Lavar o BD a seco

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

pois...mas tuga não embarca nessa do deus....
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

fry:
recebi uma proposta para testar o produto trisyl, que trata-se de uma sílica, desenvolvida para purificar biodiesel, vou receber 1 kg para testar.

vc saberia a respeito das telas serigráficas, qual delas teria uma malha equivalente à 1, 5 e 20 microns ?

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

amigos:
tomei a liberdade de reproduzir aqui nesse tópico as experiencias que estou fazendo e publicando em meu tópico:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 650172a596
boas baron:
a única coisa que se pode aproveitar do erro é a chance de mudar de rumo.
se vc erra e não aprende com o erro, esse não serve para nada, porque vc vai insistir no erro e errar de novo.
porisso que relato aqui tudo que acontece nos meus testes.
pois revelando as partes boas e ruins, os amigos, como você e vários outros, sugerem alternativas. como disse o fry: que a gente, sem querer, estamos ajudando muitas pessoas anônimas...

como faço o processamento no reator, e após retirar a glicerina, introduzo o pó de talco, faço a circulação por 30 minutos.
se eu deixar decantar o bio com o pó de talco 12 horas, no fundo do processador vai formar umas borra que não vou mais conseguir desentupir.
porisso acho que do processador, o bio com o pó de talco junto, deve ser destinado direto ao bidon de filtragem.
talvez numa área maior, como o toakiuai fez ( 2 bidons soldados na horizontal ).
como o pó de talco acumularia na 1ª camada de areia fina, seria fácil, de quando em quando, remover essa camada superficial de areia junto com o pó de talco, renovando o filtro.
isso pouparia a destinação do bio para um novo bidon de decantação do pó de talco, para só depois ir para a filtragem. como a temperatura torna o bio menos viscoso, se vc destinar à um bidon de decantação, vai precisar aquece-lo novamente, gastanto energia...

não sei se vc percebe o que estou pensando: aproveitar a caloria do processamento, após retirar a glicerina, colocar o pó de talco, aumentar a temperatura à 80ºc, circular 30 minutos e jogar tudo para o bidon de filtragem, liberando o reator para nova batelada.

no meu caso, com limite de 70 litros por batelada, significa 2.100 litros de bio por mês. é o que eu preciso para trabalhar com meus tratores.

de vez em quando vou lá no bidon de filtragem, retiro uma camada superficial de areia e pó de talco, reponho com areia limpa e sigo o processo.

acho que a saída para a purificação do bio é por aí.

os testes já demonstraram que o bio processado dessa maneira tem qualidade.

sds

luciano
qualquer dúvida, dê um pulo so link acima e sinta-se à vontade para opinar e perguntar.
sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

depois de entrar do forum sobre biodiesel no brasil http://www.biodieselbr/forum ( o único local que não se paga nada para participar ), tentei sem sucesso trazer novos integrantes para o novaenergia.
relatei as experiencias que estávamos fazendo por aqui..
de forma sistemática, o moderador do forum retirava parte ou todo o meu texto.
escrevia e o moderador apagava... acho que este é mais um exemplo de brasileiro explorador... quer grana... só grana... e fácil...
é uma pena saber que tem pessoas com essa mentalidade. pena, fico envergonhado desse site ser brasileiro.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

não fique. apesar de tudo, acho que não devemos renegar a nossa terra. em portugal também há muitos foruns com más práticas. a condição humana é igual em todo o lado.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

luciano kaefer Escreveu: escrevia e o moderador apagava... acho que este é mais um exemplo de brasileiro explorador... quer grana... só grana... e fácil...
é uma pena saber que tem pessoas com essa mentalidade. pena, fico envergonhado desse site ser brasileiro.
sds
luciano
luciano!

nós aqui sabemos que tem muito boa gente no brasil! não é só gente ruim. aliás por estes lados do atlantico existe muita gente verdadeiramente sacana também.

aquilo que você se queixa em seu país, eu também me queixo aqui no meu. principalmente algumas mentalidades.
até quando ando no transito e vejo certos individuos a fazer certas manobras, sem consciencia e sem respeito por ninguem, fico envergonhado de ser português. mas sei que há muitos portugueses boa gente e muitos brasileiros boa gente. não podemos generalizar.

coragem! seu país tem muito boa gente e muito bons potenciais.

um abraço amigo.

marco.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Mensagem por lobão »

bom meus amigos nós sabemos que existe gente sacana em todo lugar, mas não podemos nos deixar abater, e continuar nosso trabalho! neste fórum encontrei muita gente bacana, gente que mesmo não conhecendo pessoalmente tenho grande admiração e considero meus amigos. que compartilham seus conhecimentos seus erros e acertos sempre com o objetivo de tornar nosso planeta melhor.

acho que os moderadores tem uma postura correta em desencorajar qualquer tipo de "espertalhões" (sejam eles brasileiros, portugueses ou de qualquer nacionalidade) que queiram se aproveitar da boa fé de nossos amigos.

e vamos continuar lutando contra a ignorância, a ganância, dividindo nossos conhecimentos, quem sabe não conseguimos mudar nem que seja um pouco a postura de algumas pessoas!!!!

abraços a todos!!!!


lobão.!!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Quimico
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda nov 05, 2007 8:29 pm

Mensagem por Quimico »

eai, galera

como, vcs fazem para recuperar o metanol misturado para que tenha um a menor perca possivel.

pois eu fiz um modelo que encontrei na net com um tubo de pvc e um cano de cobre 1/2.

ai o vapor passa por este e condensa recuperando uns 5 a 8 % de produto, pois todos sabem que e caro.

se alguem puder me falar algo mais pratico, por favor.

pois na facul quanto menos se perde mais eu mesmo ganho.


o valeu e um abraço, se eu descobrir com meus prof sobre este silicade magnésia eu comento :roll

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Mensagem por lobão »

quimico da uma olhada nesse endereço que o red baron postou!!!!!

http://www.london-electronics.com/bd/ec ... system.htm


abraços!!!!!

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re:

Mensagem por CarlosPoças »

. não vou complicar o que é tão simples de se fazer com água.

só tive dificuldades em lavar na primeira experiência que fiz. todas as outras me tem corrido muitissímo bem. também tiro partido da resistência que tenho no processador o que facilita tudo.

da ultima vez nem usei os sprays, lavei enérgicamente recorrendo á circulação normal da bomba como se tivesse a fazer a transesterificação.

quando pretendo acelerar a separação da água da lavagem basta ligar a resistência a 40º e ....tá feito.
-----------------------------
olá fry

com o reactor novo já lá vão duas bateladas e duas imulsões também

porque quis aplicar o método que descreves e não me entendi com ele.

também é verdade que estava habituado ao borbolhamento ,que na altura me pareceu mais

fácil. nesta altura tenho uma batelada no reactor na fase de decantada (a glicerina)

e após ésta juntei 40 gramas de silicato (para 30 litros de bio) ainda a quente,recirculei e

amanhã após ter decantado vou fazer o teste do ph e possivelmente lavar uma unica vez

com água.è precizamente neste ponto que quero ajuda.

até já .carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re:

Mensagem por RED BARON »

lobão Escreveu: quimico da uma olhada nesse endereço que o red baron postou!!!!!

http://www.london-electronics.com/bd/ec ... system.htm


abraços!!!!!
esse linlk aí já não funciona mais, o novo é este:

http://www.graham-laming.com/bd/main.htm



o condensador de metanol está aqui.
http://www.graham-laming.com/bd/still/still.htm

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”