As aventuras de um novo produtor de BD
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As aventuras de um novo produtor de BD
boas,
ando a preparar-me para fazer o meu primeiro lote de bd.
como não sou de meias medidas, não vou começar por um litro, mas sim por um lote de 35 litros.
já adquiri um termo-acumulador de 50 litros (115,00 euros).
já tenho uma balança digital de 300-0,1g (45 euros)
já tenho 10 litros de oleo usado (muito usado)
já fiz o esquema das ligações ao termo-acumulador com as várias alternativas de filtragem, purga.
já encomendei o material de laboratório para as titulações (euro 17,30).
neste momento estou empenado na compra de um motor de circulação e no filtro (5 microns), o fornecer (de confiança) informou-me que o motor e filtro tem de estar preparado para funcionar com liquidos a 50º (estou à espera de saber o que me me vai arranjar e a que preço)
quando tiver mais novidades, colocarei neste tópico.
abraços
caracol
ando a preparar-me para fazer o meu primeiro lote de bd.
como não sou de meias medidas, não vou começar por um litro, mas sim por um lote de 35 litros.
já adquiri um termo-acumulador de 50 litros (115,00 euros).
já tenho uma balança digital de 300-0,1g (45 euros)
já tenho 10 litros de oleo usado (muito usado)
já fiz o esquema das ligações ao termo-acumulador com as várias alternativas de filtragem, purga.
já encomendei o material de laboratório para as titulações (euro 17,30).
neste momento estou empenado na compra de um motor de circulação e no filtro (5 microns), o fornecer (de confiança) informou-me que o motor e filtro tem de estar preparado para funcionar com liquidos a 50º (estou à espera de saber o que me me vai arranjar e a que preço)
quando tiver mais novidades, colocarei neste tópico.
abraços
caracol
MB200TD1989 - 5000km com B30 e 20000 com B50.
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- Membro Silver
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boas, isso é que é dar-lhe com força.
eu por outro lado, até me escondia e se calhar escondo-me mesmo, mais de meio ano a b10, agora b20 e mesmo assim ainda com "tachadas", só agora ao fim de quase um ano é que estou a reunir material para um processador à homem e mesmo assim com muita calma...
pouco sei da mecanica do cdi mas não eram esses carros que tinham um bomba injectora bastante sensivel, pelo que me tem constado, se assim for convém tomar atenção a esse factor..., o td isso sim um carro de guerra.
abraço
eu por outro lado, até me escondia e se calhar escondo-me mesmo, mais de meio ano a b10, agora b20 e mesmo assim ainda com "tachadas", só agora ao fim de quase um ano é que estou a reunir material para um processador à homem e mesmo assim com muita calma...
pouco sei da mecanica do cdi mas não eram esses carros que tinham um bomba injectora bastante sensivel, pelo que me tem constado, se assim for convém tomar atenção a esse factor..., o td isso sim um carro de guerra.
abraço
Verde por Excelência
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bom...a cdi para já, não vai beber bd, primeiro porque estamos a falar de peças muito mais dispendiosas e segundo porque nem vou conseguir oleo usado suficiente para a 200td!!! (não é fácil arranjar oleo usado, penso que já todos passaram por isso).
a 200td é que vai beber bd100 para começar (a ideia quando a comprei foi essa mesmo), o meu mecânico (colega das btt's) tem lá uma bomba injectora para substituir no caso da minha berrar. mas pelo que sei, o grande problema vai ser mesmo as impurezas que vão para o filtro do gasóleo e que até então estavam nas tubagens, daí aconselharem a uma mistura progressiva.
a questão dos 5% de gasolina é que ainda não decidi, acho que vou experimentar primeiro só com bd100 para ver a reacção do animal.
abraços
caracol
a 200td é que vai beber bd100 para começar (a ideia quando a comprei foi essa mesmo), o meu mecânico (colega das btt's) tem lá uma bomba injectora para substituir no caso da minha berrar. mas pelo que sei, o grande problema vai ser mesmo as impurezas que vão para o filtro do gasóleo e que até então estavam nas tubagens, daí aconselharem a uma mistura progressiva.
a questão dos 5% de gasolina é que ainda não decidi, acho que vou experimentar primeiro só com bd100 para ver a reacção do animal.
abraços
caracol
MB200TD1989 - 5000km com B30 e 20000 com B50.
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boas fry,
falamos de bio, mas estamos também a falar de intenção final de b100 e os 220 cdi tinham bastantes "sensibilidades", muitos fogareiros que o digam e até com o diesel da galp energia se davam mal em determinada altura, sendo assim... só estou a recomendar precaução, acho que esta é boa para carros com fragilidades conhecidas, eu também tenho um veiculo que se conhece fragilidades, uma astra g 1.7td com o motor opel dtl, a injectora também é sensivel até mais não, aliás aos 110 mil meteu férias e teve que levar outra
abraço
falamos de bio, mas estamos também a falar de intenção final de b100 e os 220 cdi tinham bastantes "sensibilidades", muitos fogareiros que o digam e até com o diesel da galp energia se davam mal em determinada altura, sendo assim... só estou a recomendar precaução, acho que esta é boa para carros com fragilidades conhecidas, eu também tenho um veiculo que se conhece fragilidades, uma astra g 1.7td com o motor opel dtl, a injectora também é sensivel até mais não, aliás aos 110 mil meteu férias e teve que levar outra
abraço
Verde por Excelência
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eios tens razão
rectifico....
todos os motores a diesel podem usar bd as percentagens é que variam consoante a sensibilidade dos sistemas .
a mercedes quando lançou o w133 , com as famigeradas bombas rotativas da lucas foi no que deu. aconselho a quem tenha motores multijet, common-rail, ou sistemas de alta pressão ou bombas rotativas, a usar toda a precaução no uso de percentagens elevadas de bd.
como são sistemas recentes, não existem testemunhos fiáveis que possam garantir o uso de b100.
a minha kangoo de 89 está a ser testada com b100 mas as novas gerações já têm motorizações diferentes.
rectifico....
todos os motores a diesel podem usar bd as percentagens é que variam consoante a sensibilidade dos sistemas .
a mercedes quando lançou o w133 , com as famigeradas bombas rotativas da lucas foi no que deu. aconselho a quem tenha motores multijet, common-rail, ou sistemas de alta pressão ou bombas rotativas, a usar toda a precaução no uso de percentagens elevadas de bd.
como são sistemas recentes, não existem testemunhos fiáveis que possam garantir o uso de b100.
a minha kangoo de 89 está a ser testada com b100 mas as novas gerações já têm motorizações diferentes.
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olá pessoal. este é o meu primeiro post, mas espero colocar muitos mais.
eu só agora descobri este forum, mas já utilizo bd á cerca de 6 meses.
o que tenho a dizer?
bem, utilizo bd100 numa opel astra 1.7d e sempre a rolar. sem problemas.
o primeiro bd que utilizei foi feito por mim, mas agora é comprado (já mamou 250lt),.
eu só agora descobri este forum, mas já utilizo bd á cerca de 6 meses.
o que tenho a dizer?
bem, utilizo bd100 numa opel astra 1.7d e sempre a rolar. sem problemas.
o primeiro bd que utilizei foi feito por mim, mas agora é comprado (já mamou 250lt),.
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compro a um amigo, que por sua vez compra em espanha (ele tem uma cuba de 2000 l e por isso vêm cá abastece-lo). os espanhóis, mais uma vez estão muito á frente em relação a nós. lá, já existem centenas de gasolineiras a comercializar o bd (por exemplo só em barcelona são 61). eu compro-o a 0,7€ e disseram-me que era o preço a que o compravam, mas isso ainda vou confirmar. é claro que feito em casa de óleo usado fica mais barato, mas o meu problema é arranjar o óleo. eu comecei a fazer em casa com óleo novo, mas ficou mais caro que o diesel.
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pois para bio comercial está a excelente preço, estive na alemanhã à duas semanas atrás e o preço do bio rondava os 90c contra o 1€ do diesel, assim o teu amigo está a comprá-lo 20 centimos mais barato que na alemanha, pode acontecer é que esteja a ser possivel comprá-lo sem iva e em quantidade, os tais 2000l, o que justificaria o valormendes Escreveu:eu achava que 70 centimos era um pouco caro. mas se vocês dizem...
abraço
Verde por Excelência
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que filtro vou usar?
bom dia,
depois de ter recebido o motor de circulação e ter montado toda a tubagem necessária, cheguei ao filtro.... onde me deparei com um problema.
um filtro de 20 micros custa cerca de 16,00 euros e um filtro de 5 micros passa para os 165,00 euros.
a pergunta que eu gostava de colocar é a seguinte:
justifica o investimento num filtro de 5 micros ou o de 20 micros é suficiente??
outra questão:
ao procurar metanol deparei-me com um preço de 0,82 / litro (já com iva), acham bom preço ou alguém me conseguirá mais barato?? (nota que já solicitei preços a alguns membros deste forum e todos foram mais altos)
fico a aguardar
atenciosamente
caracol
para breve prometo as primeiras fotos da máquina.......
depois de ter recebido o motor de circulação e ter montado toda a tubagem necessária, cheguei ao filtro.... onde me deparei com um problema.
um filtro de 20 micros custa cerca de 16,00 euros e um filtro de 5 micros passa para os 165,00 euros.
a pergunta que eu gostava de colocar é a seguinte:
justifica o investimento num filtro de 5 micros ou o de 20 micros é suficiente??
outra questão:
ao procurar metanol deparei-me com um preço de 0,82 / litro (já com iva), acham bom preço ou alguém me conseguirá mais barato?? (nota que já solicitei preços a alguns membros deste forum e todos foram mais altos)
fico a aguardar
atenciosamente
caracol
para breve prometo as primeiras fotos da máquina.......
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o filtro em questão (fp3) é normalmente usado para filtrar água para as habitações, tem a vantagem de ser grande (menos saturação) e é lavável.
ò aspecto exterior é idêntico ao filtro nolmal (parte e cima azul com copo transparente e a manga no interior).
já agora explica melhor qual é esse filtro que falas a 5 euros e onde é que o compraste.
abraços
caracol
ò aspecto exterior é idêntico ao filtro nolmal (parte e cima azul com copo transparente e a manga no interior).
já agora explica melhor qual é esse filtro que falas a 5 euros e onde é que o compraste.
abraços
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MB200TD1989 - 5000km com B30 e 20000 com B50.
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