Ekoway V2000 [Viseu]

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Axe
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 128
Registado: segunda out 18, 2010 8:11 pm

Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por Axe »

Ora muito bem, cerca de 9 meses depois de a ter comprado e após algumas promessas não cumpridas, aqui está o meu diário de bordo.
Sem título.JPG
Sem título2.JPG
Sem título2.JPG (38.18 KiB) Visto 4679 vezes
Vou tentar fazer um resumo das peripécias que entretanto já me sucederam desde que tenho a scooter.

* Depois de já algum tempo a namorar as scooters eléctricas pela internet, decidi dar esse passo em frente e em meados de Março/Abril de 2011 fechei negócio com uma Ekoway V2000. Escusado será dizer que fui um "tanso", porque se a tivesse comprado ainda em 2010 beneficiaria de benefícios fiscais muito mais elevados do que vou beneficiar. As razões para esta escolha foram: preço, transporte gratuito até Viseu, receptividade e interesse por parte do vendedor. Em relação à scooter, optei por uma de baixa potência, porque não faço muitos Km de casa para o trabalho (antes fazia cerca de 15Km diários e hoje em dia apenas cerca de 5Km - ida e volta);

* Depois de alguns atrasos e constantes adiamentos em relação à data de entrega, em finais de Junho recebo a dita em casa. Surpresa, surpresa! Esqueceram-se de enviar o carregador!! Graças a isso fiz uns 20Km em 2 dias e tive de esperar mais uma semana pela chegada do carregador com a scooter parada na garagem a pedir-me todos os dias para andar com ela... Outro pormenor é que tive que ser eu a montar a roda dianteira, e mais algumas pequenas peças na scooter, porque ela chegou embalada na caixa original com que chegam da China... (mas para isso já o revendedor me tinha advertido).

* Passado esse pequeno contratempo inicial, foi andar com ela com fartura durante o Verão. Nunca tinha tido contacto com motas eléctricas e as primeiras impressões são fantásticas. Antes disso, apenas dava de vez em quando umas curvas com a Zundapp do meu pai :mrgreen: De facto, a ausência de ruído enquanto vamos a conduzir, a suavidade na condução e o excelente desempenho nos arranques transmitem muito prazer a quem conduz uma moto eléctrica. No meu caso e dada a baixa potência da minha scooter, só fica a faltar um pouco mais de velocidade de ponta.

* Passadas umas semanas, numa manhã de domingo enquanto ia para o trabalho (sem luvas e de t-shirt vestida) tenha a primeira queda. Rotunda muito pequena e com um declive manhoso e rega automática que tinha ficado a funcionar durante a madrugada foram os responsáveis. A sorte é que ia devagar, mas foi o suficiente para partir uma mandíbula que serve de suporte ao espelho retrovisor esquerdo e que ainda suporta o botão dos piscas. Por incrível que pareça, o espelho não partiu... Solução: mandei soldar a mandíbula e por 5€ fiquei com o problema resolvido.

* Como trabalho por turnos e tenho que deixar a scooter num parque público durante a noite, tenho o hábito de colocar um aloquete na roda dianteira para evitar surpresas desagradáveis. Alguns dias depois da primeira queda, a sair de manhã do trabalho meio ensonado, esqueci-me de tirar o aloquete e andei uns 2 ou 3 metros com ele. Resultado: parti o cabo do conta-quilómetros :? Depois de percorrer quase todas as lojas de peças da cidade, lá fui dar com um vendedor da Kimco, que tem uma mota com a carcaça quase igual à minha. Vendeu-me um cabo da Kimco, que não sendo exactamente igual, graças a um pouco de fita adesiva tem funcionado na perfeição. Em função disso, suponho que tenha feito uns 500 ou mais Km que não foram registados...

* Já no início do Outono, num dia de chuva miudinha ao parar num semáforo, a scooter deslizou levemente em óleo ?! e não a consegui segurar em pé. A queda foi um tanto ou quanto ridícula, porque eu já estava praticamente parado, mas mesmo assim foi suficiente para me estilhaçar o retrovisor direito e partir umas embaladeiras foleiras de plástico que a scooter tem na lateral. Solução: Fita adesiva nas embaladeiras e comprei um par de espelhos retrovisores de marca branca por 15€.

* Entretanto, sai de casa dos meus pais, onde tinha garagem e tomadas com fartura para utilizar e vim morar num prédio com lugar de garagem e onde não há uma única tomada. Solução: Carregar a scooter nos postos da WattDrive e agora da mobie.e :evil:

* Desde aí, não tenho tido grandes aspectos a registar. Confirmo algo que já sabia de antemão: a qualidade dos materiais da scooter "made in China" é sofrível. Quase toda carcaça é de plástico manhoso e alguns deles ou já estão rachados ou com alguns pontos de apoio partidos! Segundo as minhas contas, dentro de 2 ou 3 anos já não devo ter carnagem :mrgreen:

Concluindo, dá-me enorme prazer andar com a scooter e utilizo-a sempre que posso. Toda a gente tem curiosidade em saber pormenores acerca dela e nota-se que muita gente fica a olhar quando passo com ela. Apesar dos contratempos, estou satisfeito.

Brevemente: Fotos mais recentes do estado actual da scooter e outras coisas giras

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:

É assim mesmo! Gente arrojada é que este País precisa. É preciso acreditar e tirar partido daquilo que temos! :lol:

queimportasefoiumaÁguiaousefoiumaperdizqueocaçadorapanhou!!!!! ;) ;) ;)

Importa é que andem na rua! :oops:

PARABÉNS!

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por Volt »

Parabéns e que contes muitos quilómetros com ela.

PS: Quantos quilómetros já fizeste?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16147
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por serges »

Mas que grande aventura...

Parabens e partilha o bom e o mau.

Abraços e sorte com a tua montada
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por Mumia »

ehehe inicio atribulado... :)
mas espero que agora seja sempre a andar e bem... :)

Parabéns pela coragem :) e muitos e bons Km's com ela.
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por t3lmo »

Os problemas estão cá para ser ultrapassados. Só assim melhoramos a confiança que temos em nós :)
Bons Km's e continua a gastar eletrões com segurança! Partilha umas fotos ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por pafi »

Uma a uma, lá vai aumentando a contagem de VE's :)
Melhor sorte para as rotundas!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por e_bike »

Agora já percebo porque as "chinesas" são tão caras por cá. É por causa da cantoneira que os Chineses gastam na embalagem! :lol:

Bem vindo Axe, espero que tenhas melhor sorte no futuro e não voltes a cair com a mota. Continua a relatar a tua experiência com ela.

PS- Viseu está a ficar composto com VE, na próxima concentração de Mangualde têm de marcar presença! ;)
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por Jorge Rocha »

Mais uma meia irmã da minha!!

É isso mesmo, nada de ficar parado!

Muito cuidado em piso molhado com esses pneus... eu também já tive os meus sustos. Agora quando o piso está molhado eu mudo completamente de personalidade na condução, fico a parecer um velhinho a andar bem devagarinho nas curvas...

Encontro em Mangualde então...
Até breve e muitos kms sem problemas!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Axe
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 128
Registado: segunda out 18, 2010 8:11 pm

Re: Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por Axe »

Volt Escreveu:Parabéns e que contes muitos quilómetros com ela.

PS: Quantos quilómetros já fizeste?
Como referi antes, ainda andei um largo período no Verão sem conta-quilómetros, pelo que neste momento o contador marca 1100 Km, mas já deve ter uns 1800 ou mais na realidade.
Jorge Rocha Escreveu: Muito cuidado em piso molhado com esses pneus... eu também já tive os meus sustos. Agora quando o piso está molhado eu mudo completamente de personalidade na condução, fico a parecer um velhinho a andar bem devagarinho nas curvas...
Exacto, eu também ando assim com piso molhado...

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por ricardocruzs2 »

Bem, mesmo com estes contratempos vejo que não há rotunda que te pare :)

Quando é que nos encontrámos para queimar uns electrões?
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Axe
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 128
Registado: segunda out 18, 2010 8:11 pm

Re: Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por Axe »

Queria agradecer aqui ao amigo ricardocruz que me cedeu a sua tomada da garagem por umas horas.

Bela scooter que ele tem. A qualidade dos materiais da Vetrix saltam à vista!

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por ricardocruzs2 »

Axe Escreveu:Queria agradecer aqui ao amigo ricardocruz que me cedeu a sua tomada da garagem por umas horas.

Bela scooter que ele tem. A qualidade dos materiais da Vetrix saltam à vista!
Não tens que agradecer axe, tu farias o mesmo, além do mais fui eu que que sugeri que a deixasses lá à carga, e já sabes, sempre que precisares é só dares um toque... ;)
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por Jorge Rocha »

ricardocruzs2 Escreveu:
Axe Escreveu:Queria agradecer aqui ao amigo ricardocruz que me cedeu a sua tomada da garagem por umas horas.

Bela scooter que ele tem. A qualidade dos materiais da Vetrix saltam à vista!
Não tens que agradecer axe, tu farias o mesmo, além do mais fui eu que que sugeri que a deixasses lá à carga, e já sabes, sempre que precisares é só dares um toque... ;)
Um espirito fantastico que por aqui se encontra! :)
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Axe
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 128
Registado: segunda out 18, 2010 8:11 pm

Re: Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por Axe »

Estive uma semanita de férias, durante as quais passei uns dias em Copenhaga. Tal como já estava à espera, é uma das cidades mais "verdes" em termos de mobilidade, uma vez que é, a par com Amsterdão, a cidade europeia com mais bicicletas a circular pelas suas ruas. De facto, muito pouca gente utiliza o carro para ir para o trabalho ou para estudar. Na verdade, há muita gente que nem sequer possui um veículo desse género. O que eu não esperava, era encontrar uma quantidade razoável de VE. Confesso que não dei por nenhum a circular (provavelmente pela distracção que as dinamarquesas nos causam...) mas reparei em alguns a carregar nos postos colocados na via pública. Pelo que me apercebi, não é necessário qualquer tipo de pagamento ou uso de um cartão do género da mobi.e e nunca vi nenhum veículo a combustão a ocupar um lugar destinado ao carregamento dos VE (não sei se por imposição legal dinamarquesa, se por uma questão de civismo, que fica muito à frente do civismo tuga que se vê por cá).

Aqui vão algumas fotos:

Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por ricardocruzs2 »

Realmente os países nórdicos possuem uma outra cultura, quando é que vamos comer uns caracóis? :)
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Axe
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 128
Registado: segunda out 18, 2010 8:11 pm

Re: Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por Axe »

Até ao fim do mês vou estar um pouco ocupado mas depois temos que marcar isso. Afinal está aí a vir o Verão!

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por ricardocruzs2 »

Por acaso já á mt que ando para conhecer uma das capitais nórdicas :( e não hã nada melhor que o verão para se andar de mota... :) então depois diz qualquer coisa ;)
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por Mumia »

nem mais nem mais... a cultura dos povos nórdicos é outra coisa.... ;)

malditos latinos... ehehe
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Ekoway V2000 [Viseu]

Mensagem por ricardocruzs2 »

Olá Axe, vejo que este Db está muito parado, mas não é por falta de quilómetros na tua Ekoawy, pois eu tenho-a visto pela cidade, seja a rodar seja a carregar :D

Já agora, já tens conhecimento sobre este tópico? vê lá se te pronuncias ;)

viewtopic.php?f=22&t=17188&start=0
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”