Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
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Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
sim. não vale a pena lavar.
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Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
boas a todos... sou novo por aqui, mas gostaria de começar a contribuir...
assim, aqui vai um exemplo de optimo decantador ou filtro.
quem tiver uma maquina de lavar roupa, velha, faça o seguinte:
1-virem a máquina com a boca para cima e coloquem-lhe uns pés de pelo menos meio metro(aparafusem uns cavaletes por exemplo).deixem 2 centimetros de desnivel para um dos lados.
2-na parte inferior da cuba (no casulo metálico por fora da parte que roda)façam um furo (do lado mais baixo)e coloquem uma mangueira para um recipiente que irá receber o óleo limpo.
3-forrem a parte que roda (a parte cheia de buraquinhos) com rede de filtragem da dimensão pretendida(existe malha de aço à venda, até 3 microns pelo menos e acho que não é muito cara), e selem aquele buraquinho que costuma haver na borracha junto da porta.
coloquem lá dentro o óleo, fechem a tampa e liguem a máquina na velocidade minima (se necessário tirem o programador para ficarem com a minima rotação possivel).
4- a centrifugação dá-se rápidamente. a resistencia se funcionar, pode estar no minimo para manter o óleo mais liquido.no caso de óleo muito sujo podem ter de parar e retirar os residuos da rede antes de reiniciar.
experimentei fazer bio com este sistema, e só náo deu muito bem, pq esqueci-me que teria de tirar muito bem a "pasta dentifrica" para voltar a fazer...e o acesso é complicado...mas como centrifugador, é excelente...e até é facil de fazer...
aproveito, para deixar aqui um pedido de ajuda para fazer um projecto industrial de biodiesel. preciso de ajuda dos craques.
agradeço contactos de interessados.
abraço
htmlda
assim, aqui vai um exemplo de optimo decantador ou filtro.
quem tiver uma maquina de lavar roupa, velha, faça o seguinte:
1-virem a máquina com a boca para cima e coloquem-lhe uns pés de pelo menos meio metro(aparafusem uns cavaletes por exemplo).deixem 2 centimetros de desnivel para um dos lados.
2-na parte inferior da cuba (no casulo metálico por fora da parte que roda)façam um furo (do lado mais baixo)e coloquem uma mangueira para um recipiente que irá receber o óleo limpo.
3-forrem a parte que roda (a parte cheia de buraquinhos) com rede de filtragem da dimensão pretendida(existe malha de aço à venda, até 3 microns pelo menos e acho que não é muito cara), e selem aquele buraquinho que costuma haver na borracha junto da porta.
coloquem lá dentro o óleo, fechem a tampa e liguem a máquina na velocidade minima (se necessário tirem o programador para ficarem com a minima rotação possivel).
4- a centrifugação dá-se rápidamente. a resistencia se funcionar, pode estar no minimo para manter o óleo mais liquido.no caso de óleo muito sujo podem ter de parar e retirar os residuos da rede antes de reiniciar.
experimentei fazer bio com este sistema, e só náo deu muito bem, pq esqueci-me que teria de tirar muito bem a "pasta dentifrica" para voltar a fazer...e o acesso é complicado...mas como centrifugador, é excelente...e até é facil de fazer...
aproveito, para deixar aqui um pedido de ajuda para fazer um projecto industrial de biodiesel. preciso de ajuda dos craques.
agradeço contactos de interessados.
abraço
htmlda
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Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
para quem teve a brilhante ideia de fazer este optimo "decantador ou filtro", não faz muito sentido este pedido de ajuda, pois que conhecimento parece ser coisa que não te falta... mas certamente que encontrarás neste forum informação suficiente para isso, basta passar uns serões a ler o que por aqui está escrito que certamente encontrarás! no caso de não encontrares então pergunta (aqui no forum, todas as perguntas tem resposta...). eu mesmo que te quisesse ajudar, confesso que não sei. como isso é coisa que eu nunca pensei em fazer, quando vi algo sobre isso passei à frente.htmlda Escreveu:boas a todos... sou novo por aqui, mas gostaria de começar a contribuir...
assim, aqui vai um exemplo de optimo decantador ou filtro.
quem tiver uma maquina de lavar roupa, velha, faça o seguinte:
1-virem a máquina com a boca para cima e coloquem-lhe uns pés de pelo menos meio metro(aparafusem uns cavaletes por exemplo).deixem 2 centimetros de desnivel para um dos lados.
2-na parte inferior da cuba (no casulo metálico por fora da parte que roda)façam um furo (do lado mais baixo)e coloquem uma mangueira para um recipiente que irá receber o óleo limpo.
3-forrem a parte que roda (a parte cheia de buraquinhos) com rede de filtragem da dimensão pretendida(existe malha de aço à venda, até 3 microns pelo menos e acho que não é muito cara), e selem aquele buraquinho que costuma haver na borracha junto da porta.
coloquem lá dentro o óleo, fechem a tampa e liguem a máquina na velocidade minima (se necessário tirem o programador para ficarem com a minima rotação possivel).
4- a centrifugação dá-se rápidamente. a resistencia se funcionar, pode estar no minimo para manter o óleo mais liquido.no caso de óleo muito sujo podem ter de parar e retirar os residuos da rede antes de reiniciar.
experimentei fazer bio com este sistema, e só náo deu muito bem, pq esqueci-me que teria de tirar muito bem a "pasta dentifrica" para voltar a fazer...e o acesso é complicado...mas como centrifugador, é excelente...e até é facil de fazer...
aproveito, para deixar aqui um pedido de ajuda para fazer um projecto industrial de biodiesel. preciso de ajuda dos craques.
agradeço contactos de interessados.
abraço
htmlda
sobre a malha de aço a que te referes, tens a certeza que é de 3 microns??? não será de 3 decimos??? é que eu trabalho na industria de moldes para plásticos e fundição injetada, utilizo diariamente aperelhos de medição chamados de micrómetros, e julgo saber razoavelmente bem o que são essas medidas. posso até dizer-te que um pêlo de barba da zona do bigode, mede cerca de 0,02 (2 centésimos); se for do cabelo já anda na casa de 0,01 a 0,015 (entre um centésimo a um centésimo e meio); se for de uma outra zona que por educação prefiro não referir o nome, então daí raramente ultrapassa 0,01 (um centésimo). um papel de rebuçado mede cerca de 0,07, aproximadamente tanto como uma folha das páginas amarelas... mas como podes ver, estamos a falar de centésimos!!! 1 centésimo divede-se em 10 partes, em que cada uma é então 0,001 (um micron)...
fazer uma malha de aço com a capacidade de filtrar a 0,003 micron é obra!!!
penso que seria bom informares-te melhor sobre essas unidades de medida...
aproveito para te dizer que por aqui já se expermentou um pouco de tudo, senão vê o seguinte tópico...
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... a&start=20
lê esse tópico de alto a baixo, também a página anterior e a seguinte, e ficarás mais esclarecido do que se tem feito por aqui...
mas não só, já agora aproveito para te pedir para leres todo o trabalho feito aqui pela malta mais antiga do forum, staff member e moderadores, principalmente os inamoviveis!... neles está escrito as experiências feitas e resultados obtidos, bem como diversas fotos que especificam bem aquilo que já foi feito, expermentado e testado... como disse anteriormente, por aqui já se expermentou um pouco de tudo. eu ainda ando a ler o forum, ainda estou a aprender coisas novas e a adquirir conhecimanto, e a cada dia que passa estou a ser surpreendido...
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3622
lê o que está neste este link e vê se não ficas com a mesma opinião...
tens aqui uma autêntica escola, mas um bom aluno também estuda para o ser... depois disso, qualquer duvida que tenhas e não tenhas encontrado resposta, então pergunta.
aqui encontras inclusivé onde adquirir e qual o material mais indicado e de preferência também mais universal e mais eficaz para alguma modificação que precises fazer na tua viatura, basta procurar, está aqui tudo...
a seu tempo, se quiseres personalizar a tua viatura tens aqui como faze-lo...
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=5221
suponho que aquilo que procuras será isto que está neste link...
http://www.incalculavel.com/produtos_inc50.html
boas navegações neste forum, as navegações que fizeres irão dar-te uma grande ajuda...
um abraço...
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Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
boas flamingo...
pois tens toda a razão e desculpem o erro ... a rede de que falo, é de 30 e não de 3 microns. é rede utilizada para medições de granulometria... eu mesmo estava a achar estranho a medida, mas estava convencido que eram 3 microns.. essa rede pode ser adquirida numa casa do porto que fabrica peneiros para as industrias de moagem de farinhas e de cimentos...a seu tempo tentarei saber preços...(a q arranjei foi usada de um crivo de uma industria de moagem de farinha)...
quanto à informação q forneces, agradeço desde já a ajuda...passarei a ser um participante assiduo e atento ao forum...podem ter a certeza (ao preço q está a pinga pró carro).
cumps e obrigado
pois tens toda a razão e desculpem o erro ... a rede de que falo, é de 30 e não de 3 microns. é rede utilizada para medições de granulometria... eu mesmo estava a achar estranho a medida, mas estava convencido que eram 3 microns.. essa rede pode ser adquirida numa casa do porto que fabrica peneiros para as industrias de moagem de farinhas e de cimentos...a seu tempo tentarei saber preços...(a q arranjei foi usada de um crivo de uma industria de moagem de farinha)...
quanto à informação q forneces, agradeço desde já a ajuda...passarei a ser um participante assiduo e atento ao forum...podem ter a certeza (ao preço q está a pinga pró carro).
cumps e obrigado
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Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
poderemos considerar os filtros de café tipo americano como filtro de 1 micron?
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Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
filtrei por uma meia de nylon e depois dividi em 2
metade filtrei por uma ganga e a outra por filtro de café e o resultado foi melhor com o filtro de café.
o problema é que a filtragem é mt demorada com o filtro de café e consequentemente não será apropriado para quantidades maiores.
metade filtrei por uma ganga e a outra por filtro de café e o resultado foi melhor com o filtro de café.
o problema é que a filtragem é mt demorada com o filtro de café e consequentemente não será apropriado para quantidades maiores.
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Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
seja por filtros de café, seja por saco próprio de 1 micron, seja por calça de ganga, a filtragem por gravitação (que é como quem diz, pela ação da gravidade) é sempre demorada, embora com diferenças em funçao do tipo de filtros. se a quantidade a filtrar for grande e existem previsões de continuar a ser com alguma abundancia, é melhor construir algo mais prático, porque a paciencia esgota-se, e como leva muito tempo há sempre o risco de cair lixo no ov já filtrado devido ao recipiente para onde está a ir se encontrar aberto durante muito tempo.tigerbabaluba Escreveu:filtrei por uma meia de nylon e depois dividi em 2
metade filtrei por uma ganga e a outra por filtro de café e o resultado foi melhor com o filtro de café.
o problema é que a filtragem é mt demorada com o filtro de café e consequentemente não será apropriado para quantidades maiores.
tens aqui algumas ideias, basta explorar os tópicos seguintes...
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 27&start=0
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... a&start=60
sempre ao dispor.
um abraço...
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Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
qual o tipo de tecido de que são feitos os filtros de 1 micron?
alguém sabe?
alguém sabe?
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- Membro Silver
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Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
desconheço existencia de filtros de 1 micron de tecido.
conheço filtros de polipropileno de 1 micron ou cartuchos plissados (não tenho certeza quanto ao fabrico de até 1 micron dos plissados).
conheço filtros de polipropileno de 1 micron ou cartuchos plissados (não tenho certeza quanto ao fabrico de até 1 micron dos plissados).
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- Membro Silver
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Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
filtros, ou melhor dizendo celulas filtrantes de tecido, conseguese arranjar até uns 50 microns.
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- Membro Silver
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Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
para saberes mais sobre isso consulta o seguinte link...tigerbabaluba Escreveu:qual o tipo de tecido de que são feitos os filtros de 1 micron?
alguém sabe?
http://seealte.europecon.net/filltragem ... -saco.html
além de veres os sacos a que me refiro, podes obter informações sobre as duvidas que tens, o site/pagina é português.
um abraço...
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boas, após ter lido este tópico do principio ao fim fiquei com algumas dúvidas!
para o uso de ovu se seguirmos os passos descritos no inicio do tópico, (lavagem, secagem e filtragem) poderemos usar ovu em percentagens altas (80%/100%) sem qualquer problema ou devemos seguir mais algum processo?
em relação as resistências para acelerar o processo de secagem, deve atingir os 60º certo? o plástico aguenta essa temperatura?
sem ser as resistências das máquinas de lavar alguém sabe de alguma resistência que se possa comprar que dê para este efeito?
cumprimentos
para o uso de ovu se seguirmos os passos descritos no inicio do tópico, (lavagem, secagem e filtragem) poderemos usar ovu em percentagens altas (80%/100%) sem qualquer problema ou devemos seguir mais algum processo?
em relação as resistências para acelerar o processo de secagem, deve atingir os 60º certo? o plástico aguenta essa temperatura?
sem ser as resistências das máquinas de lavar alguém sabe de alguma resistência que se possa comprar que dê para este efeito?
cumprimentos
Sócio 34 Assoc. Novaenergia
Punto TD / OVU
Abraços
Punto TD / OVU
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Autor do tópico - Staff Member
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Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
o ovu reciclado costuma ser mais grosso, mais viscoso, por isso é aconselhável diminuir as percentagens recomendadas.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
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Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
ola
normalmente por habito costumo traçar o o.v. usado com novo entre 20% a 50% dependendo muito para isso da proveniência do mesmo ,pois por exemplo se for óleo de restauração uso uma % maior de novo se for óleo de casa ou das farturas (como e normalmente mais limpo) uso menos % do novo.
cumprimentos
normalmente por habito costumo traçar o o.v. usado com novo entre 20% a 50% dependendo muito para isso da proveniência do mesmo ,pois por exemplo se for óleo de restauração uso uma % maior de novo se for óleo de casa ou das farturas (como e normalmente mais limpo) uso menos % do novo.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60
Associado n.º 23
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Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
poderemos considerar os filtros de café tipo americano como filtro de 1 micron?
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Re:
flamingo Escreveu:ora vivam todos!... sobre o ov já tenho algum para tratar, talvez uns 20 litros. ainda não é muito mas já é algum, mas eu tenho uma duvida talvez mesquinha que gostava esclarecer. já li por aqui que em termos de temperatura um ambiente mais quente melhora o tratamento e respectiva decantação. ora nas traseiras da minha casa a partir do meio dia faz la uma temperatura excelente para tal. tendo isso em conta resolvi colocar la o vasilhame onde o estou a juntar, só que também lá fica durante a noite. ficar lá durante a noite não inverte o trabalho que o sol fez durante o dia?...
penso ter feito uma asneira para a qual precisava de ajuda esclarecedora e tirar a minha duvida.manuelcar Escreveu:pode atrasar, mas não inverter. creio eu. isto é, o oleo fica mais viscoso mas não vai absorver mais humidade (se é disso que se trata) por estar mais frio.
tinha cerca de 8 litros de ov tartado aqui em casa resultante de um resto dum abastecimento anterior, mas com o frio estava demasiado denso, quase parecia a tal maionese. mas era oleo! como eu enchi o depósito, meti setenta e tal litros só de gasoleo, depois de fazer cerca de 120 quilometros virei esse oleo lá para dentro ficando com a ideia de que como era pouco, apesar de estar demasiado denso/viscoso facilmente se dissolvia e misturava no gasoleo. a partir dai o motor tem custado um bocado a pegar. estou convencido de que essa foi a causa. já adicionei gasoleo e mais 2,5 litros de gasolina. o que pode estar a acontecer? que mais posso ou devo fazer? o ov naquele estado dissolve-se com o gasoleo ou nem por isso?
agradecia ajuda. já procurei por aqui algo que falasse sobre isso mas não encontrei...
um abraço...
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Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
olá flamingo
quando tratamos o ov (lavar, secar e filtrar) devemos ter a preocupação de o deixar estabilizar dois ou três dias. geralmente, mesmo fazendo todas as operações até ao limite da perfeição, existe a tendência de surgir um resíduo branco e pastoso que assenta no fundo do reservatório.
o ideal é aplicar uma torneira um pouco acima do depósito, para que essa fundeira não seja utilizada.
estamos a falar de percentagens de pasta, não superiores a 1%.
abraço.
quando tratamos o ov (lavar, secar e filtrar) devemos ter a preocupação de o deixar estabilizar dois ou três dias. geralmente, mesmo fazendo todas as operações até ao limite da perfeição, existe a tendência de surgir um resíduo branco e pastoso que assenta no fundo do reservatório.
o ideal é aplicar uma torneira um pouco acima do depósito, para que essa fundeira não seja utilizada.
estamos a falar de percentagens de pasta, não superiores a 1%.
abraço.
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Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
pois, deixar em repouso. às vezes aparecem uma espécie de cristais esbranquiçados.
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Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
na 3ª lavagem é conveniente tirar toda a borra, até surgir óleo apenas. essa borra vai para um depósito para estabilizar e dias depois é fácil tirar o óleo que fica na superficie.
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Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado
sobre o ov a que me refiro, foi o primeiro ov que tratei, logo a experiencia não era muita, nem agora é. mas a asneira maior foi te-lo colocado no depósito naquele estado, deixando-me desconfiado e a pensar que o ov assim naquele estado não se iria dissolver no diesel.
mas sem querer auto-aliviarme desse problema, talvez até não seja nada. hoje depois do meu almoço, foi ver se via no motor algo fora do normal e até vi algo diretamente relacionado com o arranque. a ligação do fio que transporta a corrente para as velas de incadescencia estava ligeiramente solto, dificultando a passagem da corrente. e talvez o problema esteja ai. já o apertei e amanhã logo vejo se era isso...
seja ou não essa a razão do problema, fico agradecido pela vossa ajuda...
um abraço...
mas sem querer auto-aliviarme desse problema, talvez até não seja nada. hoje depois do meu almoço, foi ver se via no motor algo fora do normal e até vi algo diretamente relacionado com o arranque. a ligação do fio que transporta a corrente para as velas de incadescencia estava ligeiramente solto, dificultando a passagem da corrente. e talvez o problema esteja ai. já o apertei e amanhã logo vejo se era isso...
seja ou não essa a razão do problema, fico agradecido pela vossa ajuda...
um abraço...