Novo no Fórum e novo Microprodutor

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
ptmasters
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: domingo out 21, 2012 11:36 pm

Novo no Fórum e novo Microprodutor

Mensagem por ptmasters »

Boas Comunidade,

Tal como o titulo indica, sou um novo Microprodutor e por conseguinte, novo no fórum!
Registei-me para tirar as dúvidas que me venham a surgir no futuro e aprender com aqueles que mais experiência têm, e quem sabe, um dia venha eu também a poder ajudar.

Passo a apresentar a minha microprodução:

- fica situada perto de Santiago do Cacém, costa Vicentina
- instalação fixa em terreno
- iniciou produção a 3 de Julho
- Iniciei o processo no final de Dezembro de 2011
- Abri actividade como Empresário em nome Individual e respectivo CAE, com o objectivo de recuperar o IVA dos paineis e ser eu a liquidar o IVA resultante da produção
- A potencia base são de 4,32 KW (3,68 Kw)
- 18 paineis marca EDP
- Inversor SMA 4000 TL
- perda actual medida entre inversor e contador: 1,578%

De momento para já o que posso dizer, é que estou satisfeito com o resultado dos 3 primeiros meses de produção / venda, onde atingi até ao dia 25 de Setembro uma produção acumulada de 2045 KWs.

Anexo um screenshot do gráfico que vou fazendo para acompanhar:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Já agora e tendo por base vossa experiência, em termos da produção até agora alcançada, o que podem dizer (boa, abaixo da média...)

Abraço


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Novo no Fórum e novo Microprodutor

Mensagem por mcarneiro »

ptmasters Escreveu:Boas Comunidade,

Tal como o titulo indica, sou um novo Microprodutor e por conseguinte, novo no fórum!
Registei-me para tirar as dúvidas que me venham a surgir no futuro e aprender com aqueles que mais experiência têm, e quem sabe, um dia venha eu também a poder ajudar.

Passo a apresentar a minha microprodução:

- fica situada perto de Santiago do Cacém, costa Vicentina
- instalação fixa em terreno
- iniciou produção a 3 de Julho
- Iniciei o processo no final de Dezembro de 2011
- Abri actividade como Empresário em nome Individual e respectivo CAE, com o objectivo de recuperar o IVA dos paineis e ser eu a liquidar o IVA resultante da produção
- A potencia base são de 4,32 KW (3,68 Kw)
- 18 paineis marca EDP
- Inversor SMA 4000 TL
- perda actual medida entre inversor e contador: 1,578%

De momento para já o que posso dizer, é que estou satisfeito com o resultado dos 3 primeiros meses de produção / venda, onde atingi até ao dia 25 de Setembro uma produção acumulada de 2045 KWs.

Anexo um screenshot do gráfico que vou fazendo para acompanhar:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Já agora e tendo por base vossa experiência, em termos da produção até agora alcançada, o que podem dizer (boa, abaixo da média...)

Abraço
Boas,

Antes de mais bem vindo! , pede a um administrador que mova a mensagem para o topico ceto , microprodução - projectos, lá vais encontrar muitas mais micros , e podes trocar ideias com outros microprodutores.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Novo no Fórum e novo Microprodutor

Mensagem por mcarneiro »

Vá Lá,


mete aqui umas fotos para o pessoal ver , o pessoal é muito curioso! :lol:


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Novo no Fórum e novo Microprodutor

Mensagem por PaulOL »

Boas ptmasters,

Bem vindo ao forum e ao clube dos verdes!!! :mrgreen:

Sobre a sua questão, a produção está BOA!

Se me é permitida uma pequena opinião, apenas me parece que está em falta uma aposta em mais potencia instalada (+ 2 painéis), não se perdia nada!

Para uma melhor ideia sobre produções de diversos MP de colegas daqui do forum, nada melhor que dar uma espreitadela aqui:
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... JoK#gid=15

Cpts


Autor do tópico
ptmasters
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: domingo out 21, 2012 11:36 pm

Re: Novo no Fórum e novo Microprodutor

Mensagem por ptmasters »

Boas pessoal,

Andei aqui "maluco" à procura do cartão digital por causa das fotos, e devo ter deixado no local onde tenho os paineis no Alentejo! Ou seja, como só lá vou novamente no fim-de-semana, espero que tenha sido lá que tenha "perdido" o cartão!

Obrigado PaulOL pela sua opinião. Depois de já ter percorrido diversos projectos e tópicos, incluindo a folha de cálculo, cheguei quase à mesma conclusão. Só não tinha certeza!!! Agora pelos vistos começo a ter :D

Relativamente a essa folha, posso igualmente também lá colocar a produção que vou fazendo?

Abraço a todos e obrigado


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Novo no Fórum e novo Microprodutor

Mensagem por PaulOL »

Boas,

Claro que pode, mas para isso deve mandar uma "mp" ao nosso "administrador executivo permanente" da folha de excel partilhada, o "volt"... ;) a solicitar a "filiação"! :lol:

Cpts.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Novo no Fórum e novo Microprodutor

Mensagem por Volt »

Ele ainda não pode mandar MPs (só depois de ter 5 posts), mas eu já trato disso. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
ptmasters
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: domingo out 21, 2012 11:36 pm

Re: Novo no Fórum e novo Microprodutor

Mensagem por ptmasters »

Ora vivas!

Lá estava o cartão onde imaginei que pudesse estar! Menos mau. Seja como for, até tirei fotos novas :D

Cá vão fotos. Primeiro dos paineis:
Imagem

Agora do Inversor + Caixa:

Imagem

E agora do display já no fim do dia de sábado:

Imagem

Abraço


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Novo no Fórum e novo Microprodutor

Mensagem por PaulOL »

Boas!

Não querendo ser "mau agoiro", o SEGURO já está feito? :mrgreen:

Talvez por não estar habituado a essa paisagem, não sei se será isso, mas... não há receio de um javali, ou outro animal, começar às marradas ao painéis, ou outra coisa qualquer (estão tão baixos que...)
Os amigos do alheio perecem que têm a vida facilidade, pois está tudo à mão de semear... bom já sei, é tudo gente fixe por aí, incluindo os inocentes animais... :lol: se fosse por cá era um problema (!)

Boa sorte!



Nota: Quanto se clik na imagem, o antivirus bloqueia!


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Novo no Fórum e novo Microprodutor

Mensagem por JDuarte »

Boas,
PaulOL, deve ser por abrir uma janela pop-up.
PtMasters, obrigado pela partilha.
Quanto à instalação, a fila da frente não faz sombra na fila de trás nas primeiras horas da manhã e últimas da tarde? (Só no inverno, claro!).
Espaço não falta e parece-me que o instalador cometeu precisamente o mesmo erro que o meu, pois o afastamento entre filas deveria ser pelo menos 3 vezes a altura da fila da frente.
Cmps,


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Novo no Fórum e novo Microprodutor

Mensagem por cupMH »

Pode parecer ilusão de ótica, mas parece mesmo que as fileiras estão um pouco á justa, se assim for é pena pois havia muito espaço à disposição!
Por exemplo para um painel com 1,65 m de comprimento e uma inclinação de 35º, a distancia entre o inicio do painel da primeira fileira e o inicio do painel da segunda fileira, afim de evitar sombreamento deve ser de pelo menos 4,13 m.
Esta é a formula utilizada para calcular a distancia entre fileiras: 1,65*2,5= 4,125( por ex. para 30º já seria *2,3).


Autor do tópico
ptmasters
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: domingo out 21, 2012 11:36 pm

Re: Novo no Fórum e novo Microprodutor

Mensagem por ptmasters »

Boas,

Vamos por partes!!

Quanto ao seguro, yep. Foi feito logo aquando da instalação em meados de Março / Abril com a Alianz por cerca de 65€ / ano. Confesso que tenho o mesmo receio mas até ver, tudo porreiro!

Quanto a "animais" de quatro patas, o terreno apesar de grande, é todo cercado à volta. Quanto a "outros de duas patas" mais indesejáveis, não vou naquela de que é tudo boa gente porque... não é :) !

A parte "boa", é que para o lado que não se vê na foto, que é onde está a entrada junto ao contador, estão duas casas. Vale o que vale, mas tem algum, ainda que relativo, efeito dissuasor... :P

Quanto às sombras, aquela foto dos paineis foi tirada às 19:16 de sábado e não fazia sombra ainda. De manhã, não sei bem ainda. Este fim-de-semana + feriado, qeuro ver se ando por lá e é mais uns dos pontos que vou ver. Aliás, é realmente uma questão bem interessante que vou tentar também "ver com" as medições, para verificar se existem quebras de produção "padronizadas" nas horas da manhã! Obrigado por reforçarem essa questão.

Vou tirar a medida entre as fileiras para ver, mas realmente, acho que 4,13 m não tenho mesmo entre paineis!!!

Abraço


Autor do tópico
ptmasters
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: domingo out 21, 2012 11:36 pm

Re: Novo no Fórum e novo Microprodutor

Mensagem por ptmasters »

Boas,

Uma pergunta a quem me puder esclarecer. Estou a pensar de facto em aumentar em mais um painel em cada string para potenciar a produção, pois andei para aqui a fazer cálculos para um estimativa de preço, e parece-me vantajoso e diminuindo o tempo de recuperação de investimento.

EM termos de registos, é preciso fazer alguma coisa?

Abraço


Autor do tópico
ptmasters
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: domingo out 21, 2012 11:36 pm

Re: Novo no Fórum e novo Microprodutor

Mensagem por ptmasters »

Boas VOlt,

Tentei responder à msg privada, mas não consegui por permissões. Deve ter a ver com o numero de participações no forum até agora, julgo eu.

Obrigado

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Novo no Fórum e novo Microprodutor

Mensagem por Volt »

Já dá. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Novo no Fórum e novo Microprodutor

Mensagem por cupMH »

Sim pode fazer aumento de potencia, apenas tem de ser comunicado à certiel a respectiva alteração ou alterações!


Autor do tópico
ptmasters
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: domingo out 21, 2012 11:36 pm

Re: Novo no Fórum e novo Microprodutor

Mensagem por ptmasters »

Ora vivas!
Venho colocar a produção e rendimento até ao momento da minha MP.

Imagem

Abraço

Responder

Voltar para “Projectos”