Monitor de energia

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Monitor de energia

Mensagem por jmachado »

Viva,

Estou a pensar dentro de algum tempo investir num sistema de autoconsumo, mas antes disso gostaria de obter um perfil mais fiel dos meus consumos de energia.

Para isso estava a pensar comprar um monitor de energia tipo efergy ou owl para instalações trifásicas (tenho contrato trifásico), que me seja capaz de disponibilizar mapas e gráficos do consumo ao longo do dia, semanas e meses, nas diferentes fases.

Mas tenho as seguintes dúvidas:
1. Será que consigo colocar as pinças/sensores no quadro (ver imagem em anexo), será que tenho espaço para isso?
2. Qual é que será a melhor solução, ou que outras soluções é que recomendam?

Imagem do contador com os fios das 3 fases:
Imagem

Obrigado.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Monitor de energia

Mensagem por CrOhN »

Duvido que consigas.

Autoconsumo em monofásico já é dificil de ajustar, trifásico então....

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Monitor de energia

Mensagem por t3lmo »

Já falámos desses assuntos por aqui: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 20&t=18660
Para trifásico só mesmo o OWL ou um efergy E2.
Vai é ficar bem apertado pois as pinças de ambos não são pequenas.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Monitor de energia

Mensagem por borllock »

Se os fios tiverem folga, dá, caso contrário tem de colocar uns ligadores e aumentar o cabo junto ao diferencial de entrada que assim já dá.


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Monitor de energia

Mensagem por apr »

Nao faças isso! Ligadores nos fios do diferencial de entrada é andar a brincar com o fogo.

Podes substituir os fios que ligam o diferencial aos disjuntores por mais compridos por exemplo para poder meter os sensores.


Ficou uma resposta minha por dar no outro topico relacionado com o openenergymonitor e vou responder aqui. O preço do sistema varia bastante. Se comprares tudo feito é bastante caro mas é o melhor que existe. Se fores curioso pode chegar a construir um relaivamente barato. Dá trabalho e é preciso calibrar os sensores.
Como mede a tensao e a corrente consegue saber a direção do consumo assim como medir o fator de potencia.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Monitor de energia

Mensagem por Celestino »

apr Escreveu:...Como mede a tensao e a corrente consegue saber a direção do consumo assim como medir o fator de potencia.
Tens a certeza que mede a tensão nas 3 fases?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Monitor de energia

Mensagem por apr »



apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Monitor de energia

Mensagem por apr »

Desculpa celestino, os exemplos nao resondem a tua pergunta.

Ja vi exemplos de monitorizaçao em trifasico sendo necessários 3 emontx, cada um a medir a sua potencia real.

Mas dá na mesma só com 1 emontx, lê-se a tensao apenas numa fase e assume-se o erro nas outras.


Autor do tópico
jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Re: Monitor de energia

Mensagem por jmachado »

apr Escreveu:Nao faças isso! Ligadores nos fios do diferencial de entrada é andar a brincar com o fogo.

Podes substituir os fios que ligam o diferencial aos disjuntores por mais compridos por exemplo para poder meter os sensores.


Ficou uma resposta minha por dar no outro topico relacionado com o openenergymonitor e vou responder aqui. O preço do sistema varia bastante. Se comprares tudo feito é bastante caro mas é o melhor que existe. Se fores curioso pode chegar a construir um relaivamente barato. Dá trabalho e é preciso calibrar os sensores.
Como mede a tensao e a corrente consegue saber a direção do consumo assim como medir o fator de potencia.
Se for eu fazer "a coisa", quanto é que achas que pode custar?
Sabes-me dizer as dimensões dos sensores, ou onde é que posso encontrar a info disso?
Obrigado

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Monitor de energia

Mensagem por visitante1 »

Com uma cena destas resolves o teu problema: 7E.46.8.400.0002
http://www.finder-relais.net/en/finder- ... ies-7E.pdf
dá potencia instantânea por fase e acumulada, parcial e total, e basicamente o que é preciso saber efectivamente durante um período de tempo.
Ainda é possivel recolher informação disponibilizada por impulsos SO com 1000 imp por kw...

ainda não percebi bem para que serve essa cena dos gráficos, não será apenas uma mariquice que não serve para nada?
é que na realidade os consumos não escolhem os picos de produção, por isso ou se tem produção para os consumos ou não.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Re: Monitor de energia

Mensagem por jmachado »

A minha ideia para o gráfico é para poder obter um gráfico como este exemplo:

Imagem

E depois traçar uma linha pelo topo mais comum (vermelho tracejado).
Ou seja, calcular as necessidades não pelo máximo ou média.
Entretanto, obrigado pela dica do monitor de energia.


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Monitor de energia

Mensagem por apr »

visitante1 Escreveu:
ainda não percebi bem para que serve essa cena dos gráficos, não será apenas uma mariquice que não serve para nada?
O gráfico pode servir se quiseres "ver" por onde andam os consumos, sem estares sentado à espera que eles aconteçam, mas como dizes, basta um aparelho que saiba medir potencia instantanea.

Eu prefiro um aparelho tipo efergy, tenho um da ISA vedido pelo MEO, mas acho que já não estão disponiveis para venda. É extremamente útil ter o recetor na entrada da casa para sabermos que energia consumimos no momento. Acabaram-se as saidas de casa com aquecedores ou luzes ligadas, por exemplo. quando chego a casa ando feito policia com o medidor na mão a saber o que é que anda ligado. Os filhos assim obrigam e os esquecimentos causam mais mossa na fatura do que se julga.

Quem quer por paineis a gerar tem que saber como, quando e onde anda a consumir eletricidade. Senão é um investimento que pode sair furado. Com medidores no quadro ou em gráficos maricas, vale tudo! ;-)

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Monitor de energia

Mensagem por t3lmo »

Eu tenho Cloogy e gosto bastante, tendo para o geral e tomadas, esses dados todos e gráficos online e mobile em tempo real... só não existe para trifásico :(
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Monitor de energia

Mensagem por Alves10 »

Para quem pensar instalar painéis fotovoltaicos para auto-produção o acesso a um gráfico deste tipo é quase obrigatório, com base neste gráfico podemos dimensionar a potencia que se deve instalar e calcular o que se pode poupar. A compra de um equipamento destes devia ser o primeiro passo.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Monitor de energia

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Eu estou a usar o OWL para medir a corrente à entrada do quadro, mas como não mede a tensão, estou a cruzar os dados com a tensão medida por outro equipamento.
Em casa o monitor em posição de destaque permite ir avaliando os consumos cada vez que se liga qualquer equipamento, os gráficos diários ajudam a ter uma maior percepção dos consumos.
Olhando para o gráfico percebe-se quando é que ligada a rega, quando ligam as máquinas de lavar, quando se cozinha, etc.
Fica o exemplo: http://www.jgduarte.com/stats/grafdia/c ... 4&ano=2015
owl_dia25-04-2015.png
owl_dia25-04-2015.png (87.96 KiB) Visto 6023 vezes
O custo do OWL CM160 anda na casa dos 70€ cá e vão-se conseguindo na casa dos 40€ no ebay e afins.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Monitor de energia

Mensagem por Emanuel Couto »

Este do JDuarte é mesmo fixe ;)

Onde o compraste!?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Monitor de energia

Mensagem por JDuarte »

Emanuel Couto Escreveu:Este do JDuarte é mesmo fixe ;)
Onde o compraste!?
Este que tenho veio do ebay, não chegou aos 40€, a Bifase é representante em Portugal e vende por valores na casa dos 70€.
Cmps,


Joel Pires
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jun 10, 2015 4:55 pm

Re: Monitor de energia

Mensagem por Joel Pires »

Como mencionei num post anterior eu adquiri um Efergy E2 classic em www.efimarket.pt
Tive algumas dúvidas na escolha do equipamento certo, pedi indicação aos técnicos de Efimarket e os mesmos me aconselharam muito bem.
Encontra-se a funcionar devidamente com uma margem de erro extremamente reduzida no que toca à comparação com as minhas faturas mensais. Tem sido um equipamento muito capaz de medir os consumos sendo possível ter uma percepção real daquilo que se está a gastar.
Sinceramente, e tendo em conta o serviço prestado, aconselho vivamente Efimarket.pt ;)

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Monitor de energia

Mensagem por t3lmo »

Um amigo meu montou um sistema de medição para trifásico.
Fica o blog dele: http://poppy.dhis.org/twiki/bin/view.cg ... rgyCounter
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


almjose
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jun 16, 2015 4:18 pm

Re: Monitor de energia

Mensagem por almjose »

Alguem me pode dizer onde posso comprar o sistema Cloogy no site deles não diz nada. Podem enviar PM. Obg

Responder

Voltar para “Autoconsumo”