 cerca de 250 euros :o . E em Portugal? Alguém sabe?
Pois, a qualidade paga-se. Vais ficar satisfeito.
Fica bem, e que o sol esteja comnosco e a chuva venha de vez em quando para regar a horta e lavar os painéis.


Bubas[/quote]

Pois,

Para mim o Fronius estava fora causa , porque a potencia é de 3.45 , mas é também um excelente inversor , quanto a preços , ve na Alemanha que até ficas parvo, dependendo das marcas , há modelos por exemplo da sma, que lá custam 50% menos do que aqui , todos os inversores são mais baratos lá , incluido o solarmax e o fronius , as diferencas mais escandalosas são mesmo na SMA, o importador em Portugal estica-se nos preços a valer.

Mario


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Boas

Chegou a altura de rectificar a configuração inicial visto que houve algumas alterações

E a configuração ficou assim:



Sistema Fotovoltaico de Microprodução :

20 Módulos fotovoltaicos de fabrico nacional (Evora) Open Renewables - 240W (Poli)
Estrutura de fixação dos módulos em aço galvanizado a quente, marca
SIKLA;
Ligações DC em cabo 6mm2;
1 Inversor SOLARMAX 4200S;
1 Quadro DC, ABB IP65, com seccionadores fusíveis da marca ABB;
1 Quadro AC, ABB IP65, com protecção contra correntes de fuga,
curto-circuítos e sobrecargas da marca ABB e protecção contra sobre-
tensões da marca OBO;
Cabo AC, XV3G10; 10mm
1 Contador de energia, Janz C280 Com modem GSM
1 Dijuntor 1 polo+neutro 2A 6kA - para proteção do modem
2 Caixa de contador
1 Portinhola PC/P
1 Montagem e certificação do sistema, incluindo a abertura e
tapamento de troços que sejam necessários;

Preço IVA incluido : 13000Euros

solar termico Solius Ecokit 200l – 1350eur já com iva


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Viva,


Apos ter sido inspecionadae aprovada a instalação no dia 28/8, hoje recebi e devolvi assinado o contrato, falta a marcação da ligação . :)


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por cupMH »

mcarneiro Escreveu:Viva,


Apos ter sido inspecionadae aprovada a instalação no dia 28/8, hoje recebi e devolvi assinado o contrato, falta a marcação da ligação . :)
Boas,
Esta fase é a que demora menos tempo ao contrário do que eu próprio pensava!
Em principio devem te ligar até ao final da semana para a marcação e se tudo correr bem daqui a uma semana já estas a produzir, pelo menos comigo foi assim!
Espero que seja rápido e boa sorte! :mrgreen:


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por cupMH »

Uma outra coisa, já fizeste alguns testes?


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

cupMH Escreveu:Uma outra coisa, já fizeste alguns testes?

Liguei apenas para teste durante durante pouco tempo no dia 28 , no dia 21 ligamos durante ums minutos , no dia 29 liguei durante uns minutos também ao fim do dia para alterar a configuração do solar-log.


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por cupMH »

mcarneiro Escreveu:
cupMH Escreveu:Uma outra coisa, já fizeste alguns testes?

Liguei apenas para teste durante durante pouco tempo no dia 28 , no dia 21 ligamos durante ums minutos , no dia 29 liguei durante uns minutos também ao fim do dia para alterar a configuração do solar-log.
Ok, pensei que talvez tivesses deixado um dia ligado para teres ideia da produção...


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

cupMH Escreveu:
mcarneiro Escreveu:
cupMH Escreveu:Uma outra coisa, já fizeste alguns testes?

Liguei apenas para teste durante durante pouco tempo no dia 28 , no dia 21 ligamos durante ums minutos , no dia 29 liguei durante uns minutos também ao fim do dia para alterar a configuração do solar-log.
Ok, pensei que talvez tivesses deixado um dia ligado para teres ideia da produção...
Bem gostaria,


mas o instalador disse-me que os tipos que fazem as ligações aqui na zona, já arranjaram problemas a alguns clientes, decidi não arriscar , porque se há uma coisa que eu gosto, é evitar problemas que podem ser evitados! :lol:

Mario


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por cupMH »

Bem gostaria,


mas o instalador disse-me que os tipos que fazem as ligações aqui na zona, já arranjaram problemas a alguns clientes, decidi não arriscar , porque se há uma coisa que eu gosto, é evitar problemas que podem ser evitados! :lol:

Mario[/quote]

Pois!
Por acaso o que fez a minha ligação era bem porreiro, o contador tinha KW e não se passou nada! O inversor nem viu... :D


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Enquanto não há ligação , estive a fazer umas medições com a pinça amperimetrica:

Tensão de cada string (10 paineis) 336V ( em aberto) Temperatura ambiente 33º

Tensão em aberto a 25º especificação do fabricante 368 V

Tensão de cada string (10 paineis) 265V (Fechado) Temperatura ambiente 33º

Tensão em aberto a 25º especificação do fabricante 290V

Tensão da rede 233V

Achei curioso ambas as strings terem exactamente a mesma voltagem, dado que como todos sabemos, os paineis nunca são todos exactamente iguais.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por JDuarte »

mcarneiro Escreveu: Achei curioso ambas as strings terem exactamente a mesma voltagem, dado que como todos sabemos, os paineis nunca são todos exactamente iguais.
Boas,
Uma vez que as duas strings estão a fazer paralelo no inversor, é normal que tenham exatamente a mesma tensão.
Para medir eventuais diferenças só mesmo isolando as strings, isto julgo eu, mas relembro que a minha formação nada tem a ver com eletricidade! ;)


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

JDuarte Escreveu:
mcarneiro Escreveu: Achei curioso ambas as strings terem exactamente a mesma voltagem, dado que como todos sabemos, os paineis nunca são todos exactamente iguais.
Boas,
Uma vez que as duas strings estão a fazer paralelo no inversor, é normal que tenham exatamente a mesma tensão.
Para medir eventuais diferenças só mesmo isolando as strings, isto julgo eu, mas relembro que a minha formação nada tem a ver com eletricidade! ;)
Caro JDuarte,

isso faz sentido com o inversor ligado , em circuito fechado , certo ? em circuito aberto medindo apenas com as pontas de prova , uma no positivo da string outra no negativo, a mesma tensão será apenas coincidencia , penso eu , ou não estou a ver isto bem , será que há por aqui alguem que esclareça isto ? eu sou informatico, não sou electrotecnico ;)


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por cupMH »

mcarneiro Escreveu:
JDuarte Escreveu:
mcarneiro Escreveu: Achei curioso ambas as strings terem exactamente a mesma voltagem, dado que como todos sabemos, os paineis nunca são todos exactamente iguais.
Boas,
Uma vez que as duas strings estão a fazer paralelo no inversor, é normal que tenham exatamente a mesma tensão.
Para medir eventuais diferenças só mesmo isolando as strings, isto julgo eu, mas relembro que a minha formação nada tem a ver com eletricidade! ;)
Caro JDuarte,

isso faz sentido com o inversor ligado , em circuito fechado , certo ? em circuito aberto medindo apenas com as pontas de prova , uma no positivo da string outra no negativo, a mesma tensão será apenas coincidencia , penso eu , ou não estou a ver isto bem , será que há por aqui alguem que esclareça isto ? eu sou informatico, não sou electrotecnico ;)
Eu já tenho algumas noções, pois já medi várias vezes as strings em circuito aberto, ou seja desligar as fichas do inversor e medir cada ponta, e poucas vezes ou nenhumas dá a mesma tensão em ambas!
Agora claro que se medir em circuito fechado é normal que de a mesma tensão pois é como o amigo JDuarte diz, no inversor fazem o paralelo, logo ficam com a mesma tensão em ambas mas diferente corrente!
Nós fazemos essa medição para ver se as strings ficaram bem ligadas, saber quais os cabos corretos de cada string pois pode acontecer terem sido trocados, se têm a tensão certa ou se alguma delas tem anomalias!
Eu sou técnico fotovoltaicos"estagiário". :mrgreen:


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por JDuarte »

Boas Mário,
Como no teu post inicial mencionas que fizeste a medição com a pinça amperimetrica, associei que tinhas medido o paralelo feito no inversor. Se desligaste os terminais e mediste com as pontas de prova, então foi mesmo coincidência teres a mesma tensão nas duas strings, até porque mesmo em aberto, é normal haver flutuações na tensão da string.
Cmps,


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

JDuarte Escreveu:Boas Mário,
Como no teu post inicial mencionas que fizeste a medição com a pinça amperimetrica, associei que tinhas medido o paralelo feito no inversor. Se desligaste os terminais e mediste com as pontas de prova, então foi mesmo coincidência teres a mesma tensão nas duas strings, até porque mesmo em aberto, é normal haver flutuações na tensão da string.
Cmps,
Boas ,

Foi coincidencia, hoje já havia uma diferenca , uma tinha 337V outra 338V , hoje estão dois graus a menos de temperatura, isto medido em aberto claro !, um tipo tem que se entreter com alguma coisa , nunca mais veem ligar isto ! :lol:


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

[/quote]
Eu já tenho algumas noções, pois já medi várias vezes as strings em circuito aberto, ou seja desligar as fichas do inversor e medir cada ponta, e poucas vezes ou nenhumas dá a mesma tensão em ambas!
Agora claro que se medir em circuito fechado é normal que de a mesma tensão pois é como o amigo JDuarte diz, no inversor fazem o paralelo, logo ficam com a mesma tensão em ambas mas diferente corrente!
Nós fazemos essa medição para ver se as strings ficaram bem ligadas, saber quais os cabos corretos de cada string pois pode acontecer terem sido trocados, se têm a tensão certa ou se alguma delas tem anomalias!
Eu sou técnico fotovoltaicos"estagiário". :mrgreen:[/quote]

Viva.

hoje já teem voltagens diferentes . embora com diferença de apenas 1V , é pena, mas a corrente não consigo medir porque a pinça só mede corrente AC, mas de qualquer maneira estes paineis Alentejanos parecem ser muito certinhos :lol:


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por cupMH »

mcarneiro Escreveu:
Eu já tenho algumas noções, pois já medi várias vezes as strings em circuito aberto, ou seja desligar as fichas do inversor e medir cada ponta, e poucas vezes ou nenhumas dá a mesma tensão em ambas!
Agora claro que se medir em circuito fechado é normal que de a mesma tensão pois é como o amigo JDuarte diz, no inversor fazem o paralelo, logo ficam com a mesma tensão em ambas mas diferente corrente!
Nós fazemos essa medição para ver se as strings ficaram bem ligadas, saber quais os cabos corretos de cada string pois pode acontecer terem sido trocados, se têm a tensão certa ou se alguma delas tem anomalias!
Eu sou técnico fotovoltaicos"estagiário". :mrgreen:[/quote]

Viva.

hoje já teem voltagens diferentes . embora com diferença de apenas 1V , é pena, mas a corrente não consigo medir porque a pinça só mede corrente AC, mas de qualquer maneira estes paineis Alentejanos parecem ser muito certinhos :lol:[/quote]

Boas,

Tudo vai depender também da incidência solar em cada string!
Pois eu também ainda não consegui medir a corrente DC pois o meu multímetro também só mede corrente AC, o normal é medir-se só a tensão.
Mas se medires do lado AC tem que ter o dobro da corrente de cada string. Ou então ligas o inversor e vês o dados todos.
Pois por acaso até parecem muito certinhos, tens que ligar isso para casa e assim fazes uns testes e poupas uns centimos :lol:
Se precisares de ajuda apita... ;) :D


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

cupMH Escreveu:
mcarneiro Escreveu:
Eu já tenho algumas noções, pois já medi várias vezes as strings em circuito aberto, ou seja desligar as fichas do inversor e medir cada ponta, e poucas vezes ou nenhumas dá a mesma tensão em ambas!
Agora claro que se medir em circuito fechado é normal que de a mesma tensão pois é como o amigo JDuarte diz, no inversor fazem o paralelo, logo ficam com a mesma tensão em ambas mas diferente corrente!
Nós fazemos essa medição para ver se as strings ficaram bem ligadas, saber quais os cabos corretos de cada string pois pode acontecer terem sido trocados, se têm a tensão certa ou se alguma delas tem anomalias!
Eu sou técnico fotovoltaicos"estagiário". :mrgreen:
Viva.

hoje já teem voltagens diferentes . embora com diferença de apenas 1V , é pena, mas a corrente não consigo medir porque a pinça só mede corrente AC, mas de qualquer maneira estes paineis Alentejanos parecem ser muito certinhos :lol:[/quote]

Boas,

Tudo vai depender também da incidência solar em cada string!
Pois eu também ainda não consegui medir a corrente pois o meu multímetro também só mede corrente AC, o normal é medir-se só a tensão.
Pois por acaso até parecem muito certinhos, tens que ligar isso para casa e assim fazes uns testes e poupas uns centimos :lol:
Se precisares de ajuda apita... ;) :D[/quote]

Pois,

O Chines que me vendeu aquela pinça (no Ebay) também tinha uma que media corrente dc , mas como custava o dobro e na altura eu nao precisava da corrente DC , comprei o mais barato!, quanto a ligar para consumo proprio , não me parece dificil, pode-se ligar directamente no quadro ou numa tomada , sempre com o cuidado de ligar a fase com a fase e o respectivo nouto com o neuto da casa , e claro também a terra , acho. Só que fazer isso aqui em casa nem pensar , ó pessoal até amarenhava pelas paredes :lol: , Eu tenho uma chave de portinhola , mas já me a esconderam , para eu nao poder ligar a micro :ugeek: :D


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

cupMH Escreveu:

Boas,

Tudo vai depender também da incidência solar em cada string!
Pois eu também ainda não consegui medir a corrente DC pois o meu multímetro também só mede corrente AC, o normal é medir-se só a tensão.
Mas se medires do lado AC tem que ter o dobro da corrente de cada string. Ou então ligas o inversor e vês o dados todos.
Pois por acaso até parecem muito certinhos, tens que ligar isso para casa e assim fazes uns testes e poupas uns centimos :lol:
Se precisares de ajuda apita... ;) :D
De qualquer modo , agradeço a tua disponibilidade ! mas já ves que isto aqui em casa não é facil !

Responder

Voltar para “Projectos”