micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

boa tarde a todos,cheguei a conclusao que produzir energia verde é viciante.vejam só para o que me deu.
foi mais uma experiencia comprei 6 m de material isolante refetor tipo folha de aluminio apliquei á frente de um string de paineis para fazer uma experiencia desliguei os outros dois strings e vi a leitura daquele que apliquei o refetor depois desliguei o que tinha o reflector e liguei um dos outros, e o resultado foi o que tinha o reflector tinha um aumento de potencia de cerca de 100w em relaçao aos outros strings ,resumindo e concluindo iria ter um aumento de produçao de cerca de 300w/h no sistema se aplica-se nos 3 strings , mas como a minha "maria"me chateia a cabeça que ando sempre com "avarias" e que os vizinhos me chamam doido,e aquilo que mais parecia uma tenda montada na feira, acabei por retirar o dito reflector e desistir de aplicar nos outros strings,mas pronto valeu a experincia que fiz,e cheguei á conclusao que é mais uma forma de se poder aumentar a potencia dos paineis.
aqui ficam algumas fotos onde se pode ver o reflexo do sol a bater nos paineis.
obs, a montagem do reflector foi improvisada ás tres pancadas.
Anexos
reflexao solar 1
reflexao solar 1
HPIM6656.jpg (107.74 KiB) Visto 6037 vezes
reflexao solar 2
reflexao solar 2
HPIM6655.jpg (109.5 KiB) Visto 6037 vezes
reflexao solar 3
reflexao solar 3
HPIM6649.jpg (123.53 KiB) Visto 6037 vezes
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por CrOhN »

fizeste basicamente o que os paineis da ws fazem com as abas laterais. se calhar, como não optimizaste o angulo o beneficio não foi muito, mas sempre é perto de 8% a mais.


nikofield
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda jan 05, 2009 9:35 am

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por nikofield »

olá ,ainda nao a recebi,mas penso que vai comunicar via usb,segundo me disse o instalador que a encomendou, a placa com card é sempre precisa,já agora se for possivel faça uma discriçao da sua instalaçao, fico contente por aparecer aqui no forum alguem com o magnifico inversor fronius ig 40,quando tiver a sua instalaçao a funcionar vá falando , um abraço.[/quote]


tenho a minha mp aprovada

eis a descrição do meu sistema:
sistema fixo
22 paineis s-energy de 225w
inversor fronius ig40 + placa datalogger + extensão de garantia

vamos ver como se comporta o inversor


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por PaulOL »

nikofield Escreveu:olá ,ainda nao a recebi,mas penso que vai comunicar via usb,segundo me disse o instalador que a encomendou, a placa com card é sempre precisa,já agora se for possivel faça uma discriçao da sua instalaçao, fico contente por aparecer aqui no forum alguem com o magnifico inversor fronius ig 40,quando tiver a sua instalaçao a funcionar vá falando , um abraço.

tenho a minha mp aprovada

eis a descrição do meu sistema:
sistema fixo
22 paineis s-energy de 225w
inversor fronius ig40 + placa datalogger + extensão de garantia

vamos ver como se comporta o inversor [/quote]

boas,

é uma valente aposta, boa sorte

já agora, umas fotos não há?... o pessoal do gosta de ver essas máquinas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

tenho a minha mp aprovada

eis a descrição do meu sistema:
sistema fixo
22 paineis s-energy de 225w
inversor fronius ig40 + placa datalogger + extensão de garantia

vamos ver como se comporta o inversor [/quote]


sim sr. óptima instalação boa potencia de painéis e aliada ao bom inversor que aplicaste, vais ter resultados magníficos. boa sorte
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

durante este mes de maio registei ate ao dia 22 as leituras de produçao, aqui fica um grafico das mesmas.
Anexos
produçao Maio.jpg
produçao Maio.jpg (61.24 KiB) Visto 5854 vezes
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


cjdmc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: terça out 30, 2007 9:08 am

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por cjdmc »

bons dias.

jama, antes de mais parabéns pela produção de maio, bastante boa, excelente mesmo ...

mas peço desculpa, mas vou confessar que ando atrás da tua ideia da estrutura que fizeste com ajuste sazonal, como lhe chamaste. terei de pagar direitos de autor.... ??

é que não estou muito satisfeito com a minha produção, ela tem só 3 semanas de histórico, mas equaciono, em primeiro lugar baixar o angulo dos paineis, tenho 45º ( inclinação do telhado ) e quero colocar perto dos 20º ( como tu chamaste ajuste de verão ). caso isso não me satisfaça, equaciono a colocação de mais um painel ( tenho 3840 w de potência instalada ) apesar de serem paineis sanyos acho muito curto ... ainda vou perguntar à certiel qual o procedimento e as consequências de alterar o meu projecto .

bem, mas tudo isto para perguntar as caracteristicas da estrutura de aluminio que colocaste ?
desculpa ter-te tratado por tu, mas é norma nos foruns ....

um abraço

carlos costa

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

cjdmc Escreveu:bons dias.

jama, antes de mais parabéns pela produção de maio, bastante boa, excelente mesmo ...

mas peço desculpa, mas vou confessar que ando atrás da tua ideia da estrutura que fizeste com ajuste sazonal, como lhe chamaste. terei de pagar direitos de autor.... ??

é que não estou muito satisfeito com a minha produção, ela tem só 3 semanas de histórico, mas equaciono, em primeiro lugar baixar o angulo dos paineis, tenho 45º ( inclinação do telhado ) e quero colocar perto dos 20º ( como tu chamaste ajuste de verão ). caso isso não me satisfaça, equaciono a colocação de mais um painel ( tenho 3840 w de potência instalada ) apesar de serem paineis sanyos acho muito curto ... ainda vou perguntar à certiel qual o procedimento e as consequências de alterar o meu projecto .

bem, mas tudo isto para perguntar as caracteristicas da estrutura de aluminio que colocaste ?
desculpa ter-te tratado por tu, mas é norma nos foruns ....

um abraço

carlos costa
ola, carlos eu penso que realmente o teu grande problema é sem dúvida baixa potência de painéis, embora que essa inclinação para o verão não ajuda muito, eu acho que mais te valia antes de estares a mexer na estrutura, aplicares mais 2 ou 3 painéis ai sim ias ver a produção subir em flecha, tá bem que eu tenho agora os painéis ajustados para o verão, mas também não te esqueças que isso só não chega para as produções que tenho tido, isto deve-se muito em parte a potencia de painéis (4725wp) que tenho, entre as 10h da manha e as 4 da tarde estou a meter em media 4200kw/w na rede, e tu com mais 2 ou 3 painéis irias estar a meter perto do máximo grande parte do dia. eu já vi os teus gráficos e andas na casa dos 25kw /dia num dia bom ora ajustando os painéis irias ter mais cerca de 10%, ou seja passarias para 27/28kw, com mais 2 ou 3 painéis facilmente chegarias num dia bom aos 35kw/h. tenta meter mais pot. de painéis que não te vais arrepender, mas há aqui um pormenor não podes ultrapassar em muito a potencia dc que o inversor aguenta.
as características da estrutura, nada melhor que veres as fotos que tenho aqui no fórum.
qualquer dúvida não hesites.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


cjdmc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: terça out 30, 2007 9:08 am

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por cjdmc »

boas jama.

quando dizes "entre as 10h da manha e as 4 da tarde estou a meter em media 4200kw/w na rede," mas o meu contrato com a edp está limitado a 3.68 kw/h. penso que não posso vender esse valor, não é assim ??

em relação ao meu inversor, deixo em anexo as caracteristicas. penso que só posso ter até 4.040 kw de potência em cc, não é ?? por isso só posso ter mais um painel, sem mudar o inversor !!!

um abraço

carlos
Anexos
inversor_1.JPG
inversor_1.JPG (41.03 KiB) Visto 5781 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

cjdmc Escreveu:boas jama.

quando dizes "entre as 10h da manha e as 4 da tarde estou a meter em media 4200kw/w na rede," mas o meu contrato com a edp está limitado a 3.68 kw/h. penso que não posso vender esse valor, não é assim ??

em relação ao meu inversor, deixo em anexo as caracteristicas. penso que só posso ter até 4.040 kw de potência em cc, não é ?? por isso só posso ter mais um painel, sem mudar o inversor !!!

um abraço

carlos
ora bem, o meu inversor é um fronius ig40,e tem uma potencia nominal de 3500w e uma potencia max de 4100w,mas o que esta na lei é que para efeitos de pot.max a injectar na rede, o que conta é a potencia nominal do inversor que nao pode ultrapassar os 3.68kw de pot. nominal e sendo assim para uma pot. de ligaçao de 3.68kw esta corretissimo isto porque tem 3500w de pot.nominal, certo, agora o que acontece com estes inversores(fronius ig40) é que eles tendo quem lhe dê"papa" como é o caso da minha instalaçao com boa potencia de paineis,eles nao param ,e vao por ai acima, se deres uma volta por ai no meu topico podes ver que ele já chegou aos 4536w de pot. max.estes inversores sao caros mas valem bem o dinheiro.
acerca do teu inversor realmente nao pode ultrapassar os 4040wp de pot. de paineis,mas acho que ha aqui pessoal no forum que teem inversor sma 3800 com 4400wp de pot. de paineis ,e eles aguentam-se bem a trabalhar sem problemas.como é o caso por ex. do valter silva que tem um sma igual ao teu, com uma pot. de paineis de 4400wp,e segundo o valter diz nunca disparou.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por PaulOL »

jama Escreveu:
cjdmc Escreveu:boas jama.

quando dizes "entre as 10h da manha e as 4 da tarde estou a meter em media 4200kw/w na rede," mas o meu contrato com a edp está limitado a 3.68 kw/h. penso que não posso vender esse valor, não é assim ??

em relação ao meu inversor, deixo em anexo as caracteristicas. penso que só posso ter até 4.040 kw de potência em cc, não é ?? por isso só posso ter mais um painel, sem mudar o inversor !!!

um abraço

carlos
ora bem, o meu inversor é um fronius ig40,e tem uma potencia nominal de 3500w e uma potencia max de 4100w,mas o que esta na lei é que para efeitos de pot.max a injectar na rede, o que conta é a potencia nominal do inversor que nao pode ultrapassar os 3.68kw de pot. nominal e sendo assim para uma pot. de ligaçao de 3.68kw esta corretissimo isto porque tem 3500w de pot.nominal, certo, agora o que acontece com estes inversores(fronius ig40) é que eles tendo quem lhe dê"papa" como é o caso da minha instalaçao com boa potencia de paineis,eles nao param ,e vao por ai acima, se deres uma volta por ai no meu topico podes ver que ele já chegou aos 4536w de pot. max.estes inversores sao caros mas valem bem o dinheiro.
acerca do teu inversor realmente nao pode ultrapassar os 4040wp de pot. de paineis,mas acho que ha aqui pessoal no forum que teem inversor sma 3800 com 4400wp de pot. de paineis ,e eles aguentam-se bem a trabalhar sem problemas.como é o caso por ex. do valter silva que tem um sma igual ao teu, com uma pot. de paineis de 4400wp,e segundo o valter diz nunca disparou.
boas

desculpem a minha ignorancia mas todas estas questões de funcionamento dos inversores é material muito "verde" para mim e como tal, vamos ver se compreendi!

todos os inversores têm uma potencia de saída (ac) nominal e máxima, como o fronius ig40 (3500 / 4100), o sunny boy 3800 (3800 / 3800) o kaco 3600xi (3450 / 3800), estas potencias definem a potencia nominal e máximo que pode injectar na rede, ou não é verdade?
isto porque no meu caso tenho o kaco 3600xi e desde o dia 24, o pico máximo "cola-se" sempre nos 3800, o que me leva a pensar nem que dc atinja valor superior (fv 4140wp), o inversor não injecta "nem mais uma virgula" na rede, porque está calibrado para esse valor. se assim for o fronius ig40 ao injectar 4536w, ou em média 4200w, não respeita as suas próprias caracteristicas técnicas...se é verdade, é optimo!(uma fraude pela positiva )... mas também aconselhava a fronius a alterar os folhetos técnicos, porque concerteza as vendas vão disparar (penso eu de que...) e confesso que até eu reconsiderava na altura da compra, mas não encontrei na altura pela diferença de mais 300w de ac máx. justificação para o preço tão elevado.

até

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

vamos ao ponto da situação. seg.feira 31-de maio, temperatura aqui na minha zona 34º e ai esta os tais 4250w que o inversor costuma marcar entre as 10h da manha e as 4 da tarde ,foram-se,o máximo que atingiu foi 3805w e a produção desse dia 32kw, alta temperatura a fazer bastantes estragos na produção. é caso para dizer queremos sol mas nem tanto.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


nikofield
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda jan 05, 2009 9:35 am

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por nikofield »

jama Escreveu:tenho a minha mp aprovada

eis a descrição do meu sistema:
sistema fixo
22 paineis s-energy de 225w
inversor fronius ig40 + placa datalogger + extensão de garantia

vamos ver como se comporta o inversor


sim sr. óptima instalação boa potencia de painéis e aliada ao bom inversor que aplicaste, vais ter resultados magníficos. boa sorte[/quote]


já estou injectar na rede, desde do dia 8
ontem e hoje não esteve um dia muito bom, minhas produção foram
08.06.2010 - inicio 11h00 - 8kw - potencia de pico 1500w
09.06.2010 - 16kw - potencia de pico 4338w

vamos ver os próximos dias

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

nikofield Escreveu:
jama Escreveu:tenho a minha mp aprovada

eis a descrição do meu sistema:
sistema fixo
22 paineis s-energy de 225w
inversor fronius ig40 + placa datalogger + extensão de garantia

vamos ver como se comporta o inversor


sim sr. óptima instalação boa potencia de painéis e aliada ao bom inversor que aplicaste, vais ter resultados magníficos. boa sorte

já estou injectar na rede, desde do dia 8
ontem e hoje não esteve um dia muito bom, minhas produção foram
08.06.2010 - inicio 11h00 - 8kw - potencia de pico 1500w
09.06.2010 - 16kw - potencia de pico 4338w

vamos ver os próximos dias [/quote]


excelente,parabens,pot de pico 4338w, ainda vais ultrapassar esse valor nao tarda nada , e teras dias com produçoes de estares a meter na rede varias horas por dia acima de 4200w/h nenhum inversor faz isto, a nao ser o fronius,assim os paineis lhe deem a "papa".
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


nikofield
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda jan 05, 2009 9:35 am

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por nikofield »

qual é a maxima potencia que o teu inversor consegue injectar na rede +de 10min?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

nikofield Escreveu:qual é a maxima potencia que o teu inversor consegue injectar na rede +de 10min?
num dia bom esta a injectar varias horas 4280w/h sempre seguido.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


nikofield
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda jan 05, 2009 9:35 am

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por nikofield »

jama Escreveu:
nikofield Escreveu:qual é a maxima potencia que o teu inversor consegue injectar na rede +de 10min?
num dia bom esta a injectar varias horas 4280w/h sempre seguido.
e no teu contador qual é a potencia máxima injectada?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

nikofield Escreveu:
jama Escreveu:
nikofield Escreveu:qual é a maxima potencia que o teu inversor consegue injectar na rede +de 10min?
num dia bom esta a injectar varias horas 4280w/h sempre seguido.
e no teu contador qual é a potencia máxima injectada?

ora bem ,a potencia max injectada no contador, é actualizada todos os meses, ou seja por ex. a contagem da energia no meu caso vai do dia 25 a 25 de cada mes, e cada vez que o mes "fecha" essa pot.max injectada desaparece e fica registada a partir dai ate ao proximo mes o maximo que atingir , ex. hoje é dia 26 a potencia media max. que entrou no contador 3000w, fica esse valor ate ao fim do mes se esse valor nao for ultrapassado , dia 28 pote.max atingida 3500w, fica esse valor ate ao fim do mes, e assim sucessivamente, mas atençao a potencia max que o contador regista nao é a potencia max do inversor mas sim potencia media, medida durante um determinado tempo que eu nao sei quanto é, nao sei se é a media de uma hora de duas horas ,nao sei. o max que o meu atingiu foi no mes de maio 4187w. este mes de junho o max que la esta registado é 4090w, mas este valor ainda pode ser ultrapassado ate ao dia 25 que é quando "fecha" o mes para efeitos de contagem de leitura, espero que tenhas entendido ,qualquer duvida estamos aqui.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


rmazenha
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: terça dez 08, 2009 12:48 pm

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por rmazenha »

para o contador a1700 da janz o período de cálculo para a potência máxima injectada corresponde a 15 minutos de integração de potência.


nikofield
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda jan 05, 2009 9:35 am

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por nikofield »

compreendi
o meu inversor teve a injectar 4280w e no contador dá a potencia máxima de 4000w.
qual é a diferença da contagem de kw do inversor para o contador?

Responder

Voltar para “Projectos”