BMW i4 White Alpine
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1457
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
Aqui ficam os kms efetuados no fim de semana com a mesma carga, nesta altura está com 22%, no inicio aos 100% dava uma estimativa de 365 kms, não entendo o GOM deste carro.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1457
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
A experimentar a mangueirada neste branco, e funciona igual, parece limpinho.
Estive a testar o assistente de marcha atrás, aquilo funciona muito bem, para quando se estaciona de frente, por exemplo, ele sai limpinho, mas não me parece que lhe vá dar muita utilidade.
Estive a testar o assistente de marcha atrás, aquilo funciona muito bem, para quando se estaciona de frente, por exemplo, ele sai limpinho, mas não me parece que lhe vá dar muita utilidade.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1912
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: BMW i4 White Alpine
Tirando grandes razias atrás em que é mesmo preciso, eu nem a câmara uso, estou sempre a olhar para os retrovisores ehehehhe (e carro tem câmara 360º e sensores frente e trás)
Não me fales em limpar carro... ontem lavei o Leaf preto e já sei que dentro de 2 dias já se vai ver pó por baixo do aileron e atrás....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1457
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
Dia de fazer o teste ao i4, sair de casa com 100% na bateria e 414kms de autonomia no adivinhomentro.
Viseu Aveiro como de costume com media muito boa, gastei 16% para os primeiros 100 kms.
De seguida foi Figueira da Foz, Leiria e Fatima, uma paragem e nesta altura com 243kms andados ia nos 61%.
De Fatima foi para Tomar, em que não vi nada de valores.
A partir daqui foi andamento até casa, passado por Coimbra e indo pelo IP3 até Viseu.
No total foram feitos 460 kms, sobrando 19%, com uma media geral de 13,8kWh/100km, claro que não toquei em AE, embora na IC9 e no IP3 tenha alguns kms feitos como se assim fosse, fico com ideia que poderia fazer melhor, não fosse a pressa final de chegar a casa, isto tudo num dia ensolarado mas frio, a temperatura nunca passou dos 15ºC no exterior mas o AC não precisou de trabalhar muito, pois o sol chegava para aquecer o habitáculo.
Ainda tentei ver a temperatura das baterias via car scanner, mas o maximo que vi foi 16,69ºC não sei se será real pois ainda não aparece o i4 na app, só o ix3.
No final ficou assim:
Viseu Aveiro como de costume com media muito boa, gastei 16% para os primeiros 100 kms.
De seguida foi Figueira da Foz, Leiria e Fatima, uma paragem e nesta altura com 243kms andados ia nos 61%.
De Fatima foi para Tomar, em que não vi nada de valores.
A partir daqui foi andamento até casa, passado por Coimbra e indo pelo IP3 até Viseu.
No total foram feitos 460 kms, sobrando 19%, com uma media geral de 13,8kWh/100km, claro que não toquei em AE, embora na IC9 e no IP3 tenha alguns kms feitos como se assim fosse, fico com ideia que poderia fazer melhor, não fosse a pressa final de chegar a casa, isto tudo num dia ensolarado mas frio, a temperatura nunca passou dos 15ºC no exterior mas o AC não precisou de trabalhar muito, pois o sol chegava para aquecer o habitáculo.
Ainda tentei ver a temperatura das baterias via car scanner, mas o maximo que vi foi 16,69ºC não sei se será real pois ainda não aparece o i4 na app, só o ix3.
No final ficou assim:
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1457
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
Falando em termos mais antigos, "acabou de fazer a rodagem".
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1912
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: BMW i4 White Alpine
A longo prazo tendência para baixar...recebeste o carro na altura que temperaturas baixas mais fazem subir os consumos...
Por outro lado com esse carro e autonomias uma pessoa tem sempre tendência para ir mais rapidinho que de Leaf....penso eu de que...que vai sempre impactar algo nos consumos...que não deixam de ser óptimos ao que vejo nos testes do Bjorn a outras opções... (agora estou curioso de ver teste autonomia 90 e 120kmh ao polestar 2 RWD)
Por outro lado com esse carro e autonomias uma pessoa tem sempre tendência para ir mais rapidinho que de Leaf....penso eu de que...que vai sempre impactar algo nos consumos...que não deixam de ser óptimos ao que vejo nos testes do Bjorn a outras opções... (agora estou curioso de ver teste autonomia 90 e 120kmh ao polestar 2 RWD)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1457
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
Pois, estes 16kWh são para baixar, mas é como dizes as velocidades são completamente diferentes do LEAF.
Com este é sempre no limite teorico da legalidade.
Com este é sempre no limite teorico da legalidade.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1457
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
Outro numero passado, não tenho feito muito pelos consumos, o andamento deste carro é uma coisa...
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1912
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: BMW i4 White Alpine
Pois o Leaf cá de casa com 99KKms e com histórico de +/-70KKms está com média de 12,5kwh/100kms com leve tendência de baixa mas com uma grande maioria de kms em modo quase hypermilling no dia-a-dia raramente passo das 2 barras (<20kw) de potência
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1457
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
Este tem um consumo um pouco alto, mas as velocidades não se comparam às do meu LEAF, diria que nas mesmas circunstâncias o LEAF é mais economico em cidade e o i4 em AE, naqueles andamentos de nacional diria que andarão ela por ela.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1457
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
Fim de semana dedicado a olhar para os pneus, e as coisa está desta forma, os traseiros quase no limite e os da frente ainda para durar, decidi fazer a rotação, pois desta forma irão morrer quase na mesma altura, e assim penso que no inicio do inverno lá terei que desembolsar o guito, os 340cv não perdoam..
Vamos lá ver se chegam aos 30k...
Eixo dianteiro.
Eiro traseiro
Vamos lá ver se chegam aos 30k...
Eixo dianteiro.
Eiro traseiro
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1457
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
Ontem dei conta de uma coisa no meu i4, com a descida de temperatura experimentei desliguar o AC na ida para Aveiro e reparei que saia ar quente pela climatização, não fazia ideia de que o carro fazia este aproveitamento do ar quente, ainda pensei que ao desligar o AC ele ligasse uma qualquer resistência para aquecer, mas parado o consumo estava abaixo do 1kW, por isso só pode ser mesmo algum aproveitamento.
Foi preciso quase um ano e mais de 27 000 km´s para descobrir isto , malta dos i3, também acontece o mesmo?
Foi preciso quase um ano e mais de 27 000 km´s para descobrir isto , malta dos i3, também acontece o mesmo?
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1912
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: BMW i4 White Alpine
Pois, das duas uma:
- a Bomba de calor não é considerada pelo carro como A/C e está num modo em que compressor extremamente eficiente (e portanto gasta menos de 1kw).
ou
- Há um reaproveitamento do liquido de cooling/heating de bateria e/ou motor para aquecimento/arrefecimento de cabine, apesar de que isso tem de ser muito bem pensado para não estar a aquecer cabine quando esta precisa de ser refrigerada e vice-versa.
Vai dando notícias.
P.S.: Isso é que é andar...por aqui o Leaf ainda nem aos 105KKms chegou
- a Bomba de calor não é considerada pelo carro como A/C e está num modo em que compressor extremamente eficiente (e portanto gasta menos de 1kw).
ou
- Há um reaproveitamento do liquido de cooling/heating de bateria e/ou motor para aquecimento/arrefecimento de cabine, apesar de que isso tem de ser muito bem pensado para não estar a aquecer cabine quando esta precisa de ser refrigerada e vice-versa.
Vai dando notícias.
P.S.: Isso é que é andar...por aqui o Leaf ainda nem aos 105KKms chegou
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1457
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
A bomba de calor não é certamente, pois a bomba que faz calor é a mesma que faz o frio e nota-se perfeitamente quando está a funcionar.
O aproveitamento do calor pode ser facilmente do radiador que se encontra na frente, ele serve para arrefecer a bateria e toda a eletronica de comando do carro, só entra a bomba do AC para arrecefer estas coisas quando o radiador com o fluxo de ar não é suficiente, isto parece-me que acontece de igual forma para o habitáculo, tal como num vulgar CI terá algures uma valvula que abre para o habitáculo/bateria quando precisas de os aquecer.
Quanto ao motor acho não tem qualquer arrefecimento, ele proprio se arrefece com a sua rotação, como qualquer motor elétrico, tem alhetas que ao rodar criam um fluxo de ar no seu interior arrefecendo-o.
Tudo isto são suposições que vou investigar melhor.
O aproveitamento do calor pode ser facilmente do radiador que se encontra na frente, ele serve para arrefecer a bateria e toda a eletronica de comando do carro, só entra a bomba do AC para arrecefer estas coisas quando o radiador com o fluxo de ar não é suficiente, isto parece-me que acontece de igual forma para o habitáculo, tal como num vulgar CI terá algures uma valvula que abre para o habitáculo/bateria quando precisas de os aquecer.
Quanto ao motor acho não tem qualquer arrefecimento, ele proprio se arrefece com a sua rotação, como qualquer motor elétrico, tem alhetas que ao rodar criam um fluxo de ar no seu interior arrefecendo-o.
Tudo isto são suposições que vou investigar melhor.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1457
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
Estive a dar uma olhadela pela net do sistema de arrefecimento do i4, e aquilo é um ninho de ratos...
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1912
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: BMW i4 White Alpine
eheheh... bem vamos esperar que funcione sempre tudo bem, senão vai ser uma volta grande para resolver....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1457
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
É por aí, pelo que vejo os EVs atualmente não diferem muito disto, por alguma coisa um EV com arrefecimento de baterias fica mais caro..Freddy_krueger Escreveu: ↑quinta out 19, 2023 3:17 pm eheheh... bem vamos esperar que funcione sempre tudo bem, senão vai ser uma volta grande para resolver....
Mas olhando hoje para o preço do LEAF... 38000€ pelo Acenta? Estão todos parvos na Nissan.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1912
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: BMW i4 White Alpine
Sim, qualquer coisita dá muita volta...por isso preferem logo substituir peças e assim...reparar está quieto!
Vi isso esta semana! Como sabes em 2018 comprei o 2.zero (igual aos primeiros nconnecta e que em 2023 ncontecta apesar de ter ecrã maior, não tras travao estacionamento automático nem o propilot) a 30750... se na altura já foi uma escolha budget.... em 2023 a esse preço é completamente fora da realidade...dá para um MG com 51kwh e ficar com 8keur no bolso!! OK, não se sabe bem como vão envelhecer os Mg's, mas mesmo assim!Mas olhando hoje para o preço do LEAF... 38000€ pelo Acenta? Estão todos parvos na Nissan.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 1457
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: BMW i4 White Alpine
Eu que moro perto do concessionário Nissan, que por acaso também vende MG, e não se vislumbram lá LEAF novos, acho que a Nissan desistiu deles, devia era retirá-los do site, pois isso não abona nada a seu favor.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1912
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: BMW i4 White Alpine
Nissan em si desistiu de Portugal....
Supostamente agora quem a representa é a Salvador Caetano mas ou há uma mudança de preços do Leaf ou realmente mais vale deixarem de os ter lá.
O Ariya também ao preço atual já caro + um ou outro extra fica com um preço estupido.
Qualquer dia Nissan na Europa faz como Mitsubishi na China, sai de mansinho
Supostamente agora quem a representa é a Salvador Caetano mas ou há uma mudança de preços do Leaf ou realmente mais vale deixarem de os ter lá.
O Ariya também ao preço atual já caro + um ou outro extra fica com um preço estupido.
Qualquer dia Nissan na Europa faz como Mitsubishi na China, sai de mansinho
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E