Esquema ligação no quadro elétrico

Local para debater sobre o autoconsumo

apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Esquema ligação no quadro elétrico

Mensagem por apr »

Só um pequeno reparo, os disjuntores servem para proteger a instalação elétrica e não os paineis. Podem ser subdimensionados sem problem nenhum, p/ ex um de 10A em fio de 4mm^2 mas nunca sobredimensionados. A funçao deles é proteger o fio em situação de sobrecarga, independentemente de ser um painel ou um forno.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Esquema ligação no quadro elétrico

Mensagem por Quintas2 »

apr Escreveu:Só um pequeno reparo, os disjuntores servem para proteger a instalação elétrica e não os paineis. Podem ser subdimensionados sem problem nenhum, p/ ex um de 10A em fio de 4mm^2 mas nunca sobredimensionados. A funçao deles é proteger o fio em situação de sobrecarga, independentemente de ser um painel ou um forno.
Agora confundiste-me.

Faz sentido subdimensionar um disjuntor em relação ao fio? Se estiver tudo equilibrado (equipamento/fio/disjuntor), então tudo funciona bem. Se sobredimensionamos o fio, estamos a gastar dinheiro à toa.
O disjuntor tem é que estar de acordo com a potência do equipamento que vai servir; caso contrário, mesmo com um fio sobredimensionado, se o disjuntor estiver subdimensionado em relação ao equipamento, vai disparar constantemente, mesmo estando em segurança a instalação elétrica. Escolhido o disjuntor para a potência do equipamento a servir, aí é escolhido o fio, em função da distância a percorrer, não é assim?

Assim, dizer que um disjuntor está subdimensionado para um fio de 4mm^2 parece-me vago. Por absurdo, se precisarmos de garantir 10A a quilómetros de distância, então até o fio de 4mm^2 poderá ter secção insuficiente, não? Ou seja, o disjuntor não estará subdimensionado.

Esclarece lá por favor pois os meus conhecimentos em eletricidade são rudimentares.
Cumprimentos,
Quintas2


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Esquema ligação no quadro elétrico

Mensagem por apr »

Olá Quintas,

Vamos ver se consigo explicar sem meter muita àgua: :P

O disjuntor é dimensionado para proteger o fio elétrico. Nada tem a ver com a carga que vai ser usada sobre esse mesmo fio, se bem que em certos casos essa aproximação seja válida.

Imagina um circuito normal de iluminação para uma divisão de uma casa. O mais certo é ser fio 1,5mm^2 já que *normalmente* a iluminação não consome muito, o disjuntor a colocar é de 10A. Qual é a carga? Não interessa, o que quer que lá ponhas tens a certeza que não vai ultrapassar os limites do fio, que é protegido somente pelo disjuntor. Se te enganares e ligares lá um forno elétrico estas descansado.
Num dia em que nessa mesma divisão coloques lá uma lampada LED de 15Watt não vais mudar o disjuntor para adaptar à carga.


No solar é a mesma coisa, primeiro dimensionas o fio para a corrente que queres passar e ajustas com coeficientes de cagaço para a distância e temperatura máximas. Depois escolhes o disjuntor para proteger o fio de correntes que o podem danificar. Tudo otimizado!

A tua explicação também é perfeitamente válida, nesse caso estás a dimensionar por baixo, escolhes o disjuntor mínimo que aguente as cargas sem disparar e depois escolhes o fio. O problema é a falta de relação entre fio e disjuntor, que tem que ser pensados em conjunto na ótica da proteção do elemento mais fraco, que é o próprio fio. Nesse caso tens uma secção mínima admissivel para que o disjuntor anteriormente escolhido seja eficaz na proteção.

Isto tudo resumido é a mesma coisa, a única ideia que queria deixar era a importância do disjuntor como protetor do fio e não protetor da carga. Um disjuntor mal dimensionado em relação à carga tem efeitos minimos, ou dispara constantemente ou podia-se ter poupado uns cobres, mas um disjuntor mal dimensionado em relação ao fio pode causar incêndios.


Abraço!


joedualmar
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta dez 03, 2009 9:41 pm

Re: Esquema ligação no quadro elétrico

Mensagem por joedualmar »

Boa tarde. Pretendo comprar um inversor e uma bateria para alimentar uma pequena bomba circuladora de água, no caso que falte a luz, mas estou com uma duvida, posso fazer a ligação direta à bomba circuladora e quando faltar a luz ela trabalha, ou não? Ou tenho que a ligar manualmente só quando falta a luz? Obrigado, espero pela vossa ajuda.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Esquema ligação no quadro elétrico

Mensagem por accoelho »

Isso é possível automaticamente ou manualmente.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Esquema ligação no quadro elétrico

Mensagem por alexjp4 »

Pimenta Escreveu:
jmlflorencio Escreveu:Nesse caso e mais simples, normalmente os micro inversores até trazem uma ficha para ligar a uma tomada qualquer do circuito eléctrico...

Nesse caso não traz?
Ainda nunca vi nenhum kit destes. Mas os da Involar trazem isso? Liga numa tomada e aquilo injeta na rede da habitação?
O involar não trás ficha para ligar a tomada, trás uma ficha femea que depois tens que comprar uma ficha macho que ligue nessa femea e depois no fim do cabo é que colocas a ficha para ligares a tomada, não tem problema entre a fase e o neutro porque o inversor antes de ligar vai sincronizar com a rede e "alinhar" a fase e o neutro ou seja podes ligar de uma maneira a ficha e depois rodares a ficha e ligar novamente que o inversor vai sempre ligar a fase do inversor com a fase da rede e o neutro com o neutro não há qualquer problema, a terra é que tem sempre que ser ligada a terra, assim como se ligares no quadro não tens que te preocupar onde ligas os fios que vêm do inversor, excepto o fio de terra, mas fica sempre bem ligares o preto ou castanho a fase (dijuntor) e o azul ao barramento do neutro e o amarelo/verde no barramento de terra.
E é como dizes " Liga numa tomada e aquilo injeta na rede da habitação?" claro, desde que tenha um painel ligado e esteja ao sol :mrgreen:


joedualmar
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta dez 03, 2009 9:41 pm

Re: Esquema ligação no quadro elétrico

Mensagem por joedualmar »

Mas posso ligar diretamente à bomba circuladora, que neste caso é acionada pelo termostato de imersão? Ou seja, se ligar diretamente, quando faltar a luz a bomba vai continuar a trabalhar? Obrigado


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Esquema ligação no quadro elétrico

Mensagem por accoelho »

O inversor terá de ser de onda pura.
Se não for irá fazer um zumbido, mas funciona na mesma.
Não esquecer que vais ter 2 fontes de energia que tem de estar separadas uma da outra e a funcionar uma de cada vez.

Se não estiveres à vontade para fazer essas ligações, talvez seja mais simples comprar uma UPS.


BRibeiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 133
Registado: sexta dez 26, 2014 5:45 pm
Localização: Pico, Açores

Re: Esquema ligação no quadro elétrico

Mensagem por BRibeiro »

joedualmar Escreveu:Mas posso ligar diretamente à bomba circuladora, que neste caso é acionada pelo termostato de imersão? Ou seja, se ligar diretamente, quando faltar a luz a bomba vai continuar a trabalhar? Obrigado
O involar e penso que todos os microinversores "plug-and-play", só funcionam quando tem corrente externa, falta a luz fica sem nada :mrgreen: .
Caso o inversor trabalha-se quando falta a luz, e a edp estivesse a fazer manutenção na rede apanhavam "cocegas" :twisted: nos dedos.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Esquema ligação no quadro elétrico

Mensagem por accoelho »

Foi escrito inversor e bateria, logo não é injeção na rede.


joedualmar
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta dez 03, 2009 9:41 pm

Re: Esquema ligação no quadro elétrico

Mensagem por joedualmar »

pois, não estou muito à vontade não, já tinha pensado na ups, mas dizem que dá poucos minutos


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Esquema ligação no quadro elétrico

Mensagem por alexjp4 »

joedualmar Escreveu:pois, não estou muito à vontade não, já tinha pensado na ups, mas dizem que dá poucos minutos
Boas, há UPS de várias potências por isso o durarem poucos minutos depende da potência da UPS e do consumo do que lá está ligado e falta saber se justifica comprares a UPS que por norma são caras a vantagem das UPS é que quando falta a corrente elas entram em funcionamento em milésimos de segundo assim como quando vem a corrente tornam-se a desligar tão rápido que os equipamentos electrónicos não se desligam nem sofrem qualquer perturbação no funcionamento, e normalmente o durarem pouco tempo é por causa do preço e então escolhe-se as UPS com pouca potência só para os equipamentos não se desligarem logo e poder-se fazer o desligar dos equipamentos que quando são computadores poder fazer-se as seguranças ou outros equipamentos que guardam informação ou não podem ser desligados sem mais nem menos, agora falta saber se realmente necessitas disso e tens que pagar por isso ou se quando faltar a corrente podes lá ir e ligares manualmente e quanto tempo é que necessitas que esteja ligado.
Agora ligares um inversor alimentado por uma bateria e ligares a bomba e estar ligado a rede não pode ser um inversor qualquer porque a bomba está a ser alimentada por duas fontes de energia diferentes, se o fizeres manualmente podes escolher a fonte que alimenta a bomba, nunca as duas fontes de alimentação.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Esquema ligação no quadro elétrico

Mensagem por accoelho »

Se faz a escolha manualmente, e falta a luz e não está presente a bomba fica sem trabalhar.


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Esquema ligação no quadro elétrico

Mensagem por pedrolima »

Com os micro-inversores sem rede externa, não funcionam. O melhor para esse caso é uma UPS.


BRibeiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 133
Registado: sexta dez 26, 2014 5:45 pm
Localização: Pico, Açores

Re: Esquema ligação no quadro elétrico

Mensagem por BRibeiro »

Eu tenho uma UPS no meu PC, que quando nova(2005) tinha uma bateria de 5A, com o passar dos anos a bateria "naturalmente" pifou. Pesquisei na net e vi pessoal a adaptar baterias de carros nas UPS, fiz o mesmo mas com uma bateria de mota de 12A.
A bateria não cabe no compartimento original, então coloquei extensores nos cabos e já tenho esta bateria instalada há uns 5 anos. Quando a bateria estava nova a UPS durava uns 30 minutos com o PC, monitor, colunas de som e modem de internet, agora só dura uns 10 min.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Esquema ligação no quadro elétrico

Mensagem por alexjp4 »

O que está a acontecer foi o que já te aconteceu com a bateria inicial está a "pifar", quando ela "pifar" de vez sempre podes tentar recupera-la, há vários videos na net que explicam como o fazer, eu tenho uma bateria de 70Amp que esteve 2 dias a receber carga do carregador e ao fim desse tempo estava a 0V, agora já ressuscitou mas ainda está a carregar, não sei quanto tempo poderá durar mas está com melhor aspecto do que tinha.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”