Página 3 de 16

Enviado: terça mai 22, 2007 10:00 pm
por orbis
ok. não tinha percebido isso.

Enviado: terça mai 22, 2007 10:04 pm
por jscavalh
de qualquer modo o motor podia ter ficado assim por uma má utilização deste tipo de combustivel, neste momento como referi atrás encontro-me a consumir ov mesmo que em pequenas quantidades, acho que devo continuar a estudar a matéria até me dicidir a fazer qualquer tipo de alteração, mesmo num carro já com alguns anos, os tempos estão dificeis e há ter cuidado.

Enviado: terça mai 22, 2007 10:16 pm
por jscavalh
hynek, não descurando o comentário do orbis (fiquei a saber mais uma) e que mais uma vez agradeço, gostaria que a minha questão fosse comentada (30% + 1% gasolina, s/ alteração nenhuma apenas no verão),

aproveito para perguntar como era possivel o óleo ficar ao ar livre? depósito destapado???

Enviado: terça mai 22, 2007 11:09 pm
por hynek
jscavalh Escreveu:;) hynek, quem sabe sabe, é bem observado e faz todo o sentido, sem o2 nesse circuito fechado.........., contudo dou comigo muitas vezes a pensar, (isto porque é muita coisa nova para mim e "some times" tenho dificuldade em assimilar tudo), então e a polimerização só se dá no depósito? vi umas fotos de um motor aberto (sinceramente já não me lembro onde) que mostrava o óleo (ou lá o que era) agarrado ás paredes interiores do motor por todo o lado, assim teriamos duas hipóteses: ou a tal polimerização também se estende a outros locais do carro, ou então o motor em questão tinha um problema especifico e através de fugas nas juntas foi-se alojar no motor.

gostava que comentasses esta minha opinião.

que achas sem alteração nenhuma aumentar para 30% de ov (com 1% de gasolina),e de 5 em 5 depósitos fazer uma limpeza como o manuelcar referiu?

um abraço
estes problemas realmente acontecem num motor quando não estão reunidas as condições de combustão. sobretudo com elevadas percentagens do ov durante o arranque e com motor frio e falta de pré-aquecimento ou aquecimento defeituoso (insuficiente) do ov. temos aqui publicadas as regras, se forem seguidas, não há problema. cuidado, o motor tem de estar em boas condições, afinado.

já não me lembro que carro tens, mas os valores parecem-me seguros, mesmo sem kit. claro, se notares algo suspeito (muita fumaça, puxa mal, etc...), páras experiência e vais procurar a razão. de vez em quando desmontas um injector ou vela para saber da qualidade de combustão. recomendo também o que o manuelcar referiu.

Enviado: terça mai 22, 2007 11:11 pm
por hynek
jscavalh Escreveu:hynek, não descurando o comentário do orbis (fiquei a saber mais uma) e que mais uma vez agradeço, gostaria que a minha questão fosse comentada (30% + 1% gasolina, s/ alteração nenhuma apenas no verão),

aproveito para perguntar como era possivel o óleo ficar ao ar livre? depósito destapado???
o depósito, além do combustível, contém naturalmente ar

Enviado: terça mai 22, 2007 11:16 pm
por jscavalh
nissan terrano i / 94

ha, e obrigado.

Enviado: terça mai 22, 2007 11:43 pm
por hynek
jscavalh Escreveu:nissan terrano i / 94

ha, e obrigado.
este não deve ter problemas. tem bosch ou kiki rotativa. deve aguentar bem até ov50 no verão.

Enviado: quarta mai 23, 2007 7:18 am
por jscavalh
este não deve ter problemas. tem bosch ou kiki rotativa. deve aguentar bem até ov50 no verão.[/quote]

ok, vou subir aos 30%, tenho óleo usado disponivel "for free", só tenho que o limpar.

Enviado: quarta mai 23, 2007 11:14 am
por hynek
jscavalh Escreveu: ok, vou subir aos 30%, tenho óleo usado disponivel "for free", só tenho que o limpar.
cuidado com ov usado!!!!!

vai ver o tópico que fiz sobre isso:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2864

Enviado: quarta mai 23, 2007 1:12 pm
por jscavalh
tenho encomendadas umas mangas que vêm dos eua que filtram em 3 fases até 1µ

e tenciono utilizar igualmente um óleo de lubricação diferente:

plantomot

high performance energy conserving

sae 5w-40 engine oil - rapidly biodegradable

está na biocar, conheço o importador nacional

abraço

Enviado: quarta mai 23, 2007 1:27 pm
por jscavalh
esqueci-me de agradecer, e estive a ler o tópico,………….. bastante interessante apesar de logisticamente trazer complicações a quem não dispõe de muito espaço,

assim para obter uma filtragem excelente farei este processo antes de iniciar a filtragem com as mangas.
acerca da secagem, se for com uma resistência quanto tempo leva? ainda se vendem dessas resistências? antigamente eram muito comuns para aquecer água mas agora não se encontram.

Enviado: sexta mai 25, 2007 2:10 pm
por manuelcar
[***************] disse:
vivam smile...

o problema que mais aparece aqui na oficina em motores que funcionam com % de ov sem que para isso estejam devidamente adaptados é causado pelo retorno do combustivel ao deposito..e ainda bem que assim é..já que o motor se recusa a funcionar com eficiencia (ficando alguns a não passar de relanti) evitando dessa forma males maiores..

o problema consiste em uma formação gelatinosa que se instala no deposito de combustivel e que acaba por obstruir o filtro que se encontra no "chupador" do deposito..o que acaba por implicar uma intervenção nem sempre pouco onerosa..

mas a ansia de poupar algum dinheiro..e não propriamente o ambiente..faz com que muitos utilizem de forma totalmente desapropriada o ov como, ou em percentagem, combustivel...a velha estória de "poupar na farinha para gastar no farelo"

um outro problema que tambem aparece com alguma..embora menor..frequencia é o de ruptura de bombas injectoras..bosch incluidas..

tudo isto tem acontecido em viaturas que.. segundo os proprietarios.. nunca ultrapassaram os 50%..todavia acaba por ser irrelevante a percentagem quando acima dos 10-15%..o que varia é apenas o tempo até que os problemas ocorram..

cumprimentos

[***************]

Enviado: sexta mai 25, 2007 5:03 pm
por jscavalh
pois, se calhar mesmos os 30% com gasolina pode dar problemas já que não tenho qualquer adptação para o consumo do ov,

vamos ver se notar algo que seja (e sou muito piquinhas nos barulhos e alterações do motor) paro logo e verifico, 1º desmontar um injector, se houver indicio de má queima então procedo conforme referiste: pequenos depósitos só gasólio +1% gasolina até desaparecerem todos os vestigios do ov, deverá ser indicado também trocar filtros verificar as velas, correcto?

retorno.

Enviado: sábado mai 26, 2007 11:32 pm
por DINIS
gostaria de saber onde devo de introduzir o retorno do ov no sistema novamente. antes ou depois do filtro do combustivel do carro, ou noutro local.
pesso a vossa opinião.

Imagem.

Enviado: sábado mai 26, 2007 11:40 pm
por DINIS
manuelcar Escreveu:assim é, de facto. um tubo ressequido ou uma união mal apertada pode provocar problemas. eu tenho-me debruçado um pouco sobre este problema e a conclusão é sempre a mesma: num clima como o nosso,tão propício ao consumo do ovd não é recomendável enviar o retorno ao tanque e isso não está previsto pela maioria dos fabricantes de kits. o único que produz uma peça que sangra automaticamente o sistema é a europecon, infelizmente a um preço equivalente ao de uma electroválvula. eu e o hynek temos discutido alternativas mais em conta, mas a limitação do uso o cobre ou ligas com cobre tem limitado as opções. felizmente encontrei uma peça em inox que deve resolver o problema. não sei o preço mas deve ser razoável porque se usa nos sistemas de aquecimento central.
Imagem
Imagem
como podem ver trata-se de um dispositivo sofisticado, as dimensões são de 6 cm de altura por 4 de diâmetro. deve ser montada num circuito sobre pressão, portanto na saída do retorno antes de uma válvula de retenção, ou imediatamente após a bomba de transferência. quando a tiver montada logo posto imagens e esquema. falta-me a válvula de retenção.
boa noite gostaria de saber que aparelho está nas fotos e para que serve e onde se pode comprar.
pedido de ajuda.

Enviado: domingo mai 27, 2007 8:43 pm
por manuelcar
a valvula de boia que está na foto ainda não foi convenientemente testada para o uso com ov. de qualquer forma um dispositivo destes não é necessário desde que se possa purgar manualmente o ar, e o circuito esteja em boas condições. tenho um citren saxo que anda com o retorno ligado para a entrada do filtro, desde o verão passado. e ainda não tive necessidade de purgar o ar. no circuito existem tubos transparentes que permitem verificar que não existem bolhas de ar.

Enviado: segunda mai 28, 2007 12:33 am
por AkEr NaTo
o k esta na foto parece-m uma vavula ou purgador como lhe queiram chamar, nao sei qual é o nome tecnico pork tb nao é da minha area laboral.

este acessorio é de extrair o ar do sistema manualmente e automaticamente, deve ser colocado no ponto mais alto da instalaçao.

espero ter ajudado

akele abraço

Tipo de oleo usado

Enviado: segunda mai 28, 2007 6:37 pm
por DINIS
gostaria de saber que tipo de oleo que usam, novo, usado sem ser limpo ou usado sendo limpo se limpo como o purificam para tirar o sal a agua e o acuçar se for o caso e a acides.

Re: Tipo de oleo usado

Enviado: segunda mai 28, 2007 6:40 pm
por hynek
dinis Escreveu:gostaria de saber que tipo de oleo que usam, novo, usado sem ser limpo ou usado sendo limpo se limpo como o purificam para tirar o sal a agua e o acuçar se for o caso e a acides.
procura aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2864

Enviado: terça mai 29, 2007 2:26 pm
por manuelcar
este tópico está a ficar confuso e com muitas conversas cruzadas. fi-lo inamovivel porque tratava um assunto da maior importancia para quem já queima ovd. assim, se calhar o melhor será largar este e criar outro de novo.