Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por lobão »

mas através da pele???
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por lobão »

a mamona, com maior teor de óleo ainda (47%), também pode ser utilizada para a produção de biodiesel. mas por se tratar de uma planta tóxica, há algumas implicações por ela não poder ser colhida com máquina, mas sim artesanalmente. e também o fato do farelo por ela produzido não poder ser utilizado para a alimentação animal, apenas para adubação. o óleo de mamona tem outras aplicações muito mais nobres e rentáveis na indústria de manufaturados, do que a produção de biodiesel.
confirma o que penso da mamona!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Autor do tópico
Ricinus
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo mar 09, 2008 10:44 pm
Localização: Lisboa

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por Ricinus »

após extração do oleo sabes que passos são necessários para tornar o oleo de mamona com qualidade que permita a sua venda a essas industrias?

Avatar do Utilizador

zemonte
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta set 13, 2006 3:02 am

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por zemonte »

caro jarcampos:

antes de mais, cuidado com a utilização de uma prensa de azeite para extrair o belíssimo, repito belíssimo óleo de rícino! na verdade, poderá fazer com a prensa, na próxima utilização, contamine o azeite com dois produtos perigosos, ambos classificados quimicamente como alcaloides (uns "primos" das proteínas), e que são a ricina e a ricinina! muito cuidado.
na verdade, o rícino tem esse problema dos alcaloides. mas atenção: não se faça disto um bicho-de-sete-cabeças. os alcaloides podem ser destruidos ("desnaturados") por meio de um tratamento térmico adequado. só que este custa energia e portanto... dinheiro! é este o dilema do rícino. a bem dizer, este é um problema que também está identificado na "jatropha curcas". na verdade, no caso da jatrofa (ou "purgueira", como gosto de lhe chamar, de forma bem antiga e portuguesa!) também há variedades que apresentam alcaloides. daí que se utilize, por exemplo em áfrica, como produto que ajuda na resolução de problemas intestinais ("purgante"->"purgueira").
mas voltando ao rícino, do qual estou a realizar experiências desde o ano passado em castelo branco (beira interior sul) e também perto de pinhel (beira interior norte), o seu maior valor - perdoem-me os acérrimos defensores dos biocombustíveis - não reside na utilização do seu óleo na produção de biodiesel ou no respectivo consumo com ovd. o óleo de rícino tem outras valorizações, nas indústrias farmacêutica, cosmética e, principalmente, de óleos lubrificantes de alta qualidade técnica. faça-se uma busca na net sobre óleos de motores de competição e vejam lá se na maior parte deles não vem lá uma certa percentagem de "castor oil". pois é: é o nosso amigo óleo de rícino (que em inglês se chama "castor bean oil", ou simplesmente "castor oil").
apesar de tudo, também eu, como dizia anteriormente, ando atrás do rícino, tentando estudar a sua adaptação às condições de portugal. lembro-me de que quando era miúdo, o rícino era uma vulgar planta de jardim, que aguentava tudo. principalmente precisava de pouca água para apresentar a sua bonita folhagem avermelhada e os seus belos cachos de frutos de um vermelho muito bonito também.
quanto às dificuldades práticas associadas à cultura, as plantas "têm a mania" de ir dando sementes ao longo do ano... ou seja, a produção não é concentrada numa dada época do ano. ora isto inviabiliza, ou pelo menos limita bastante a colheita mecanizada. é que, não fosse este aspecto, se calhar poderíamos pensar em colher o rícino à máquina, como se faz por exemplo no brasil. mas isto já é outra história, que de resto pretendo incluir na resposta a outro post que li hoje aqui no fórum.

cumps,
zemonte

ps - já agora: posso informar que a zona de lisboa, por exemplo, está carregada de rícino (experimentem ir ao ikea, a alfragide, e vejam que plantas estão à porta dos respectivos estacionamentos...; parecem árvores! e não estão sozinhas por aquelas bandas. se forem a alcântara, junto aos pilares da ponte também vêem carradas de plantas... as coisas que eu aqui ensino... agora, por favor, agora não estraguem tudo, com a ganância de quererem tudo só para um...)
jarcampos Escreveu:boas luciano
de facto voce tem razao em tudo que falou, mas vamos ver por outro prisma.
aqui em portugal o azeite é um processo tambem complexo na hora da apanha, mas todos os agricultores que têm oliveiras nao estao arrependidos (e nós temos do melhor azeite do mundo), muito pelo contrario (agora até ter oliveiras no jardim é chique), quem lhes dera que tivessem mais.
tambem sei que na sua maioria são cultivos familiares, e toda a gente ajuda, é claro que daí ate ser cultivo em grande escala vai uma distancia muito grande.
por isso e como voce escreveu, e muito bem, quando tem de ser em "grande" entao é melhor ponderar os prós e contras.
por outro lado se essas culturas nao servem para mais nada a nao ser para bd, entao talvez quem produza por exemplo girassol, devia utilizar essa produção para consumo humano e deixar as culturas de nao consumo para a produção de bd. assim acabariam com os defensores de que o bd traz fome.
gostava de experimentar o cultivo de pinhao manso para ver como se dá aqui no norte durante a primavera e o verao. provavelmente no sul (mais quente) se desse bem todo o ano!

a minha duvida é que não sei se com o seu oleo cru é possivel fazer directamente o bd, a parte das prensas, tenho um conhecido que me empresta a mesma com que prensa o azeite, mas ter a semente já é outro problema. o por ultimo ter noções de agricultura!!!!!!!!!!!!!!

abraços
Biocombustiveis, sim: porque o futuro vem ai!

Avatar do Utilizador

zemonte
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta set 13, 2006 3:02 am

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por zemonte »

caro luciano:

tentando ajudar a trazer alguma luz à questão da colheita da jatrofa, posso garantir que já há muita gente a trabalhar numa solução técnica que responda a este problema. na verdade, sei que por exemplo na argentina há estudos avançados no sentido de avaliar a colheita da jatrofa com máquinas de vindimar. não sei em que pé estão agora os trabalhos, mas no ano passado li que havia uma equipa a estudar a condução das plantas como se fosse uma vinha e a testar a colheita mecânica com a dita máquina de vindimar.
portanto, desde que a cultura seja economicamente rentável, a colheita mecanizada poderá ser uma realidade. a questão poderá estar mais em saber qual é o rendimento real da jatrofa (produção por hectare) e se a sua produção (e colheita) poderá ser concentrada numa dada época do ano, para melhor rentabilizar a operação de colheita.
para finalizar, não posso deixar de lembrar que a jatrofa também não tem utilidade a nível alimentar, pelo que é de facto uma cultura interessante para os biocombustíveis também por não competir com a alimentação humana e animal.

cumps,

zemonte
luciano kaefer Escreveu:particularmente, sou contra toda a cultura que não permita mecanização.
colheita manual, pressupõe contratação de mão de obra, gente que falta ao serviço e todos os problemas daí decorrentes.

vale para agricultura familiar, onde o pai bota a mulher e os filhos para colher ( em atividade desumana ), com as mãos pra cima, com cobras por baixo ( ambiente propício aos ofídeos ), colheita só das sementes maduras. trabalho desumano mesmo.

acho que a cultura, para ser rentável, tem que colocar uma máquina ( mesmo as confeccionadas em casa ) e extrair rapidamente aquilo que plantaste.

quem muito defende essa cultura são os vendedores de mudas. ( cobram caro por elas ).

e eles não gostam de mim porque sou contra essas culturas que não rendem aquilo que eles alegam para vender suas mudas.

sds

luciano
Biocombustiveis, sim: porque o futuro vem ai!

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por RED BARON »

luciano kaefer Escreveu:o hexano é utilizado como solvente para retirar a maior parte do óleo. existem algumas sementes que deitam na torta muito óleo.
a soja é uma delas, e o hexano é utilizado para extrair o máximo desse óleo.
não sei como se aplica. estou curioso.
luciano dá uma olhada neste documento, ao que parece o metanol é superior ao hexano para remover os restos de oleo da torta.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por Luciano Kaefer »

qual documento, red baron ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por RED BARON »


Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por RED BARON »

encontrei mais este documento na net

http://www.biodiesel.gov.br/docs/congre ... cacao7.pdf

ele contem vários metodos de eliminar a capacidade tóxica do ricino ou ricina.
nem todos tem eficácia a 100% mas há um bem simples que usa o hidróxido de cálcio e deve ser fácil de aplicar para eliminar a toxicidade da torta.

só mais um esclarecimento, as sementes contem duas substâncias tóxicas:
1- ricino, ricinio ou ricina, é bastante tóxica e é uma proteína.
2- ricinina, é um alcalóide e é muito menos tóxico que a ricina.

de qualquer modo, durante a extração do oleo, deve-se ter a consciência que a torta é bastante venenosa e o próprio oleo antes de ser purificado.

Avatar do Utilizador

toakiuai
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: terça dez 12, 2006 3:48 am
Localização: Rondonia/Brazil

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por toakiuai »

para a galera que procurava informações sobre prensas caseiras ai esta o link...
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... nsa#p56288
Chega de dar dinheiro ao governo e as Petroleiras. Agora é a nossa vez, nós também merecemos! - ehehehhe - Brazil OOOOLÉEEE!

Avatar do Utilizador

sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por sandro_ventania »

olá senhores,

desculpe se estou ressucintando um topico, mas notei que aqui não se tem muitos topicos novos e a maioria não teve uma finalização e como é pra acrescentar, achei válido.
nas experiencias que fiz para extrair oleo de mamona eu usei um processo simples...
moí as sementes, pode-se usar qualquer moedor de grãos, manual ou eletrico...acrescentei etanol, o etanol dissolve o oleo tornando-o fino...com a papa formada, basta espremer a papa, que pode-se usar até uma simples prensa caseira.
caso queira obter o oleo puro, basta agora aquecer para evaporar o etanol...caso seje para processar o biodiesel, não precisa mais nada, pois já estará misturado.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por RED BARON »

o processo do biodiesel não é tao simples assim. o alcool não é misturado no oleo antes de dissolvido a soda caustica. depois fazer bio com etanol não é tão fácil como usar metanol.
moí as sementes, pode-se usar qualquer moedor de grãos, manual ou eletrico...acrescentei etanol, o etanol dissolve o oleo tornando-o fino...com a papa formada, basta espremer a papa, que pode-se usar até uma simples prensa caseira.
atenção que este material não mais deve ser utilizado para fins alimentares e muito cuidado com as sementes de ricino moidas, esta bem descrito neste tópico a perigosidade destas sementes.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por Luciano Kaefer »

sem contar que a maior parte do óleo ainda estará na baga. as prensar mecânicas, largam de resíduo, um pó seco, sem nada de óleo.
é atras dessa que estamos. pelo que li, o equipamento é por demais simples. qualquer torneiro mecânico o faz. mas precisa as especificações.
se alguma alma caridosa souber, escreva aqui...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
Ricinus
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo mar 09, 2008 10:44 pm
Localização: Lisboa

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por Ricinus »

estas são as plantas de ricino que plantei numa localidade perto de rio maior.
foram plantadas em fevereiro do ano passado e em 7 meses deram cerca de 700 g de sementes. infelizmente os meus avos cortaram tudo porque a vizinhança comentava que era droga...
ainda tinham sementes quando foram cortadas pelo que a produtividade ainda seria superior.
com este espaçamento e se fosse plantado 1 ha a produtividade anual seria superior a 2000 kg de sementes. nada mau comparando com o que se atinge nos outros paises. mas também é preciso ter em conta que a terra levou fertilizante e rega regular. este ano vou tentar plantar jatropha
Anexos
energia_mamona.jpg
energia_mamona.jpg (56.29 KiB) Visto 10061 vezes

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por RED BARON »

viva ricinus,

que pena terem cortado as plantas, mas a realidade é esta... umas plantas estranhas e logo a desconfiança, uma pena mesmo.

no final do verão passado,a minha planta de jatropha curcas começou a ficar à sombra no sitio onde estava, no meu quintal que é virado a norte, lembrei-me então de colocar o vaso em cima do telhado da garagem para poder aproveitar mais um pouco de sol......não sei o que os vizinhos terão pensado ao ver uma planta desconhecida a crescer ao sol por alí.


Autor do tópico
Ricinus
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo mar 09, 2008 10:44 pm
Localização: Lisboa

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por Ricinus »

red baron,

a tua planta de jatropha resistiu bem ao frio?
tou a pensar manter a planta num vaso durante 1 ano para mantela dentro de casa no inverno e depois plantala num terreno para ver se no segundo ano já resiste melhor ao frio.
sabes dizer-me com que altura é que ela fica no final do primeiro ano?
as do ricino quase que chegaram aos 4 metros!acho que para além do oleo a biomassa do ricino podia ser vendida a uma central termoelectrica fazendo deste modo duas fontes de receita.


Autor do tópico
Ricinus
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo mar 09, 2008 10:44 pm
Localização: Lisboa

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por Ricinus »

desculpa central a biomassa

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por RED BARON »

ricinus Escreveu:red baron,

a tua planta de jatropha resistiu bem ao frio?
tou a pensar manter a planta num vaso durante 1 ano para mantela dentro de casa no inverno e depois plantala num terreno para ver se no segundo ano já resiste melhor ao frio.
sabes dizer-me com que altura é que ela fica no final do primeiro ano?
as do ricino quase que chegaram aos 4 metros!acho que para além do oleo a biomassa do ricino podia ser vendida a uma central termoelectrica fazendo deste modo duas fontes de receita.
antes demais desculpa pela demora na resposta, não tenho tido tempo para nada.
a minha planta está feita num pau, isto é não tem qualquer folha embora esteja debaixo de telha desde o mes de outubro quando começou a fazer mais frio.

mesmo resguardada a temperatura desceu até cerca de 5 graus positivos. pelo que li na net se a temperatura vier abaixo dos 15 graus as folhas caem é inevitável, isto deve provocar grandes atrazos no desenvolvimrnto da planta.
comprei a planta com cerca de 30 cm e agora que passou um ano mede aprox 75 cm.

quando perde as folhas fica com aspecto de seca, o ano passado pensei que tivesse mesmo morrido, mas não, pela primavera voltou a rebentar e até chegou a ganhar dois pequenos cahos de flor mas entretanto chegou o frio e perdeu tudo.

penso que aqui em portugal a produção de jatropha jamais alcançará valores significativos devido ao curto verão.
cumps.


Autor do tópico
Ricinus
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo mar 09, 2008 10:44 pm
Localização: Lisboa

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por Ricinus »

viva,

comprei umas sementes pela net que vieram da malásia. arranjei umas garrafas de meio litro cortei a parte de cima meti terra lá dentro e meti lá a semente. mas o pior é fiz isto na altura em que teve a chuver a potes pelo que a maior parte das garrafas ficaram alagadas. mesmo assim fui deitando fora o excesso de água e agora estão ao sol e não tenho regado. tou à espera a ver se nasce algumas coisa. ainda tenho pelo menos 15 sementes para semear. se alguem tiver sugestões e dicas...please


xico norris
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: domingo set 24, 2006 7:18 pm

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por xico norris »

boas.

dica profissional:

o óleo de ricino tem uma viscosidade elevada devido a grupo oh numa das cadeias de ácido gordo.
além de ser mais dificil fazer biodiesel, a separação do mesmo é muito mais dificil devido a formarem-se emulsões.

cumprimentos a todos!

Responder

Voltar para “BioDiesel”