INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
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Compatibilidade com o Astra 1.7 Dti ???
amigos, conheci hoje este site e dou os parabens aos seus responsaveis.
gostaria de saber se o meu carro e a respectiva bomba são compativeis com a utilização do ov.
opel astra 1.7 dti janeiro 2003
grato por uma resposta
polo
gostaria de saber se o meu carro e a respectiva bomba são compativeis com a utilização do ov.
opel astra 1.7 dti janeiro 2003
grato por uma resposta
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Re: Compatibilidade com o Astra 1.7 Dti ???
polo, o fry tem razão, embora seja demasiado directo, tens que estudar um pouco primeiro, e depois tiras duvidas, estaremos sempre ao teu dispor para te ajudar, torna-se demasiado repetitivo a tua pergunta para quem esta aqui para discutir soluções e aprender sempre mais.polo Escreveu:amigos, conheci hoje este site e dou os parabens aos seus responsaveis.
gostaria de saber se o meu carro e a respectiva bomba são compativeis com a utilização do ov.
opel astra 1.7 dti janeiro 2003
grato por uma resposta
polo
um abraço
david
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smart fortwo cdi
olá oleosos
esta receita é um pouco apertada para o meu smart fortwo cdi, o deposito so tem 22l.
considerndo 1l como reserva, cada abastecimento terá 21l, tou a pensar em usar a receita da seguinte forma:
1 ovd5
2 ovd10
3 ovd14
4 ovd19
5 ovd24
que acham? é muito agressivo?
cpts
esta receita é um pouco apertada para o meu smart fortwo cdi, o deposito so tem 22l.
considerndo 1l como reserva, cada abastecimento terá 21l, tou a pensar em usar a receita da seguinte forma:
1 ovd5
2 ovd10
3 ovd14
4 ovd19
5 ovd24
que acham? é muito agressivo?
cpts
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Re: smart fortwo cdi
acho um exagero, ov15 no inverno e ov20 verão, no máximo, e só ov novo, que não contém sojamotorato76 Escreveu:olá oleosos
esta receita é um pouco apertada para o meu smart fortwo cdi, o deposito so tem 22l.
considerndo 1l como reserva, cada abastecimento terá 21l, tou a pensar em usar a receita da seguinte forma:
1 ovd5
2 ovd10
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4 ovd19
5 ovd24
que acham? é muito agressivo?
cpts
Um abraço
Hynek
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
ola malta.. faz umas duas semanas q tenho andado a "vasculhar" todas as informações uteis para o meu caso aqui no forum.. tenho um clio 1.9 d de 1999 e li q as recomendações máximas seriam de ov10 no inverno e ov20 no verão.. pois bem, esta semana fiz um abastecimento de 20 litros de gasóleo continente (7 centimos mais barato) e coloquei 1l de ov (0,60 € no intermarché) no depósito.. parecendo ate ridiculo o q vou dizer (e faço 5000 km por mês), o rendimento do carro foi sensacional esta semana (geralmente abastecia na galp).. alem de n ter notado qq anomalia, notei q o carro respondeu de maneira diferente do habitual qdo eu lhe colocava o "pé".. (nao vou ser hipócrita, tenho o "pé" pesadinho por força das circunstâncias).. bom, o q quero mm saber é o q voces acham de ir ate aos 20% no meu carro sem ter um kit... (tou a contar poupar +/- 3€ por abastecimento) e se corro algum risco q me tenha escapado aqui no forum...abraços a todos e contem cmg no q for necessário... n estou é pra passar a vida a sustentar os magnatas do petroleo...
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
fizeste uma leitura atenta, as informações que retiraste estão correctas. aconselho seguir a recomendação:_tt_ Escreveu:ola malta.. faz umas duas semanas q tenho andado a "vasculhar" todas as informações uteis para o meu caso aqui no forum.. tenho um clio 1.9 d de 1999 e li q as recomendações máximas seriam de ov10 no inverno e ov20 no verão.. pois bem, esta semana fiz um abastecimento de 20 litros de gasóleo continente (7 centimos mais barato) e coloquei 1l de ov (0,60 € no intermarché) no depósito.. parecendo ate ridiculo o q vou dizer (e faço 5000 km por mês), o rendimento do carro foi sensacional esta semana (geralmente abastecia na galp).. alem de n ter notado qq anomalia, notei q o carro respondeu de maneira diferente do habitual qdo eu lhe colocava o "pé".. (nao vou ser hipócrita, tenho o "pé" pesadinho por força das circunstâncias).. bom, o q quero mm saber é o q voces acham de ir ate aos 20% no meu carro sem ter um kit... (tou a contar poupar +/- 3€ por abastecimento) e se corro algum risco q me tenha escapado aqui no forum...abraços a todos e contem cmg no q for necessário... n estou é pra passar a vida a sustentar os magnatas do petroleo...
sem adaptação - inverno ov10, verão ov20 (bi lucas), caso contrário poderá haver problemas e despesas avultadas.
podes estudar uma possibilidade de troca de bi por uma compat9vel com ov (bosch). aí é que podes aumentar substancialmente as percentagens: sem adaptação - inverno ov25, verão ov40.
podes também considerar aquisição de um kit. se fazes 5.000 km/mês e arranjas ov por bom preço, até um kit de 2 depósitos fica rentabilizado em poucos meses.
podes aqui seguir um caso de adaptação que tinha uma bi lucas de origem:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &sk=t&sd=a
Um abraço
Hynek
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
vivam ...
nunca entendi bem a razão de troca de bi´s para utilização de ov como combustivel..apesar de ser do conhecimento geral que a bosch ou equivalentes possuem uma maior fiabilidade em relação a estas duas em particular (lucas e roto-diesel)..mesmo utilizando gasoleo..
para já é uma operação algo dispendiosa..ao trocar a bi há tambem que substituir o kit de distribuição..os injectores..embora haja quem o não faça..tambem deveriam ser substituidos..e nas que já integram electronica na sua gestão a coisa ainda se complica mais um pouco..
algumas viaturas que preparei teem bi lucas e/ou roto-diesel..embora a maioria tenham bosch..e até ao momento nem um unico problema a reportar..e algumas já vão com varias dezenas de milhares de quilometros feitos..
ao conferir ao ov..através das mais diversas formas..caracteristicas semelhantes ao gasoleo.. qualquer sistema de injecção..independentemente da marca..mantem a fiabilidade igual ao se por ele (sistema) passar gasoleo..talvez até beneficie com o ov dada a sua superior lubrificidade..
mas esta é apenas a minha abordagem e perspectiva..
abraços
[***************]
nunca entendi bem a razão de troca de bi´s para utilização de ov como combustivel..apesar de ser do conhecimento geral que a bosch ou equivalentes possuem uma maior fiabilidade em relação a estas duas em particular (lucas e roto-diesel)..mesmo utilizando gasoleo..
para já é uma operação algo dispendiosa..ao trocar a bi há tambem que substituir o kit de distribuição..os injectores..embora haja quem o não faça..tambem deveriam ser substituidos..e nas que já integram electronica na sua gestão a coisa ainda se complica mais um pouco..
algumas viaturas que preparei teem bi lucas e/ou roto-diesel..embora a maioria tenham bosch..e até ao momento nem um unico problema a reportar..e algumas já vão com varias dezenas de milhares de quilometros feitos..
ao conferir ao ov..através das mais diversas formas..caracteristicas semelhantes ao gasoleo.. qualquer sistema de injecção..independentemente da marca..mantem a fiabilidade igual ao se por ele (sistema) passar gasoleo..talvez até beneficie com o ov dada a sua superior lubrificidade..
mas esta é apenas a minha abordagem e perspectiva..
abraços
[***************]
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
obrigado hynek e [***************] pelas vossas respostas ás minhas dúvidas... no entanto surgiu-me uma q me tinha escapado ontem... pq é q as razões percentuais de ov sao diferentes no inverno e no verão? eu sei q é pela temperatura , mas é so pq o carro vai custar mais a pegar? e se for um caso (q n é o meu) em q o carro fica na garagem durante a noite? é q pelo q li aqui, isso n me ficou muito explícito...
hynek, qto ao kit, vou ser sincero, por mt q me compensasse, eu n me ia meter nessa aventura dispendiosa, ate pq o carro n deve ser pra manter mt mais tempo e iria obrigar-me a investir sem ter um retorno financeiro agradável.... de qq maneira agradeço imenso a vossa atenção.. so é pena eu n ter vindo cá "parar" mais cedo...
hynek, qto ao kit, vou ser sincero, por mt q me compensasse, eu n me ia meter nessa aventura dispendiosa, ate pq o carro n deve ser pra manter mt mais tempo e iria obrigar-me a investir sem ter um retorno financeiro agradável.... de qq maneira agradeço imenso a vossa atenção.. so é pena eu n ter vindo cá "parar" mais cedo...
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
concordo contigo fernando, desde que o kit seja de fiabilidade suficiente, não há grande problema, embora os riscos são sempre mais elevados (em caso de esquecimento de purga, etc...), embora no teu kit, ao aquecer directamente a bi, não é tão preocupante.[***************] Escreveu:vivam ...
nunca entendi bem a razão de troca de bi´s para utilização de ov como combustivel..apesar de ser do conhecimento geral que a bosch ou equivalentes possuem uma maior fiabilidade em relação a estas duas em particular (lucas e roto-diesel)..mesmo utilizando gasoleo..
para já é uma operação algo dispendiosa..ao trocar a bi há tambem que substituir o kit de distribuição..os injectores..embora haja quem o não faça..tambem deveriam ser substituidos..e nas que já integram electronica na sua gestão a coisa ainda se complica mais um pouco..
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ao conferir ao ov..através das mais diversas formas..caracteristicas semelhantes ao gasoleo.. qualquer sistema de injecção..independentemente da marca..mantem a fiabilidade igual ao se por ele (sistema) passar gasoleo..talvez até beneficie com o ov dada a sua superior lubrificidade..
mas esta é apenas a minha abordagem e perspectiva..
abraços
[***************]
o problema é o custo do kit para uma bi sensível e neste caso fica muitas vezes mais viável a substituição da bi, sem falar do acréscimo significativo de segurança.
Um abraço
Hynek
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
...porque a bi pode ir desta para melhor, com ov mais viscoso.... está suficiente explicado em vários posts._tt_ Escreveu:obrigado hynek e [***************] pelas vossas respostas ás minhas dúvidas... no entanto surgiu-me uma q me tinha escapado ontem... pq é q as razões percentuais de ov sao diferentes no inverno e no verão? eu sei q é pela temperatura , mas é so pq o carro vai custar mais a pegar? e se for um caso (q n é o meu) em q o carro fica na garagem durante a noite? é q pelo q li aqui, isso n me ficou muito explícito...
hynek, qto ao kit, vou ser sincero, por mt q me compensasse, eu n me ia meter nessa aventura dispendiosa, ate pq o carro n deve ser pra manter mt mais tempo e iria obrigar-me a investir sem ter um retorno financeiro agradável.... de qq maneira agradeço imenso a vossa atenção.. so é pena eu n ter vindo cá "parar" mais cedo...
um kit pode ser desmontado e montado noutro carro. em caso de o carro consumir uns 5 lt/100 km, em 5.000 km/mês pode se poupar uns 50 €/mês. quanto mais consumir o carro, maior é poupança.
Um abraço
Hynek
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
então faço a pergunta da praxe: e quanto custa um kit?
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
[quote="_tt_"]........ pq é q as razões percentuais de ov sao diferentes no inverno e no verão? eu sei q é pela temperatura , mas é so pq o carro vai custar mais a pegar? e se for um caso (q n é o meu) em q o carro fica na garagem durante a noite? é q pelo q li aqui, isso n me ficou muito explícito... quote]
boas tt,
saberes que a % utilização de ov está relaccionada com a temperatura e estares atento a isso é muito importante para quem não tem adaptações. se tiveres um termómetro na garagem e outro na rua, verificarás que pelo menos ganhas 10ºc ao parquear na garagem. muitas das vezes tenho 0ºc na rua e 19ºc na garagem, logo pega na boa, mas se durante o dia estiver muito frio, pode acontecer teres dificuldade a pegar à "tarde" na rua. orienta-te pelas previsões do tempo que dão na tv, lá dão a minima e a máxima, e convem estar atento, porque muitas das vezes a máxima pode ser pequena e criar dificuldades.
noutro post, perguntavas se podias colocar mais ov, poder podes mas nunca dês um salto grande na percentagem e caso notes que o carro não esteja a corresponder (significa que ultrapassastes a % de tolerância da viatura ao ov), coloca imediatamente mais gasóleo na próxima bomba; portanto, nunca atestes.
saudações oleosas
boas tt,
saberes que a % utilização de ov está relaccionada com a temperatura e estares atento a isso é muito importante para quem não tem adaptações. se tiveres um termómetro na garagem e outro na rua, verificarás que pelo menos ganhas 10ºc ao parquear na garagem. muitas das vezes tenho 0ºc na rua e 19ºc na garagem, logo pega na boa, mas se durante o dia estiver muito frio, pode acontecer teres dificuldade a pegar à "tarde" na rua. orienta-te pelas previsões do tempo que dão na tv, lá dão a minima e a máxima, e convem estar atento, porque muitas das vezes a máxima pode ser pequena e criar dificuldades.
noutro post, perguntavas se podias colocar mais ov, poder podes mas nunca dês um salto grande na percentagem e caso notes que o carro não esteja a corresponder (significa que ultrapassastes a % de tolerância da viatura ao ov), coloca imediatamente mais gasóleo na próxima bomba; portanto, nunca atestes.
saudações oleosas
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
ola jorge.. quero agradecer-te desde ja pela tua resposta.. bom, eu n sou propriamente um expert da mecanica automovel, e apesar de ter lido mt aqui no forum antes de colocar ov no deposito, confesso q ja tinha ultrapassado a "barreira" psicologica a q o bom português está habituado, ou seja, sabia q ia ter de "ver pra crer".... por isso experimentei primeiro e coloquei as duvidas depois.. tenho um austin mini e qdo o comprei, ja tinha ouvido falar da morte anunciada da gasolina super aditivada, resumindo, começou a beber 95 octanas logo de inicio e nc se queixou, apesar de haver mta malta q me dizia q o motor ia "sufocar"... quero com isto dizer q acho q o problema geral é a falta de informaçao e a preguiça pela pesquisa... concentrando-me naquilo q me explicas-te, o q quero mm saber é se achas q posso ir mais alem dos 20% de ov.. é q eu sou do porto, mas estou em leiria durante a semana, onde as temperaturas ambiente sao smp mais altas... n sei se me faço entender mas o q queria mm saber, sem ser chato, é quais sao as temperaturas de inverno e as de verao a q o pessoal se refere.. pq pra mim, 13 graus no inverno é uma temperatura "agradável".. acrescentando apenas mais um exemplo aos mts aqui postados, sei de pessoal q anda á milhares de km a 70% de ov sem qq kit e o carro nc pifou.. eu n quero correr riscos, prefiro ser mais sensato, mas quero ter a certeza do maximo ate onde posso ir...
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
tt,
o hyneck já te disse que para o teu caso 10% inv e 20% no verão, e eu acrescentei que se quisesses colocar mais, que o fizesses aumentando devagarinho a percentagem e ao menor sinal de mau funcionamento colocares mais gasóleo.
quanto às temperaturas, 13ºc são 13ºc quer no verão quer no inverno ou quer seja de manhã ou quer seja à tarde. quando por aqui se fala em verão, significa que de manhã, quando pegares no carro que deixaste na rua estão 20ºc, abaixo disso considera sempre inverno!
a tua viatura não é das mais compatíveis, e sem esquecer que te deram a indicação do limite de 20%, dá aqui uma espreitada: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=5912
o hyneck já te disse que para o teu caso 10% inv e 20% no verão, e eu acrescentei que se quisesses colocar mais, que o fizesses aumentando devagarinho a percentagem e ao menor sinal de mau funcionamento colocares mais gasóleo.
quanto às temperaturas, 13ºc são 13ºc quer no verão quer no inverno ou quer seja de manhã ou quer seja à tarde. quando por aqui se fala em verão, significa que de manhã, quando pegares no carro que deixaste na rua estão 20ºc, abaixo disso considera sempre inverno!
a tua viatura não é das mais compatíveis, e sem esquecer que te deram a indicação do limite de 20%, dá aqui uma espreitada: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=5912
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
jorge, eu sabia q o máximo era 20%, mas a ansiedade de querer mais, leva uma pessoa a tentar colocar nem q seja mais 1%..
de qq maneira, obrigado pelas dicas e pelo link, qq coisa dispôe, se bem q aqui os experts sao voces..... garanto q vou andar aqui pelo fórum com frequencia....
e se alguem me disser por quanto fica um kit aplicavel, agradeço...
de qq maneira, obrigado pelas dicas e pelo link, qq coisa dispôe, se bem q aqui os experts sao voces..... garanto q vou andar aqui pelo fórum com frequencia....
e se alguem me disser por quanto fica um kit aplicavel, agradeço...
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
_tt_ segundo os meus conhecimentos o que se passa é o seguinte. certamente já leste por aqui que o ov é mais denso que o diesel, ora como estamos no inverno, o clima favorece essa densidade. quem trata de ovu em casa, quando o põe a secar (entenda-se evaporar a possivel água que tenha) apercebe-se que demanhã ou ao final da tarde o ovu no jerrican apresenta um aspecto mais basso...mais denso, enquanto que na hora mais quente do dia fica sempre mais lúcido..., menos denso.
no caso do ov novo não existe essa história de secagens, mas as densidades são mais ou menos iguais ao ovu.
ora também é conhecido que no tempo mais fresco, inverno, os carros não aquecem tanto seja nas viagens mais curtas ou nas viagens mais longas. juntando ambas as coisas, temperatura do ov e do motor mais reduzidas, deixam de estar reunidas as condições que abitualmente estão no verão para as percentagens recomendadas para esta época. mas tal não significa que não possas andar com as mesmas percentagens que poderias no verão, só que o tratamento que se dá ao motor é que não favorece nada a saude do mesmo.
acredita que 10 ou 15 graus a mais no verão fazem diferença... o ov ao estar mais diluido mistura-se melhor com o diesel, mais diluido circula melhor na malha apertada do filtro, ao circular melhor a bomba injetora tem menos esforço, mais diluido facilita o trabalho da bi interiormente, os injetores atomizam-no melhor, há uma melhor queima havendo também mais aproveitamento do combustivel e uma redução da possivel fuga de ov não queimado para o carter,... são varias coisas em jogo. mas claro que podes utilizar as mesmas percentagens, mas dificilmente alguém tas recomenda pois não são aconselhaveis... se resolveres expermentar, como já foi dito atrás não enchas completamente o depósito para poderes meter diesel se notares algo de anormal no funcionamento do motor...
espero ter ajudado...
no caso do ov novo não existe essa história de secagens, mas as densidades são mais ou menos iguais ao ovu.
ora também é conhecido que no tempo mais fresco, inverno, os carros não aquecem tanto seja nas viagens mais curtas ou nas viagens mais longas. juntando ambas as coisas, temperatura do ov e do motor mais reduzidas, deixam de estar reunidas as condições que abitualmente estão no verão para as percentagens recomendadas para esta época. mas tal não significa que não possas andar com as mesmas percentagens que poderias no verão, só que o tratamento que se dá ao motor é que não favorece nada a saude do mesmo.
acredita que 10 ou 15 graus a mais no verão fazem diferença... o ov ao estar mais diluido mistura-se melhor com o diesel, mais diluido circula melhor na malha apertada do filtro, ao circular melhor a bomba injetora tem menos esforço, mais diluido facilita o trabalho da bi interiormente, os injetores atomizam-no melhor, há uma melhor queima havendo também mais aproveitamento do combustivel e uma redução da possivel fuga de ov não queimado para o carter,... são varias coisas em jogo. mas claro que podes utilizar as mesmas percentagens, mas dificilmente alguém tas recomenda pois não são aconselhaveis... se resolveres expermentar, como já foi dito atrás não enchas completamente o depósito para poderes meter diesel se notares algo de anormal no funcionamento do motor...
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
ola flamingo..o teu post é bastante explicito, agradeço imenso.. ja tinha percebido a ideia geral e n ia nem vou arriscar mais do q aquilo q tinha lido, mas a "ganancia" pelo ov apoderou-se de mim... se bem q o meu "bolinhas" n sejas dos mais ideais neste aspecto... vou seguir todos os conselhos com atençao... ate pq so comecei esta semana e tava a cumprir umas percentagens q o jorge santos deu no inicio deste post, ou seja, começar em 5% e ir aumentando aos poucos... esta semana q vem, e como ja fiz 500km, vou passar a 10% e vou manter-me por aí ate fim de maio talvez... dou os parabens a todos, voces têm sido impecáveis e o este forum é excelente....