DB da Bicimota, powered by Fidel

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Responder

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por marcopns »

Fidel, as células não estoiram tao facilmente... suportam muitos maus tratos. Da-lhe uma carga com um carregador individual. Deves fazê-lo o mais rápido possível.


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

A carga com o carregador individual já estou a fazer, mas uma delas foi mesmo a vida... ate inchou um pouco, e só pode ter inchado de ter ficado com pouca carga, ou então, por ter menos carga que as outras tava mais em stress para acompanhar as outras... não sei.
Sei que esta célula já não devia estar em bom estado, eu já tinha reparado que ela tinha baixado muito a carga sozinha... por isso vou tentar mandar para a garantia.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por jmal »

Então e o bms não funcionou ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Pelos vistos o BMS nao esta a funcionar bem... deve fazer um balanceamento muito lento e as células tem de estar mais ou menos bem balanceadas para ele fazer o seu trabalho a 100%
Estamos a falar de um BMS fraquito, não se pode pedir muito.


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por marcopns »

Nao fez balanceamento, nao fez o corte por baixa voltagem... afinal o que estava ele lá a fazer!!

Penso que essas células de 20ah têm uma válvula, basta abrir, ela liberta o gás e retoma a forma original.
De certeza absoluta que a GWL vai dizer que foi má utilização... mas nao perdes nada em tentar.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Jorge Rocha »

Estou com o marcopns, essa celula depois de aberta a valvula deverá voltar à posição inicial. Quando uma celula esgota sua capacidade, é facil de inchar pois começa a receber tensão inversa, como se a tentassemos carregar com os polos invertidos!

O bms que o Fidel tem, não é propriamente um bms, é mais um Log/mostrador de tensões instantaneas, com a possibilidade de colocar um alarme progamavel, com um bip de aviso e com uma saída de 500mA para ligar um relé de corte ou outro aparelho de corte (que não está a ser utilizada), e com memoria interna.

Mesmo com apenas 15 elementos de 20Ah terias muito boa autonomia, mesmo ao maximo de velocidade.
Como tu mesmo disseste ter gasto apenas 11Ah quando o controlador fez o corte, aos 40v, só por aqui já verias o que poderias fazer com os 20Ah (quase o dobro dos km)!

Com os erros se aprende!

Bom balanceamento! :)
Tudo por um mundo mais limpo!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por RJSC »

Vou ser mauzinho (que esta bicicleta andava pela marginal em Vila do Conde a fazer-se mais que as motas):

É o que acontece quando bicicletas ficam com a mania que são motas... ;)


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por marcopns »

Ah... ok... é um power log... pelo menos tens 3 power log nas células todas? É que isso descarrega as baterias onde esta ligado. Se tens apenas 1 power log, tens 6 células muito mais descarregadas.


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Calma meus amigos. Eu tenho o tal Power log ou dois deles, cada um deles da para 8 células. E tenho também um BMS. RJSC é verdade que lá em vila do conde não tinha baterias para aquelas brincadeiras, mas agora tenho, não chego a passar os 3c que as baterias aguentam em segurança e os quase 3c que faço nem são constantes. Neste momento penso que a bike esta bem equilibrada só tenho o problema das baterias não estarem equilibradas entre si, mas está semana fica tudo resolvido.

Avatar do Utilizador

nios26
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 137
Registado: segunda dez 10, 2012 8:28 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por nios26 »

Fidel balanceares com o powerlog vai demorar muito posso falar com amigo ai de barcelos para t emprestar um carregador e carregares celula a celula.

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Nios, como te tinha dito eu tenho 3 carregadores daqueles que se usa para carregar as baterias dos RC (carrinhos, aviões,...) . Que dão para baterias lipo e life. Neste momento tenho um deles a carregar uma célula, lá para o fim da semana devem estar todas carregadas.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Jorge Rocha »

O que tens é 2 CellLog 8, que te dá para visualizares todas as celulas ao memso tempo (8X2=16). Se para além disso tens um bms, não sei o que ele está a fazer???
Será que está avariado, ou apenas mal montado?
Posso dizer que fui com um pack de litio, sem bms, em paralelo com as de chumbo da e-max. Pack esse que é igual ao teu, de 20Ah, celulas irmãs! Mesmo sem qualquer tipo de balanceador, bms, cheguei a casa com a tensão a 43v, que daria uma média de 2,68v, e posso-te garantir que nenhuma tinha menos de 2,55v e nenhuma mais de 2,75v. No final da carga, com a tensão aos 58V,estavam todas a cima de 3,55v e a baixo de 3,68v. Para quem não sabe, pode-se conciderar que estavam todas iguais e dentro do seus limites maximos!
Resta dizer que tive quase toda a semana a ajustar o balanceamento, que foi feito de forma mista, manual e electronica!
Tudo por um mundo mais limpo!


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por k__x »

será que é devido a excesso de potencia instantânea ? :/


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

k__x Escreveu:será que é devido a excesso de potencia instantânea ? :/
Nao me parece, as baterias aguentam 3C contínuos e 5C por 10s se não tou em erro. logo aguentam 60A contínuos e a minha bike o consumo máximo que vi foi de 58A.. e neste passeio nem sequer fui a puxar muito por ela, raramente passou de 40A.
O problema foi mesmo as baterias mal balanceadas... agora que estou a balancear uma a uma estou a ver elas a ficarem mais equilibradas e umas a demorarem muito mais do que outras a carregar.
Tive uma ideia para tentar ressuscitar a célula que foi a vida, liguei em paralelo com uma boa e meti a carregar, ate tava a correr bem ate que passado uns 20min fui ver e estava toda inchada, acusava 1.6v mas em alguns segundos foi ate 0.15v... abri aquele parafuso plastico que tem por cima e voltou ao estado normal, mais fininha...
Acho que não ha mais nada a fazer, morreu mesmo.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Emanuel Couto »

Coloca no congelador, num saco de plástico por 2 dias! Depois volta a tentar carregar.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Ok, vou tentar isso... mas sabes se isso alguma vez deu resultado, ou foi uma ideia que tives-te?
Vou ter é de fechar muito bem na saca plastica pois aquilo deitou um liquido meio mal cheiroso e não acredito que faça muito bem a saúde :D


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por k__x »

quais foram as que incharam?
As redondas?


tens 2 Celllog 8M ligados as 16 baterias?

Imagem


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Nao, nao foram as redondas, foram as quadradas. e tenho na mesma os dois celllog 8M ligados as 16 celulas ( 8 celulas para cada uma).


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por k__x »

as redondas têm portado se bem? justifica ter os Celllog 8M ?


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Estas cilindricas da Headway, sao do melhor que por ai anda... sao mesmo boas.. eu ja estourei algumas mas foi por mau uso, eu abusei e nao foi pouco delas...
Mas ja estou arrependido de nao ter comprado dois packs das cilindricas, tinha ficado muito mais bem servido com os mesmos 20Ah de capacidade e com capacidade de debitar os 60A dentro das margens de segurança.

O uso dos celllog é sempre bom, com os celllog tens sempre as células debaixo de olho, se alguma coisa estiver mal eles apitam, é sempre mais um dispositivo de segurança e de monitorização.
É claro que o apitar dos celllog só os ouves quando parares, pois em andamento não ouves nada... mas eles tem uma saída de alarm que podes ligar a alguma coisa, tipo um rele e um led....

Responder

Voltar para “e-bike”