Tratamento Químico dos Óleos com Ácido Sulfúrico

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
Niria
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça jan 23, 2007 11:37 am

Tratamento Químico dos Óleos com Ácido Sulfúrico

Mensagem por Niria »

isto hoje é só perguntas..hehe

os óleos alimentares usados como sabemos tem um teor em ácidos gordos livres superior ao normal e pelo que li estes podem ser convertidos em ésteres com um pré-tratamento com ácido sulfúrico seguindo depois o processo normal de transesterificação com hidróxido de sódio aumentando assim o rendimento da reacção. algum de voçês está a praticar este processo?

aguardo comentários.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

nem experimento...... evito lidar com ácidos.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

já pensei nisso... o oléo que irei armazenar vem de uma cadeia de diferentes vertentes no que diz respeito a ácidos gordos... nem queiras saber,,,
eu nem quero pensar eu estudar essa matéria, se for para aí então o biodiesel irá ser algo completamente difirente....
neste momento preocupo-me em adquirir um filtro para eliminar águas dos oleos usados.. depois irá vir esse estado preparativo, eu não percebo nada disto...

existe um filtro a um preço acessível... qual o nome?
tem que haver um filtro para eliminar as águas, em primeiro step... seguindo esta tendência não convencional, então, irá ser fácil o renovamento dessas partículas para a sua eliminação...
então esses elementos por ti referidos entrarão...

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

se elevares a temperatura do óleo a valores razoáveis, para aí 130ºc ou 150ºc, és capaz de te ver livre da água, não?


Autor do tópico
Niria
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça jan 23, 2007 11:37 am

Mensagem por Niria »

parece-me que não perceberam o teor da minha mensagem. o tratamento químico com ácido sulfúrico serve para converter os´ácidos gordos livres em ésteres permitindo que estes se convertam em biodiesel aumentando o rendimento da reacção. o problema dos óleos usados para além do seu teor em água é o seu teor em acidez como voçês sabem..em alguns óleos usados a reacção pode nem ocorrer devido aos níveis de acidez. este tratamento permite recuperar o óleo e rentabilizado.
ora eliminar água é fácil por um processo de desumidificação e os acidos gordos livres em grande quantidade??

de qq forma só queria saber se alguem já experimentou esse processo.

cmpts malta.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

the foolproof process

aleks kac defende esse processo sem titulação, mas tem sido muito contestado por grande parte dos homebrewers ou biodieselers.

basta leres os foruns http://biodiesel.infopop.cc/eve/ubb.x?a ... =984106052 para te aperceberes disso.

têns metodos mais simples, menos perigosos e fiáveis.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

orbis Escreveu:se elevares a temperatura do óleo a valores razoáveis, para aí 130ºc ou 150ºc, és capaz de te ver livre da água, não?


130ºc ou 150ºc parece-me muito , tenho a certeza que irá sem duvida eliminar a água mas, não me parece um bom sistema para se usar numa garagem, estou com receio de por fogo à casa...

li num fórum inglês algum tempo que um sujeito obtém esse efeito com um filtro qualquer náo captei o nome e já nãp consigo encontrar esse post, ele usa esse filtro por duas vezes e assim evita ter que aquecer o oleo em demasiado.... parece que ele referiu o aquecer a somente a 50ºc...

desculpa niria por desviar o conteúdo da tua pergunta.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

qualquer fritadeira eleva o óleo a 180ºc ou mais. não é por isso que há incêndios.....


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

caros amigos

quando o óleo está a 55º, ou seja na temperatura exacta para ser processado, grande parte da água, neste aquecimento, acumula-se no fundo do processador. a outra que ainda resiste, fácilmente sai por evaporação, deixando o processador aberto e em circulação. nunca precisarão de elevar o óleo a essas altas temperaturas
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

olá a todos mais uma vez...

tenho uma pergunta que resolvi fazer então neste tópico já que se pode ler palavras como desumidificação, que continua uma incógnita para mim, palavras como armazenamento, ácidos gordos, acidez e eu acrescento bacterias...

irei ter que armazenar óleo sujo que vem de fast food, este óleo contem bastante água, ácidos gordos etc etc...
como devo proceder para este armazenamento, para que este não siga numa evolução de baterias e tendo em cuidado igualmente o factor de temperaturas bastantes negativas durante o inverno?

já li em adicionar gasóleo...
alguma ajuda?

Responder

Voltar para “BioDiesel”