Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por cascavelo »

vejam o estado que ficou meu aerogerador após um tempestade, como não tive tempo de bolar e instalar nenhum sistema de freio ou desvendamento, devido ao acidente que sofri enquanto testava o mesmo. as hélices eram provisórias de tubo pvc e não aguentariam mesmo, mas depois de ver o estrago, aconselho que não usem pvc ou madeira, creio que o mellhor e fazer em alumínio, como faz o josenir, pois assim amassaria tudo mas não voariam pedaços.
DSC08329.JPG
DSC08329.JPG (102.48 KiB) Visto 9043 vezes
por sorte estava em local desabitado e não feriu ninguém, depois disto andei pesquisando e descobri que isto acontece com certa frequência em projetos caseiros.
construir e instalar um aerogerador é um tarefa que requer muito cuidado e planejamento e não devemos fazê-lo sozinhos. afinal estamos tentando domar forças naturais, que fogem ao controle o tempo todo.
e sobre minha saúde, continuo em tratamento, faz exatamente um ano que ocorreu o acidente, já fiz duas cirurgias e perdi parcialmente o movimento do braço direito e do punho esquerdo, vou fazer outra cirurgia em janeiro pra retirada da placa do ombro espero alguma melhora dos movimentos do braço depois disto, ainda sinto muitas dores.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

concordo com o tema, com certeza está faltando algo específico nesta área. o título pode ser bem genérico, algo como: "energia eólica - cuidados com a segurança".

no meu caso, já tomei alguns bons sustos, mas nada de muito grave. uma coisa que acredito ser bastante útil, e que nas turbinas eólicas para bombeamento de água é comum, é um freio para fazer uma parada para manutenção. nos aerogeradores de pequeno porte isso não é comum, mas é igualmente necessário. é possível que se perceba uma tempestade chegando, e neste caso poderia ser útil deixar o aerogerador travado, evitando maiores danos.

um dos meus acidentes ocorreu quando tive que fazer uma parada no aerogerador à noite. com a pouca visibilidade acabei sendo atingido na sobrancelha pelas pás da hélice. o corte não foi profundo, mas me causou um grande susto.

uma outra situação ocorreu com um ajudante meu. pedi a ele que trocasse a correia do aerogerador, mas tive muito cuidado em advertí-lo que antes de fazer o trabalho fizesse a parada da hélice e a deixasse travada para não arriscar uma rajada de vento causar algum movimento brusco. mas infelizmente ele não me levou a sério, e achou que poderia segurar a hélice com a mão. tentou trocar a correia sem travar a hélice, e então teve quatro dedos presos entre a correia e a polia e sofreu fratura de três dedos. os ferimentos foram muito graves. e ele acabou ficando quase um mês sem trabalhar por conta disso.

no mais, saúde ao amigo cascavelo ! e que deus proteja os nossos amigos iniciantes das desventuras que ele passou.


manel canivete
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: domingo jul 04, 2010 10:58 am
Localização: evora

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por manel canivete »

ola josenir
queria pedir ajuda em uma situação com o meu windcharger: como ja especifiquei em outro topico oaerogerador tem uma boa preformance mas tambem tem um andikap pois precisa de atingir rotação elevada para "carregar" os eletroimans para depois ,com rotação na volta de 60 pm , gerar +ou- 13/14v e 4/5amp o problema é que a velocidade do vento raramente atinge o valor nessesario para ele "carregar" ,ja pensei em uma multiplicação com polis , mas havera outra solução ? pensei tambem em mudar para imãs permanentes ,o que voce axa?

manel

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

manel canivete Escreveu:ola josenir
queria pedir ajuda em uma situação com o meu windcharger: como ja especifiquei em outro topico oaerogerador tem uma boa preformance mas tambem tem um andikap pois precisa de atingir rotação elevada para "carregar" os eletroimans para depois ,com rotação na volta de 60 pm , gerar +ou- 13/14v e 4/5amp o problema é que a velocidade do vento raramente atinge o valor nessesario para ele "carregar", ja pensei em uma multiplicação com polis , mas havera outra solução ? pensei tambem em mudar para imãs permanentes ,o que voce axa?
manel
a primerira ideia vejo duas opções: melhorar a aerodinâmica das pás ou instalar uma multiplicação. talvez uma multiplicação de 1:2 já resolva plenamente. eu gosto de usar polia e correia, pois o custo é baixo, e a manutenção também.

se a sua informação de 60 rpm estiver correta, acredito que o problema seja na turbina. um gerador que produz 5a x 14v (70w) com 60 rpm é bastante satisfatório. se a turbina não fornece mais que 60 rpm, então tem algo errado com ela.

se puder, poste alguma foto do gerador e da turbina.


xDouglas
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda nov 15, 2010 9:51 pm
Localização: Florianópolis/SC - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por xDouglas »

vamos aproveitar topicos..... não sei se o pessoal daqui gosta que "desenterre" tópicos, mas, sou novo aqui e estou aprendendo. =)

estou com um problema na constução do meu mini-aerogerador, não sei como faço para passar os fios que vem do gerador para a base (em terra), pois o gerador fica rodando no mastro e logo quando der uma volta completa irá arrebentar os fios... desculpe minha ignorância, mas se alguém puder ajudar fico grato!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

xdouglas Escreveu:vamos aproveitar topicos..... não sei se o pessoal daqui gosta que "desenterre" tópicos, mas, sou novo aqui e estou aprendendo. =)

estou com um problema na constução do meu mini-aerogerador, não sei como faço para passar os fios que vem do gerador para a base (em terra), pois o gerador fica rodando no mastro e logo quando der uma volta completa irá arrebentar os fios... desculpe minha ignorância, mas se alguém puder ajudar fico grato!
aqui no forum existem vários tópicos sobre o assunto. faça uma busca por "passagem dos fios".

um projeto atual pode ser visto no link abaixo:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=79&t=11413


pcesarol
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado dez 11, 2010 11:59 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por pcesarol »

olá a todos!

estive pensando em construir um aerogerador utilizando um alternador automotivo, conforme o josenir sugeriu em outro tópico - que por sinal está de parabéns por fornecer boas dicas para o pessoal que está engatinhando nos projetos de aerogerador (inclusive eu) .

acho que especificamente no meu caso, o maior desafio será construir as pás dele.

a minha dúvida é a seguinte; será que teria como aproveitar as pás de um ventilador de teto para fazer as pás do aerogerador ou a aerodinâmica não é a mesma? alguém aí já tentou?

grato pela atenção.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

pcesarol Escreveu:olá a todos!
estive pensando em construir um aerogerador utilizando um alternador automotivo, conforme o josenir sugeriu em outro tópico - que por sinal está de parabéns por fornecer boas dicas para o pessoal que está engatinhando nos projetos de aerogerador (inclusive eu) .
acho que especificamente no meu caso, o maior desafio será construir as pás dele.
a minha dúvida é a seguinte; será que teria como aproveitar as pás de um ventilador de teto para fazer as pás do aerogerador ou a aerodinâmica não é a mesma? alguém aí já tentou?
grato pela atenção.
realmente, a construção de umas pás com ótimo rendimento requer muito estudo e habilidade. mas para quem está iniciando, isso não é necessário. para começo, qualquer coisa feita com um pouco de capricho atende perfeitamente. até as pás de ventilador de teto servem. é só tentar arredondar um pouco mais as curvas do perfil delas.
tenha cuidado com a segurança, pois estas pás em geral são de metal, e em movimento podem cortar e causar acidentes.

Avatar do Utilizador

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por BRICOLEIRO »

amigos, neste tópico tem-se falado de segurança nos aerogeradores, tema que eu também acho de suma importância. também eu já tive alguns pequenos percalços. queria então contribuir com um sistema de travagem para tempestades. devido á fácil confecção torna-se uma mais valia na segurança de aerogeradores.

contactor do travão eléctrico
este contactor serve para travar automaticamente o aerogerador durante uma tempestade. é composto por um leme que se mantém paralelo ao vento. sobre o mesmo eixo roda outro leme, menor, com cerca de um terço da superfície do leme anterior. este pequeno leme mantém-se perpendicular ao vento por meio de uma mola com uma tensão que só permite a extensão para ventos superiores de 12 m/s a 15 m/s. neste caso o pequeno leme roda atuando um micro-interruptor que dá passagem á corrente. pode ser para um ralé ou outro qualquer tipo de atuador elétrico. sendo que através desta ação será atuado o travão mecânico, esse travão poderá ser de varias maneiras (disco, maxilas etc.) também poderá funcionar por cabos por tirantes de varão de ferro, tubos hidráulicos etc.
nota: para afinar todo o sistema e regular a força da mola, temos que por a engenhoca ao vento. uma das maneiras mais fáceis é numa carrinha de caixa aberta. num dia de vento fraco pomos o nosso “condutor” a guiar a carrinha + ou- a 40k hora, e afinamos o engenho.
Anexos
40.JPG
40.JPG (47.64 KiB) Visto 8397 vezes

Avatar do Utilizador

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por BRICOLEIRO »

esquema das ligações elétricas
espero ter contribuído com mais esta pequena participação.
Anexos
14.JPG
14.JPG (40.49 KiB) Visto 8397 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

bricoleiro,

ví desde o dia em que postou as suas mensagens, e de imediato aprovei a ideia. é aquele tipo de coisa simples, mas que pouca gente se deu ao trabalho de pensar, e mais ainda, de dividir com o próximo, como você fez.

meus cumprimentos pelo seu desprendimento em dividir conosco aquilo que lhe custou tempo, recurso e trabalho. espero que em 2011 continue a trazer muitas outras contribuições como esta à nossa comunidade


Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Goahead »

na minha opinião, não é a forma mais correcta de aproximação ao problema.
para quê complicar um sistema de travão, quando pode implementar um sistema mecânico "furling" no próprio gerador?.

esse dispositivo ficará abaixo do gerador (mínimo 1 metro...dependendo do raio das pás), logo a medição de energia do vento não é fiável para qualquer diâmetro de gerador. quanto maior o gerador, maior a distancia.

o factor turbulência , não vai permitir usa-lo mesmo com uma correcta afinação do dispositivo.

em caso de travões, eu acho que um controlo electrónico pode superar o mecânico.
numa ventoinha tão pequena, os rpms vão acima das 1000, logo não me parece que o problema que obteve tenha sido "overspeed" mas sim uma construção demasiado frágil (pás de plástico, má fixação, distancia a torre etc etc).
outro factor foi não ter tido em conta a distancia das pás a torre, que na imagem em cima, parece-me bastante reduzida. quando o gerador acelera, as pás flectem bastante para trás e batem na torre. apontaria que o seu problema proveio desse facto.

problemas de construção a parte, o melhor seria com um pequeno micro controlador, saber as rpms do gerador (através de 2 das fases ac) e actuar conforme necessário (ex: travagem do gerador se rpm > x durante mais do que y segundos. libertação do travão quando rpms abaixo de z rpms)

sei que parece difícil implementar, mas seria o mais fiavel.
goahead

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

em momento algum o bricoleiro disse que estava apontando "a melhor solução". o que ele fez foi apresentar uma solução simples e que se encontra ao alcance de qualquer um. quem domina muito bem a eletrônica e é capaz de programar microcontroladores não precisa de sugestão para implementar o controle de rotação do gerador em uma turbina. mas aqueles que estão iniciando precisam sim de soluções simples como esta.
mais uma vez meus cumprimentos à iniciativa do bricoleiro em compartilhar conosco seus conhecimentos.


Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Goahead »

a minha resposta começou com: "na minha opinião"
o sistema furling é um sistema simples de implementar e é mecânico!
depois disse que tambem é possivel ser electro-mecanico mas precisa de saber os rpms e não a força do vento!

o ponto principal que levou a falha é o material usado na construção das pás e não um sistema de travagem!!

goahead

Avatar do Utilizador

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por BRICOLEIRO »

amigo goahead se o amigo tive- se dado uma olhadela aos meus trabalhos reparava que todos eles têm sistemas de “furling” capaz. o engenho que apresento é pura e simplesmente para tempestades, e vale o que vale. também sei que se pode fazer eletronicamente. também conheço os sítios na internet que o amigo conhece, também sei que o google existe. mas o que aqui venho expor são coisas simples feitas de material reciclado, que todos tenham acesso. desafio-o a mostrar os seus trabalhos para que todos posam ver.


Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Goahead »

bricoleiro,
respondo-lhe da mesma forma...
se tivesse procurado já teria encontrado trabalhos meus, especialmente se conhece os mesmos sites que eu...a começar por este...mas pelos vistos não.

s. tomé precisou de ver para querer..eu não precisei.
se necessario envio-lhe tambem o meu curriculo vitae e historico de notas academicas!!!!

comentarios a parte, visto que só vejo ataque e não sugestões...
-----------------
sou da opinião que ao fazer um sistema de detecção fiavel, este deve partir dos rpm.
os actuais geradores de mwatts conteen anmometros para medição do vento, mas somemte para decisão de arranque ou paragem.
a decisão de travagem/abrandar um gerador é feito com calculos a partir dos rpm. inicialmente com o pitch das pás e após isso, com a travagem a base de discos e pastilhas.

cascavelo,
a madeira é o melhor material que podes arranjar para fazer umas novas pás. facil de moldar, leve e resistente.
esquece o aluminium...
experimenta

goahead

Avatar do Utilizador

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por BRICOLEIRO »

goahead tem toda a razão! desculpe a minha ignorância.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por carioca »

gostaria que o josenir me indicasse qual o angulo de ataque das pás de aluminio do seu projecto e as medidas se possível, pois vou fazer umas semelhantes só que são 5.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:gostaria que o josenir me indicasse qual o angulo de ataque das pás de aluminio do seu projecto e as medidas se possível, pois vou fazer umas semelhantes só que são 5.
tenho várias hélices, que troco conforme a época do ano. na minha região ocorre muita variação do regime de ventos, conforme a estação do ano.

uso o programa wind blade calculator para me guiar nas medidas e ângulo de ataque das minhas pás. sugiro que use este programa, procure no google que você acha o site para download.
as hélice que tenho atualmente têm ângulo de ataque entre 30 e 40º na base e algo em torno de 0º ou -0,5º na ponta das pás.

ultimamente não tenho mais feito pás de alumínio, pois, mais cedo ou mais tarde elas sofrem de fadiga e acabam apresentando rachaduras. atualmente tenho usado chapa de ferro de 1,2mm de espessura.

Avatar do Utilizador

vendaval
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: sábado dez 01, 2007 9:45 pm
Localização: Pico Açores

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por vendaval »

bricoleiro Escreveu:esquema das ligações elétricas
espero ter contribuído com mais esta pequena participação.
olá bricoleiro.
tudo bem.........mas não lhe ficaria mal dizer que esta ideia não é sua. tem um autor.
lá no livrinho, onde você copiou estas imagens, tá lá o nome do mesmo.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”