As aventuras de um novo produtor de BD

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
caracol
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quinta ago 24, 2006 1:31 pm
Localização: Sintra - Ericeira

As aventuras de um novo produtor de BD

Mensagem por caracol »

boas,

ando a preparar-me para fazer o meu primeiro lote de bd.
como não sou de meias medidas, não vou começar por um litro, mas sim por um lote de 35 litros.

já adquiri um termo-acumulador de 50 litros (115,00 euros).

já tenho uma balança digital de 300-0,1g (45 euros)

já tenho 10 litros de oleo usado (muito usado)

já fiz o esquema das ligações ao termo-acumulador com as várias alternativas de filtragem, purga.

já encomendei o material de laboratório para as titulações (euro 17,30).

neste momento estou empenado na compra de um motor de circulação e no filtro (5 microns), o fornecer (de confiança) informou-me que o motor e filtro tem de estar preparado para funcionar com liquidos a 50º (estou à espera de saber o que me me vai arranjar e a que preço)

quando tiver mais novidades, colocarei neste tópico.

abraços
caracol
MB200TD1989 - 5000km com B30 e 20000 com B50.

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas, isso é que é dar-lhe com força.
eu por outro lado, até me escondia e se calhar escondo-me mesmo, mais de meio ano a b10, agora b20 e mesmo assim ainda com "tachadas", só agora ao fim de quase um ano é que estou a reunir material para um processador à homem e mesmo assim com muita calma...
pouco sei da mecanica do cdi mas não eram esses carros que tinham um bomba injectora bastante sensivel, pelo que me tem constado, se assim for convém tomar atenção a esse factor..., o td isso sim um carro de guerra.

abraço
Verde por Excelência


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

tenho uma kangoo com bomba lucas a usar b100+5% gasosa. já fez 10.000km.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
caracol
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quinta ago 24, 2006 1:31 pm
Localização: Sintra - Ericeira

Mensagem por caracol »

bom...a cdi para já, não vai beber bd, primeiro porque estamos a falar de peças muito mais dispendiosas e segundo porque nem vou conseguir oleo usado suficiente para a 200td!!! (não é fácil arranjar oleo usado, penso que já todos passaram por isso).

a 200td é que vai beber bd100 para começar (a ideia quando a comprei foi essa mesmo), o meu mecânico (colega das btt's) tem lá uma bomba injectora para substituir no caso da minha berrar. mas pelo que sei, o grande problema vai ser mesmo as impurezas que vão para o filtro do gasóleo e que até então estavam nas tubagens, daí aconselharem a uma mistura progressiva.

a questão dos 5% de gasolina é que ainda não decidi, acho que vou experimentar primeiro só com bd100 para ver a reacção do animal.

abraços
caracol
MB200TD1989 - 5000km com B30 e 20000 com B50.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

afinal falamos de bb ou ovd???? o bd pode ser usado em qualquer carro desde que bem fabricado.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas fry,

falamos de bio, mas estamos também a falar de intenção final de b100 e os 220 cdi tinham bastantes "sensibilidades", muitos fogareiros que o digam e até com o diesel da galp energia se davam mal em determinada altura, sendo assim... só estou a recomendar precaução, acho que esta é boa para carros com fragilidades conhecidas, eu também tenho um veiculo que se conhece fragilidades, uma astra g 1.7td com o motor opel dtl, a injectora também é sensivel até mais não, aliás aos 110 mil meteu férias e teve que levar outra

abraço
Verde por Excelência


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

eios tens razão

rectifico....

todos os motores a diesel podem usar bd as percentagens é que variam consoante a sensibilidade dos sistemas .

a mercedes quando lançou o w133 , com as famigeradas bombas rotativas da lucas foi no que deu. aconselho a quem tenha motores multijet, common-rail, ou sistemas de alta pressão ou bombas rotativas, a usar toda a precaução no uso de percentagens elevadas de bd.


como são sistemas recentes, não existem testemunhos fiáveis que possam garantir o uso de b100.

a minha kangoo de 89 está a ser testada com b100 mas as novas gerações já têm motorizações diferentes.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


mendes
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta out 19, 2006 3:29 am

Mensagem por mendes »

olá pessoal. este é o meu primeiro post, mas espero colocar muitos mais.
eu só agora descobri este forum, mas já utilizo bd á cerca de 6 meses.
o que tenho a dizer?
bem, utilizo bd100 numa opel astra 1.7d e sempre a rolar. sem problemas.
o primeiro bd que utilizei foi feito por mim, mas agora é comprado (já mamou 250lt),.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

mendes, já agora compras o bd onde?
3º sócio novaenergia


mendes
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta out 19, 2006 3:29 am

Mensagem por mendes »

compro a um amigo, que por sua vez compra em espanha (ele tem uma cuba de 2000 l e por isso vêm cá abastece-lo). os espanhóis, mais uma vez estão muito á frente em relação a nós. lá, já existem centenas de gasolineiras a comercializar o bd (por exemplo só em barcelona são 61). eu compro-o a 0,7€ e disseram-me que era o preço a que o compravam, mas isso ainda vou confirmar. é claro que feito em casa de óleo usado fica mais barato, mas o meu problema é arranjar o óleo. eu comecei a fazer em casa com óleo novo, mas ficou mais caro que o diesel.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

bem, as questões legais desse transporte é que são algumas.. mas se brigada fiscal não souber, até gosta..

quanto ao preço parece-me pouco para biodiesel que esteja dentro da norma europeia, talvez seja feito a martelo.
3º sócio novaenergia


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

também acho mt barato já experiementaste fazer o teste?
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


mendes
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta out 19, 2006 3:29 am

Mensagem por mendes »

eu achava que 70 centimos era um pouco caro. mas se vocês dizem...
quanto ao teste. falas do teste com água (lavagem) esse já fiz e ficou impecável.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

refiro-me aos dois, lavagem e reprocessamento. se não houver glicerina, está bom.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

mendes Escreveu:eu achava que 70 centimos era um pouco caro. mas se vocês dizem...
pois para bio comercial está a excelente preço, estive na alemanhã à duas semanas atrás e o preço do bio rondava os 90c contra o 1€ do diesel, assim o teu amigo está a comprá-lo 20 centimos mais barato que na alemanha, pode acontecer é que esteja a ser possivel comprá-lo sem iva e em quantidade, os tais 2000l, o que justificaria o valor

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
caracol
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quinta ago 24, 2006 1:31 pm
Localização: Sintra - Ericeira

que filtro vou usar?

Mensagem por caracol »

bom dia,

depois de ter recebido o motor de circulação e ter montado toda a tubagem necessária, cheguei ao filtro.... onde me deparei com um problema.

um filtro de 20 micros custa cerca de 16,00 euros e um filtro de 5 micros passa para os 165,00 euros.

a pergunta que eu gostava de colocar é a seguinte:

justifica o investimento num filtro de 5 micros ou o de 20 micros é suficiente??

outra questão:

ao procurar metanol deparei-me com um preço de 0,82 / litro (já com iva), acham bom preço ou alguém me conseguirá mais barato?? (nota que já solicitei preços a alguns membros deste forum e todos foram mais altos)

fico a aguardar
atenciosamente
caracol


para breve prometo as primeiras fotos da máquina.......
MB200TD1989 - 5000km com B30 e 20000 com B50.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

caracol, que filtro é esse? daqueles descartáveis que são usados para filtrar água custam 3 euros cada (5 microns), e podem-se usar por algum tempo.

esse que falas de 165 euros deve ser lavável, não..?
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
caracol
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quinta ago 24, 2006 1:31 pm
Localização: Sintra - Ericeira

Mensagem por caracol »

o filtro em questão (fp3) é normalmente usado para filtrar água para as habitações, tem a vantagem de ser grande (menos saturação) e é lavável.
ò aspecto exterior é idêntico ao filtro nolmal (parte e cima azul com copo transparente e a manga no interior).

já agora explica melhor qual é esse filtro que falas a 5 euros e onde é que o compraste.

abraços
caracol
MB200TD1989 - 5000km com B30 e 20000 com B50.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

epá, acho que é igual ao teu, mas não é lavável. de qualquer forma até ficar inutilizado serve para muitas vezes..
3º sócio novaenergia


mendes
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta out 19, 2006 3:29 am

Mensagem por mendes »

eu penso que não vale a pena gastar muito dinheiro com filtros mais apertados, porque se o sistema injector dos automóveis está preparado para 30microns (diesel), então também não tem problemas com as particulas do bd (q tambem não serão superiores a 30 microns).
ou não é?
BD100
Astra 1.7D 18000km

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”