Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

J Moreira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado ago 24, 2013 8:58 am

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por J Moreira »

Agrada-me a ideia no sentido de se constituir uma associação para defesa dos interesses dos pequenos produtores de energia.

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por BondadeSua »

Só o facto de termos "lei de auto-consumo" e que permita injectar o excedente na rede, é um avanço. Mas não tanto! Permite que se faça "legalmente" sem o risco de ter a "quadrilha de advogados" dos fornecedores à nossa espera no tribunal. Continuo a achar que os "fornecedores", não tem interesse nenhum no "auto-consumo". E por isso as "leis", vão sendo formatadas para que só eles saiam a ganhar. Qualquer que seja a nossa opção.
O assunto é sempre complexo. Reparem que se houver falta de controle técnico, os vizinhos duma instalação sobre-dimensionada podem sofrer as consequências. Quem a instala tb mas à partida já deveria saber/conhecer as consequências da sua instalação.
Como sempre os "nossos inteligentes governantes", primeiro fazem o fumo e depois a fogueira. Se der certo, ficam com mais um assunto em agenda de propaganda. UMA VITÓRIA!!! :cry: :cry: :cry:
Na realidade não procuram fazer nada de jeito, já que para o fazer, ou estão do lado do cidadão consumidor anónimo, ou do lado dos grupos instalados que realmente "governam". Particularmente acho que é só a segunda opção que eles entendem. O resto é fingimento rasca...
A nós, compete-nos "comer ou não", o vómito que os "bandulhos" das sociedades secretas constantemente constantemente regurgitam.
Dito doutra forma:
_ Organizem-se!
Estes nossos "inteligentes", não são capazes de entender que o "povo" quando devidamente estimulado, até investe as suas poupanças. E que isso cria emprego, fluxos "energéticos", auto-estima, equilíbrio ambiental, menor dependência, cidadania, responsabilidade, etc.
Mas tem que haver regras simples, claras e minimamente justas... o que não é o caso. Mas é melhor do que nada!
Se Espanha está pior?
Estivesse-mos nós tão mal como eles e eu até me ria!!!

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


nandogonca
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta jun 19, 2008 12:11 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por nandogonca »

Bem também eu estou interessado no autoconsumo. Tenho consumos constantes durante o dia de entre 150W a 300W, por isso se conseguisse reduzir isso a zero já era uma ajuda... Vamos aguardar para ver como isto vai ficar...


nandogonca
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta jun 19, 2008 12:11 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por nandogonca »

Bem pela leitura rápida, o que pude apurar é que para instalações acima de 1,5KW, a coisa já se torna mais complicada, desde inspeções periódicas(entre 6 anos e 10 anos), a ter um contador de produção, pagar uma mensalidade, etc...
Estou a ver que compensa ter até os 1,5Kw.

Quem tiver entre 200KW e os 700KW e queira vender o excesso,já será preciso registar como produtor (taxas a pagar) e a instalação será inspecionada. Se mesmo assim tiver entre os 200Kw e os 700Kw e tiver em excesso, não é obrigado a vender, evitando ter o certificado de exploração e despensas com montagens de contadores de produção...Para pequenas instalações de 200W a 500W, acho que valerá a pena..


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por areosa »

nandogonca Escreveu:Bem também eu estou interessado no autoconsumo. Tenho consumos constantes durante o dia de entre 150W a 300W, por isso se conseguisse reduzir isso a zero já era uma ajuda... Vamos aguardar para ver como isto vai ficar...
Do anteprojeto de Decreto de Lei que está em discussão, este tipo de sistemas de baixo custo com 2 painéis com potências entre os 400 Wp e os 500 Wp para suprir consumos constantes de uma habitação, parece-me ser o único que apresenta alguma vantagem em termos de retorno do investimento para a maioria das habitações em Portugal.
A outra modalidade de autoconsumo com venda da produção a 0,05€ - 10% de desconto - IRS - seguro - manutenção, só me parece ser rentável para quem tenha consumos elevados durante o dia, ou seja, para empresas. Para quem consome energia mais à noite e mais no inverno que no verão, a modalidade de autoconsumo para potências superiores a 700 Wp que implique vender a energia não consumida, não é minimamente rentável.
O ideal seria poder produzir durante o dia para gastar à noite e amealhar kWh no verão para poder gastar no inverno, mas, obviamente, o governo não optou por essa modalidade! :evil: :evil: :evil:

Cps, :mrgreen:

Avatar do Utilizador

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm
Localização: Vila Real - Trás os Montes

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por sousacastro »

areosa Escreveu:
nandogonca Escreveu:O ideal seria poder produzir durante o dia para gastar à noite e amealhar kWh no verão para poder gastar no inverno, mas, obviamente, o governo não optou por essa modalidade! :evil: :evil: :evil:

Cps, :mrgreen:
Pois isso era o ideal e o mais vantajoso para o consumidor...mas claro que é uma coisa praticamente impossivel de acontecer.
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO


dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por dmachado »

Onde é que se enquadram os kits de injecção zero? Na realidade estão em teoria ligados à RESP - rede eléctrica de serviço público, mas não injectam nela electricidade... opiniões?


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por areosa »

dmachado Escreveu:Onde é que se enquadram os kits de injecção zero? Na realidade estão em teoria ligados à RESP - rede eléctrica de serviço público, mas não injectam nela electricidade... opiniões?
Não me parece que esse tipo de kits tenha implicações legais porque a sua função é otimizar os consumos em casa para que todos os kWh produzidos sejam consumidos, não estando diretamente relacionado com a produção. Penso eu de que ...

Esse tipo de equipamentos pode trazer algum benefício porque permite canalizar a energia produzida para alguns equipamentos em vez de a vender a preço de saldo à EDP. Continua, no entanto, a ser um benefício muito limitado porque os sistemas fotovoltaicos têm o seu pico de produção na primavera e no verão mas é no inverno que o consumo de energia é mais elevado.

Cps, :mrgreen:


dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por dmachado »

No meu caso tenho forma de aproveitar o excesso para energia térmica que mais tarde utilizo ao cozinhar e nas máquinas da louça e roupa, logo acabo por poupar electricidade, é uma questão de dimensionar o sistema e interligá-lo com os restantes da casa, o que nem todos terão possibilidade de fazer.

Mesmo assim, estou a ver os tipos a chatear por causa de um sistema injecção zero.

Outros problemas aqui serão as taxas por isto e aquilo, inspecções dos sistemas, etc, que vão tornar a venda à rede quase inviável. Acho preferível ter um sistema injeção zero e evitar os consumos a uma escala superior, do que estar a vender os excessos de produção por uma bagatela e ainda aturar esta burocracia toda.

O artigo 40º das sanções está a referir artigos e alíneas errados, ou vi mal?


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por areosa »

dmachado Escreveu:No meu caso tenho forma de aproveitar o excesso para energia térmica que mais tarde utilizo ao cozinhar e nas máquinas da louça e roupa, logo acabo por poupar electricidade, é uma questão de dimensionar o sistema e interligá-lo com os restantes da casa, o que nem todos terão possibilidade de fazer.
Se ligar os painéis fotovoltaicos diretamente à resistência de aquecimento não tem qualquer chatice com isso por se tratar de um sistema autónomo, a questão é se é mais eficiente converter a luz solar para elétrica para depois aquecer água do que aplicar diretamente um sistema solar térmico.
dmachado Escreveu:O artigo 40º das sanções está a referir artigos e alíneas errados, ou vi mal?
Sim, já tinha reparado que alguns referências no texto não estão a apontar para o artigo certo. Espero que sejam corrigidas na versão final.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por RJSC »

areosa Escreveu:
dmachado Escreveu:No meu caso tenho forma de aproveitar o excesso para energia térmica que mais tarde utilizo ao cozinhar e nas máquinas da louça e roupa, logo acabo por poupar electricidade, é uma questão de dimensionar o sistema e interligá-lo com os restantes da casa, o que nem todos terão possibilidade de fazer.
Se ligar os painéis fotovoltaicos diretamente à resistência de aquecimento não tem qualquer chatice com isso por se tratar de um sistema autónomo, a questão é se é mais eficiente converter a luz solar para elétrica para depois aquecer água do que aplicar diretamente um sistema solar térmico.
É muito mais eficiente utilizar um painel solar térmico.
Os fotovoltaicos comerciais atuais têm eficiências inferiores a 17%.

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas, estes gajos do estão a meter os paineis muito baratos ou então falaram com os fabricantes chinocas, gostava de saber onde é que eles arranjam os tais 4 paineis por 500 €, com esta gente é só rir..

Se assim fosse quem ia comprar paineis de 130W se podia pelo mesmo preço comprar os de 250W..

Ai ai ai.. é só para iludir..

Agora penso que até 1Kw devia-se ter isenção de comunicação, não faz lá muito sentido ser a partir de 200W, o que eles querem é comer do prato mesmo dos pequenos produtores.. O que eles querem é controlar as pessoas e depois irem fazer vistorias periódicas sem os clientes saberem para irem controlando se o cliente instalou mais paineis sem os comunicar..

A chulisse vem sempre ao de cima..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por CrOhN »

RJSC Escreveu: É muito mais eficiente utilizar um painel solar térmico.
Os fotovoltaicos comerciais atuais têm eficiências inferiores a 17%.
É mais eficiente sim senhor. Mas em termos de investimento, até pode compensar os fotovoltaicos em deterimentos dos térmicos.

Por exemplo um sistema circulação forçada 300L, com 2 colectores (4m2, +- 3KW a 75% de eficiência). Um sistema destes poderá rondar uns 3000eur ou mais. Já se conseguem paineis fotovoltaicos a pelo menos 0.7eur/W, para 3KW seriam 2100eur, o depósito mais uns 1000eur, ficaria um sistema quase identico ao preço do térmico.

O sistema de controlo dum sistema destes resumir-se-ia ao termostato no depósito. Já estão a ver a simplicidade e necessidades de manutenção dum sistema destes? Num sistema térmico é muito mais complicado: é o sistema de controlo, bomba circuladora, valvulas, proteções, fluido solar, etc...

Além disso, poderia-mos fazer o sistema de forma a que quando o depósito estivesse quente, o excesso poderia ser usado em auto-consumo. Ou, como já foi apontado, mudar as prioridades, primeiro auto-consumo, depois aquecer a água.

As coisas vistas desta forma, com um custo um pouco mais elevado que um sistema térmico forçado, temos auto-consumo e aquecimento de água.


dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por dmachado »

Eu solar térmico já tenho, são 72 tubos de vácuo para 800 litros de água, obviamente muito mais eficiente (por m2) do que fotovoltaicos.

A ideia é instalar um sistema bem acima do consumo mínimo da casa para apanhar uma boa parte dos picos de consumo durante o dia. Os excedentes são usados para aquecer água, o que depois também vai evitar o uso de electricidade. Dá vontade de espalhar 10 sistemas independentes de 200w pela casa... :idea:

O AngelSpeedy tem razão e eu partilho da opinião dele, é tudo para terem como ir a casa das pessoas inspeccionar e multar a torto e direito.

Só não estou bem a ver é, como é que depois de os informar que tenho um sistema X, vão entrar em minha casa sem eu os deixar, isto não vai ser tipo rusga da polícia...

Continuo a achar o sistema ideal o autoconsumo sobredimensionado, sem ligação à rede, porque estamos a deixar de comprar KW ao preço de mercado mais IVA mais as alcavalas todas. Acho é que poderá ser complicado provar que não há injecção na rede.

O objectivo disto é que, tudo o que valha a pena para fugir ao consumo, caia nas mãos dos burocratas, com as licenças, vistorias e o diabo a quatro, para não beliscar as rendas da EDP e dos fantoches da concorrência. E ainda devem faltar uns retoques desses tipos, claro. Estamos na mão dos consórcios, oligopólios etc.

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por AngelSpeedy »

Exactamente amigo dmachado, com esta politica é óbvio que irá haver alguma entidade ou empresa a ir comer dinheiro mais uma vez aos pobres, e assim essa entidade ganhar imenso dinheiro e assim poder ter o monopólio em sistemas solares e eólicos, eu nunca vi tanta p**a de tanta taxa como este governo aplica em cima de nós, estes gajos arranjam taxas para tudo, quando nós pensamos que já não pode haver mais taxas, lá vem eles com mais uma ideia e mais uma taxa.. dassss é demais..

Agora só podiam inventar a taxa do autoconsumo, e dps ainda vão pensar na taxa de quantidade de baterias que uma pessoa pode ter, dps outra taxa para x metros de cabo, outra taxa para carregar veiculos eléctricos ao nosso sistema e por ai fora.. Irrrrrrrraaaa...

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W


jorge1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo dez 25, 2011 7:32 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por jorge1 »

Um dos objectivos principais desta medida é fazer com que os clientes alterem os contadores sem que os operadores gastem um tostão.
Esse tema já foi abordado uns tempos quando se falava que os contadores teriam que ser alterados e o ideal seriam os proprietarios a pagar essa alteração, como isso não foi para a frente nada melhor inventar um suposto autoconsumo para a medida avançar.

Avatar do Utilizador

livingandtechnology
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: domingo jul 20, 2014 11:00 am

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por livingandtechnology »

AngelSpeedy Escreveu:Exactamente amigo dmachado, com esta politica é óbvio que irá haver alguma entidade ou empresa a ir comer dinheiro mais uma vez aos pobres, e assim essa entidade ganhar imenso dinheiro e assim poder ter o monopólio em sistemas solares e eólicos, eu nunca vi tanta p**a de tanta taxa como este governo aplica em cima de nós, estes gajos arranjam taxas para tudo, quando nós pensamos que já não pode haver mais taxas, lá vem eles com mais uma ideia e mais uma taxa.. dassss é demais..

Agora só podiam inventar a taxa do autoconsumo, e dps ainda vão pensar na taxa de quantidade de baterias que uma pessoa pode ter, dps outra taxa para x metros de cabo, outra taxa para carregar veiculos eléctricos ao nosso sistema e por ai fora.. Irrrrrrrraaaa...

Abraços..

Basicamente vão taxar o sol

Avatar do Utilizador

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm
Localização: Vila Real - Trás os Montes

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por sousacastro »

livingandtechnology Escreveu:
AngelSpeedy Escreveu:Exactamente amigo dmachado, com esta politica é óbvio que irá haver alguma entidade ou empresa a ir comer dinheiro mais uma vez aos pobres, e assim essa entidade ganhar imenso dinheiro e assim poder ter o monopólio em sistemas solares e eólicos, eu nunca vi tanta p**a de tanta taxa como este governo aplica em cima de nós, estes gajos arranjam taxas para tudo, quando nós pensamos que já não pode haver mais taxas, lá vem eles com mais uma ideia e mais uma taxa.. dassss é demais..

Agora só podiam inventar a taxa do autoconsumo, e dps ainda vão pensar na taxa de quantidade de baterias que uma pessoa pode ter, dps outra taxa para x metros de cabo, outra taxa para carregar veiculos eléctricos ao nosso sistema e por ai fora.. Irrrrrrrraaaa...

Abraços..

Basicamente vão taxar o sol
Só o sol?
:?
Por este andar vão taxar tudo e alguma coisa e quem paga é o zé povinho.

O que é mais revoltante é que fazem hoje uma lei e se for necessário e conveniente a alguém amanhã já alteram ou revogam e quem respeitou agora lixa-se. Como é o exemplo da isenção do de Irs até 5000 euros...
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO

Avatar do Utilizador

livingandtechnology
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: domingo jul 20, 2014 11:00 am

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por livingandtechnology »

Viva, Alguém tem informação se houve alguma acerca da lei do Autoconsumo deveria ter saído no final de Julho, mas o BES estoirou deve ter passado para segundo plano.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por Celestino »

livingandtechnology Escreveu:Viva, Alguém tem informação se houve alguma acerca da lei do Autoconsumo deveria ter saído no final de Julho, mas o BES estoirou deve ter passado para segundo plano.
Não tem nada a ver com o BES e deve tratar-se desta que esteve em discussão pública há pouco tempo:

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 20#p241412

As notícias destes dias dizem que sairá em Setembro (esperemos que deste ano)...

http://www.sol.pt/Mobile/Noticia/113646
http://edificioseenergia.pt/pt/noticia/ ... 79setembro
http://economico.sapo.pt/noticias/lei-d ... 99602.html
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Responder

Voltar para “Micro-Produção”