Vectrix Li+ com 60 Ah

Responder
Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por Jorge Rocha »

Poderia também enganar o sensor de corrente, para que ficasse aferido à capacidade actual do pack, e dessa forma não incomodaria ninguém. Mas acho que seria estar a atamancar o trabalho, e que um dia qualquer,
Moderado.
, se possa adquirir equipamento e software para essa actualização.
Por acaso até tenho um cabo CAN, o IXXAT, também utilizado para configurar os Sevcon, que foi emprestado pelo MVS (que me tem ajudado no que lhe está ao seu alcance, para o desenvolvimento da mobilidade eléctrica).
O ex-proprietário desta VX1 Li+ diz ter o software desta configuração original depois do 2º pack, e também afirma que mo pode fornecer, tal como já o fez ao Jmal, a seu pedido, para ajudar esta comunidade.
É tudo uma questão de se reunirem mais algumas peças deste puzzle, para que se coloque a cereja em cima do bolo!
Última edição por Volt em terça jan 20, 2015 12:49 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Já escrevo um post a explicar a moderação
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por galt »

É isto que eu gosto de ler. :D :D :D
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por RuFuS »

Moderado.
Última edição por Volt em terça jan 20, 2015 12:56 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Já escrevo um post a explicar a moderação
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por Emanuel Couto »

RuFuS!
Vamos lá ter calma...! Atenção à linguagem :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por jasmim »

Eu li isto no v is for voltage:

There is only one type that works with the Vectrix - the Peak PCAN adapter.

Será este?
http://www.peak-system.com/PCAN-USB.199.0.html?&L=1

Srs Moderadores não sei se estou a transgredir alguma regra ao mencionar o cabo. Se estiver a desrespeitar, podem apagar.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por Emanuel Couto »

jasmim Escreveu:Srs Moderadores não sei se estou a transgredir alguma regra ao mencionar o cabo. Se estiver a desrespeitar, podem apagar.
Em principio, não ganhas nada em divulgar o site acima.

Logo que não abusem...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por jasmim »

Efetivamente não ganho nada monetariamente. Posso (podemos) ganhar se alguém confirmar este é o cabo certo para as Vectrix. ;)
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por RuFuS »

jasmim Escreveu:Efetivamente não ganho nada monetariamente. Posso (podemos) ganhar se alguém confirmar este é o cabo certo para as Vectrix. ;)
Agora fiquei confuso...a conversão iniciou-se sem o técnico especializado ter todas as ferramentas de trabalho?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por Volt »

Rufus, não vale a pena isso. Não ajudas ao ironizares. O Jorge já cometeu, a meu ver (e tu deves concordar de certeza) três ou quatro erros com esta conversão (e irei enumerá-los mais abaixo). Ajudarias se partilhasses o conhecimento que tens, mas sei que não o vais fazer e eu compreendo as razões, pois estarias a desvalorizar o teu trabalho (e dos que trabalham contigo) se simplesmente o oferecesses a outra empresa.

Estas baterias têm especificações abaixo dos requisitos da marca. Já expliquei isto antes;
Creio que esta mota foi mexida por gente não qualificada antes de chegar às mãos dele;
Ele tirou conclusões erradas sobre o modelo (nomeadamente a parte dos sensores) e até está a divulgar informação errada pois não se informou sobre isso;
A remoção das peças que permitiriam o arejamento do pack é, provavelmente, um erro que irão percebê-lo melhor nos meses quentes.

Posto isto, se quiserem ajuda, eu estarei disponível por mensagem privada.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu: O ex-proprietário desta VX1 Li+ diz ter o software desta configuração original depois do 2º pack, e também afirma que mo pode fornecer, tal como já o fez ao Jmal, a seu pedido, para ajudar esta comunidade.
É tudo uma questão de se reunirem mais algumas peças deste puzzle, para que se coloque a cereja em cima do bolo!

Sim é verdade, eu vi no db que ele tinha o sw da versão da li+ completo, mas afinal não tinha, era a versão beta que é disponibilizada para quem queria fazer o teste das baterias em andamento, ainda assim custou a troca de umas informações sobre a vectrix e a criação de um db no fórum dele, mas estou agradecido na mesma, após essa surgiram mais 2 versões oficiais que me foram fornecidas pela marca.

Sobre a conversão, apesar de ter opinião diferente nalgumas coisas, como o corte de plásticos e substituição por poliuretano (desculpem, mas se gostassem tanto da vectrix como eu, também ficavam tristes) só porque não é fácil de tirar, eu acho fácil de tirar, será que usaste o método correcto.
Com estas baterias vai funcionar na boa, a escala com sw original vai funcionar para os primeiros 42ah a sair ou a entrar, ou seja, comparem com 2 copos de diferentes tamanhos ou capacidade, cheios de água, agora vazem os 2 com o mesmo caudal, o mais pequeno vai despejar primeiro, enquanto o outro fica ainda com água, depois de ambos vazios, encham com o mesmo caudal, o mais pequeno vai encher primeiro, se esperarem até o maior encher, o mais pequeno vazou água na mesma quantidade da diferença entre eles, claro que nas baterias isto não tem qualquer efeito, mas serve ara ilustrar que depois de cheio, ainda vai demorar até carregar, porque o que conta é a tensão final.

É bom ter uns amperes extra, mas também é bom ter potência extra, porque com mais autonomia também podemos usar mais capacidade do pack, por exemplo, no meu caso eu não necessito de 150 kms que ela me possa fazer de vez em quando a 50-60 kmh, necessitava sim de fazer 40 a 60 em AE a velocidades de 130 kmh, portanto aumentar a capacidade e perder potência não faz muito sentido a meu ver, e não tinha gasto tanto dinheiro, mas isso é a minha opinião . Com o sw original o condutor terá de ter cuidados acrescidos, porque o sw não está parametrizado para esse tipo de baterias, por isso se algo correr mal (espero que não, toc toc toc) não culpem logo o bms como já é costume.

O cabo é esse, mas aconselho o isolado, de qualquer maneira, isso pouco vos serve, porque o sw de diagnostico pouco mais permite que monitorizar, actualizar fw e executar alguns testes, alterar parâmetros esqueçam, só alguém que trabalhe ao nível do firmware :D .
galt Escreveu:Pena a rivalidade que criam entre os técnicos em Portugal, senão tudo ficaria resolvido cá dentro da província que é Portugal.
Galt, deixaste-me triste, não sei se falas de mim porque lá atrás falaste em 3 técnicos especializados na vectrix, ora, eu fico lisonjeado, mas eu não sou técnico especializado na vectrix, sou sim especializado em algumas tecnologias que ela usa, neste momento até trabalho em parceria com a Masac para resolução de alguns problemas, mas especializado na vectrix não sou porque não tirei nenhuma especialização na vectrix. Apenas queria dizer que não tenho qualquer rivalidade com ninguém, podemos ter sim opiniões diferentes, mas esse é um direito nosso e é o que nos faz diferentes, mas dai até sermos rivais, vai uma longa distância.
Última edição por jmal em quinta jan 15, 2015 1:18 pm, editado 3 vezes no total.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por Volt »

Já agora, esqueci-me de dizer isto, especialmente ao galt e ao rufus: Se não têm interesse em ajudar, evitem vir aqui escrever só para "mandar bocas".
Uns porque não querem informar/ajudar, outros porque nem sabem nada do assunto, estão a prejudicar a conversão. E com isso prejudicam o interesse do fórum. Eu, para já, como não quer ver mais isto, estarei disponível por mensagem privada.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por galt »

jmal Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu: O ex-proprietário desta VX1 Li+ diz ter o software desta configuração original depois do 2º pack, e também afirma que mo pode fornecer, tal como já o fez ao Jmal, a seu pedido, para ajudar esta comunidade.
É tudo uma questão de se reunirem mais algumas peças deste puzzle, para que se coloque a cereja em cima do bolo!

Sim é verdade, eu vi no db que ele tinha o sw da versão da li+ completo, mas afinal não tinha, era a versão beta que é disponibilizada para quem queria fazer o teste das baterias em andamento, ainda assim custou a troca de umas informações sobre a vectrix e a criação de um db no fórum dele, mas estou agradecido na mesma, após essa surgiram mais 2 versões oficiais que me foram fornecidas pela marca.

Sobre a conversão, apesar de ter opinião diferente nalgumas coisas, como o corte de plásticos e substituição por poliuretano (desculpem, mas se gostassem tanto da vectrix como eu, também ficavam tristes) só porque não é fácil de tirar, eu acho fácil de tirar, será que usaste o método correcto.
Com estas baterias vai funcionar na boa, a escala com sw original vai funcionar para os primeiros 42ah a sair ou a entrar, ou seja, comparem com 2 copos de diferentes tamanhos ou capacidade, cheios de água, agora vazem os 2 com o mesmo caudal, o mais pequeno vai despejar primeiro, enquanto o outro fica ainda com água, depois de ambos vazios, encham com o mesmo caudal, o mais pequeno vai encher primeiro, se esperarem até o maior encher, o mais pequeno vazou água na mesma quantidade da diferença entre eles, claro que nas baterias isto não tem qualquer efeito, mas serve ara ilustrar que depois de cheio, ainda vai demorar até carregar, porque o que conta é a tensão final.

É bom ter uns amperes extra, mas também é bom ter potência extra, porque com mais autonomia também podemos usar mais capacidade do pack, por exemplo, no meu caso eu não necessito de 150 kms que ela me possa fazer de vez em quando a 50-60 kmh, necessitava sim de fazer 40 a 60 em AE a velocidades de 130 kmh, portanto aumentar a capacidade e perder potência não faz muito sentido a meu ver, e não tinha gasto tanto dinheiro, mas isso é a minha opinião . Com o sw original o condutor terá de ter cuidados acrescidos, porque o sw não está parametrizado para esse tipo de baterias, por isso se algo correr mal (espero que não, toc toc toc) não culpem logo o bms como já é costume.

O cabo é esse, mas aconselho o isolado, de qualquer maneira, isso pouco vos serve, porque o sw de diagnostico pouco mais permite que monitorizar, actualizar fw e executar alguns testes, alterar parâmetros esqueçam, só alguém que trabalhe ao nível do firmware :D .
galt Escreveu:Pena a rivalidade que criam entre os técnicos em Portugal, senão tudo ficaria resolvido cá dentro da província que é Portugal.
Galt, deixaste-me triste, não sei se falas de mim porque lá atrás falaste em 3 técnicos especializados na vectrix, ora, eu fico lisonjeado, mas eu não sou técnico especializado na vectrix, sou sim especializado em algumas tecnologias que ela usa, neste momento até trabalho em parceria com a Masac para resolução de alguns problemas, mas especializado na vectrix não sou porque não tirei nenhuma especialização na vectrix. Apenas queria dizer que não tenho qualquer rivalidade com ninguém, podemos ter sim opiniões diferentes, mas esse é um direito nosso e é o que nos faz diferentes, mas dai até sermos rivais, vai uma longa distância.
Obrigado JMAL pelas tuas importantes palavras e conhecimentos. Para mim és um técnico especializado em VE.
Quando precisar de algo, sei com quem posso contar, a Sul, Centro e Norte.

Continua o teu belíssimo e reconhecido trabalho.
;)
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por galt »

Volt Escreveu:Já agora, esqueci-me de dizer isto, especialmente ao galt e ao rufus: Se não têm interesse em ajudar, evitem vir aqui escrever só para "mandar bocas".
Uns porque não querem informar/ajudar, outros porque nem sabem nada do assunto, estão a prejudicar a conversão. E com isso prejudicam o interesse do fórum. Eu, para já, como não quer ver mais isto, estarei disponível por mensagem privada.
O meu contributo já foi dado por mensagem privada...
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por Jorge Rocha »

Um obrigado a todos por todos por vossas participações, que são delas que podemos, com alguma capacidade de filtrar, aprender sempre mais qualquer coisa.




Só agora, por já estar numa fase mais avançada, na terminação das ligações das células, verifico algumas coisas que até então me tinham passado ao lado.

Em relação ao BMS da VX1 Li+ original, composto por 4 módulos (penso que estes podem ser totalmente independentes e que se podem acoplar em série uns com os outros para os mais variadíssimos números de células múltiplos de 10), verifico e imagino que cada um destes módulos tem pelo menos dois sensores de temperatura:
Um que mede a temperatura exterior (daí o sensor que eu tenho mostrado estar na parte mais baixa das células onde o ar externo entra).
E outro que está situado no borne positivo da 10ª célula de cada módulo BMS. (poderá até ter mais sensores de temperatura...)

É através desta diferença de temperaturas que o sistema activa ou não, a ventilação forçada das células. (mistério resolvido)


Ainda em relação ao BMS, também verifiquei que no local onde parecia ter caído algum liquido acido, corroendo o verniz de protecção, se encontram componentes danificados.
É difícil de acreditar que estes BMS, por serem muito bem protegidos com um verniz meio flexível e por estarem em ambiente relativamente bem protegido, possam ter apanhado este tipo de corrosão. Isto sugere à minha imaginação, que alguém possa ter dado uma ajudinha...
DSC_0064.JPG
DSC_0064.JPG (104.49 KiB) Visto 6480 vezes
Editei a mensagem por ter verificado que ainda tinha mais uma foto com maior evidencia da corrosão
Editei a mensagem por ter verificado que ainda tinha mais uma foto com maior evidencia da corrosão
DSC_0063.JPG (301.68 KiB) Visto 6442 vezes

Também aproveito para descrever as leituras de todas as 40 células originais, depois de lhe ser feito um balanceamento com todas em paralelo carregando-as até 3600mV.
Este processo demorou 3 dias, e acabou por não ser concluído, pois as auto-descarga elevada das células, para elas se manterem a 3600mV tinha sempre um consumo de 300mA (ao final dos 3 dias desisti de continuar a carregar o que nunca terminaria)



1ª Numero das células
2ª Leituras da tensão das células após balanceamento
3ª Leituras das tensões após 24 horas do balanceamento e estando desconectadas umas das outras
4ª Leituras das tensões com descarga de 12A (0,3C) ao final de 27500mAh descarregados
1001 1002 1003 1004 1005 1006 1007 1008 1009 1010 1011 1012 1013 1014 1015 1016 1017 1018 1019 1020 1021 1022 1023 1024 1025 1026 1027 1028 1029 1030 1031 1032 1033 1034 1035 1036 1037 1038 1039 1040
3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600 3600
3317 3387 3362 3390 3366 3328 3323 3404 3340 3334 3349 3369 3359 3373 3387 3384 3396 3370 3374 3375 3404 3407 3430 3345 3374 3340 3398 3357 3386 3364 3352 3343 3377 3409 3427 3374 3426 3323 3421 3427
2710 2790 2770 2740 2700 2750 2580 2800 2730 2640 2440 2630 2690 2730 2750 2380 2770 2620 2790 2530 2740 2700 2820 2670 2730 2520 2710 2600 2750 2780 2520 2410 2460 1720 2310 2560 1990 2640 2910 2520
Última edição por Jorge Rocha em sábado jan 17, 2015 6:28 pm, editado 1 vez no total.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Em relação ao BMS da VX1 Li+ original, composto por 4 módulos (penso que estes podem ser totalmente independentes e que se podem acoplar em série uns com os outros para os mais variadíssimos números de células múltiplos de 10), verifico e imagino que cada um destes módulos tem pelo menos dois sensores de temperatura:
Um que mede a temperatura exterior (daí o sensor que eu tenho mostrado estar na parte mais baixa das células onde o ar externo entra).
E outro que está situado no borne positivo da 10ª célula de cada módulo BMS. (poderá até ter mais sensores de temperatura...)

É através desta diferença de temperaturas que o sistema activa ou não, a ventilação forçada das células. (mistério resolvido)
Quase resolvido, só te faltou contar os restantes 10, vê lá se os descobres......
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por Jorge Rocha »

Jorge Rocha Escreveu: (poderá até ter mais sensores de temperatura...)
jmal Escreveu:...só te faltou contar os restantes 10, vê lá se os descobres......
Sim, já tinha deixado no ar que tinha mais sensores de temperatura (resistências variáveis). Agora não percebo porque umas têm valores aproximados de 100KOh, outros 12 e outros 0,5... uns variam diminuindo a resistência com o aumento da temperatura e outros reagem ao contrário... mas acredito que esteja bem pensado!

A propósito, não contei mais 10, mas sim mais 9, já que tinha descrito os outros dois antes.
(no borne do GND não tem sensor algum embora tenha uma ficha de 3 contactos e com 3 fios lá colocados, mas será apenas para tornar mecanicamente mais resistente essa ligação à célula, pedq)

pedq- penso eu de que :)


Já viste Jmal, as leituras das células?!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu: (poderá até ter mais sensores de temperatura...)
jmal Escreveu:...só te faltou contar os restantes 10, vê lá se os descobres......
Sim, já tinha deixado no ar que tinha mais sensores de temperatura (resistências variáveis). Agora não percebo porque umas têm valores aproximados de 100KOh, outros 12 e outros 0,5... uns variam diminuindo a resistência com o aumento da temperatura e outros reagem ao contrário... mas acredito que esteja bem pensado!

A propósito, não contei mais 10, mas sim mais 9, já que tinha descrito os outros dois antes.
(no borne do GND não tem sensor algum embora tenha uma ficha de 3 contactos e com 3 fios lá colocados, mas será apenas para tornar mecanicamente mais resistente essa ligação à célula, pedq)

pedq- penso eu de que :)


Já viste Jmal, as leituras das células?!
São 12 no total, (1 para cada célula, 1 externo e outro no modulo), no sw são todos usados, essas medidas são estranhas, ou não mediste bem ou então estão avariados.

Sim, já vi, parecem estar um pouco em baixo em termos de capacidade, só com testes mais exaustivos e com uma manutenção se saberá melhor o real estado. Células com resistência baixa são mesmo assim em termos de comportamento, se testares umas a123 o comportamento não é muito diferente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu: Sim, já vi, parecem estar um pouco em baixo em termos de capacidade, só com testes mais exaustivos e com uma manutenção se saberá melhor o real estado. Células com resistência baixa são mesmo assim em termos de comportamento, se testares umas a123 o comportamento não é muito diferente.
Só podes estar a brincar...
Nunca encontrei células com uma resistência interna tão alta com tão poucos ciclos e tão pouco tempo!

Logo após o inicio da descarga, com os 12A, e com temperaturas de 15ºC, as tensões caíram para 3,10V.

Já testei células ThunderSky de 40Ah e com aproximadamente o dobro dos ciclos e da idade e que se encontravam com muito melhor saúde.

Para que a tensão das CALB 60Ah FI desce-se tanto, seria necessário uma descarga de 100A. É o que acontece no Peugeot 106 Electric (tem células iguais), que puxando a fundo, debitando 204A para os 120Ah, as tensões mínimas ficam pelos 136V, para as 44S, estando a temperaturas de 15ºC.
Em resumo, estas novas baterias CALB 60Ah que se seguem, são 8 vezes mais potentes que as que foram retiradas, originais de 42Ah com pouco tempo e poucos ciclos.




Em relação aos sensores de temperatura, estão em todos os 4 modolos a comportar-se da mesma forma, e faz as leituras bem. Até dá para verificar os componentes são diferentes entre si. Por isso não será nada danificado neste aspecto.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por serges »

Enfim próximo comentário hipócrita e que sirva de falar mal e ser mal educado, expulsão garantida, agradece se que quem não ajuda neste tópico que se abstenha de participar!
Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por RJSC »

serges Escreveu:Enfim próximo comentário hipócrita e que sirva de falar mal e ser mal educado, expulsão garantida, agradece se que quem não ajuda neste tópico que se abstenha de participar!
Obrigado
Foi moderado? Não estou a ver qual foi o comentário hipócrita?

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”