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Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: terça out 25, 2016 8:40 pm
por rcardoso
Confirmo que, desde que fui à oficina trocar os pneus, não tive mais problemas de perda de potência, nos solavancos.
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: terça out 25, 2016 8:42 pm
por rcardoso
O que me continua a acontecer com frequência, é a moto deixar de acelerar porque fica a manete de travão presa ou algo assim.
Não há possibilidade de desligar a função que desactiva a aceleração quando se trava? Qual a necessidade disso?
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: terça out 25, 2016 9:01 pm
por t3lmo
Não sei que controlador tens na mota, mas nos Kelly podes desativar essa opção via firmware (ponto 2):
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: terça out 25, 2016 9:03 pm
por _rapt0r_
rcardoso Escreveu:O que me continua a acontecer com frequência, é a moto deixar de acelerar porque fica a manete de travão presa ou algo assim.
Não há possibilidade de desligar a função de desactivar a aceleração quando se trava? Qual a necessidade disso?
Qual é a necessidade de estar a acelerar quando se esta a travar??
A Vectrix não tem isso e gostava que tivesse..
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: terça out 25, 2016 9:11 pm
por t3lmo
O problema é o tipico sensor da manete do travão ficar ativo, por estar preso ou muita vezes por humidade, e a mota não deixa acelerar.
O mesmo se passa em outras com o sensor do descanso.
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: terça out 25, 2016 9:34 pm
por rcardoso
t3lmo Escreveu:O problema é o tipico sensor da manete do travão ficar ativo, por estar preso ou muita vezes por humidade, e a mota não deixa acelerar.
O mesmo se passa em outras com o sensor do descanso.
Exactamente. Esse é o problema. Deixa-me ficar mal em semáforos, e até quando estou a passar lentamente e com pausas nas filas de carros.
Vou tentar saber com o Jorge Rocha se posso instalar o software de controlo do firmware. Isso é uma novidade para mim.
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: terça out 25, 2016 10:01 pm
por t3lmo
Estás entregue a pessoa certa, entretanto:
Este é o software:
https://drive.google.com/open?id=0B1h_c ... Vh4STNaT00 (só precisas do cabo RS232/TTL para USB)
Estas eram as minhas configuraçoes:
https://drive.google.com/open?id=0B1h_c ... 0E1c3pKV1E
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: terça out 25, 2016 10:07 pm
por rcardoso
Obrigado, t3lmo. Já descarreguei os ficheiros, para tentar aprender algo.
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: quarta out 26, 2016 8:49 am
por marcopns
Se o problema for do sensor do travão, isso custa uns cêntimos no EBay.
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: quarta out 26, 2016 7:19 pm
por rcardoso
Parece ter ficado resolvido. Fui a uma oficina de motos, e eles alteraram um pouco a altura em que se dá o contacto com o switch. Assim, a lâmpada de stop desliga-se mais cedo. Ainda que a manete de travão não assuma completamente a posição inicial, já não deverá fazer qualquer contacto no switch. Foi algo simples, nem me levaram dinheiro pelo trabalho.
Antes disso, já tinha feito pesquisas nos DBs de Berecos aqui do fórum, e na Net. Não tinha conseguido saber se as Bereco usam o controlador Kelly ou não. Como não têm travagem regenerativa nem marcha-atrás, presumo que não seja Kelly, ou pelo menos na versão que o t3lmo me enviou.
Seja como for parece estar resolvido, por agora...
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: quarta out 26, 2016 7:27 pm
por rcardoso
Em relação aos pneus Diablo Scooter, do pouco que já andei em chuva com eles, parecem-me ser bastante melhores que os que estavam anteriormente. Não senti a Lady a perder grande aderência, e já entro nas curvas com mais confiança.
Em seco, e apesar de se agarrarem melhor à estrada, não prejudicam a velocidade de ponta. Pelo contrário, numa via rápida plana onde antes só atingia os 85 kms/h, agora cheguei aos 90. É mínima a diferença, mas é agradável saber que estou mais seguro, sem ter prejudicado a performance da scooter.
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: quarta out 26, 2016 7:51 pm
por zeuz
De facto, os Pirelli Diablo Scooter estão muito bem cotados entre os scootards...
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: quarta out 26, 2016 8:13 pm
por rcardoso
zeuz Escreveu:De facto, os Pirelli Diablo Scooter estão muito bem cotados entre os scootards...
Sim, por isso os escolhi.
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: quarta out 26, 2016 8:31 pm
por rcardoso
Peço opiniões para uma outra questão que me intriga... De vez em quando, a Lady após ter ficado à carga a 100%, quando a tento ligar, dá sinal de luz mas desliga-se de seguida. Pelo que já deu para perceber, repetindo várias vezes a tentativa de a ligar, com o descanso central colocado, ao mesmo tempo que tento acelerar naqueles pequenos instantes em que ela se mantém ligada, acabo por conseguir que ela se mantenha ligada e a rodar.
Da última vez que o Jorge Rocha esteve cá, aconteceu isso uma vez, o que também o deixou intrigado. Aliás, foi aí que verificamos que após se conseguir que a Lady gaste alguma energia, já não mais se desliga. Parecia ser uma espécie de sobrecarga... O Jorge aconselhou-me a programar o carregamento da scooter, desligando-o aí pelas 5h da madrugada. Dessa forma, talvez o BMS se encarregasse de descarregar e nivelar as células da bateria, evitando que esse problema da sobrecarga acontecesse.
Foi o que fiz. Às 5h desliga-se o carregamento automaticamente. Durante uns dias, correu tudo bem... Neste últimos 3 dias, contudo, voltou ao mesmo!... Obriga-me a perder vários minutos, de manhã, a ligar e desligar a ignição, tentando acelerar, até efectivamente a Lady se aguentar ligada.
Alguma ideia do que se passa e de como resolver?
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: quarta out 26, 2016 8:36 pm
por rcardoso
Note-se que nas primeiras vezes em que isso aconteceu, a Lady estava com cerca de 69,5v. Mas estabilizava quando chegava aos 68,9/68,8v. Mas hoje, já estava nos 68,8v e mantinha-se o problema. Não sei se isto é relevante ou não...
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: quarta out 26, 2016 8:44 pm
por labutess
Tenta ligar as luzes de medios e depois ligas a ignição
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: quarta out 26, 2016 8:48 pm
por zeuz
Lamento, mas não te sei ajudar...
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: quarta out 26, 2016 9:49 pm
por rcardoso
labutess Escreveu:Tenta ligar as luzes de medios e depois ligas a ignição
Eu deixo sempre os médios ligados por defeito. Ligam-se e desligam-se automaticamente conforme a posição da chave na ignição. Não pode vir daí a solução, infelizmente.
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: quarta out 26, 2016 9:51 pm
por rcardoso
zeuz Escreveu:Lamento, mas não te sei ajudar...
Tudo bem.
Pode ser que alguém tenha alguma ideia do que se passa.
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Enviado: quarta out 26, 2016 10:14 pm
por t3lmo
Eu tive esse comportamento várias vezes, e depois muitos despistes, cargas, descargas, tensões, etc... cheguei á conclusão que era: o canhão da chave!
Bastava um ligueiro toque para cima ou baixo e o comportamento alterava, e não era sempre igual, talvez fruto do uso de 4 anos.
Depois de uma breve inspeção na oficina, foi aberto, limpo, montado e nunca mais teve esse problema.