Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Como referi no meu diário de bordo da EkoWay ML5000, finalmente reuniram-se o conjunto de necessidades e condições para fazer um upgrade ao meu meio preferido de transporte diário. A ML5000 pagou-se a ela própria em pouco mais de 2,5 anos e é um VE que quanto a mim, ainda tem muito para dar. Com a alteração do local de trabalho da minha mulher, precisávamos de outra solução de transporte para ela que não fosse levar o carro. Depois de fazermos algumas contas, a solução de mais um VE emergiu facilmente. Ainda se colocou a hipótese de um carro eléctrico (fomos fazer um test drive a um Leaf) mas o custo inicial, o tempo de retorno do investimento (e o actual estado tecnológico) eram demasiado elevados para tornarem esta hipótese suficientemente atractiva. Acredito que dentro de 3 ou 4 anos, os carros eléctricos serão muito mais interessantes (e com melhores tempos de retorno) do que neste momento.

Portanto, será a minha mulher, que assim que os pormenores de legalização da Vectrix estiverem terminados, irá tomar conta da ML5000 :)

Inicio então este DB para a "Vectrix VX-1 Li" que, supostamente, passou a "Li+"...mas já lá iremos. :-)

Imagem

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por MRider »

Muitos parabéns e que faças muitos km com ela .
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
olha a coisa linda!
quem compra a coisa linda!

Mais um a somar. Parabens!

BondadeSua


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

O processo de compra do novo VE, passou pela elaboração do orçamento disponível que permitisse o retorno do investimento em cerca de 2 a 3 anos. Esse tempo limitou à partida o orçamento na ordem dos 4500€.

Para este orçamento, as hipóteses de VEs não eram muitas. No mercado primário (modelos novos) a oferta é muito, mas muito escassa...as empresas de VEs hoje são ainda menos do que eram há 3 ou 4 anos atrás. Considerei um modelo actual da Ekoway e outro que eles iriam ter dentro de algum tempo....depois no mercado secundário a oferta era quase toda de Vectrix Nimh...

Não pretendia comprar "Nimh", mas sim Litio...virei-me então para o mercado espanhol e francês e notei que havia alguma oferta de Vectrix de litio a preços mais ou menos enquadráveis com o meu orçamento. Alguns contactos depois com alguns vendedores e algumas pesquisas de informação sobre importação de VEs para Portugal e conclui que provavelmente esta seria a melhor hipótese para mim.

Em contacto com um vendedor em particular consegui uma proposta de uma "VX1 Li+" por 5000€ + custos de legalização & transporte (cerca de 400€)..um pouco acima do meu limite do orçamento, mas ainda dentro do intervalo razoável de retorno do investimento de 3.5 anos. Se a decisão fosse apenas racional teria ido para um modelo da Ekoway (abaixo do meu orçamento), mas como todas as decisões também têm uma parte emocional, acabámos por aceitar esse aumento de orçamento.

Sábado passado (dia 02-Nov-2013) lá fomos a Madrid falar com o vendedor e ver a Vectrix.

Assim, que cheguei a mota já estava na rua, pronta para ser testada. O vendedor dizia-me que ela estava "como nova", que era uma mota de garagem e que tinha levado um pack de baterias novas em Outubro e que tinha conseguido toda a documentação dela (principalmente o certificado de conformidade e a declaração de garantia de 1 ano para as baterias) e realmente após alguma inspecção a mota não apresentava traços de batidas ou partes partidas (alguns pequenos riscos mas nada de grave) apenas algum desgaste dos pneus mas também não me pareceu necessário substitui-los já.

O vendedor referiu-me que anteriormente a mota era uma "Li" e contou-me que tinha sentido em Setembro uma quebra na autonomia total da mota (ele fazia todos os dias cerca de 65kms) e a um mês de terminar a garantia de fábrica decidiu levar a mota à oficina para eles verem o que se passava. Ao que parece, a Vectrix Espanha tinha indicações para substituir o pack de baterias de TODAS as VX1 Litio e assim esta levou logo um pack novo. A surpresa veio quando ao invés de um pack de "Li" (30Ah), lhe colocaram um pack de "Li+" (42Ah) porque era os únicos packs que tinham disponíveis na oficina. Mandarem vir um pack de "Li" da fábrica demoraria bastante tempo e o custo de transporte e etc. ao que parece não compensaria. Ficou com um pack de "Li+", substituíram também o carregador e fizeram upgrade ao software....

A andar, a mota possuía um comportamento espectacular, acelerava bem e travava bem também. Os testes que fiz usando o modo de "debug" apenas permitiram-me ver a tensão total (133v) e as temperaturas (todas à volta dos 19º), não consegui ver a carga mais alta e mais baixa das células. A autonomia apontava para os 99kms...ao fim de algumas "puxadas" apontava para os 97kms....

O vendedor entregou-me um "screenshot" do diagnóstico que a oficina da Vectrix tinha feito às baterias e aparentava estar tudo bem...Não havia grandes variações entre as células com tensão mais elevada das mais baixas (cerca de 0.003V).

O vendedor, que tinha tido um acidente de carro e ficou com um problema na coluna, não podia voltar a conduzir motas. Ofereceu-me então os dois capacetes (Helix) que tinha e a TopCase de 42L da cor da mota...fiquei contente :-)

Estava satisfeito com as informações do vendedor e com o comportamento e estado da mota. Aceitei o negócio e trouxe-a logo para Portugal :mrgreen:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


pena33
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 159
Registado: terça ago 14, 2012 7:36 pm

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por pena33 »

Muitos parabéns, agora resta esperar que a parte dos papeis estejam resolvidos e toca a fazer muitos KM´s.


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Obrigado pessoal :-)


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

No da seguinte há aquisição (ontem), com a dúvida a pairar relativa às baterias, comecei a desmontar o banco para aceder ao compartimento das baterias, queria ter a certeza do que tinha comprado.

Apenas consegui comprovar que o pack de baterias tinha data de Julho de 2013...o que vai ao encontro da conversa que o vendedor me referiu da sua substituição em Outubro. Mas não consegui ver nada que indicasse os 42Ah...

Ficam as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tirei também do carregador:

Imagem


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Ainda ontem, depois de ter feito alguns (poucos) quilómetros de teste ao pé de casa para fazer o gosto ao capacete...meti-a a carregar. Pensei que como estava quase carregada, esta carga seria rápida....

Começou no modo "CC", depois evoluiu para o modo "EO" e depois "EC"...e por lá ficou durante 8h54 :o

Tenho que dizer que não esperava..o processo de equalização é brutalmente longo....

Li o manual e não me pareceu ver nenhuma indicação deste comportamento.

Isto é mesmo normal? :shock:

PS: eu coloquei a mota a carregar no modo de chave "ligada"....não sei se isto inicia algum modo de equalização profunda.


Fotos do resultado:

Imagem
Imagem
Última edição por PepeLegal em segunda nov 04, 2013 1:11 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por MRider »

Deixa os técnicos das vectrix se pronunciar...

Já agora já tens a confirmação da capacidade do Pack?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por Volt »

Viva Pepe. :-).
Parabéns pela máquina. Parece-me um excelente preço. Já és o segundo português (que conheço) a ter esse privilégio de receber uma bateria de Li+ na substituição das baterias da Li (a Vectrix procura tratar muito bem os clientes, apesar de nem todos os clientes a tratarem bem). Isso faz com que tenhamos (neste momento) pelo menos 6 Li+ em Portugal. :-).
A carga agora tem limite de 9 horas (com o software inicial chegou a haver motas que demoravam 25 horas na primeira "equalização"). A minha (que agora passa muito tempo parada) está a fazer o mesmo. Isso só passa depois de uma ou duas ou três cargas de 9 horas (com a "equalização grande").
Se quiseres, podes confirmar aqui (link) na minha base de dados de carregamentos, as cargas que faço e o tempo que demoram. Sem a "equalização grande", uma carga completa fica em cerca de 4 horas (se não estou em erro).
Essas "equalizações grandes" não somos nós que as "programamos". A máquina é que sabe se precisa delas. Normalmente, se ficamos muito tempo sem andar (como a minha tem feito nestes últimos tempos), a carga de 9 horas é praticamente garantida...

PS: Há muito para aprender no dia-a-dia dela. Desde "programar" o temporizador, até ao compreender os carregamentos (EO, se não estou em erro, significa Equalization On). Mas isso num encontro de sexta ou num cafezito, rapidamente tiras as dúvidas que tiveres.

PPS: Lo 332 é a célula mais baixa (3,32 volt), provavelmente um segundo antes tinha aparecido Hi 333 ou Hi 334 (aposto que descobres o que é ;-)).

PPPS: Os 140 (volt) é a tensão do pack. Como ainda não tinhas desligado a ficha, ela ainda não tinha actualizado este valor (pois a tensão baixa depois de acabar a carga, mas o visor esquerdo só actualiza depois de desligares a ficha).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Olá Volt,

Obrigado :)

Sim, a mota segundo o que o vendedor me disse esteve parada (mas carregada) desde meios de Outubro. O vendedor disse-me que fez cerca de 70 ou 80kms desde que levou o pack novo. Portanto, pelo que referes, estas quase 9h de "carga" são mesmo normais....nem quero imaginar 25 horas neste processo...coitada da mota!

Compreender este processo de carga é neste momento a minha prioridade. A Ekoway não faz nada disto...com descarga completa leva um pouco mais de 4h30 a carregar e a equalização é automática...

Em relação às imagens é como dizes, o "Lo 332" é a tensão da célula mais baixa e o "Hi 333", que apareceu momentos antes, é a tensão da célula mais alta. O "EO 140" não sei, imagino que tenha a ver com o estado de Equalização e os 140 devem ter a ver com a tensão dos 140v....mas é pura adivinhação....

Para a semana temos que combinar esse cafézinho... ;-)

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por Volt »

Sim, mas os 140 do mostrador do meio é o que está no carregador (salvo erro), enquanto que os 140 do mostrador esquerdo, diz respeito à tensão do pack de baterias (que normalmente, em descanso, anda à volta dos 133).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por RuFuS »

Excelente...disfruta da mesma! ;)
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por Mumia »

ora aqui veio a historia da nova menina :) eheheh

Bom como ja te disse, muitos e bons Km's com ela ;)

Quanto ao resto nada melhor que o ppl q tem as li+ para a partilha de info's... mas parece-me q tens aí um brutal compra e essa topcase da Givi é mt gira paaaa :lol: :lol:

Mas... va... tens de vir mostrar a El e-Dorada ao cafe em Oeiras ;) anda smp por la uma dourada tb ;)

E melhor ainda do q ler a nova aquisição... é ler que a ML5000 vai ficar aí em casa tb e a rolar!!!

Em conclusão, têm de aparecer as 2 (e vocês 2) em Oeiras no café à 6ª feira :P :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por urraisse »

Grande negócio, parabéns!!!
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Obrigado :-)

Múmia, até gostava de ir beber um cafezinho convosco em Oeiras, mas com uma criança de 19 meses é complicado irmos os dois, mas pode ser que para a semana consiga arranjar um tempinho. :-)

Neste momento ainda continua o processo de legalização da mota. A ver se o processo se despacha para começar a circular rapidamente.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por Mumia »

uiiii pois ehehehe mas vaaaaaaaaaa a gente promete não fazer mt barulho ;)

Esperamos por ti por lá uma 6ªfeira ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por pafi »

Parabéns e muito bom proveito!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por t3lmo »

Partilho da mesma opinião em relação aos 4 rodas elétricos, e não vejo a hora de uma tecnologia que satisfaça as necessidades.
Em relação às 2 rodas: excelente negócio! Se souberes de mais alguma na mesma situação, avisa :D
Agora é aproveitar cada km quando tratares das burocracias.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Bem...e hoje a "El e-Dorada" já fez os seus primeiros quilómetros em Lisboa :)

Recebi ontem toda a documentação de circulação, fui fazer a matricula à noite e hoje...toca a sair de casa... :mrgreen:

...apanhei logo uma fila de transito de 5 kms como inauguração....nem deu para "testar" como deve ser a mota ;)

Tenho uma dúvida....vale a pena carregar a mota ao fim de 25kms? ou é melhor deixar descarregar as baterias mais um pouco antes de carregar?

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”