Caloiro na matéria - Ajuda (Solarmax + Suntech)

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
paper_edp
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta out 20, 2011 4:05 pm
Localização: Baião

Caloiro na matéria - Ajuda (Solarmax + Suntech)

Mensagem por paper_edp »

Olá a todos!
Sou, desde meados da semana passada, um novo microprodutor.
A minha instalação baseia-se no inversor Solarmax 4200S 3,68KW e em 16 painéis Suntech 275 Wp.
Tal como aconteceu a outros membros do fórum, estou naquela fase de entusiasmo e de querer saber o máximo sobre o assunto. Pedia, então, o favor a quem me possa ajudar e responder, para já, a estas 2 questões relativas à utilização do programa Maxtalk:
1 - O programa Maxtalk permite descarregar os dados (produção de energia, etc) do inversor para o PC para posterior análise, ou só se pode consultar estes dados estando o PC ligado ao inversor?
2 -Precisava de ajuda para a interpretação dos dados apresentados na imagem seguinte, relativa a 6ª feira passada com um sol algo envergonhado.
Muito Obrigado!
Anexos
Maxtalk.jpg

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Caloiro na matéria - Ajuda (Solarmax + Suntech)

Mensagem por mauri »

Antes de mais parabéns.
Movi o tópico de Solar fotovoltaica para projetos de micro geração porque, como dizes és um micro produtor.
Aqui coloca tudo o que te pode interessar com a tua micro produção-
Passa pelas Apresentações e faz a tua apresentação.
Cump.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
paper_edp
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta out 20, 2011 4:05 pm
Localização: Baião

Re: Caloiro na matéria - Ajuda (Solarmax + Suntech)

Mensagem por paper_edp »

Então... ninguém disponível para dar uma ajudinha?????

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Caloiro na matéria - Ajuda (Solarmax + Suntech)

Mensagem por jama »

paper_edp Escreveu:Então... ninguém disponível para dar uma ajudinha?????
boa noite amigo. geralmente quase todos os inversores teem que levar uma placa ou uma datalloger que se liga ao inversor e é essa placa que vai armazenar os dados ao londo do dia para depois com um programa proprio ligada ao pc que vai descarregar os dados para o pc para depois serem analisados por nós ,sera que já tem essa placa ou datalooger instalada no inversor?
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Re: Caloiro na matéria - Ajuda (Solarmax + Suntech)

Mensagem por Smamede »

Boas,
eu tenho inversor igual, mas ainda não o explorei muito, uma vez que o pc que era para ligar lhe tá com "gripe". Eu percebo pouco do assunto, mas é assim o quadro que tem ai são valores do momento.
O Maxtalk parece me bem, compelto e de facil leitura. O inversor tem que tar sempre ligado ao pc, mas assim só dá para ver os valores do momento. Mas o pessoal "experts" na matéria, faz informaticamente um programa que recolhe os dados de tanto em tanto segundos e guarda -os e assim pode visualizar-se todos os valores durante o dia,semana , mes , ano,etc. Pode ver alguns casos que ate estão online ex. do colega J Duarte , Patalhetas ou Marcos João,etc.
Espero ter ajudado e não confundir.
Cumpr.
BR


QVF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 73
Registado: quinta nov 10, 2011 3:21 pm
Localização: Amares, Braga

Re: Caloiro na matéria - Ajuda (Solarmax + Suntech)

Mensagem por QVF »

Olá Paper-edp,
Também sou um microprodutor desde 10.11.2011 e também tenho o solarmax 4200s e 18 paineis suntech 275, o que faz com que tenhamos equipamentos iguais e potencia aproximada.
Por isso, será interessante, futuramente, compararmos as produções, embora eu esteja sempre em desvantagem, visto ser de braga, onde o clima aqui é pior.
Aguardo as suas primeiras produções, ok?
QVF


QVF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 73
Registado: quinta nov 10, 2011 3:21 pm
Localização: Amares, Braga

Re: Caloiro na matéria - Ajuda (Solarmax + Suntech)

Mensagem por QVF »

Boas,
Até agora não obtive qualquer resposta sua. Era muito importante trocarmos impressões tendo em vista termos o mesmo equipamento.
Aguardo a sua resposta.
Obrigado
QVF


solarboy
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta ago 05, 2011 11:04 am

Re: Caloiro na matéria - Ajuda (Solarmax + Suntech)

Mensagem por solarboy »

Olá malta, alguém já reparou que o solarmax conta mais que o contador de saída.

Se isto acontece tb a vcs deixem aqui o testemunho e a diferença.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Caloiro na matéria - Ajuda (Solarmax + Suntech)

Mensagem por JDuarte »

solarboy Escreveu:Olá malta, alguém já reparou que o solarmax conta mais que o contador de saída.
Se isto acontece tb a vcs deixem aqui o testemunho e a diferença.
Boas
É normal que existam diferenças entre a contagem no inversor e contador, primeiro por diferenças de calibração, depois por perdas na cablagem. Existem ainda existem casos em que o inversor conta menos que o contador, principalmente com os Kaco em MPs sobre-dimensionadas (é que para a estatística só contam os picos de 3800 ou 4000W conforme o modelo, mas na verdade passa mais que isso, fazendo diferença no final do mês).
Em em 10000Kws no inversor tenho uma diferença de -20Kw no contador. (cerca de -0,2%).
Na MP vizinha o kaco 3500xi, tem -0,6% do que no contador (12500Kw no contador, 11710 no inversor)
Cmps,


Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Caloiro na matéria - Ajuda (Solarmax + Suntech)

Mensagem por Neutrao »

JDuarte Escreveu:
solarboy Escreveu:Olá malta, alguém já reparou que o solarmax conta mais que o contador de saída.
Se isto acontece tb a vcs deixem aqui o testemunho e a diferença.
Boas
É normal que existam diferenças entre a contagem no inversor e contador, primeiro por diferenças de calibração, depois por perdas na cablagem. Existem ainda existem casos em que o inversor conta menos que o contador, principalmente com os Kaco em MPs sobre-dimensionadas (é que para a estatística só contam os picos de 3800 ou 4000W conforme o modelo, mas na verdade passa mais que isso, fazendo diferença no final do mês).
Em em 10000Kws no inversor tenho uma diferença de -20Kw no contador. (cerca de -0,2%).
Na MP vizinha o kaco 3500xi, tem -0,6% do que no contador (12500Kw no contador, 11710 no inversor)
Cmps,
Boas

O meu Danfoss fazia sempre contagens abaixo da que aparecia no contador e o mesmo se passa com o meu Xantrex.
Em cada kw registado no inversor tenho mais uns 20 ou 30 watts no contador

Responder

Voltar para “Projectos”