paineis fotovoltaicos bom investimento?

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
antonio lisboa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta ago 28, 2013 8:35 pm

instalar fotovoltaicos em 2014 - o que posso lucrar?

Mensagem por antonio lisboa »

Boas. pretendo ser um produtor de energia solar fotovoltaica para vender à edp.
vivo em sesimbra, distrito de setubal, e num terreno de 12mil metros, e numa moradia com telhado inclinado (tenho ainda de saber qual a inclinação dele). Já tenho painéis solares, e recuperador de calor a agua.
petendendo injectar na rede o máximo que me é permitido, e tendo um potencia contratada de 6.9kw, tenho algumas dúvidas que gostava de esclarecer:
é rentável? se possível enviem-me valores concretos.
qual a inclinação de telhado desejada?
quais os melhores tipos de paneis e quantidade a instalar?
qual o inversor adequado?
que vendedores/instaladores deverei procurar ?ou quem aconselham
a possível instalação estará relacionada com o lucro que esta produção me proporcionar.
a nível de burocracia?

julgo que em tempos vi uma tabela de registos dos utilizadores do fórum, mas não encontrei a mensagem.
desde já os meus agradecimentos a quem me quiser ajudar.


Autor do tópico
antonio lisboa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta ago 28, 2013 8:35 pm

paineis fotovoltaicos bom investimento?

Mensagem por antonio lisboa »

Boas. pretendo ser um produtor de energia solar fotovoltaica para vender à edp.
vivo em sesimbra, distrito de setubal, e num terreno de 12mil metros, e numa moradia com telhado inclinado (tenho ainda de saber qual a inclinação dele). Já tenho painéis solares, e recuperador de calor a agua.
petendendo injectar na rede o máximo que me é permitido, e tendo um potencia contratada de 6.9kw, tenho algumas dúvidas que gostava de esclarecer:
é rentável? se possível enviem-me valores concretos.
qual a inclinação de telhado desejada?
quais os melhores tipos de paneis e quantidade a instalar?
qual o inversor adequado?
que vendedores/instaladores deverei procurar ?ou quem aconselham
a possível instalação estará relacionada com o lucro que esta produção me proporcionar.
a nível de burocracia?

julgo que em tempos vi uma tabela de registos dos utilizadores do fórum, mas não encontrei a mensagem.
desde já os meus agradecimentos a quem me quiser ajudar.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: paineis fotovoltaicos bom investimento?

Mensagem por Volt »

Viva caro conterrâneo. :-).

Vou dar a minha opinião.

É rentável?
- Sim, desde que não seja mal instalado, nem haja nenhuma catástrofe;

Qual a inclinação de telhado desejada?
- 33º, mais coisa menos coisa;

Quais os melhores tipos de painéis e quantidade a instalar?
- Se tem muita área, pode considerar a hipótese de colocar amorfos. Se quiser ir pelo mesmo caminho da maioria de nós, a escolha é entre poli e mono-cristalinos. Os mono suportam melhor o calor da nossa zona e ocupam entre 30 a 35 metros quadrados;

Qual o inversor adequado?
- Eu aqui não tenho grande preferência. Desde que dê para atingir o máximo anual, qualquer um serve. Se quiser um que tenha acesso a dados, considere isso como preferencial. Sugiro que procure entre os que estão na lista do site http://www.renovaveisnahora.pt. Atenção que, se a sua instalação for de 3.45 kva, não pode escolher um dos que estão homologados para 3.68;

Que vendedores/instaladores deverei procurar ou quem aconselham.
- Um amigo meu terminou agora a instalação dele. Teve duas propostas. Uma da EDP e outra da Vensol. Decidiu ir para a da EDP e creio que ficou muito bem servido. No entanto, eu já trabalhei com a Vensol e também gosto deles;

A nível de burocracia?
- Bem, já lá vão uns anos desde que passei por isso... O melhor é ler os projectos dos colegas do fórum que passaram por isso há menos tempo. Ou então, leia o que está no site http://www.renovaveisnahora.pt;

Julgo que em tempos vi uma tabela de registos dos utilizadores do fórum.
- Coloquei aqui o link nesta frase;

Desde já os meus agradecimentos a quem me quiser ajudar.
- De nada. Fica a dever um café algures pelo concelho. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

fusky
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo nov 21, 2010 3:05 am

Re: paineis fotovoltaicos bom investimento?

Mensagem por fusky »

Boas, eu vou aproveitar a boleia porque também tenho duvidas quanto à rentabilidade, e já que sou da mesma zona (Setubal) gostaria de saber se ainda é rentavel, com o preço do Kw/h a 19 centimos??
É que me parece que quem foi pioneiro, foi o melhor que fez!
Mas, e quem só decidir agora?? Fica bem servido ou não?

Tenho até uma proposta de 17000€ (AQS + Grid Tie = chave na mão)
Com os elementos propostos por eles.
Aconselham a seguir em frente ou nem por isso?

Também agradeço a todos, com direito a café :)

Bem Hajam
Imaginar é mais importante do que o saber A. Einstein

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: paineis fotovoltaicos bom investimento?

Mensagem por Volt »

Essa proposta não é somente de micro-produção. 17 mil é caro para uma MP hoje em dia.

Em termos de valores, as contas são simples. 1º, há que garantir que se vai conseguir tirar o máximo anual todos os anos. Depois, sabendo que o máximo é 2.4 (vezes) o valor da instalação (3.45 kva na maior parte dos casos), isto dá 8280 kWh de produção anual. Com o kWh a ser pago a 19 cêntimos, receberemos 8280 (vezes) 0.19€, que dá 1573.20€ anuais. Em 8 anos serão 12585.60€. No entanto, creio que muito antes dos 8 anos acabarem, o kWh de consumo passará esse valor (o que deverá fazer com que o kWh da tarifa também aumente).

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: paineis fotovoltaicos bom investimento?

Mensagem por visitante1 »

Atenção que a tarifa a 19 centimos já acabou e ainda não há preço de venda para a proxima tranche... se ouver...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: paineis fotovoltaicos bom investimento?

Mensagem por Emanuel Couto »

Volt Escreveu: Os mono suportam melhor o calor.
Só um reparo (Volt) :!:
Mas são os (policristalinos) que tem mais eficiência a altas temperaturas.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: paineis fotovoltaicos bom investimento?

Mensagem por Volt »

Para temperaturas elevadas, creio que o melhor são os amorfos, como se pode comprovar nos dias mais quentes ao compararmos a MP do JDuarte com as outras. :-). Em termos de mono e poli, não consigo ter a certeza por já ter lido nos dois sentidos e não ter a experiência da aplicação prática... A minha impressão era esta, mas posso estar errado realmente. Há aqui muita gente que saberá isto melhor que eu. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: paineis fotovoltaicos bom investimento?

Mensagem por Volt »

É verdade, a tarifa é uma certeza que convém ter. Como o pnunes bem disse, estejam atentos ao que sair nos próximos tempos, a este respeito.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: paineis fotovoltaicos bom investimento?

Mensagem por Emanuel Couto »

Está provado cientificamente que as (células policristalinas) têm mais eficiência a altas temperaturas, comparativamente as monocristalinas!

Os amorfos, apesar de ter uma menor eficiência, são os melhores em lidar com altas temperaturas, derivado à sua tecnologia, que elimina muitas das resistências, comparativamente aos poli/mono.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: paineis fotovoltaicos bom investimento?

Mensagem por BondadeSua »

Volt Escreveu:Para temperaturas elevadas, creio que o melhor são os amorfos, como se pode comprovar nos dias mais quentes ao compararmos a MP do JDuarte com as outras. :-). Em termos de mono e poli, não consigo ter a certeza por já ter lido nos dois sentidos e não ter a experiência da aplicação prática... A minha impressão era esta, mas posso estar errado realmente. Há aqui muita gente que saberá isto melhor que eu. :-).
Também estou desactualizado. Mas quando andei a pesquisar e olhando para as características dos painéis que observei e me propuseram, nos mono, o rendimento podia chegar perto dos 20%. Já os poli raramente chegavam aos 16%. Muito pode ter mudado entretanto. O que sempre vi escrito, foi que a percentagem de decréscimo de rendimento com a temperatura era sempre maior com os poli do que não nos mono. Mas eu gosto sempre de evoluir no meu conhecimento ;)
Os custos dos mono sempre foram superiores. Se compensa a diferença? Para responder cabalmente a isso era preciso ter 2 instalações em casas contiguas onde só varia-se essa parte. Como normalmente não se consegue pode dizer-se que fica sempre a dúvida. Eu acredito que entre 16% e 20% de conversão de fotões em electrões, alguma diferença haverá...mas sou eu a pensar alto!

BondadeSua


Autor do tópico
antonio lisboa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta ago 28, 2013 8:35 pm

Re: paineis fotovoltaicos bom investimento?

Mensagem por antonio lisboa »

valerá a pena contratar outra potencia de modo a produzir mais e a tornar a produção mais rentável.?
então em valores concretos, poderei rentabilizar 130euros mensais.
são esses valores que vocês teem atingido? existe maneira de conseguir atingir valores mensais superiores? se sim como?
o que são os paineis amorfos?

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: paineis fotovoltaicos bom investimento?

Mensagem por Emanuel Couto »

BondadeSua!
Aí já estas a colocar duas questões!
Uma é a diferença de eficiência entre as duas tecnologias, outra é o seu comportamento em temperaturas altas!!

Por definição as (células monocristalinas) são mais eficientes que as (policristalinas) por este fato os painéis são mais pequenos que os poli, pois os fabricantes dos últimos, para compensar a menor eficiência das mesmas, constroem painéis maiores.

Agora quando submetemos as diferentes células a altas temperaturas, as monocristalinas, terão mais perdas, comparativamente as poli, (já que a célula produz mais energia, há um maior transformação de energia elétrica em térmica) apesar das tecnologias de fabrico das duas serem muito parecidas.

Na minha opinião, mas vale comprar painéis policristalinos, pois são mais baratos, a não ser que a pessoa tenha um espaço muito limitado para os colocar, pois são um pouco maiores.

Mesmo num sistema para auto-consumo dar preferência a painéis policristalinos de microprodução, ficam com preços mais em conta, que os painéis para sistemas autónomos.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: paineis fotovoltaicos bom investimento?

Mensagem por BondadeSua »

Sim tens razão nas variáveis, também foi praticamente isso que aprendi na minha investigação. Só que quando numa das reuniões com uma empresa que defendia exactamente o que acabas de expor do decaimento, apresentei os dados que tinha de características doutras opções e imediatamente mudaram o discurso.
É claro que os poli por serem mais em conta acabam por resolver a diferença e cobrem mesmo a sua "menor eficiência (?)" com mais área. Daí que as comparações só farão sentido se o espaço for exíguo... foi a ideia com que fiquei. Obrigado!

Para o nosso Interessado, direi que aumentar a potencia ou não pode ser uma falsa opção se não conseguir baixar o preço global.
O ponto de partida normalmente aconselhado é o máximo de KW de painéis que o inversor suporta, seja 3,45 ou 3,68. Cada caso é um caso. A acreditar nos preços por W que já por cá tem sido falado 6-8 K aérios (só fotovoltaico), já nem são surpresa, dependendo obviamente da configuração base de trabalho. Depois mais ou menos inclinação, tipo de material de montagem, roços para cabos, Inversor com maior ou menor folga, distancias da instalação/contador, espessura dos cabos, modulo de contagem comunicação para PC, etc, vão introduzir variação no preço...certamente!
Aguarde mais algumas opiniões.

BondadeSua


Autor do tópico
antonio lisboa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta ago 28, 2013 8:35 pm

Re: paineis fotovoltaicos bom investimento?

Mensagem por antonio lisboa »

a que empresas posso começar a pedir orçamentos?
se possível enviem nomes.
obrigado


dfdsm
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sexta nov 15, 2013 4:29 pm

Re: paineis fotovoltaicos bom investimento?

Mensagem por dfdsm »

a micro produção continua a ser rentável neste momento existe mais soluções bom material e apesar da tarifa não ser atractiva ainda e bom investir.se aqui a uns anos a tarifa era elevada mas temos de pensar que o material também era muito mais caro


dfdsm
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sexta nov 15, 2013 4:29 pm

Re: paineis fotovoltaicos bom investimento?

Mensagem por dfdsm »

e sempre bom investimento a microgeraçao

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: paineis fotovoltaicos bom investimento?

Mensagem por visitante1 »

é bom investimento se o orçamento não for exagerado, caso contrário anda toda a vida a pagar investimento e retorno nada!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Micro-Produção”