Civic White Acenta 40kWh

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

ui...o meu ainda nem aos 100KKms chegou (98 e qualquer coisa).

Era interessante fazer um teste de tomada só para verificar a efetiva degradação existente.... já se sabe que valores do BMS (e logo do leafspy) são baseados em algoritmos sujeitos a falhas.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

O que notei foi que com a chegada do i4 este faz ciclos muito mais pequenos, só para teres uma ideia o hx andou nos 88%, nas ultimas duas semanas tem feito outra vez algumas viagens Viseu/Aveiro o que fez outra vez o hx subir e até o SoH. A primeira que fiz fiquei assustado pois pensei que não dava, tal o erro do adivinhometro.
Diria que o sw que dá estes valores teóricos é mesmo muito fraquinho, para quem apenas faz viagens muito curtas dará valores muito desfasados da realidade.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

Quando fazes viagens curtas (gastas pouca energia) e carregas pouca energia, a amostragem do carro é menor e os eventuais erros de amostragem do BMS multiplicam-se... um valor muito mais correto quando bateria é esticada aos limites inferiores e superiores.... claroq ue também em teroria não é muito bom andar muito por cima ou muito por baixo em termos de SOC...

São tudo facas de dois gumes

Daí na tomada valor ser mais correto que é o que realmente entra no carro (claro que depois ainda tem a (in)eficiência do carregador interno).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Pois, mas para esse teste de tomada deveria ter um com a bateria em novo para comparação, não é tanto eficaz assim, alem de teres que subtrair as perdas que serão sempre um valor teorico.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: terça jul 18, 2023 8:29 pm Pois, mas para esse teste de tomada deveria ter um com a bateria em novo para comparação, não é tanto eficaz assim, alem de teres que subtrair as perdas que serão sempre um valor teorico.
Pois...e tanto quanto sei as perdas de carregamento (dependendo da potência a que se carrega) tem variações grandes... quanto maior a amperagem menor as perdas no carregador interno do Leaf (que tem lógica - menos tempo a trabalhar para carregar mesmo número de kwh)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

No meu caso posso dizer que não consigo dizer que a capacidade diminuiu, eu sei que sim, mas na estrada não o consigo quantificar, pois as variaveis são tantas que há sempre situações diferentes, tipo, eu faço regularmente Viseu/Aveiro/Viseu de uma assentada, a autonomia que sobra anda pelos 10% no Inverno e 20% no Verão, continua a fazer isso como sempre. ;)
Só mesmo naquela situação em que andou meses sem fazer esta viagem viu-se perfeitamente que BMS andava completamente à toa, mas ajustou logo.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

Mesmo....eu vejo nos próprios consumos no meu dia-a-dia com um percurso 50/60kms que tem algumas variações relevantes que muitas vezes são dificeis de justificar.... claro que se fizer + percurso em AE face a nacional (às vezes preciso), aí nota-se bem diferença, mas mesmo não mudando percurso nem condições atmosféricas, ainda tenho variações relevantes de 0,5 a 1,5kwh/100kms... como dira o Bjorn, temos de ser Ninjas para ter melhores consumos :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Ida do LEAF à 5ª revisão e ultima incluida e em principio a ultima visita ao concessionário Nissan, desta vez calhou-me um veiculo de cortesia diferente, o Qashqai E-power.
Como SUV que é não gostei da posição alta de condução, gosto mais dos rasteirinhos, mas isso é o que é, já em termos de motorização achei-o muiito parecido ao meu HCH, nem parece que tem locomoção elétrica, ao carregar no acelerador existe um lag entre a entrega de potência e a subida de regime do motor a combustão, a sensação que dá é porque a bateria é muito pequena e ele só coloca toda a potência com o motor a gritar, sinceramente não gostei.
Gostei dos materiais do interior, bem melhor que o LEAF e mesmo a insonorização está um nivel acima.
Imagem
Imagem
Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

Conduzi em duas ocasiões diferentes esse novo modelo qashqai em versões e-power e automática (gasolina).... meu feedback parecido:

1) E-power: com muito cuidado e sem usar ac consegue-se consumos interessantes, basta abusar um pouco e passamos de consumos de 4l/100 para 8/9...e isto sem grandes abusos....nada de F1 :/... não me convenceu nada... aquela bateria vai fazer ciclos atrás de ciclos e mesmo que só seja usado 40/60% de sua capacidade (eventualmente por gestão), vão ser muitos, muitos ciclos diários....parece-me que em 4 ou 5 anos vai uma bateria nova...

2) Gasolina auto: achei caixa auto muito pouco interessante pois em arranques ou era muito "soft" ou muito bruta...não tinha um meio termo...

Comum aos dois sim, a qualidade do interior bem acima do Leaf :| que tem coisas em que se nota bem a idade da plataforma face a veiculos novos com plataformas mais atuais, mesmo sendo ICE.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

É isso mesmo, gostei do carro desligado, as opções de motorização são muito más para quem está habituado a EVs.
Faltou-me mencionar uma coisa, quando entreguei o carro disseram que havia uma campanha de atualização de SW para o meu, sabes alguma coisa acerca disso? O carro veio na mesma, não notei nada de diferente, aliás até o pó veio lá, ou têm uma forma secreta de mudar o filtro do habitáculo ou nunca o mudaram. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

Quando fiz revisão em Maio não me disseram nada, mas quando carro tinha 1 ou 2 anos solicitei especificamente para me colocarem aquele update que fazia com que rapidgate fizesse a redução a niveis de temperatura maiores (hoje não sei se foi grande ideia :P mas como faço muitas poucas cargas em PCR...). Na altura só notei que fez reset naquele contador com a barra do consumo instantaneo e onde podemos ver o histórico kwh/100kms (se nunca fizermos reset), de resto updates nunca me informaram de mais nada :P
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

P.S. Da ultima vez que fui nissan (meter pneus), não tinham leafs de cortesia e informaram que quando foi troca de frota foram os leafs todos e não veio nenhum outro BEV (leaf ou arya)... mais um tiro no pé da nissan na promoção de uso de BEV's...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Não têm qualquer interesse na venda de EVs, isso é notório, até mesmo na oficina a falta de conhecimentos destes carros é demasiado evidente. Podes acreditar que me convidaram para o lançamento do Juke, do X-trais e do Qasqhai e nunca o fizeram para o Aryia, o vendedor ficou :o quando lhe disse que este ano comprei o i4.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: quarta ago 30, 2023 2:10 pm Não têm qualquer interesse na venda de EVs, isso é notório, até mesmo na oficina a falta de conhecimentos destes carros é demasiado evidente. Podes acreditar que me convidaram para o lançamento do Juke, do X-trais e do Qasqhai e nunca o fizeram para o Aryia, o vendedor ficou :o quando lhe disse que este ano comprei o i4.
Exato....por algum motivo saiem agora de Portugal (presença direta), ficando representados pela S.Caetano...estão no bom caminho para ficarem insignificantes em PT e na Europa. Cada um sabe de si...

Tenho pena pois do que sinto o leaf (tirando a presença de chademo e falta de controlo ativo temperatura) é um carro bem porrreirito...ainda mais considerando seu preço em 2018 quando nem o TM3 se vendia...o ioniq 28kwh custava 40 KEUR, etc... Se fosse hoje, escolha recairia noutro pois BEV é nosso carro de familia e numa viagem maior sente-se a falta de autonomia e ter de fazer um planeamento de viagem mais fechado/restrito... mas continua no bom caminho para ser o carro de família até aos 8/10 anos... ainda no outro dia forcei ao limite o carro (saí com 69% bateria e tentei fazer 200kms :P - ida de arredores de Ovar a Braga e voltar), no limite fiz 178,2kms ainda com 4% restante (mas já sem kms no mostrador)... dei um encosto num pcr de 9% só para chegar a casa (faltavam +/-22kms)...nessa viagem com metade por AE a 80kmh e restante por nacional (mas carro carregado de IKEA ;) ) a velocidades legais, fiquei com média de 10,6kwh/100kms....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Pois, tem essa limitação, mas sabendo dela e usando-o com calma é muito fiavel...
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: quinta ago 31, 2023 5:28 pm Pois, tem essa limitação, mas sabendo dela e usando-o com calma é muito fiavel...
yeahp... meu ainda agora nos 102KKms... mas nada de maior sem ser a tal tranca da porta de carregamento(que nissan pagou) e a suspensão da frente (da próxima tenho de ver se arranjo melhor na concorrência)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: sábado fev 18, 2023 2:20 pm Para já gostei, nesta medida com proteção de jante, nem sabia que era possivel.

Imagem
Mais feedback deste pneu?! Estou comprador devido a uma bolha :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Não quero outros, já coloquei no i4 também, melhor relação preço/qualidade.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

Por mim chega para experimentar também :) ...raio do leaf 2.zero/nconnecta que vem com pneus 215-50R17 é que estraga tudo...é uma medida daquelas "manhosas" em termos de preço....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Acontece-me o mesmo no i4, 225-55R17, dei 150€ por cada um, coloquei os Hankok k135 nos 2 carros.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Automóveis”