Instalação Grid-tie para autoconsumo 200-250W

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Instalação Grid-tie para autoconsumo 200-250W

Mensagem por rnlcarlov »

Queria instalar um painel para autoconsumo no telhado da minha casa, mas precisava de alguns conselhos.
Inicialmente tinha pensado em comprar um kit de 250W (painel+microinversor) a uma empresa portuguesa por cerca de 423€. Não sei bem qual as marcas dos aparelhos envolvidos, mas parece-me que o microinversor é um Involar MAC230A.
Recentemente abri a um link que o Jorge Rocha colocou há uns tempos e percebi que se calhar usando a GWLPower a brincadeira podia sair mais em conta.

De momento, deparo-me com dois problemas.
1 - Vivo numa vivenda com 2 pisos (cada piso tem um nº de porta diferente), onde existem consumos em stand-by o dia todo (~200W) no 1º piso, enquanto que no 2º é quase nulo. No piso de baixo está registado um sistema de microprodução (há uns 7 anos), o que em termos legais me impossibilita de ter mais algum sistema de autoconsumo acima de 200W. Acontece Kits de 200W não são fáceis de encontrar ou então saem mais caros que os de 250W.
Interrogo-me se me meteria em muitos problemas se fizesse a comunicação obrigatória da instalação para o 2º piso, mas ligasse o microinversor a uma tomada do 1º piso.
Por um lado tenho medo de fazer as coisas pela calada, mas no caso de aparecer alguma inspeção surpresa tenho tomadas que pertencem a quadros eléctricos diferentes com menos de 1 metro de distância entre elas, logo poderia fazer um switcheroo rapidinho e por uma auréola sobre a minha cabeça...
Que acham?

2 - Montagem. Tenho algumas dúvidas de como poderia instalar um painel no meu telhado. Ponto positivo: está virado exatamente a sul (com 1 ou 2º de diferença). Ponto negativo, tenho como vizinho a sul um prédio de 4 pisos que me faz sombra sobre o telhado a meio do dia. O sombreado naturalmente varia bastante com o período do ano: durante o Verão o telhado está quase todo exposto ao sol, no Inverno apenas uma pequena parte do telhado apanha Sol o dia inteiro.
Em Dezembro, quando a situação é a mais desfavorável, o cenário é este às 11h da manhã.
(O Sul fica para a direita)
Imagem
O mais lógico é planear o posicionamento do painel para este mês e encostá-lo o mais possível à parede do prédio ao lado. A questão é que o formato do telhado não é muito simpático, fazendo um bico triangular no topo na vertente virada a sul.
(O Sul fica para a esquerda)
Imagem
Acham que se consegue por um painel neste sítio? Que tipo de estrutura parece melhor?
Última edição por rnlcarlov em quarta abr 22, 2015 10:06 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Instalação Grid-tie para autoconsumo 200-250W

Mensagem por visitante1 »

ó camarada, está a ser dificil comprender a tua preocupação. entre 200 ou 250w o que pode mudar é apenas a etiqueta. Quantas queres de 200w?
na pratica nem sequer se vai notar rigorosamente nada, os 250wp raramente, ou diria mesmo nunca os vais ter... por isso acho que estás com exceso de zelo!! :)
como tenho dito algures, um kit de 200w apenas está no telhado afazer algum peso, mais nada...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Instalação Grid-tie para autoconsumo 200-250W

Mensagem por Celestino »

Não ganhavas mais em meter esses painéis na microprodução, recebendo mais do que essa "poupança" do autoconsumo e com tudo dentro da legalidade / fora de tramóias?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Instalação Grid-tie para autoconsumo 200-250W

Mensagem por rnlcarlov »

Não posso meter mais painéis na microprodução. Tenho o regime bonificado, com as regras da altura em que instalei. Ou seja, obrigação de ter solar térmico e ter uma potência fotovoltaica máxima igual a metade da potência contratada. Neste momento tenho esse máximo instalado na microprodução (~1.7kW)
Logo não ganho nada em aumentar a microprodução, mas posso poupar na fatura da eletricidade usando o autoconsumo para cobrir parte do consumo constante da casa.
Queria começar com um painel. No entanto, queria deixar em aberto a possibilidade de colocar mais um (para mais do que isso falta-me espaço favorável) para o caso de o piso de cima poder vir a ter também consumos constantes durante o dia.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Instalação Grid-tie para autoconsumo 200-250W

Mensagem por Celestino »

Não sei que contrato de microprodução tens mas suspeito que deves estar equivocado ou mal informado.
No meu, a limitação é relativa ao inversor que injecta na rede. Tenho potência contratada de 3680w e mais de 5000w de painéis instalados, tudo legal.
Vê melhor isso porque me parece que ganhas muito mais em não andar a inventar.
Pode ser que apareça cá alguém qualificado que te queira dar uma explicação sobre o assunto.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Instalação Grid-tie para autoconsumo 200-250W

Mensagem por rnlcarlov »

Penso que estou a perceber o que queres dizer. Uma vez que é a potência nominal do inversor que não pode ser superior à 1/2 da potência contratada, instalar mais paineís não implica necessariamente ultrapassar esse limite, já que eles não operam à sua potência máxima, e mesmo que haja algum excesso o inversor não injecta mais do que o permitido. É isso?
De qualquer forma, um acrescento não trás também complicações a nível técnico?
Eu não percebo quase nada de ligações em paineís, logo não sei como ligar mais um em paralelo. Ainda por cima, este painel ia ficar a mais de 20 metros de distância do resto dos painéis (não há espaço para mais no sítio onde eles estão). Fazer alterações à instalação não implicará nova inspeção?

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Instalação Grid-tie para autoconsumo 200-250W

Mensagem por Celestino »

rnlcarlov Escreveu:Penso que estou a perceber o que queres dizer. Uma vez que é a potência nominal do inversor que não pode ser superior à 1/2 da potência contratada, instalar mais paineís não implica necessariamente ultrapassar esse limite, já que eles não operam à sua potência máxima, e mesmo que haja algum excesso o inversor não injecta mais do que o permitido. É isso?
Basicamente, sim.
rnlcarlov Escreveu:Fazer alterações à instalação não implicará nova inspeção?
Não.
Basta informar/comunicar a alteração.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Instalação Grid-tie para autoconsumo 200-250W

Mensagem por Emanuel Couto »

Um projeto interessante ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Instalação Grid-tie para autoconsumo 200-250W

Mensagem por rnlcarlov »

Sinceramente não me atrai muito a ideia de andar a passar cabos desde um telhado para o outro através do terreno todo só para ligar um painel. (a microprodução ocupa o telhado do pequeno anexo que se vê mais acima na foto panorâmica). Provavelmente teria mais custos com pessoal técnico, porque não me quero arriscar a tramar o sistema que já tenho deixando-o para as minhas mãos inábeis.

Mas pronto, de momento adio a parte da questão autoconsumo vs. microprodução. Num caso ou noutro preciso de colocar sempre de primeiro colocar um painel no telhado. Pelo que andei a ver de estruturas, quase tudo se encaixa em dois moldes: as que são coplanares com o telhado e as triangulares. Não me parece que nenhum modelo standard seja muito adequado, devido às "arestas" do triângulo desenhado pela vertente Sul do telhado.

A única coisa que me lembrei foi que talvez fosse possível assentar as bases da estrutura triangular nas arestas do triângulo e junto à parede do outro prédio, pondo o painel numa posição horizontal. Qualquer coisa como isto.
Imagem
Imagem

É claro que preciso de tirar mais medidas, mas acham que é sonhar alto? A minha preocupação é que não dê para fixar nada nas arestas do telhado.

[EDIT] Ok, já vi que estruturas há muitas, e que uma estrutura triangular não tem necessariamente de ter o cateto mais comprido.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Instalação Grid-tie para autoconsumo 200-250W

Mensagem por rnlcarlov »

Tenho uma dúvida em respeito à disposição dos painéis. Numa situação como a minha (onde pode aparecer sombreamento na parte inferior do painel nalgumas alturas do ano) a disposição na horizontal é melhor do que a vertical? Li num site que quanto há neve os painéis devem ser colocados na horizontal, pois as células estão organizadas em filas verticais. Como a neve se acumula na parte mais abaixo, quando um painel está disposto na horizontal menos filas de células são afetadas do que numa disposição vertical.
Obviamente que neve não se aplica neste caso, mas uma vez que o sombreamento afectará a parte mais baixa do painel, parece-me que se pode aplicar um raciocínio semelhante. Ou será que em alguns painéis modernos as filas de células não estão organizadas na vertical?

Responder

Voltar para “Autoconsumo”