Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

coelholima Escreveu:Após várias insistências, responderam-me da NORQUENTE pedindo desculpa pelo sucedido e informando que a substituição do colector e a manutenção ocorrerão durante o mês de Janeiro.

A ver vamos...
De que ano!!!! :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Master »

Já agora alguém sabe nos itens em que consiste a manutenção?
Ou seja o que eles vão fazer ao certo? Mudar liquidos?,isolamentos? tubagens? pintar ferrugens?,etc...
Alguém têm os itens a verificarem?
Pois irem lá só para n terem a reclamação, n chega...
Dos Fracos Não Reza a História...


C.Magalhaes
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo nov 01, 2009 10:19 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por C.Magalhaes »

...eu neste momento estou a tentar ligar para a norquente(com letra pequenina) e o telefone dá sempre ocupado! Não estou a gostar nada da "brincadeira"...

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por sergiomms »

Master Escreveu:Já agora alguém sabe nos itens em que consiste a manutenção?
Ou seja o que eles vão fazer ao certo? Mudar liquidos?,isolamentos? tubagens? pintar ferrugens?,etc...
Alguém têm os itens a verificarem?
Pois irem lá só para n terem a reclamação, n chega...
É mais ou menos isto:
Imagem

E a última é a inspecção visual da instalação :ugeek:

Mas algumas não se aplicam, depende do equipamento instalado, se CF ou TS.
sergiomms

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Master »

Obrigado sergiomms.
Parto do principio que para além de verificação eles arranjem/substituam o que tiver mal sem custos para o utilizador.
Vou ter a minha manutenção neste sabado, a ver se corre bem...
Dos Fracos Não Reza a História...


coelholima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta mai 27, 2009 1:14 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por coelholima »

No meu caso já assumiram que o colector se partiu (pela segunda vez) devido a um defeito da produção que (supostamente) corrigiram. Só posso deduzir (e é para isso que serve a garantia), que caso encontrem mais alguma peça danificada, procedam à sua substituição.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

Boas

A mim telefonaram-me na 3º feira da Unity (ex Pmelink) a dizer que falaram com a Norquente e que em breve???? seria contactado para a marcação da manutenção.
Estou mesmo a ver o breve, com o Natal deve ser para o anoooooooo que vem.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Master »

A minha manutenção foi feita no sabado.
Foi feita uma verificação á vista, devido a estar a chover...
Como não aparentava nada de mal, ficaram de marcar uma nova em Março...
Penso que fiquei na mesma, pois não chegaram a subir ao telhado, mas pelo menos tenho comprovativo que estiveram presentes.
Dos Fracos Não Reza a História...


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

Master Escreveu:A minha manutenção foi feita no sabado.
Foi feita uma verificação á vista, devido a estar a chover...
Como não aparentava nada de mal, ficaram de marcar uma nova em Março...
Penso que fiquei na mesma, pois não chegaram a subir ao telhado, mas pelo menos tenho comprovativo que estiveram presentes.
Boas

Podiam ter telefonado sempre saia mais barato....... :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por Master »

Bem, apesar de não terem feito nada, fico com o comprovativo que vieram cá,mesmo não fazendo nada, para n anularem os direitos do consumidor (6 anos)
Dos Fracos Não Reza a História...


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

Master Escreveu:Bem, apesar de não terem feito nada, fico com o comprovativo que vieram cá,mesmo não fazendo nada, para n anularem os direitos do consumidor (6 anos)
Boas

Mas se não tivessem ido e se lhes tivesses enviado um e-mail para marcar a manutenção tambem tinhas um comprovativo em como eles não fizeram a manutenção por culpa deles.
E o direito à manutenção dos 6 anos mantinha-se, até possivelmente até ganharias mais um ano porque eles têm que fazer 6 manutenções.

Boas Festas


C.Magalhaes
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo nov 01, 2009 10:19 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por C.Magalhaes »

Eu já não se o que fazer!

Sempre que ligo dizem que ainda não chegou a minha vez!

Haverá alguma entidade onde me possa queixar.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por mauri »

C.Magalhaes Escreveu:Eu já não se o que fazer!

Sempre que ligo dizem que ainda não chegou a minha vez!

Haverá alguma entidade onde me possa queixar.
Talvez a DECO e não sei se a um Juiz de Paz...mas antes uma Carta registada com aviso de receção para a firma reclamando da Assistência. Telefone não garante nada.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


speedt_ouch
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta mai 17, 2012 11:06 pm

Valvula Antiretorno

Mensagem por speedt_ouch »

Boas,
Eu tenho um painel solar da norquente, termosifão de 200litros.
Tenho tido bastante azar com ele.
Desde o circuito que liga a resistência solar não funcionar e por isso não aquecer a agua, só com o sol - Resolvido
Desde um dos paineis solares ter estilhaçado todo - Resolvido/trocado
O outro painel ao lado embasia - Não substituiram apesar de no site deles salientarem que os paineis norquente não embasiam.

Mas o que me leva a escrever hoje aqui no forum é o seguinte:
Antes da agua entrar em casa, na instalação da canalização existe uma válvula reguladora de pressão, ajustado aos 3kg.
Tem dois ponteiros, o vermelho, onde se limita, ou se diz até que pressão deve entrar em casa e o outro ponteiro, o preto, que nos indica efectivamente a pressão que está.
Penso ser assim, se estiver errado por favor corrijam-me.

Ha uns meses largos tenho reparado que o ponteiro preto da valvula reguladora passa largamente o vermelho, que não devia, indo o ponteiro preto até aos 6 ou 7 kg, embora esteja regulado para limitar ate aos 3kg.
Ao abrir uma torneira em casa, a pressão estabeliza e o ponteiro preto volta para onde devia e não passa o vermelho, até passado umas horasem que volta a passar.
A minha primeira reação claro, foi que a valvula redutora de pressão estivesse avariada.

Chamei o canalizador que diz que a valvula redutora está bem e a funcionar bem e o que está a causar o problema é o painel solar.
Que deve ter um problema ou então que não meteram a valvula antiretorno, que por sua vez faz com que, quando a agua aquece, se vá criando a presão em carga, até se abrir uma torneira e se gastar alguma agua quente.
Isto será verdade?

Mas para piorar as coisas já pela manha, muitas vezes sem haver sol ainda, o painel solar já está a pingar, gota a gota, mesmo após banho tomado.
Isto acredito que pudesse ser normal, se estivesse sol e calor, e para o termosifão não explodir com a pressão fosse necessário ir libertando agua.
Mas às 7 ou 8 da manha já a libertar agua?

Fui até ao telhado ver de onde pinga "as vezes" e é de uma valvula que lá existe, com uma patilha azul que corta a agua e uma especie de torneira/rosca vermelha.
Sabem se isto é a valvula anti retorno? ou apenas uma valvula por onde passa a agua até entrar no painel?

Seja como for, liguei à Norquente expliquei a situação e só passados 5 meses é que apareceram, convenientemente na data da manutenção anual.
O técnico que veio disse logo que o culpado de tudo, de ficar muita pressão em carga, e de fazer com que a valvula do painel estivesse quase sempre a pingar, era a valvula redutora logo à entrada da casa.

Na sua manutenção anual mudou:
Valvula de segurança, cobrou 16EUR e disse que se muda a cada dois anos.
O liquido amarelado disse que poderia mudar, mas iria aumentar a factura, isto é normal?

Mas antes de o deixar ir embora perguntei qual era a valvula anti retorno no painel solar?
Ele muito suspeitamente gagejou e parecia estar a enrolar e disse que era uma "pecinha" dentro da tal valvula que tem a patilha azul!

Eu não entendo nada disto, alguém pode ser o generoso o suficiente para por aqui uma foto da dita valvula anti retorno para eu ver se o meu painel tem ou não?
A norquente ao vender o produto dizem que tem
Fonte: http://www.paineissolares.gov.pt/common ... uente.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Mas para finalizar, eu tenho dois passadores nas tubagens do sotão, por onde passa a agua que vai e que vem do painel.
Perguntei ao técnico como poderia testar e ter a certeza que valvula está com problemas?!

Ele disse que era fácil, bastando eu desligar os tais passadores que alimentam a agua que vai e vem do painel. Isso iria garantir que a agua que estivesse em carga em casa não ia passar pelo painel solar.
Se no final do dia, tivesse o redutor de pressão para alem do limite definido, significava que o redutor estava com problemas, muito convicto e a dizer que de certeza que era dai o problema.
Acontece que desliguei os passadores de manhã, ou seja, pelo painel não entrou nem saiu agua. Ao chegar a casa perto das 20:30, o redutor de pressão à entrada de casa marcava precisamente os 3kg, como é suposto, o que já não via acontecer à meses.

Isto significa que o problema vem do painel certo?!
É pela ausensia ou defeito da valvula anti retorno que faz com que a pressão em carga aumente certo?

Lamento o post algo longo, mas queria explicar bem a situação de modo a não deixar dúvidas.
Fico ansiosamente à espera dos vossos comentários.
Obrigado


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por lrds »

Boas

Pelo que compreendi a valvula anti-retorno ou pode estar avariada ou não a ter, e pode ao aquecer a água fazer aumentar a pressão na rede. Essa valvula que fala azul e vermelha não será a valvula solar térmica (misturadora)? Pode ter no seu interior uma anti-retorno. Por vezes as valvulas calcificam e avariam. Mas também é facil de resolver. Na alimentação para o acumulador (água fria) é aplicar lá uma valvula anti-retorno. Como a tubagem é flexivel, penso eu, não terá de cortar nada é só aplicar a valvula, não é cara e é facil de aplicar. Mesmo que fique com duas não há problema.
Inté


speedt_ouch
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta mai 17, 2012 11:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por speedt_ouch »

Bom dia,
Desde já agradeço a resposta.
Pode ser que a tal valvula com a a peça azul e vermelha seja a valvula solar térmica, é de facto onde se mistura a agua fria com a agua do painel solar.
Achei estranho o "Técnico" da Norquente gagejar quando eu pergunto onde está a valvula anti-retorno no painel, pois visivel não existe mais nenhuma valvula.
Ele depois de se gagejar todo e ter a tipica reacção de alguém que está a aldrabar, lá disse que estava lá dentro, a dita e cito:
- é uma "pecinha" cá dentro apontado para a tal valvula azul e vermelha.

Por isso escrevi aqui no forum, tentar saber factos para não ser mais enganado.
O canalizador tem dito impecável, não posso dizer o mesmo da norquente.
E para além disso, falham nestes aspectos.
Mas fiz o teste que pediram, já liguei hoje para a norquente e pedi para falar com o técnico que foi ontem lá a casa para eu reportar o resultado do teste por ele solicitado.
A senhora que atendeu disse que ele não estava, mas poderia tomar nota e passar o recado.
Voltei a explicar tudo novamente, calma e educadamente, e aparentemente a senhora estava a prestar atenção.
Pedi no fim que me indicasse onde se encontra a valvula antiretorno, ou que me mostra-se uma imagem da dita.
Ela disse que não sabe como é, nem onde vai, por isso não deu para por à prova a verdade do técnico, porém, disse que ia pedir a alguém que me enviasse uma fotografia.

Agora estou à espera.
Qualquer outra informação que possam partilhar será de grande valor.
Obrigado.


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por lrds »

Lembrei-me de que, mesmo que a dita valvula tenha incorporada (não tem quase de certeza) a anti-retorno, está errado. A valvula anti retorno tem de estar montada na alimentação (entrada de água fria) do sistema.

Acho que é assim que deve ser, até para não correr o risco da água quente sair pelas torneiras de água fria.
Inté


speedt_ouch
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta mai 17, 2012 11:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por speedt_ouch »

Bom dia,
Pois então de certeza que não está.
Muito obrigado pela informação.
Bem que parecia que o "técnico" da norquente me estava a enrolar...
Sexta não me devolveram a chamada, hoje, já liguei duas vezes ainda não atenderam.
Vou continuar a insistir.
Obrigado


speedt_ouch
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta mai 17, 2012 11:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por speedt_ouch »

Boa tarde,
Queria só actualizar o estado desta situação.
Após inumeras tentativas pela manhã de hoje, finalmente consegui que atendessem o telefone e pedi para falar com a pessoa que já está a par do meu caso, pessoa à qual expliquei tudo e ficou de me enviar a imagem na sexta-feira passada, da valvula anti retorno que supostamente o meu painel solar da norquente tem.

Eu disse que continuava aguardar pelo contacto por parte do técnico, que fiz os testes e que com os passadores desligados, sem a agua passar pelo painel solar, que a pressão da agua em casa não passa os limites.
Que quando abro os passadores, havendo um pouco de calor, ou ligando a resistencia electrica, em pouco tempo, menos de uma hora, que a pressão em casa aumenta, passando o limite indicado no redutor de pressão instalado à entrada da agua em casa, e que para além disso, mesmo tendo em conta o pouco sol, ou o pouco tempo da resistencia electrica estar ligada, o painel solar pinga.

Ela disse que ia voltar a pedir ao técnico para me contactar.
Eu recordei-lhe que também não tinha recebido a imagem da valvula anti retorno.

Voltou a dizer que ia enviar, tal como tinha dito na semana passada.

Para minha sincera admiração, à tarde do mesmo dia, recebi um e-mail da norquente, com um anexo.
O mesmo anexo foi incluído neste post.
Agora irei analisar e ver se a valvula que montaram em minha casa, a tal peça azul e vermelha, se coincide com as imagens do PDF que enviaram.

Ainda na mesma tarde, perto das 17:00 liga-me o técnico foi lá a casa inicialmente e o tal que me pediu para fazer o teste de desligar os passadores junto ao painel.
Aqui está o transcript:

Ele - Que se passava?

Eu: expliquei que fiz os testes indicados por ele. Que na quinta-feira desliquei nos passadores a agua que vai e que vem do painel solar e que no manometro a pressão não subiu para além do limite.

Então ele diz que é algo que se resolve fácilmente, com a tal valvula no passador do sotão que vai para o painel.

Eu - Então eu ai disse que que se resolva...

Ele: - Voçê não avaria, por isso a norquente não é responsável pela situação.

Eu: - Como não?
Se desligo a agua que vai e que vem pelo painel, a pressão não aumenta.
Se ligo a agua que vai ao painel a pressão em casa aumenta e passa os limites definidos, e que para além disso havendo um pouco de calor fica logo a pingar...
Diria que sim, que a resposnabilidade é vossa.

Ele - O que voçê tem em casa é o que mais 8mil pessoas tem.

Eu - Então está-me a dizer que as outras 8mil pessoas também tiveram um painel partido...
Ele - naaaaaaaãoooo
Eu - que as outras 8 mil pessoas tem o outro painel que ainda não partiu, mas embasia... tal como o meu...
Ele - naaaaaaaãoooo

Eu - Então possívelmente terei eu tido azar também com a valvula.
Que se essa valvula está instalada, e se não está avariada, que pode ter um defeito, que com o mínimo calor pinga, que causa a pressão na rede de casa aumentar... e que quem paga a conta da agua que é deitada fora sou eu.

Então houve um silencio momentâneo e disse que ia passar a situação para o patrão.

Ele - Envie-me uma sms com o seu e-mail, que se for o caso o meu patrão responde por e-mail.

Eu - Se houver algum problema, se preferir, falo eu mesmo com o patrão, basta eu explicar o que está acontecer, que certamente irá perceber.

Ele - Não será necessário, não tenho problemas em falar com o meu patrão.

Ao qual respondi, então fale com ele e vamos tratar disto.

Pouco depois enviei uma sms para o telemovel dele com o meu e-mail e mais uma vez, aguardo reacção e resolução por tarde da norquente.

Corrijam-me se estiver errado, mas haverá dúvidas que há algo no painel? que este não está a funcionar correctamente?!
Haverá mais algum teste que eu possa fazer?

Eu posso muito bem, por minha conta, acrescentar uma valvula antiretorno perto do passador no sotão, na agua que vai para o painel.
Mas não acho correcto que seja eu.
Para além disso, creio que essa valvula adicional não faria com que o painel deixasse de pingar à minima. Resolveria sim o problema da pressão.
Para que entendam melhor, num dia de chuva ou nubleado, sem agua quente no depósito ligo a resistencia do painel para ter agua quente.
Em menos de duas horas o painel já está a pingar e a pressão da rede de casa já ultrapassou o limite dos 3kg, indo por vezes aos 6kg.

Entendo que o painel deva aliviar a pressão para não explorir, mas não acredito, que num dia frio, em tão pouco tempo, que já tenha 200litros de agua quente e que aja a necessidade de ir libertando para regular a pressão.
Aliás, o painel só tem dois anos, feitos agora, e o primeiro ano, ano e meio, não havia desdes problemas.

Obrigado a todos.
Anexos
Valvula anti retorno.pdf
Ficha enviada pela norquente
(147.48 KiB) Transferido 1205 vezes


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por lrds »

Bom dia

Já verificou se tem a valvula (a que está no desenho) aplicada na entrada da fria para o acumulador? É que se a tem aplicada e se a pressão da rede aumenta é porque tem avaria. É facil uma valvula sofisticada avariar devido ao calcário, digo eu! E se o painel pinga é por onde? Alguma ligação necessita de ser reapertada. Tem vaso de expansão? A mim o técnico que aplicou o meu sistema disse que para 200l não era necessário porque o próprio acumulador criava uma pequena bolsa de ar no interior que absorvia a pressão adicional, e a verdade é que nunca tive problemas.
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”