Ajuda Decisão microprodução

Tudo que seja relacionado com Projectos

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por mcarneiro »

suntroika Escreveu:Eu não aplicava martifer, decididamente bosch, é mais caro mas compensa e é melhor garantia. Atenção à martifer porque está praticamente na falência e qualquer dia fecha.
Eu também optava entre 20x240/24/250.


Boas

Qual falencia ? Era bom que todas as empresas em Portugal , estivessem como a Martifer , Esse boato teve origem numa noticia dada pela RTP, na qual por engano disseram que estava em dificuldades , A RTP prontamente rectificou e pediu desculpas..., só para dar um exemplo, a EDP assinou a poucas semanas com contrato com eles para fornecimento de 30.000 paineis, não estou a ver a EDP a ir comprar a uma empresa em risco de fechar , e nem sequer cumprir o contrato , a Martifer vai fechar tanto como fechava a Qcells ....


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por PaulOL »

mcarneiro Escreveu:
suntroika Escreveu:Eu não aplicava martifer, decididamente bosch, é mais caro mas compensa e é melhor garantia. Atenção à martifer porque está praticamente na falência e qualquer dia fecha.
Eu também optava entre 20x240/24/250.


Boas

Qual falencia ? Era bom que todas as empresas em Portugal , estivessem como a Martifer , Esse boato teve origem numa noticia dada pela RTP, na qual por engano disseram que estava em dificuldades , A RTP prontamente rectificou e pediu desculpas..., só para dar um exemplo, a EDP assinou a poucas semanas com contrato com eles para fornecimento de 30.000 paineis, não estou a ver a EDP a ir comprar a uma empresa em risco de fechar , e nem sequer cumprir o contrato , a Martifer vai fechar tanto como fechava a Qcells ....

Só mais uma acha! :lol:

Martifer...quando quem os tem diz mal!...uhmmm

Bosch... empregados da Bosch a fugir deles!...uhmmm


Monocristalinos... sem duvida alguma!!! :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por Celestino »

PaulOL Escreveu:Só mais uma acha! :lol:

Martifer...quando quem os tem diz mal!...uhmmm

Bosch... empregados da Bosch a fugir deles!...uhmmm
Engraçado... Já não é a primeira vez que vejo/oiço estes comentários...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por mcarneiro »

Celestino Escreveu:
PaulOL Escreveu:Só mais uma acha! :lol:

Martifer...quando quem os tem diz mal!...uhmmm

Bosch... empregados da Bosch a fugir deles!...uhmmm
Engraçado... Já não é a primeira vez que vejo/oiço estes comentários...
Celestino Escreveu:
PaulOL Escreveu:Só mais uma acha! :lol:

Martifer...quando quem os tem diz mal!...uhmmm

Bosch... empregados da Bosch a fugir deles!...uhmmm
Engraçado... Já não é a primeira vez que vejo/oiço estes comentários...
Viva ,

Viva Celestino , acho que anda aqui muita gente só a dizer disparates , o que não ajuda as pessoas que querem tomar uma decisão, são todos muito ricos qundo estão a gastar do bolso dos outros ! :lol: , eu tenho os "irmãos" dos Bosch instalados , os OPEN renewables, fabricados na mesma fabrica em Evora e com mesmos materias dos Bosch , e não me venham com essas tretas das garantias ..., porque toda a gente sabe como é que os Alemães funcionam com as garantias, dentro da garantia nunca é defeito é feitio ! ou má utilização ! :mrgreen:


suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: terça jan 17, 2012 4:15 pm

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por suntroika »

Disparate dizem alguns porque efetivamente não sabem do que estão a falar, simplesmente vem defender as suas decisões e esperam que os outros os acompanhem. Peço desculpa, mas não quero impôr nada nem sou de levantar falso testemunhas, mas quando falo por exemplo da martifer, sei do que falo....o resto é só conversa de treta...


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por mcarneiro »

suntroika Escreveu:Disparate dizem alguns porque efetivamente não sabem do que estão a falar, simplesmente vem defender as suas decisões e esperam que os outros os acompanhem. Peço desculpa, mas não quero impôr nada nem sou de levantar falso testemunhas, mas quando falo por exemplo da martifer, sei do que falo....o resto é só conversa de treta...
suntroika Escreveu:Disparate dizem alguns porque efetivamente não sabem do que estão a falar, simplesmente vem defender as suas decisões e esperam que os outros os acompanhem. Peço desculpa, mas não quero impôr nada nem sou de levantar falso testemunhas, mas quando falo por exemplo da martifer, sei do que falo....o resto é só conversa de treta...
Caro ,

Quanto as dificuldades ou falencia da Martifer , não sei o que te disseram , mas é completamente falso, quanto as influencias , eu não influencio ninguem , as pessoas lêem e decidem aquilo que querem fazer , alias segundo um post que a colega deixou , parece que já se decidiu pela Bosch , quanto a conversa dos disparates nem sequer eram contigo , tinha mesmo a ver com o post deixado pelo colega PauloL , o que eu não consigo entender é como é que pessoas que têm instalações com material barato ou de preço medio, veem aqui atirar tiros para o ar, e a dizer as pessoas, para comprar material estupidamente caro , no teu caso nem sei porque não encontrei a tua micro.

eu até indiquei a colega as micros dos colegas Ogliv e Celestino , que a unica peça que Têm em comum com a minha micro é o inversor, mas isso para ai 40% das micros aqui no forum têm !

e digo-te mais , estou satisfeito com os paineis que tenho , são feitos exactamente com os mesmos materias que os Bosch, são montados na mesma em Evora, só são um bocado mais baratos, mas hoje sem duvida optava por uns LDK , que têm provas dadas aqui no forum, e na altura ai tirar 1500 euros no preço da micro, para mim é dinheiro!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por PaulOL »

mcarneiro Escreveu:
suntroika Escreveu:Disparate dizem alguns porque efetivamente não sabem do que estão a falar, simplesmente vem defender as suas decisões e esperam que os outros os acompanhem. Peço desculpa, mas não quero impôr nada nem sou de levantar falso testemunhas, mas quando falo por exemplo da martifer, sei do que falo....o resto é só conversa de treta...
Caro ,

Quanto as dificuldades ou falencia da Martifer , não sei o que te disseram , mas é completamente falso, quanto as influencias , eu não influencio ninguem , as pessoas lêem e decidem aquilo que querem fazer , alias segundo um post que a colega deixou , parece que já se decidiu pela Bosch , quanto a conversa dos disparates nem sequer eram contigo , tinha mesmo a ver com o post deixado pelo colega PauloL , o que eu não consigo entender é como é que pessoas que têm instalações com material barato ou de preço medio, veem aqui atirar tiros para o ar, e a dizer as pessoas, para comprar material estupidamente caro , no teu caso nem sei porque não encontrei a tua micro.

eu até indiquei a colega as micros dos colegas Ogliv e Celestino , que a unica peça que Têm em comum com a minha micro é o inversor, mas isso para ai 40% das micros aqui no forum têm !

e digo-te mais , estou satisfeito com os paineis que tenho , são feitos exactamente com os mesmos materias que os Bosch, são montados na mesma em Evora, só são um bocado mais baratos, mas hoje sem duvida optava por uns LDK , que têm provas dadas aqui no forum, e na altura ai tirar 1500 euros no preço da micro, para mim é dinheiro!

Boas,

Parece-me que não é preciso ninguém afinar com o que cada um vem aqui dizer, desde que respeite as opiniões dos outros, também não me parece o caminha mais correcto a utilização de termos menos próprios para adjectivar algo que não se esteja de acordo. Não estou aqui para defender NADA, muito menos as minhas opções, posso sim dar a minha opinião e contribuir para uma discussão salutar, mesmo que isso implique algo que alguns, mais sensíveis, não gostem de ler.

Como disse e repito, o que postei são factos reais, se é muito ou pouco representativo da opinião geral que cada marca goza no mercado, isso é obviamente discutível.

Por exemplo, tenho uma marca de painéis que pouco se fala aqui no fórum, no entanto quem se der ao trabalho de ver a folha de calculo partilhada com os registos diários de produção, encontra lá algumas MPs com muito bom desempenho com essa marca de painéis, mas não venho aqui dizer para se optar por essa marca, cada um deve escolher a que melhor se enquadrar com as suas opções, incluindo a financeira.
Sendo aqui colocada à discussão possíveis opções de marcas, não deixarei de dizer algo, dentro do meu conhecimento, o contributo é unicamente no sentido de ajuda e nada mais!

Cpts, :mrgreen:


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por mcarneiro »

PaulOL Escreveu:
mcarneiro Escreveu:
suntroika Escreveu:Disparate dizem alguns porque efetivamente não sabem do que estão a falar, simplesmente vem defender as suas decisões e esperam que os outros os acompanhem. Peço desculpa, mas não quero impôr nada nem sou de levantar falso testemunhas, mas quando falo por exemplo da martifer, sei do que falo....o resto é só conversa de treta...
Caro ,

Quanto as dificuldades ou falencia da Martifer , não sei o que te disseram , mas é completamente falso, quanto as influencias , eu não influencio ninguem , as pessoas lêem e decidem aquilo que querem fazer , alias segundo um post que a colega deixou , parece que já se decidiu pela Bosch , quanto a conversa dos disparates nem sequer eram contigo , tinha mesmo a ver com o post deixado pelo colega PauloL , o que eu não consigo entender é como é que pessoas que têm instalações com material barato ou de preço medio, veem aqui atirar tiros para o ar, e a dizer as pessoas, para comprar material estupidamente caro , no teu caso nem sei porque não encontrei a tua micro.

eu até indiquei a colega as micros dos colegas Ogliv e Celestino , que a unica peça que Têm em comum com a minha micro é o inversor, mas isso para ai 40% das micros aqui no forum têm !

e digo-te mais , estou satisfeito com os paineis que tenho , são feitos exactamente com os mesmos materias que os Bosch, são montados na mesma em Evora, só são um bocado mais baratos, mas hoje sem duvida optava por uns LDK , que têm provas dadas aqui no forum, e na altura ai tirar 1500 euros no preço da micro, para mim é dinheiro!

Boas,

Parece-me que não é preciso ninguém afinar com o que cada um vem aqui dizer, desde que respeite as opiniões dos outros, também não me parece o caminha mais correcto a utilização de termos menos próprios para adjectivar algo que não se esteja de acordo. Não estou aqui para defender NADA, muito menos as minhas opções, posso sim dar a minha opinião e contribuir para uma discussão salutar, mesmo que isso implique algo que alguns, mais sensíveis, não gostem de ler.

Como disse e repito, o que postei são factos reais, se é muito ou pouco representativo da opinião geral que cada marca goza no mercado, isso é obviamente discutível.

Por exemplo, tenho uma marca de painéis que pouco se fala aqui no fórum, no entanto quem se der ao trabalho de ver a folha de calculo partilhada com os registos diários de produção, encontra lá algumas MPs com muito bom desempenho com essa marca de painéis, mas não venho aqui dizer para se optar por essa marca, cada um deve escolher a que melhor se enquadrar com as suas opções, incluindo a financeira.
Sendo aqui colocada à discussão possíveis opções de marcas, não deixarei de dizer algo, dentro do meu conhecimento, o contributo é unicamente no sentido de ajuda e nada mais!

Cpts, :mrgreen:
Paulol ,

Eu nem sequer gosto de material Alemão , quer sejam paineis inversores ou carros, o maretial deles não é mau , mas também não é melhor do que o material Portugue,s no caso dos paineis, mas paga-se muito mais por causa do fomoso mito "qualidade Alemã", agora dizer que os funcionarios da Bosch fogem dele , também não acredito , pode algum ter dito isso porque estava chateado !. uma coisa é certa entraste aqui a matar! e o que é preciso é mesmo opiniões construtivas... é que parece que os instaladores ai por cima são muito mais agarrados aos fornecedores do que aqui em baixo , eu ainda consegui que me dessem alguns orçamentos com o material que eu pedi , agora a colega ai em cima estava com algumas dificuldades, parece que os instaladores só querem vender o material que lhes apetece , em vez de darem orçamentos com o que o cliente quer!

o que as pessoas têm que ver é que o preço do kw este ano é baixo , e que não é possivel montar material caro senão corre-se o risco de não se conseguir recuperar o investimento em tempo util.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por visitante1 »

...e a carrir que só queria uma opinião para poder decidir!!!
isto já dá quase um filme . :?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por mcarneiro »

pnunes Escreveu:...e a carrir que só queria uma opinião para poder decidir!!!
isto já dá quase um filme . :?
Viva ,

o pessoal aqui é muito engraçado :lol: , de qualquer maneira acho que a colega já se decidiu pela Bosch e o solarmax

agora é só desejar-lhe boa sorte para o projecto , porque com os instaladores que andam por ai , faz mu1ta falta !


Autor do tópico
carrir
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça jan 29, 2013 11:19 pm

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por carrir »

Boa tarde,
Já consegui reunir alguns orçamentos e estive a organizar um mapa, para ver se esta semana que vai entrar entrego a obra:
Quanto á quantidade de módulos, vou obtar por 18, (para já...quero 1º ver nº 1º ano qual a produção e tb. não quero subcarregar o inversor.)
Cabo Electrico XV3G16, Cabo solar 6mm, fio terra 6 mm, Cx.Portinhola, caixa protecção AC/DC

Módulo/Inversor/Contador/Estrutura/Sistema Monotorização/Preço
- 18 LG 250-S1C Monocr./Solarmar4200S/Iltron/Extrusal_Trial1/MAXVisio/9659 Eur.
- 18 Martifer Mprime 245 APLII Policr./SMASunnyBoy3300/Iltron/Extrusal_Trial1/SunnyBeam por bluetooth/8583 Eur.
- 18 Rec240PE- Polycri./Solarmax4200S/Iltron/Intersol/MaxVisio/8763 Eur.
- 18 Hanwha Solarone SF220/Solarmax4200s/Iltron/Intersol/MaxVisio/8508 Eur.
- 20 Jinko240/Solarmax4200S/???/???/???/8950 Eur. (Este orçamento tem muita pouca informação, foi proposta pelo meu Banco)
- 18 Bosch C-SI-P60 240 Policr./SMA3300/????/????/9994 Eur.
- 18 Bosch C-SI-M60 240 Monocr./Solarmax4200S/Siemens/????/SolarLOG por bluetooth/11717 Eur.
- 18 Bosch C-SI-M60 245 Monocr./Solarmax4200S/Iltron/Extrusal_Trial1/MAXVisio/9742 Eur.

O que acham !!!

Queria tb. saber o que acham dos sistemas de monotorização:
Qual a melhor opção
1º SolarLog -BT por bluetooth
2º SMA Sunnybeem por bluetooth
3º Maxvisio

Espero que me possam ajudar a decidir !


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por mcarneiro »

carrir Escreveu:Boa tarde,
Já consegui reunir alguns orçamentos e estive a organizar um mapa, para ver se esta semana que vai entrar entrego a obra:
Quanto á quantidade de módulos, vou obtar por 18, (para já...quero 1º ver nº 1º ano qual a produção e tb. não quero subcarregar o inversor.)
Cabo Electrico XV3G16, Cabo solar 6mm, fio terra 6 mm, Cx.Portinhola, caixa protecção AC/DC

Módulo/Inversor/Contador/Estrutura/Sistema Monotorização/Preço
- 18 LG 250-S1C Monocr./Solarmar4200S/Iltron/Extrusal_Trial1/MAXVisio/9659 Eur.
- 18 Martifer Mprime 245 APLII Policr./SMASunnyBoy3300/Iltron/Extrusal_Trial1/SunnyBeam por bluetooth/8583 Eur.
- 18 Rec240PE- Polycri./Solarmax4200S/Iltron/Intersol/MaxVisio/8763 Eur.
- 18 Hanwha Solarone SF220/Solarmax4200s/Iltron/Intersol/MaxVisio/8508 Eur.
- 20 Jinko240/Solarmax4200S/???/???/???/8950 Eur. (Este orçamento tem muita pouca informação, foi proposta pelo meu Banco)
- 18 Bosch C-SI-P60 240 Policr./SMA3300/????/????/9994 Eur.
- 18 Bosch C-SI-M60 240 Monocr./Solarmax4200S/Siemens/????/SolarLOG por bluetooth/11717 Eur.
- 18 Bosch C-SI-M60 245 Monocr./Solarmax4200S/Iltron/Extrusal_Trial1/MAXVisio/9742 Eur.

O que acham !!!

Queria tb. saber o que acham dos sistemas de monotorização:
Qual a melhor opção
1º SolarLog -BT por bluetooth
2º SMA Sunnybeem por bluetooth
3º Maxvisio

Espero que me possam ajudar a decidir !

Viva Cristina

Para mim as duas melhores propostas são as seguintes :

18 LG 250-S1C Monocr./Solarmar4200S/Iltron/Extrusal_Trial1/MAXVisio/9659 Eur.

18 Bosch C-SI-M60 245 Monocr./Solarmax4200S/Iltron/Extrusal_Trial1/MAXVisio/9742 Eur.


se optar pelo policristalimo , esta opção também me parece interessante

18 Rec240PE- Polycri./Solarmax4200S/Iltron/Intersol/MaxVisio/8763 Eur.

continuoa dizer que 18 paineis é pouco, fazer uma alteração posterior sai muito mais caro !

a opção com os LG é de longe a minha preferida para mono.

quanto ao ssistema de monitorização , eu prefiro o solarlog 200 , mas sou suspeito porque tenho um !

o maxvisio é um é um sistema de monitorização apenas local ,o equipamento da solarmax que é equivalente ao solarlog é o
MaxWeb XP, mas é muito mais caro! na minha opnião o maxvision nao tem qualquer interesse.

o solar-log 200 para ligar no solarmax não precisa de ter Bluetooth , eventualmente pode ter wifi , mas a opção mais barata é o molelo só com porta de rede , é ligado a rede de casa e a internet atraves de cabo de rede .

Vá a http://www.solar-log.com/en e veja o site e os vides explicativos que têm lá

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por Celestino »

Os meus "bitaites" são:

1.
carrir Escreveu:Quanto á quantidade de módulos, vou obtar por 18, (para já...quero 1º ver nº 1º ano qual a produção e tb. não quero subcarregar o inversor.)
Com mais 2 painéis não sobrecarrega o SolarMax 4200S e mais tarde vai arrepender-se de não os ter colocado. Nessa altura duvido que fique mais barato andar a fazer alterações, já para não falar dos incómodos e das burocracias associadas.

2.
carrir Escreveu:Módulo/Inversor/Contador/Estrutura/Sistema Monotorização/Preço
- 18 LG 250-S1C Monocr./Solarmar4200S/Iltron/Extrusal_Trial1/MAXVisio/9659 Eur.
O meu voto vai para esta.
Se tivesse um pc e/ou um router à disposição, trocava (sem sombra de dúvidas) o MaxVisio por mais 2 painéis.

3.
Pensava, muito sinceramente e apesar do aumento do IVA, que estes preços já estavam um bom bocado mais cá para baixo...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por JDuarte »

Celestino Escreveu: Pensava, muito sinceramente e apesar do aumento do IVA, que estes preços já estavam um bom bocado mais cá para baixo...
Penso que ainda falta algum trabalho de casa. Eu em janeiro pensei em pedir uma baixada agricola e fazer uma nova mp, acabei por desistir porque quer no regime bonificado quer no regime geral o ROI era superior a 8 anos (os custos a baixada e os custos de potência em muito ajudaram para este cenário) o que para mim deixa de tornar aliciante o investimento.
No entanto os preços que obtive eram mais favoráveis, a titulo de exemplo 26x235w qcells (6110wp), estrutura em aluminio, e inversor à escolha entre solarmax 4200s, aeg4600 e xantrex ficava em 8700 euros com iva incluido (chave na ão).
Os preços que a colega apresenta além de serem mais altos em cerca de 1000 euros, tem cerca de menos 1500 Wp de potência o que no final de cada ano de produção faz toda a diferença!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por visitante1 »

posso dar a minha opinião também!!
Acho que já referi cá no forum que há quem faça instalações de micros fixas cá no norte (cerca de 140 o nao passado, das quais mais de metade com deger e este ano vai em mais de 30) por cerca de 7500€, isto com mais de 5000W em paineis e inversor adquado solarmax ou similar...
esses preços ainda estão altos, temos de ter em conta o valor que atualmente estão as tarifas...
pode não ter a dita monitorização, mas isso também não interessa para nada!
se alguem quiser contactos posso fornecer, como não é o meu ramo estou isento!
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por mcarneiro »

Boas

Eu também achei o preço um bocadinho elevado.. no minimo o que eles poderam fazer é meter 20 em vez de 18 paineis pelo mesmo preço, ainda ganham muito dinheiro...


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por PaulOL »

pnunes Escreveu:posso dar a minha opinião também!!
Acho que já referi cá no forum que há quem faça instalações de micros fixas cá no norte (cerca de 140 o nao passado, das quais mais de metade com deger e este ano vai em mais de 30) por cerca de 7500€, isto com mais de 5000W em paineis e inversor adquado solarmax ou similar...
esses preços ainda estão altos, temos de ter em conta o valor que atualmente estão as tarifas...
pode não ter a dita monitorização, mas isso também não interessa para nada!
se alguem quiser contactos posso fornecer, como não é o meu ramo estou isento!
cumprimentos
Boas,

Não podia estar mais de acordo com o amigo pnunes, os valores estão um pouco inflacionados, quase me arrisco a dizer que assim corre-se um elevado risco para o beneficio a realizar, são muitos anos a trabalhar para uma amortização, isto se não houver algum percalço pelo caminho.
A dica dos contactos dos fornecedores do norte, é no mínimo de ter em consideração, porque pode significar menos um ano de amortização ou mais, dependendo dos valores orçamentados para iguais equipamentos!
A potência de 4500W é pouco, está a “arrisca-se” aqui nesta zona a uma produção anual entre os 6500 e 7000kwh, na melhor das hipóteses, com tendência mais para o primeiro, não esquecer que os 20º de inclinação do telhado não ajudam a performance da MP.
A realidade é só uma, para a facturação só conta os Kwh registados no contador de produção, o que quer dizer que a questão da monitorização é um elemento secundário, ou digamos um pequeno luxo (para comparação tem garantida a contagem do inversor) tudo o que possa beneficiar um melhor preço é sempre bem-vindo, sinal que mais cedo se obtém o retorno do investimento, não esquecendo que os valores actualmente pago por Kwh não dá margem para desperdícios de €€€…

Boa Sorte! :mrgreen:

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por visitante1 »

Nem mais!
e acredito que se chorarem um pouco ainda levam 24 paineis em vez dos 22! não precisam é de dizer que eu disse isso!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: terça jan 17, 2012 4:15 pm

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por suntroika »

Sem duvida, optava por mais 2 módulos em troca como o sistema de monitorização.
LG, REC, bosch parecem-me boas opções. mas como sisse eu optaria antes de escolher o tipo de módulo a potência final de painel, que deveria andar por volta dos 5.000w. Verificar por exemplo a micro já aqui falada do colega ogadiv. Diria que seria algo semelhante com os módulos que entender.



carrir Escreveu:Boa tarde,
Já consegui reunir alguns orçamentos e estive a organizar um mapa, para ver se esta semana que vai entrar entrego a obra:
Quanto á quantidade de módulos, vou obtar por 18, (para já...quero 1º ver nº 1º ano qual a produção e tb. não quero subcarregar o inversor.)
Cabo Electrico XV3G16, Cabo solar 6mm, fio terra 6 mm, Cx.Portinhola, caixa protecção AC/DC

Módulo/Inversor/Contador/Estrutura/Sistema Monotorização/Preço
- 18 LG 250-S1C Monocr./Solarmar4200S/Iltron/Extrusal_Trial1/MAXVisio/9659 Eur.
- 18 Martifer Mprime 245 APLII Policr./SMASunnyBoy3300/Iltron/Extrusal_Trial1/SunnyBeam por bluetooth/8583 Eur.
- 18 Rec240PE- Polycri./Solarmax4200S/Iltron/Intersol/MaxVisio/8763 Eur.
- 18 Hanwha Solarone SF220/Solarmax4200s/Iltron/Intersol/MaxVisio/8508 Eur.
- 20 Jinko240/Solarmax4200S/???/???/???/8950 Eur. (Este orçamento tem muita pouca informação, foi proposta pelo meu Banco)
- 18 Bosch C-SI-P60 240 Policr./SMA3300/????/????/9994 Eur.
- 18 Bosch C-SI-M60 240 Monocr./Solarmax4200S/Siemens/????/SolarLOG por bluetooth/11717 Eur.
- 18 Bosch C-SI-M60 245 Monocr./Solarmax4200S/Iltron/Extrusal_Trial1/MAXVisio/9742 Eur.

O que acham !!!

Queria tb. saber o que acham dos sistemas de monotorização:
Qual a melhor opção
1º SolarLog -BT por bluetooth
2º SMA Sunnybeem por bluetooth
3º Maxvisio

Espero que me possam ajudar a decidir !


Autor do tópico
carrir
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça jan 29, 2013 11:19 pm

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por carrir »

Boa noite amigos,
Preciso mais uma vez do vosso precioso concelho!
Como eu ja tinha tido cá ja estava quase decidido ir para a Bosch, so que hoje sou da noticia (forum alemão) de que a Bosch se quer afastar do negocio solar. No forum dizem que é só um romor mas....
Entretanto pedi a todos os fornecedores a quem eu pedi orçamento para me darem orçamento para estas 4 opçoes:
18 mod.bosch c-si M60 M245 3BB/solarmax4200 com sist.monotorizacao solarlog por bluetooth
18 mod.LG 250 s1-G3 com o restante igual
18 mod. Rec 255pe com o restante material igual

O que acham dos modulos da Rec? Os alemaes falam bem da Rec embora estex paineis sao produzidos na china, mas com supervisão Norwergesa.
Relativamente a dois orçamento que ja tenho estas sao mais baratos em cerca de 800 eur para os 18 paineis.
O que acham?
Obrigada mais uma vez!

Responder

Voltar para “Projectos”