Investir em paineis fotovoltaicos

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Investir em paineis fotovoltaicos

Mensagem por OzPT »

Boa tarde,

Venho pedir a vossa ajuda pois estou a pensar em investir em paineis solares fotovoltaicos.
Fui a semana passada pedir orçamentos a 3 empresas na zona de lisboa.
Em todas me sugeriram colocar 6 paineis sem baterias. Ainda irão cá vir a casa para fazer o orçamento com os valores correctos mas anda entre os 2700€ e os 3400€. Por enquanto ainda só sei a marca de um dos paineis a Baxiroca. O inversor seria um SMA.
Estou com algum receio em relação ao autoconsumo, pois custa-me dar energia á EDP de borla com o paneis comprados com o dinheiro que me custa a ganhar. Portanto queria minimizar a energia que produzo e não gasto.
Na casa vivem 5 pessoas. Durante o dia está pelo menos 2 pessoas reformadas que tem a televisão quase sempre ligada. Tenho tambem um frigorifico e uma arca congeladora em permanete funcionamento.
Tenho tarifa Bi-Horária e as facturas são pagas de 2 em 2 meses com valores entre os 100€ e os 150€.
Uma das minhas questão é se não chegarão 3 paineis de 250W cada para ter uma redução de 30%, se naturalmente mudasse os meus habitos, passando a lavar a roupa, a aspirar e a passar a ferro nos periodos de maior produção entre as 11h e as 18h?
Valerá a pena o investimento em baterias no caso de ter 6 paineis?

Desde já obrigado pela atenção.
Cumprimentos,


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Investir em paineis fotovoltaicos

Mensagem por CrOhN »

Eu sugeria colocar os 3 paineis (ao melhor preço que conseguires). Esperar um ano para ver o efeito, e logo vês se compensa colocar mais.


Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Re: Investir em paineis fotovoltaicos

Mensagem por OzPT »

Era a minha ideia.
Colocar apenas 3 paineis, mas deixando o sistema de forma a que podesse no futuro aumentar o numero de paineis. Neste caso teria de colocar apenas o inversor com capacidade para os 6 paineis, correcto?

E espero que até la a lei mude e passemos a ter net-meetering :)


Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Re: Investir em paineis fotovoltaicos

Mensagem por OzPT »

Já agora, alguém pode referir marcas de paineis fotovoltaicos que sejam fiáveis?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Investir em paineis fotovoltaicos

Mensagem por CrOhN »

Desconheço a existencia de casos de paineis que tenham avariado sem ser por causas externas (tempestades, vandalismo). Já ouvi relatos de vinil traseiro descolado, etc, mas o painel continua em operação. Portanto podemos dizer que, apesar de frágil, é o componente da instalação mais fiável.


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Investir em paineis fotovoltaicos

Mensagem por borllock »

O melhor mesmo é essas empresas irem a sua casa meterem um aparelho e medir os consumos e já vê exactamente de quantos painéis necessita.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Investir em paineis fotovoltaicos

Mensagem por mcarneiro »

Boas ,

Esses valores são uma barbaridade nunca vais recuperar isso , tres paineis de 250w são suficientes , de preferenciacom um inversor acessivel como o mastervolt soladin 600 ,se investires muito dinheiro nunca vais recupera-lo, e vais apenas fornecer energia gratuita ao operador da rede.


Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Re: Investir em paineis fotovoltaicos

Mensagem por OzPT »

Obrigado pelo vosso esclarecimento.

Esta semana vêm cá a casa tirar notas 2 empresas para fazer orçamentos. Vou-lhes por a questão de apenas 3 paineis com opção futura de aumentar a quantidade.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Investir em paineis fotovoltaicos

Mensagem por Emanuel Couto »

OzPT Escreveu:Obrigado pelo vosso esclarecimento.

Esta semana vêm cá a casa tirar notas 2 empresas para fazer orçamentos. Vou-lhes por a questão de apenas 3 paineis com opção futura de aumentar a quantidade.
Não seria mais barato o OzPT comprar o material, e proceder à sua montagem... ?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Investir em paineis fotovoltaicos

Mensagem por mcarneiro »

Emanuel Couto Escreveu:
OzPT Escreveu:Obrigado pelo vosso esclarecimento.

Esta semana vêm cá a casa tirar notas 2 empresas para fazer orçamentos. Vou-lhes por a questão de apenas 3 paineis com opção futura de aumentar a quantidade.
Não seria mais barato o OzPT comprar o material, e proceder à sua montagem... ?
isso é o ideal , mas embora seja uma coisa simples para nós , nem toda a gente sabe fazer.


Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Re: Investir em paineis fotovoltaicos

Mensagem por OzPT »

Boas,

Pois em relação á montagem, teria mesmo de ser feito por alguém especializado. Como o mcarneiro referiu, montar painéis não é para mim :P.
Neste momento tenho já 2 orçamentos faltando apenas 1 dos três que pedi. Caso alguém esteja curioso, os valores são:
Empresa A: 6 painéis S-Energy com inversor SMA - 2699€ c/IVA e instalação incluída.
Empresa B: 6 painéis Luxor com inversor SMA - 3541,5€ c/IVA e instalação incluída. (ou) 4 painéis Luxor com inversor SMA - 2871,45€ c/IVA e instalação incluída.
Empresa C: Ainda não sei valores, mas a marca dos painéis seria SolarWorld com provavelmente também inversor SMA.

Vou aguardar pelo terceiro orçamento, mas já estou decidido a por apenas 4 painéis por aquela que me oferecer a melhor relação qualidade/preço e talvez no futuro caso se justifique, aumentar a quantidade.
Só uma nota que eu acho muito estranho é que das 3 empresas a quem pedi orçamento apenas 2 empresas vieram cá a casa, sendo que 1 já trazia uma proposta sem ter visto a casa e das duas que cá vieram nenhuma mediu os meus consumos permanentes. O que me leva duvidar da experiência/conhecimento destes instaladores/engenheiros que por Lisboa andam.
Já para não falar, como também vou por painéis solares para AQS, uma das empresas para o mesmo sistema Vulcano 300 litros deu-me um orçamento com uma diferença de quase 700€ rem relação a outro que tinha pedido.

Obrigado e Cumps,


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Investir em paineis fotovoltaicos

Mensagem por Quintas2 »

Emanuel Couto Escreveu: Não seria mais barato o OzPT comprar o material, e proceder à sua montagem... ?
É o que eu vou fazer, apenas te chamo a atenção para a legislação estipular a montagem por entidades credenciadas (art.º 9.º do Decreto-Lei).
Cumprimentos,
Quintas2


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Investir em paineis fotovoltaicos

Mensagem por mcarneiro »

Quintas2 Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu: Não seria mais barato o OzPT comprar o material, e proceder à sua montagem... ?
É o que eu vou fazer, apenas te chamo a atenção para a legislação estipular a montagem por entidades credenciadas (art.º 9.º do Decreto-Lei).

Boas,

a montagem por instalador credenciado só é obrigatoria nas instalações com mais de 1500w ou inferior com venda , nas MCP (mera comunicação previa ) não é necessario, só quando há lugar a inspecção para inicio de produção , é que é necessario porque tem que haver um tecnico responsavel.

Mas obviamente é necessario ligar os paineis , não é coisa complicada, mas se for uma pessoa que não consegue mudar uma ficha ,não vai fazer isto concerteza... :lol:


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Investir em paineis fotovoltaicos

Mensagem por Quintas2 »

mcarneiro Escreveu: a montagem por instalador credenciado só é obrigatoria nas instalações com mais de 1500w ou inferior com venda , nas MCP (mera comunicação previa ) não é necessario, só quando há lugar a inspecção para inicio de produção , é que é necessario porque tem que haver um tecnico responsavel.:
O art.º 9.º do DL aplica-se a todas as UP, as quais incluem UPP e UPAC, no geral.

As Respostas a Perguntas Frequentes do Regime jurídico da pequena produção de eletricidade para autoconsumo ou para venda total à rede, da DGEG, já mencionado no fórum, é explícito também:

27. Enquanto produtor posso fazer a minha própria instalação para potências iguais ou inferiores a 1500W?
R.: Não. A instalação da UP, independentemente da potência a instalar, é obrigatoriamente executada por entidade instaladora de instalações elétricas de serviço particular ou técnicos responsáveis pela execução de instalações elétricas. (ver n.º 1 do art.º 9.º do DL 153/2014).
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Re: Investir em paineis fotovoltaicos

Mensagem por OzPT »

Como estava receoso que me posessem mais paineis que o necessário, decidi comprar um medidor de consumo no continente por 18€.
Peguei no medidor e liguei á arca frigorifica enquanto estava a trabalhar e registei consumos á volta dos 270W.
Somei todos os equipamentos que tenho em consumo permanente (frigorifico, arca, router, switch, box e tv's em standby e um pequeno motor de lago) e deu-me um total de 450W.
Portanto, posso depreender que para mim o melhor seriam 2 paineis de 250W?
Terei feito bem a contagem usando este equipamento (isto porque só o liguei e vi o consumo naquele momento e não deixei ligado durante mais tempo) ou é necessário aqueles que se ligão ao contador?

Cumps,

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Investir em paineis fotovoltaicos

Mensagem por Emanuel Couto »

Não podes fazer assim OzPT :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Investir em paineis fotovoltaicos

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que o problema nessa medição é que no caso dos frigoríficos e outros aparelhos do género (os que ligam e desligam por ciclos), o consumo vai 'do 8 ao 80'... Se medirmos enquanto estão em stand-by vamos ler consumos muito baixos, se for enquanto estão activos mediremos consumos muito altos (creio que terá sido o sucedido?)...

Para o caso das novas instalações (de auto consumo para baixar a factura), a medição que interessa é a menor, aquela que se verifica quando todos os equipamentos estão 'adormecidos'...

Se estiver errado alguém já me corrige ;-)


Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Re: Investir em paineis fotovoltaicos

Mensagem por OzPT »

No caso da arca e do frigorífico a medição que eu fiz foi para contemplar o consumo do motor em funcionamento.
Para as TV's e Box foi em stanbdy. O motor do lago está em funcionamento o dia todo.

Mas sim percebo onde queres chegar jmlflorencio. Sei que os motores das arcas e frigorificos ao arrancar chegam acima dos 1000W e que desligados consomem pouco.

Será então mais acertado fazer uma contagem de watts consumidos por exemplo entre a hora de pico de produção dos paineis? Das 11h ás 16h?

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Investir em paineis fotovoltaicos

Mensagem por Emanuel Couto »

Não dei antes uma resposta mais esclarecedora por falta de tempo...

Para analisares os consumos diários o mais real possível, o ideal seria com um medidor com gráfico, pois há muitas oscilações ao longo do dia.

Dá uma olhada nesses tópicos :arrow: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 96&t=19033

Mesmo para a potência (PV) necessária, não te podes basear em potências pico...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Autoconsumo”