Micro-Produção, Gondomar

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

heiiiii pessoal
já tenho os painéis a corar.... vai uma ...bejeca???
difícil, só foi fazer passar o "cabo terra". mas o pessoal da instalação, não se levantou sem acabar o serviço. impecáveis!!!
vou tentar descrever. peço aos moderadores que me corrijam, se estiver a quebrar normas. tentei cortar as imagens e reduzi-las o mais possível. ainda ando a aprender!!! irei acrescentando detalhes.....
cá vai a minha "história", desde o começo:
....................
a minha solução:

18 painéis sanyo hit-235 hde4 = 4230wp

fixação co-planar, telhado virado a sul, +/- 30º inclinação

inversor ingecon 3.68tl

landis+gyr dialog zmg310

+ restantes elementos (tipo chave na mão)

local: gondomar

porque estou cá?

tal como muitos outros, por acreditar que é possível ter melhor ambiente e ganhar dinheiro. porque foi também aqui no fórum, que aprendi, a partilhar a experiência de micro-produtor. porque aqui, vi explicações claras, simples e logicamente justificadas.

.........por agora é tudo.........continua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

caros moderadores
vejo que as imagens são demasiado grandes. cortei-as em pequenas dimensões no gimp, mas vejo que o resultado está diferente. se possível corrijam-me/ajudem p.f. parece-me que a imagem dos painéis não estava em condições de seguir. vou tentar fazê-la seguir, modificada. se for possível incluir, óptimo....
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por jama »

bondadesua Escreveu:caros moderadores
vejo que as imagens são demasiado grandes. cortei-as em pequenas dimensões no gimp, mas vejo que o resultado está diferente. se possível corrijam-me/ajudem p.f. parece-me que a imagem dos painéis não estava em condições de seguir. vou tentar fazê-la seguir, modificada. se for possível incluir, óptimo....
olá. parabens excelente equipamento, tens ai uns paineis que sao um espectaculo, força poe-me isso a bombar para a rede que vais ter bons resultados.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

caro jama
obrigado pela confiança.
inspecção para dia 20, ....será um instantinho, se tudo estiver bem, claro. e eu ansioso pelo contrato!!!
saudações

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

...continuação.....


porque escolhi este material?

porque tem painéis mais pequenos que os da maioria dos fabricantes , mais leves e com elevada eficiência. porque aprendi a valorizar de soluções de qualidade. porque acredito que um bom produto, se não for exageradamente caro, pode pagar-se igualmente depressa. porque acredito que não existem soluções perfeitas, mas construídas, o melhor que sabemos e podemos. cada um, constrói a sua solução com as variáveis de que dispõe, ou seja, com as ofertas que tem e os "fundos" de que de que dispõe. acredito que compramos aquilo que nos parece satisfazer os nossos intentos.
tentaram convencer-me de que ia melhor servido com uma solução "barata" (eu diria banal), porque se pagava mais depressa. será? aqui no fórum vi exemplos que o negam.

porquê estas quantidades?

em primeiro lugar, não queria encher completamente o telhado, pois isso poderia vir a comprometer a facilidade de manutenção e limpeza. como as medidas são bastante diferentes, poderia haver dificuldade na montagem. assim optei por 18 painéis, com a potência acumulada mais elevada possível (18 x 235 = 4230wp), ao preço mais económico que houvesse.
li vários artigos e acreditei que em função da degradação da eficiência provocada pelo calor e pela "idade/tempo", menos de 4100w, seria apenas uma solução razoável. eu queria melhor, se possível.
Última edição por Volt em segunda mai 17, 2010 4:56 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Retirei a cor. Estava imperceptível. Cumps.
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

...continuação
...........

saudações a todos

porque evito "chinesisses"?

se estivéssemos na década de 60 do séc. xx, e com a sabedoria de hoje, o provérbio seria:
- o chinês, é pior que o "preto e o cigano" juntos.
felizmente que hoje já vai havendo produtos chineses muito bons. mas isso ainda não é a generalidade. foi com produtos de, "usa uma vez e deita fora", que o "tigre asiático" inundou o mundo, de produtos de baixa qualidade e ajudou a derrubar a economia ocidental. tive receio e por isso comprei um produto de elevada reputação.

quando comecei?

na prática, com a aprovação da candidatura a 18-02-2010, mas muito antes, a ler, ouvir e perguntar a todos os que pude. uns já estavam no grupo outros a tentar entrar e outros a tentar desincentivar, dizendo cobras e lagartos da solução solar.

instalação?

rapidíssima, (10 e 11 de maio). foi uma equipa dedicada. difícil foi a inscrição e a escolha de materiais/propostas. soluções, mais que muitas, opiniões nem se fala.
decidir é sempre difícil. ainda mais, quando se tem que usar...€€€..., e uma grande dose de confiança na inovação, ....em tempos de mudanças tão bruscas.

estado actual?

no momento estou a aguardar verificação/inspecção da certiel, marcada para dia 20. a ver vamos...


bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

bondadesua Escreveu:caros moderadores
vejo que as imagens são demasiado grandes. cortei-as em pequenas dimensões no gimp, mas vejo que o resultado está diferente. se possível corrijam-me/ajudem p.f. parece-me que a imagem dos painéis não estava em condições de seguir. vou tentar fazê-la seguir, modificada. se for possível incluir, óptimo....
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

bondadesua Escreveu:heiiiii pessoal
já tenho os painéis a corar.... vai uma ...bejeca???
difícil, só foi fazer passar o "cabo terra". mas o pessoal da instalação, não se levantou sem acabar o serviço. impecáveis!!!
vou tentar descrever. peço aos moderadores que me corrijam, se estiver a quebrar normas. tentei cortar as imagens e reduzi-las o mais possível. ainda ando a aprender!!! irei acrescentando detalhes.....
cá vai a minha "história", desde o começo:
....................
a minha solução:

18 painéis sanyo hit-235 hde4 = 4230wp

fixação co-planar, telhado virado a sul, +/- 30º inclinação

inversor ingecon 3.68tl

landis+gyr dialog zmg310

+ restantes elementos (tipo chave na mão)

local: gondomar

porque estou cá?

tal como muitos outros, por acreditar que é possível ter melhor ambiente e ganhar dinheiro. porque foi também aqui no fórum, que aprendi, a partilhar a experiência de micro-produtor. porque aqui, vi explicações claras, simples e logicamente justificadas.

.........por agora é tudo.........continua
Anexos
Características dos painéis
Características dos painéis
topico-9.JPG (92.41 KiB) Visto 6417 vezes
De cara lavada...
De cara lavada...
topico 8.JPG (119.09 KiB) Visto 6417 vezes
18 painéis, mortinhos pelo Sol
18 painéis, mortinhos pelo Sol
topico 0.JPG (114.82 KiB) Visto 6417 vezes
Última edição por BondadeSua em quarta mai 19, 2010 2:25 pm, editado 1 vez no total.
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

tá bom de ver....nem com esforço redobrado, o arranjo das imagens melhora. paciência...
Última edição por BondadeSua em quarta mai 19, 2010 2:29 pm, editado 1 vez no total.
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »



cumprimentos a todos

estou a tentar substituir as imagens, após redefinição de dimensões. espero que resulte....
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »


saudações "verdes"

mais uma etapa ultrapassada!!!! inspecção feita e aplaudida
vejam esta beleza ... ao sol
.........

...........

..........
Anexos
até parece no meio do bosque!!!
até parece no meio do bosque!!!
topico 14.JPG (124.88 KiB) Visto 6360 vezes
beleza....
beleza....
topico 15.JPG (133.17 KiB) Visto 6360 vezes
Resultado final
Resultado final
topico 16.JPG (113.32 KiB) Visto 6360 vezes
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

aqui de cima, até o "dragão" parece verde
Anexos
....já quase se vê a meta!!!
....já quase se vê a meta!!!
topico 20.JPG (134.97 KiB) Visto 6346 vezes
fase de fixação
fase de fixação
topico 11.JPG (108.57 KiB) Visto 6346 vezes
Última edição por BondadeSua em quinta mai 20, 2010 6:59 pm, editado 1 vez no total.
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por Volt »

viva.

em breve vamos voltar a ter activa a aplicação que redimensiona as imagens que estiverem muito grandes. nessa altura isso ficará bom automaticamente, não é preciso se preocupar.



ps: já agora, na sua assinatura, penso que não quer dizer "aprendesse", mas sim "aprende-se".
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

obrigado
já estava a tentar demais...
vou tentar juntar apenas mais alguma...que ficou a faltar.

bondadesua
Anexos
Conrador
Conrador
Topico.jpg (71.19 KiB) Visto 6350 vezes
Montagem da PCP
Montagem da PCP
topico 2.JPG (82.55 KiB) Visto 6350 vezes
Características do Inversor
Características do Inversor
topico-6.JPG (82.27 KiB) Visto 6350 vezes
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por Nuno_Vicente »

boas,

parabens!
agora é só esperar pelo contrato da edp para começar a bombar para a rede.
excelentes paineis escolhidos!

só uma perguntinha; esse pinhal à frente de casa não irá tapar o sol?

cumprimentos,
nuno vicente

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

olá
tá quase, de facto.
o pinhal, "eucaliptal", tem algum efeito, +/- 2 meses quando o sol está mais baixo e até às10 ou 11 horas. como é no inverno, quando também temos mais nuvens/chuva, portanto muito menos sol, o efeito chega a ser diminuto.
trata-se de zona entre habitações, pelo que tem tido algum controle no crescimento com desbastes/abates. por outro lado, estando em zona edificada, será ocupado mais cedo ou mais tarde, por construções. desde que não "plantem" aqui um mamarracho em altura, o telhado não será menos ensolarado, visto que a habitação está quase no ponto mais alto. só não se construiu já, por ter havido alguma retracção no consumo de casas,..... penso eu de que.
no final da época de "incêndios" do ano anterior, houve aqui um incêndio, que nós moradores, evitamos que atingisse maiores proporções. isso inquietou-nos bastante naquele dia. depois houve uma queda completa das folhas, que essas sim, sujaram muito, a rua, o chão e o telhado. obrigou-me a ir lá acima limpar e desobstruir os caleiros.
não sei que mais possa fazer, além de alertar os bombeiros e a protecção civil , para que peçam ao proprietário que os "venda/corte" minimizando os riscos. já alguém me disse que a regulamentação obrigava a que as árvores de grande porte estivessem afastadas da habitações (x metros). não sei valores em concreto. se houver alguma coisa a fazer, claro que irei tentar minimizar as sombras. alguma sugestão , será bem-vinda.
cumps
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por PaulOL »

boas!

conheço situações semelhantes e não há nada a fazer, se não exigir uma boa limpeza do mesmo devido ao risco de incêndio, pelas imagens está péssimo, a protecção civil tem poderes para tal se lhe fizer chegar a reclamação, mas isto não lhe resolve o problema das sombras

mas é claro, também tem outra solução, que é comprar esse terreno?...se o dono vender
e olhe que existem casos que só a madeira praticamente paga o terreno, mas não deve ser esse o caso devido à viabilidade de construção...

até

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

viva a todos
saudações especiais aos adeptos da "onda verde"


venho fazer o meu ponto de situação.
para a semana já serei "produtor". está marcada ligação para o dia 8. o contrato até veio, (e entregue quinta antes da 14h numa estação de ctt no porto),... rápido, mas só hoje tive contacto da edp, a marcar para a próxima terça a ligação. isto dá cá um stress....
o sol até tem estado a favor dos já instalados, ou não? não tem estado demasiado calor... penso eu de que....

cumps

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »

saudações "verdes"
ou a fazer faísca!!!


uma à saúde?

ontem às 11:30, foi feita a ligação. claro que o "tempo" não ajudou nada. houve nuvens o dia todo, até choveu boa parte.
mesmo assim às 17:30, já tinham entrado, (ou será saído?), 7 kw. depois dessa hora não acrescentou mais, mas pelo lado da meteorologia e inclinação do sol, o dia estava marcado. novos dias virão.

cumps

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Micro-Produção, Gondomar

Mensagem por BondadeSua »


cumprimentos a todos

hoje (13/06), o tempo não esteve mal. alguma névoa em altitude. a temperatura não subiu muito. parece-me não ter sido um dia ideal, mesmo assim, acho que a produção foi boa 28 kv. levando em conta que desde o dia 8, só hoje é que o sol foi quase constante, o total 110 kv, já é animador, ou estou enganado? quem sabe do assunto que me diga se estou enganado


boa semana de trabalho e com muita energia

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Responder

Voltar para “Projectos”