atenção!!! realimentação do retorno
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atenção!!! realimentação do retorno
um estudo recente, feito por um membro da comunidade inglesa a que me dei ao trabalho de traduzir parte:
http://www.4shared.com/file/11336759/de ... tivel.html
veio confirmar aquilo que muitos de nós já tínhamos suspeitado. não é recomendável reenviar o óleo do circuito de retorno para o depósito de facto, e isto é valido para todos, qualquer que seja a percentagem que consomem, é altamente recomendável fazer a realimentação deste fluxo. acontece que o óleo vegetal oxida com relativa facilidade e a velocidade dessa reacção aumenta proporcionalmente com a temperatura e é potenciada pela presença de óleo já oxidado. é também vantajoso realizar esta alteração para diminuir o esforço da bomba de transferência bem como aproveitar o calor deste circuito reenviando-o para o filtro de combustível. trata-se de uma operação simples e que pode ser realizada por qualquer um, ou aproveitar a mudança de filtro ou qualquer outra operação de manutenção e mandar realizar pelo vosso mecânico. se precisarem de ajuda com o esquema das ligações em motores com ou sem bomba de transferência auxiliar, digam, que eu faço aqui um desenho.
http://www.4shared.com/file/11336759/de ... tivel.html
veio confirmar aquilo que muitos de nós já tínhamos suspeitado. não é recomendável reenviar o óleo do circuito de retorno para o depósito de facto, e isto é valido para todos, qualquer que seja a percentagem que consomem, é altamente recomendável fazer a realimentação deste fluxo. acontece que o óleo vegetal oxida com relativa facilidade e a velocidade dessa reacção aumenta proporcionalmente com a temperatura e é potenciada pela presença de óleo já oxidado. é também vantajoso realizar esta alteração para diminuir o esforço da bomba de transferência bem como aproveitar o calor deste circuito reenviando-o para o filtro de combustível. trata-se de uma operação simples e que pode ser realizada por qualquer um, ou aproveitar a mudança de filtro ou qualquer outra operação de manutenção e mandar realizar pelo vosso mecânico. se precisarem de ajuda com o esquema das ligações em motores com ou sem bomba de transferência auxiliar, digam, que eu faço aqui um desenho.
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anti-retorno? queres dizer inverter-se o fluxo? não. a bomba envia o retorno a uma certa pressão para um circuito que não tem pressão ou tem pressão negativa. entrada de ar sim, pode suceder no caso de tubagens ou ligações defeituosas. mas num motor com ovd isso não é aceitável pelo que essas situações devem ser obrigatoriamente reparadas. no caso de o motor parar por falta de combustível é necessário proceder à purga tradicional. mas isso é simples de fazer na maioria dos casos. qualquer pequeno inconveniente é superado pelas vantagens. o combustível no tanque vai-se agitando durante a marcha do veículo e vai acumulando moléculas de oxigénio, é apenas uma questão de tempo até a oxidação se tornar suficientemente importante para se formarem vestígios de polimerização na bóia do indicador de nível. esse é o primeiro sinal. quando o ponteiro começar a evitar em responder isso indica problemas em breve. outro sinal é o cheiro a tinta que vem do depósito. precisamos de estar atentos a isso e evitar o agravamento do problema enviando óleo quente pelo circuito de retorno. de qualquer forma se alguém notar esses sintomas deve postar aqui rapidamente pois existe um procedimento a seguir para resolver esses problemas.
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tive a tentar fazer o realinhamento do retorno de volta para o circuito... mas a coisa nao correu muito bem...
passos que segui:
1. um t antes do filtro do gasoleo (eh bomba manual/filtro) e do retorno se sai da bomba aus injectores vi ligar a esse t.
2º depois de tudo no sitio tirei o novo tubo que vai da bomba au novo t tapei o t do lado do tubo que vai para o retorno da bomba. dei a bomba ate encher todo o circuito.... e com jeitinho e cuidado voltei a por o tubo...
ate aqui tudo bem o carro trabalha tudo na boa... embora nao precebece o porque de ter o relanti um pouco mais acima que o normal...
mas la estabilizava e ficava bom...
o problema veio depois... assim ke parava o carro quando o queria por a trabalhar era mentira... tinha que ir dar a bomba novamente...
agora resta saber o porque disto... alguem me explica ?
passos que segui:
1. um t antes do filtro do gasoleo (eh bomba manual/filtro) e do retorno se sai da bomba aus injectores vi ligar a esse t.
2º depois de tudo no sitio tirei o novo tubo que vai da bomba au novo t tapei o t do lado do tubo que vai para o retorno da bomba. dei a bomba ate encher todo o circuito.... e com jeitinho e cuidado voltei a por o tubo...
ate aqui tudo bem o carro trabalha tudo na boa... embora nao precebece o porque de ter o relanti um pouco mais acima que o normal...
mas la estabilizava e ficava bom...
o problema veio depois... assim ke parava o carro quando o queria por a trabalhar era mentira... tinha que ir dar a bomba novamente...
agora resta saber o porque disto... alguem me explica ?
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olá madinfo
a tua descrição não é muito clara mas parece-me que tens algures um problema de vedação. o ar entra no circuito e desferra a bomba. não percebi também como procedeste para retirar o ar. não basta dar á bomba, é necessário abrir uma união no filtro para retirar o ar. eventualmente podes até ter que folgar um pouco a união dos tubos dos injectores e tudo. o que fizeste com o tubo de retorno que vai para o depósito?
a tua descrição não é muito clara mas parece-me que tens algures um problema de vedação. o ar entra no circuito e desferra a bomba. não percebi também como procedeste para retirar o ar. não basta dar á bomba, é necessário abrir uma união no filtro para retirar o ar. eventualmente podes até ter que folgar um pouco a união dos tubos dos injectores e tudo. o que fizeste com o tubo de retorno que vai para o depósito?
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eu, quando andei a experimentar realimentar o retorno, instalei um outro t na saída da bomba e virei-o para cima. liguei lá um tubo transparente, fechado em cima e esticado para cima. este apanhava ar e, de vez em quando, purgava-se ar por aqui.
agora já tenho instalada uma válvula automática de purga do ar, por isso qualquer problema com purga deixou de existir.
agora já tenho instalada uma válvula automática de purga do ar, por isso qualquer problema com purga deixou de existir.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
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Hynek
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Re: atenção!!! realimentação do retorno
olá, gostaria de ler esse artigo mas não sei o que se passa não consigo aceder com o link, entretanto seria possivel partilhares esse esquema? ando interessado em alterar o meu terrano i e gostaria de recolher toda a informação relativa a problemas, um abraço jc
manuelcar Escreveu:um estudo recente, feito por um membro da comunidade inglesa a que me dei ao trabalho de traduzir parte:
http://www.4shared.com/file/11336759/de ... tivel.html
veio confirmar aquilo que muitos de nós já tínhamos suspeitado. não é recomendável reenviar o óleo do circuito de retorno para o depósito de facto, e isto é valido para todos, qualquer que seja a percentagem que consomem, é altamente recomendável fazer a realimentação deste fluxo. acontece que o óleo vegetal oxida com relativa facilidade e a velocidade dessa reacção aumenta proporcionalmente com a temperatura e é potenciada pela presença de óleo já oxidado. é também vantajoso realizar esta alteração para diminuir o esforço da bomba de transferência bem como aproveitar o calor deste circuito reenviando-o para o filtro de combustível. trata-se de uma operação simples e que pode ser realizada por qualquer um, ou aproveitar a mudança de filtro ou qualquer outra operação de manutenção e mandar realizar pelo vosso mecânico. se precisarem de ajuda com o esquema das ligações em motores com ou sem bomba de transferência auxiliar, digam, que eu faço aqui um desenho.
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pois, o linque caducou. vê lá aqui:
http://biodieselbook.com.sapo.pt/ovd/ov ... stivel.pdf
o original, mais completo, está aqui:
http://biodieselbook.com.sapo.pt/ovd/ve ... s_fuel.pdf
http://biodieselbook.com.sapo.pt/ovd/ov ... stivel.pdf
o original, mais completo, está aqui:
http://biodieselbook.com.sapo.pt/ovd/ve ... s_fuel.pdf
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obrigado companheiro, contudo devo frisar o seguinte: fisica-quimica apesar de não ser uma das minhas disciplinas mais fracas foi apenas um meio para conseguir um fim, isto é: estudei porque tinha de estudar, na minha vida profissional só uso uma parte especifica, e do que li para mim retive apenas os conselhos, acerca dos mesmos alguém me pode dizer onde encontrar estes anti-oxidantes ou neutralizadores metálicos? e que quantidades exactas se deve utilizar? quantos ás questões relativas ao retorno ainda estou muito verde, tenho de aprofundar mais essa questão........... obrigado mais uma vez
manuelcar Escreveu:pois, o linque caducou. vê lá aqui:
http://biodieselbook.com.sapo.pt/ovd/ov ... stivel.pdf
o original, mais completo, está aqui:
http://biodieselbook.com.sapo.pt/ovd/ve ... s_fuel.pdf