Eficiência Energética Pré-Autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Eficiência Energética Pré-Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Para quem começa nesta nova vaga do Autoconsumo, como eu, 1 conselho.
Antes de avançarem, explorem se já fizeram tudo o que vos foi possível para reduzir os vossos consumos, obviamente dentro das possibilidades de cada um.

Lembrem-se que um módulo a menos que seja necessário, é menos €€, mas também uma menor pegada ambiental que deixamos no planeta. Infelizmente, ainda não ligamos às Análises do Ciclo de Vida dos produtos, mas lá chegaremos.

O custo de 1 módulo não é só o dos €€ que tiramos da carteira para o comprar. Tem um custo ambiental desde a extração de matéria prima para o fazer, que nós não temos em conta (mas a super poluição da China, que nos fornece tanta coisa, mais tarde ou mais cedo vai bater-nos à porta) e terá um custo para a sua eliminação/reciclagem (daqui a 20 anos, ainda vamos ter + 1 taxa na fatura da EDP para reciclar todos estes módulos que hoje instalamos).

Dito isto, o que fiz que permite diminuir consumos (reduzi 10%), para além das medidas construtivas (isolamento térmico nas paredes e telhado, caixilharia de alumínio com vidro duplo e rotura térmica só em parte - eram muitos €€€, laje do telhado mais saída para evitar sol a mais no verão):
- Lâmpadas de baixo consumo (fluorescentes compactas e LED). Guardem e usem as velhas lâmpadas incandescentes para sítios de uso esporádico e rápido pois não compensa mudar (despensas, quartos de vestir, corredores de passagem, luzes de portões automáticos, etc.).
- Luz numa divisão só para não estar às escuras => candeeiro com LED de 2-5W.
- Tomadas com interruptor e/ou telecomando.
- Programadores horários para on/off.
- Sensores crepusculares para luzes ligadas toda ou parte da noite e redução do n.º ligadas.
- Eletrodomésticos mais eficientes e só os necessários. (Ex.: de 2 arcas congeladoras antigas, quando 1 pifou comprei só uma classe A+ e encostei a outra, fica apertadinho mas dá; sistema de som para a LCD - estes novos fininhos parece que falam do fundo de um poço - mas desisti quando vi o consumo, 260Wh).
- Secar roupa ao pé da lareira e evitar secadora.

Agradeço dicas de coisas que eu não fiz e se lembrem.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Eficiência Energética Pré-Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Venho acrescentar a utilização de máquinas de lavar roupa/louça com entrada de água quente e fria, desde que tenham produção de água quente de uma fonte renovável, como a solar fotovoltaica ou a solar térmica.

Pela minha experiência, a máquina de roupa com entrada de água quente só compensa se estiver próxima do cilindro de água quente, pois as atuais metem muito menos água, só a água da lavagem é quente (os enxaguamentos são a frio) e se a máquina estiver longe, quando a água quente lá chega, já encheu uma grande parte com água fria.

Já a máquina da loiça usa água quente em todas as fases da lavagem. A minha é antiga e sem entrada de água quente, pelo que troquei-lhe a entrada de água fria para quente. Mas as mesmas considerações são válidas em relação à distância do cilindro de água quente.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16151
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Eficiência Energética Pré-Autoconsumo

Mensagem por serges »

Aprecio muito este tópico espero tentar este fim de semana colocar toda a minha experiencia de viver em "engavetado" em que tento poupar o impossivel!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Eficiência Energética Pré-Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Só recentemente vi um doc. sobre o lado negro das lâmpadas economisadoras, que poderá ser um pouco alarmista mas, à cautela, já mudei umas quantas para led's, mesmo antes do previsto.

Estou a postar isto aqui pois advoguei acima estas lâmpadas e parece, até porque já não estão tão caras, ser melhor ir logo para as led's.

Remeto para um tópico sobre o assunto, já existente no forum: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... #p11246262
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Autoconsumo”