o meu sistema de microprodução

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por Volt »

É verdade. Bem visto. As fotos estão aí para o mostrar. :-).

PS: zuss, passa pelas apresentações. ;-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
pjmdias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda fev 23, 2009 11:01 pm

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por pjmdias »

Olá a todos!
A microprodução hoje produziu 35120Watts. Como disse um camarada do forum, nos meses mais quentes baixa a produção, mesmo assim são 13 €uritos, nada mal. O sistema já está integrado no seguro da casa.
Paulo Dias


Autor do tópico
pjmdias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda fev 23, 2009 11:01 pm

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por pjmdias »

Rectificação: São 18 paineis Rec Solar 235 de 60 células, fabrico Norueguês, especialmente fabricados para produzio com baixa luminosidade.
Um abraço.
Paulo Dias


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por PaulOL »

pjmdias Escreveu:Olá a todos!
A microprodução hoje produziu 35120Watts. Como disse um camarada do forum, nos meses mais quentes baixa a produção, mesmo assim são 13 €uritos, nada mal. O sistema já está integrado no seguro da casa.
Paulo Dias

Boas!

Atenção a esse tipo de seguro, veja bem o que cobre e em que condições, pois na hora do infortuno a verdade (escondida) prevalece!.. :evil: :x
Existem seguradoras que pelo facto de não produzir-mos para consumo próprio, mas sim para vender, deixa de estar coberto nesse tipo de seguro, portanto muito cuidado... :shock:

Cumpts.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por PaulOL »

pjmdias Escreveu:Rectificação: São 18 paineis Rec Solar 235 de 60 células, fabrico Norueguês, especialmente fabricados para produzio com baixa luminosidade.
Um abraço.
Paulo Dias
Hummm... sempre havia alguma coisa mal contado... :lol: para os 42kwh


Autor do tópico
pjmdias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda fev 23, 2009 11:01 pm

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por pjmdias »

Olá a todos!
Primeiro mês de microprodução, 14h30 de 29 de Julho ás 14h30 de 29 de Agosto, gerou 855,26 KW o que perfaz 325 €uros.
É o adequado a um seguidor? Quem tiver seguidores que comentem.
Obrigado.
Paulo Dias

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por Marco P G Silva »

o meu sistema esta a espera de vestoria mas s com um mes de agosto como o que tivemos tevisse esses valores ja ficava comtente ;)
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por PaulOL »

pjmdias Escreveu:Olá a todos!
Primeiro mês de microprodução, 14h30 de 29 de Julho ás 14h30 de 29 de Agosto, gerou 855,26 KW o que perfaz 325 €uros.
É o adequado a um seguidor? Quem tiver seguidores que comentem.
Obrigado.
Paulo Dias

Boas,

Na verdade, neste mês de Agosto era para se produzir por volta dos 1000Kwh ou mais com seguidor, mas como foi um mês atipico os 855Kw, não estão nada mal... até diria que está BOM :mrgreen:

Vamos ver o que nos está reservado para Setembro... ;) por enquanto muito mau!!!

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por lopes »

pjmdias Escreveu:Olá a todos!
Primeiro mês de microprodução, 14h30 de 29 de Julho ás 14h30 de 29 de Agosto, gerou 855,26 KW o que perfaz 325 €uros.
É o adequado a um seguidor? Quem tiver seguidores que comentem.
Obrigado.
Paulo Dias
Olá Paulo,
Só agora me apercebi que tenho aqui relativamente perto um sistema bem parecido com o meu, diria até que o seu seguidor é um 3000NT (e não o 300), pois é igualzinho ao meu :P acho que o seu sistema só difere em relação ao meu mesmo nos paineis pois eu fico-me pelos 4140w instalados (18 x 230w). O inversor também foi bem escolhido! :lol:
Para lhe dar uma comparação, estive a ver o periodo que refere, e o meu sistema registou +/- 870Kw - não está muito diferente do seu, e tendo em conta que o seu está geográficamente mais a norte pode justificar a pequena diferença.
Se quiser ir comparando pode ver a minha produção diária online - veja abaixo o link na minha assinatura! ;)

Abraço e boas produções!

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por Patalhetas »

lol,
está muito bem implementado, bonito de se ver.....
só vais ter uma problema, tal como eu tenho...... o kaco vai aquecer bueeee

ficou muito junto ao tecto e não vai ter espaço para ventilar ....... vais ter temperaturas muito altas e o inversor vai redusir o desempenho para baixar a temperatura !!!

um conselho, quando ligares o sistema vai verificando as temperaturas máximas atingidas.....
no meu tive de colocar 2 coolers ligados a um termostato que quando passa dos 55Gº liga automaticamente !!

boas energias :)
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por PaulOL »

Patalhetas Escreveu:lol,
está muito bem implementado, bonito de se ver.....
só vais ter uma problema, tal como eu tenho...... o kaco vai aquecer bueeee

ficou muito junto ao tecto e não vai ter espaço para ventilar ....... vais ter temperaturas muito altas e o inversor vai redusir o desempenho para baixar a temperatura !!!

um conselho, quando ligares o sistema vai verificando as temperaturas máximas atingidas.....
no meu tive de colocar 2 coolers ligados a um termostato que quando passa dos 55Gº liga automaticamente !!

boas energias :)

Boas,

Metendo o bedelho... :)

Talvez não tenho esse problema, pelo menos na mesma dimensão do amigo Patalhetas, porque existe uma grande diferença nos locais do inversor.
O pjmdias aparentemente está numa cave ou r/chão, locais normalmente bem fresquinhos, enquanto o Patalhetas está muito mais exposto às temperaturas exteriores precisamente por ser a antiga “gaiola” das botijas do gás (se a memória não me falha).

– Sobre este assunto 2 questões que me intrigam:

- Porque será que os inversores são normalmente instalados em posições relativamente elevada em ambiente fechado, quando se sabe que o ar quente aloja-se precisamente nesses pontos altos?
- Porque não se opta por instalar mais perto do chão, onde está o ar mais fresquinho e consequentemente o melhor arrefecimento natural?

Será por ser esteticamente mais bonito e mais cómodo, ou o pessoal não gosta de dobrar as costas… :?: para evitar hérnias e outros males!!! :lol: :lol:


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por JDuarte »

Mais um a meter o bedelho :D

Sabendo que os inversores sofrem com o calor.... porque não o deixar há sombra dos paineis, agarradinho ao mastro do seguidor a apanhar o vento fresquinho? (Eu só não arriscava, se a distância seguidor/contador fosse muito grande)... :idea:

Cmps,

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por Patalhetas »

pois..... no meu caso foi mesmo por ignorância!!
porque se fosse hoje, ou mesmo passados uns dias de ter sido ligado...não era ali que tinha ficado !!
mas agora já lá esta, e nada há a fazer, a não ser ventilar :mrgreen:
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por PaulOL »

Patalhetas Escreveu:pois..... no meu caso foi mesmo por ignorância!!
porque se fosse hoje, ou mesmo passados uns dias de ter sido ligado...não era ali que tinha ficado !!
mas agora já lá esta, e nada há a fazer, a não ser ventilar :mrgreen:
Boas,

Será mesmo que não há nada a fazer, ou..."porque se fosse hoje...não era ali que tinha ficado" se bem interpreto, há solução :mrgreen: , mas dá trabalho... é isso? :lol:

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por Patalhetas »

PaulOL Escreveu:
Patalhetas Escreveu:pois..... no meu caso foi mesmo por ignorância!!
porque se fosse hoje, ou mesmo passados uns dias de ter sido ligado...não era ali que tinha ficado !!
mas agora já lá esta, e nada há a fazer, a não ser ventilar :mrgreen:
Boas,

Será mesmo que não há nada a fazer, ou..."porque se fosse hoje...não era ali que tinha ficado" se bem interpreto, há solução :mrgreen: , mas dá trabalho... é isso? :lol:
boas,
mesmo dando trabalho.... não tenho muitas alternativas, pois quando o sol "roda" incide sobre o inversor.....mesmo que fique bem ventilado fica ao sol !!!
depois temos os amigos do alheio, se segundo parece já palmaram uns inversores cá nos Algarves ....
e ainda tínhamos a parte legal da coisa, pois se deslocalizasse o dito, teria de pedir uma nova inspecção da certiel e o bla bla do costume :(
por isso, leva um cooler em cima e pronto ;)
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 146
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por sestevao »

Mais um a meter o bedelho...

Sinceramente prefiro de longe ter o inversor dentro de casa, pois são à prova dos elementos até ao dia... :roll: E esse dia vai certamente calhar fora do período de garantia :lol:

Anos a fio de sol, frio, chuva, e afins não podem dar bom resultado, especialmente nos displays, partes em plastico e massas de isolamento.

O problema do aquecimento do inversor pode ser resolvido facilmente com um transformador 12v, 1 euro em componentes electronicos, cujo esquema coloquei no topico da minha micro e uma ou 2 ventoinhas de pc dependendo do tipo de cooler a ventilar. No Kaco meteria 2 ventoinhas de 80mm na parte inferior a mandar ar para cima...

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por zointz »

sestevao Escreveu:Mais um a meter o bedelho...

Sinceramente prefiro de longe ter o inversor dentro de casa, pois são à prova dos elementos até ao dia... :roll: E esse dia vai certamente calhar fora do período de garantia :lol:

Anos a fio de sol, frio, chuva, e afins não podem dar bom resultado, especialmente nos displays, partes em plastico e massas de isolamento.

O problema do aquecimento do inversor pode ser resolvido facilmente com um transformador 12v, 1 euro em componentes electronicos, cujo esquema coloquei no topico da minha micro e uma ou 2 ventoinhas de pc dependendo do tipo de cooler a ventilar. No Kaco meteria 2 ventoinhas de 80mm na parte inferior a mandar ar para cima...
Boas,
Mais um a meter bedelho... existem dessas ventoinhas a 220v logo não têm as perdas associadas á transformação de energia....isto claro para os mais exigentes, e eu tb colocaria em baixo pois trabalhariam mais frescas (parece que os inversores podem aquecer bastante) e não esquecer o termostato para evitar consumos supérfluos.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 146
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por sestevao »

zointz Escreveu: Mais um a meter bedelho... existem dessas ventoinhas a 220v logo não têm as perdas associadas á transformação de energia....isto claro para os mais exigentes, e eu tb colocaria em baixo pois trabalhariam mais frescas (parece que os inversores podem aquecer bastante) e não esquecer o termostato para evitar consumos supérfluos.
Viva, andei a ver essas ventoinhas de 220v e têm típicamente um consumo a rondar os 10-14W que é bem superior às de 12v mesmo já a contar com as percas na transformação. Essas ventoinhas são desenhadas para aplicações de alto débito e pela propria robustez consomem mais.

Usa-se um transformador 12v sem bobinagem, em que as percas são bem menores, na ordem dos 0,5W... a minha ventoinha+transformador consome 2,5W em plena carga com uma ventoinha de 23 cms, e consigo manter o inversor sem passar dos 40 graus.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por visitante1 »

Porque não utilizam um ventilador solar!! assim se há sol este liga se não há também não é necessário funcionar.
Fazem o investimento de uma só vez, por poucos w que um sistema mais convencional consuma ao fim de uns tempos lá se vão uns euritos...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
pjmdias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda fev 23, 2009 11:01 pm

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por pjmdias »

Patalhetas Escreveu:lol,
está muito bem implementado, bonito de se ver.....
só vais ter uma problema, tal como eu tenho...... o kaco vai aquecer bueeee

ficou muito junto ao tecto e não vai ter espaço para ventilar ....... vais ter temperaturas muito altas e o inversor vai redusir o desempenho para baixar a temperatura !!!

um conselho, quando ligares o sistema vai verificando as temperaturas máximas atingidas.....
no meu tive de colocar 2 coolers ligados a um termostato que quando passa dos 55Gº liga automaticamente !!

boas energias :)
Olá a todos!
O meu inversor nos dias de maior calor, não ultrapassou os 52 ºC, está colocado numa cave, que ainda este ano vai começar a funcionar como adega também.
Paulo Dias

Responder

Voltar para “Projectos”