500W sem registo

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
ruimmpires
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: quarta jan 13, 2016 4:42 pm

Re: 500W sem registo

Mensagem por ruimmpires »

Recebi o micro-inversor de substituição na Sexta-feira, mas por incapacidade da Rangel para encontrar a minha casa, só o consegui ontem. Estou à espera de oportunidade sem chuva para instalar e confirmar que o problema estava no inversor.
Para já o fornecedor, Solar Impact, está de parabens.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: 500W sem registo

Mensagem por Emanuel Couto »

Ótimo!
Força nisso... ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: 500W sem registo

Mensagem por alexjp4 »

Parece que esta semana não vai ser fácil, dão chuva e vento.
Nos dias que correm este tipo de garantias deixa um pouco a pensar mas pelo que parece sempre as há!
Parabens a Solar Impact e em especial a INVOLAR por cumprirem o que dizem quando vendem os equipamentos, uma prova que as vezes (muito poucas rsrsrs) mais vale pagar um pouquinho mais.
boa sorte e depois conta o resultado final.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: 500W sem registo

Mensagem por Quintas2 »

Ainda bem que te enviaram o Involar, até porque eu também tenho vários da marca.

Mas fizeram-no sem verificarem o micro avariado? É que se for assim, não sei se é bom sinal ou não.
Cumprimentos,
Quintas2


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: 500W sem registo

Mensagem por jmlflorencio »

A mim parece-me muito bem. Antes isso que quererem examinar o equipamento e deixarem o cliente à espera até um mês ;-)


Autor do tópico
ruimmpires
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: quarta jan 13, 2016 4:42 pm

Re: 500W sem registo

Mensagem por ruimmpires »

Já funciona o micro-inversor de substituição.
Imagem
Imagem


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: 500W sem registo

Mensagem por alexjp4 »

Bom! Parece que continuas a ser um feliz possuidor de um INVOLAR rsrsrsr
Nestas situações é que se vê a seriedade e honestidade dos fabricantes quando dão as garantias, e resolvem os problemas dos clientes em vez de criarem mil e uma desculpa para se prenunciarem e neste caso o cliente a ser prejudicado porque não produz.
Boa sorte agora com este inversor, apesar de hoje ser um dia sem sol pelo menos aqui ainda não o vi.


Autor do tópico
ruimmpires
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: quarta jan 13, 2016 4:42 pm

Re: 500W sem registo

Mensagem por ruimmpires »

Afinal há algo de errado, hoje que está sol em Coimbra já vislumbro mais um micro-inversor a queimar!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: 500W sem registo

Mensagem por Quintas2 »

1.º Talvez não fosse pior desligares o sistema e verificar tudo de novo. A Solarimpact não te deve mandar um segundo com a mesma prontidão.

2.º O problema é sempre por volta das 14-15horas. As quebras de 3 e 16 de maio são praticamente à mesma hora - 13h50. As quebras de 30 de abril e 2 de maio são praticamente à mesma hora - 15h.
Há alguma coisa do lado AC que pudesse ter implicações no Involar? Alguma coisa que liga a essa hora (dentro ou fora de tua casa) e origine uma grande perturbação na AC a ponto de impactar o micro?
Será que uma ou mais microproduções na vizinhança podem estar a introduzir grandes perturbações na rede a essa hora (embora isso não devesse acontecer)?
O manual do Involar é uma valente porcaria mas diz que o micro está previsto funcionar entre 85% e 110% da tensão nominal, logo entre 195,5V e 253V. A frequência deve ser a nominal +- 1,5Hz, logo entre 48,5 e 51,5Hz.
Dava jeito poder medir/registar a tensão e frequência da rede por volta dessa hora.

3.º Também poderia dar jeito medir/registar a V e A à entrada, do lado DC, a essa hora, mas o problema é ter aparelhos para isso.

Não tenho mais ideias. Boa sorte.
Cumprimentos,
Quintas2


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: 500W sem registo

Mensagem por alexjp4 »

Não sei se o inversor arranca só com um painel se funcionar poderias experimentar com um painel de cada vez não fosse alguma soldadura que esteja com problemas e fazer esses picos todos porque acontece na altura de mais calor.
Estive a ver o teu blog mas deves ter lá um erro que é " O meu perfil de consumo habitual (Inverno) anda pelos 16kWh:" acho muito mas é mesmo assim?
Boa sorte


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: 500W sem registo

Mensagem por Quintas2 »

alexjp4 Escreveu:Não sei se o inversor arranca só com um painel se funcionar poderias experimentar com um painel de cada vez não fosse alguma soldadura que esteja com problemas e fazer esses picos todos porque acontece na altura de mais calor.
Estive a ver o teu blog mas deves ter lá um erro que é " O meu perfil de consumo habitual (Inverno) anda pelos 16kWh:" acho muito mas é mesmo assim?
Boa sorte
O manual é omisso em relação a poder funcionar só com um painel, mas como tem 2 MPPT e pode ter um painel ao sol e outro à sombra, deve funcionar só com 1 painel. Mas seria um grande azar os dois micros apresentarem o mesmo problema e à mesma hora, por defeito dos micros. Por isso, acho que o problema tem que ter origem externa ao microinversor.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
ruimmpires
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: quarta jan 13, 2016 4:42 pm

Re: 500W sem registo

Mensagem por ruimmpires »

alexjp4 Escreveu:Não sei se o inversor arranca só com um painel se funcionar poderias experimentar com um painel de cada vez não fosse alguma soldadura que esteja com problemas e fazer esses picos todos porque acontece na altura de mais calor.
Estive a ver o teu blog mas deves ter lá um erro que é " O meu perfil de consumo habitual (Inverno) anda pelos 16kWh:" acho muito mas é mesmo assim?
Boa sorte
Boa ideia, vou experimentar desligar um painel.
Quanto ao meu consumo diário, sim, infelizmente anda pelos 16kWh no Inverno e pelos 12kWh na primavera/verão:
Consumo médio dário 2006 - final de 2013
cheio 9,15 kwh
vazio 8,10 kwh
TOTAL 17,25 kwh

Consumo 2013, 2014 e 2015
vazio 6,15
ponta 1,72
cheio 6,67
TOTAL 14,54

Consumo médio desde solar fotovoltaico 15 Jan 2016 - Maio 2016
vazio 6,25
ponta 1,58
cheio 5,65
TOTAL 13,47


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: 500W sem registo

Mensagem por Quintas2 »

Para testar a ideia do alexjp4 sem usares o microinversor, evitando o risco de o queimares, terás possibilidade de ligar os painéis, um de cada vez, a um multímetro durante o período em que é provável a ocorrência e pôr uma câmara a filmar o mostrador do multímetro? Depois tinhas o trabalho de ver as imagens.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
ruimmpires
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: quarta jan 13, 2016 4:42 pm

Re: 500W sem registo

Mensagem por ruimmpires »

Ainda não estou convencido que este MAC500 se aguente. Hoje está a portar-se mais ou menos bem, mas não passou dos 400W, quando deveria chegar-se aos 500W. Pelo menos aos 440W que já apresentou em outros dias.
Imagem

Num dia de algum sol e nuvens, confirmei que o inversor entra em alarme e depois recupera por si só:

Link

http://joaoratao2002.blogspot.com/2016/ ... -mais.html


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: 500W sem registo

Mensagem por Quintas2 »

Porque não mandas o video para a Solarimpact e os questionas sobre o assunto. Caso não obtenhas resposta, também podes contactar o representante e até o fabricante com questão idêntica.
Cumprimentos,
Quintas2


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: 500W sem registo

Mensagem por CrOhN »

@ruimmpires Não me parece que esteja tão mal como dizes. Essa baixa na produção é espectável com calor.


Patriota
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta out 03, 2013 11:30 pm

Re: 500W sem registo

Mensagem por Patriota »

Para obter 500W AC deviam instalar 2 paineis de 300W


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: 500W sem registo

Mensagem por alexjp4 »

Já agora uma pergunta um pouco "parva" mas óbvia já viste as características dos paineis se são compatíveis com o inversor?
sei que compraste o kit completo mas por qualquer razão o vendedor pode ter-se enganado e os paineis não serem compatíveis com o inversor.
E nesta altura do ano com o calor a produção máxima começa a diminuir e a total a aumentar porque os dias começam a ser maiores e a produção total aumenta, por isso essa redução é normal.


Patriota
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta out 03, 2013 11:30 pm

Re: 500W sem registo

Mensagem por Patriota »

O painel perde 10~12% se estiver calor.
O inversor perde uns 6~7%.
Perdas pelo ângulo de incidência solar.
Perdas diversas (sujidade do vidro, resistência dos cabos)
O rendimento total fica nos 80%


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: 500W sem registo

Mensagem por CrOhN »

Patriota Escreveu:O painel perde 10~12% se estiver calor.
Pois, pois! Venham dias de 30º, e vais ver os 10-12%!

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”