o meu carro

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

clip
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda mai 08, 2006 10:42 pm

Mensagem por clip »

hora boas.




tenho um vw golf 1.6 turbo diesel de 1990, e ando a queimar ov a 50%.
o ov é mais barato, e principalmente pela ecologia.
faço de tudo, para que as gerações vindouras possam ainda desfrutar durante muitos anos deste maravilhoso planeta.

a minha questão é o seguinte:
desde que queimo ov a 50%, tenho mais potência e o ralenti ficou mais alto.
isto é normal???
porque aconselham a atrasar a bomba injectora em 2 pontos quando se usa bio diesel???

desde já obrigado


cumprimentos,
clip
Rumo ao Futuro...


putzzz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta mai 25, 2006 9:11 am

Mensagem por putzzz »

ola bom dia a todos, manuelcar ja trabalha a makina a oleo vegetal, meti 10€ diesel 9 litros de oleo 1/2litro gasolina e mais 1/4 litro oleo 2t sintetico!
agora tenho uma duvida: sera que a gasolina nos carros a diesel nao vai dar dor de cabeça, pois a gasolina nao é lá muito boa para os vedantes e nao sei se a bomba nao irá sofrer com isto! alguem me sabe dizer algo?!

abraço a todos!

putzzz


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá putzzz, não está descrito qualquer problema a esse nivel, desde que não ultrapasses os 10% de gasolina. pela tua descrição estás a 0,25% pelo que estás safo. atenção que 50% de ov pode trazer alguns problemas para quem não aquece previamente o oleo. sobretudo de manhã o combustivel custa a passar pelo filtro e isto causa um esforço grande da bomba de injecção. quanto aos vedantes podes perguntar ao fernando, mas creio que os vedantes utilizados num diesel são de qualidade identica aos outros.


clip
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda mai 08, 2006 10:42 pm

Mensagem por clip »

hora boas.




tenho um vw golf 1.6 turbo diesel de 1990, e ando a queimar ov a 50%.
o ov é mais barato, e principalmente pela ecologia.
faço de tudo, para que as gerações vindouras possam ainda desfrutar durante muitos anos deste maravilhoso planeta.

a minha questão é o seguinte:
desde que queimo ov a 50%, tenho mais potência e o ralenti ficou mais alto.
isto é normal???
porque aconselham a atrasar a bomba injectora em 2 pontos quando se usa bio diesel???

desde já obrigado


cumprimentos,
clip
Rumo ao Futuro...


rdcontabilidade
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda jul 03, 2006 4:06 pm

Meu Peugeot 206

Mensagem por rdcontabilidade »

ola boa tarde a todos.
tenho estado a ler tudo o que posso sobre o uso de ov.
tem uma carrinha peugeot 206 1.9 de 2001 e já fiz as seguintes experiências:
primeiros 400 kms 29 litros de diesel adicionei 1 litro de oleo vegetal novo e não notei qualquer alteração no funcionamento do motor.

mais 400 kms 29 litros de diesel adicionei 2 litros de ov novo e continuei a não notar qualquer diferença no funcionamento do motor, mas consegui fazer mmais cerca de 40 kms do que o normal com apenas mais 1 litro na soma total, ou seja fiz 440 kms com 30 litros.

estou agora nos próximos 400 kms e fiz a seguinte mistura 28.6 litros de diesel com 4 litros de ov usado das fritadeiras e préviamente filtrado (3 filtragens diferentes) e ate´agora com 152 kms não tenho tido qualquer problema no funcinamento do mesmo.

atenção a minha bomba injectora é lucas, sei que estou a correr um risco maior por ser desta marca.
no entanto comprei em inglaterra um kit com sistema de 3 valvulas e aquecimento do ov por intermédia da água que se destina à sofagem e que dispõe de um sistema elect´ronico de aviso aquando a temperatura estiver boa para mudar de diesel para oleo vegetal.
dar-vos-ei notícias sobre o desenvolvimento e o comportamento de todo o sitema depois de instalado e testado minimamente.

até lá vou lendo as vossas notícas e as que posso traduzir em forum internacionas.
Busco o conhecimento sobre tudo para enriquecimento mental.


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá rdcontabilidade, bem vindo ao forum
o fabricante do teu kit deve dar indicações sobre a sua compatibilidade com as bombas lucas.
queres descrever melhor o teu kit, para partilhar a experiencia com os outros?
saúde da boa!


Zé_de_VConde
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: domingo jun 11, 2006 1:16 am
Localização: Vila do Conde

Mensagem por Zé_de_VConde »

ora viva,

o corsa 1.5d já anda com 40% ov, 1% 2t e resto diesel. após ter aumentado a % de ov notei que de manhã, os primeiros segundos após o arranque do motor saõ um pouco mais "incertos" do que habitual, o que parece indicar que a mistura tem alguma dificuldade em chegar aos cilindros em boas condições.

no que diz respeito a preços, arranjei óleo no distribuidor aqui da zona a 0,60€ o litro, o que ainda está acima do meu objectivo, mas, e uma vez que ainda tenho outras opções, espero estar próximo ... foi tão fácil como ir procurar "óleo alimentar (ou vegetal)" às páginas amarelas ... tentem nas das respectivas zonas de habitação e vão ver que funciona ... no meu caso foi mais próximo que o supermercado, e eu nem sonhava.

abraço


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá zé_de_vconde
o comportamento incerto pode realmente ser dificuldade de alimentação, o que não é bom, mas pode também ser dificuldade na queima, o que deve ser ainda pior, pois a produção de residuos de uma combustão imperfeita pode-te lixar o motor em pouco tempo. experimenta adicionar 5 a 10% de gasolina na tua mistura. se o problema não desaparecer reduz a percentage de oleo. escusado será dizer que se pressupõe que os injectores e as velas de incandescência funcionam na perfeição.
saúde da boa!


fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: domingo jun 18, 2006 11:36 am
Localização: leiria

Mensagem por fllapy »

boas a todos os adeptos do ovd, eu tenho andado pelo biodiesel mas tenho andado a ler os vossos posts e como faço 140km dia em auto-estrada e vivo num apartamento, não posso por de parte esta vertente,
como devem imaginar e apesar de já ter lido bastante nesta vossa secção, tenho algumas dúvidas que se puderem tirar agradecia:

-em relação aos meus carros abaixo enunciados qua será a bomba injetora que terá já que estão como de origem?

-tenho acesso a muito oleo usado,mas pelo que li não fiquei com a certez se com a filtragem e secagem é seguro usá-lo como ovd, como se vê a acidez, com fitas de ph?

-sem fazer alterações nos carros qual a formúla ideal para cada um deles, visto 1 ser tdi e o outro ser d normal?

desculpem tantas perguntas ainda tinha mais mas fica para depois ,
abraço fllapy
vw golf 1.9d--B50 á 25000km
vw passat 1.9tdi--B50 á 28000km


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

o golf 1.9d, segundo a base de dados do elsbett tem uma bomba bosch:
vw-golf/vento/bora/jetta-1,9 d/1991-94/1y/4cyl./1896ccm/47kw/63,92ps/bhp/4400min-1/bosch/rp/1-tank
o kit monotanque custa 800 € e permite usar ov100.
podes também ler a secção o nosso kit ovd para procurares pequenos truques que te vão permitir ir aumentando a percentagem.


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

o passat tdi também consta:
vw-passat-1,9 tdi/1997-01/ahh/4cyl./1896ccm/66kw/89,76ps/bhp/3750min-1/bosch/rp/1-tank
o kit custa quase 1000 €. verifica se os carros são mesmo os descritos aqui.


fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: domingo jun 18, 2006 11:36 am
Localização: leiria

Mensagem por fllapy »

obrigado manuelcar, em relação ao passat não sabes?
vw golf 1.9d--B50 á 25000km
vw passat 1.9tdi--B50 á 28000km


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

relativamente ás tuas questões sobre o oleo usado, penso que aqui ainda ninguem o está a fazer... mas sendo a qualidade deste muito variavel, penso ser prudente adoptar um protocolo que previna os problemas. o melhor local para discutir essa opção é talvez a secção do biodiesel. depois de dominarmos a ~questão do oleo puro, certamente alguns de nós se irão virar para o oleo usado, mas ainda não chegamos a discutir isso.
se tiveres mais questões, estás à vontade. procura primeiro matéria para estudares nos "nossos linques"
saúde da boa!


mat
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta jul 21, 2006 5:29 pm

Mensagem por mat »

manuelcar Escreveu:relativamente ás tuas questões sobre o oleo usado, penso que aqui ainda ninguem o está a fazer... mas sendo a qualidade deste muito variavel, penso ser prudente adoptar um protocolo que previna os problemas. o melhor local para discutir essa opção é talvez a secção do biodiesel. depois de dominarmos a ~questão do oleo puro, certamente alguns de nós se irão virar para o oleo usado, mas ainda não chegamos a discutir isso.
se tiveres mais questões, estás à vontade. procura primeiro matéria para estudares nos "nossos linques"
saúde da boa!
li uma entrevista há pouco tempo, com um senhor que só usa óleo usado. infelizmente o artigo é em holandês. lá ele diz, que não teve problemas quais queres. ele tem amigos e restaurantes que lhe fornecem o óleo usado e depois filtra e deixa repousar aquilo na garagem. até foi ele próprio que converteu o seu próprio carro, que é um velho golf de 18 anos. já viajou de bélgica para espanha com este óleo.
artigo: http://www.nivid.be/ecology/humo3275.htm


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá mat
eu sei, estou farto de ler historias como essa. a questão aqui é outra. primeiro precisamos de adaptar o carro ao consumo do ovd. para tratar o oleo usado é necessário atender a uma série de variáveis, a saber:
- teor de agua e de sal
- teor de acidos gordos livres
para um chaveco em fim de vida o problema é relativo, mas nós aqui gostamos dos nossos carros e não queremos corroer o seu interior
existem diversos protocolos para determinação da acidez e para a eliminação da agua e sal, mas é na secção do bio que o tema tem sido mais desenvolvido.
saúde da boa!

Avatar do Utilizador

teodosio
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta jul 26, 2006 5:47 pm
Localização: Lisboa/Marinha Grande

Mensagem por teodosio »

manuelcar Escreveu:a viscosidade do oleo é muito superior à do gasoleo, são precisos 120º para o oleo ter a viscosidade que o gasoleo tem a 10º. a maior viscosidade implica dificuldades em passar pelo filtro e um sobreesforço da bomba de injecção. depois a própria injecção é mais difícil provocando pequenas gotas com queima mais dificil e prolongando-se pelo processo de exaustão, o que vai promover os depósitos de carvão no interior da câmara e no colector de escape, com resultados evidentes.
existem diversos processos para obviar estes problemas, alguns dos quais vêm em forma de kit para montar em casa ou numa oficina. nós aqui neste forum usamos gasoleo e gasolina para diminuir a viscosidade do oleo e adaptamos a mistura à estação do ano, no entanto algumas pessoas estão a procurar desenvolver um kit feito com tecnologia 100% portuguesa e muito mais económico que os kits de compra. se fazes muitos quilometros, tens pressa, ou não acreditas no "faça você mesmo" podes considerar adquirir um kit de uma empresa que dá garantia em http://www.elbett.com.
penso que é este o nome correcto do site a que te referes:
http://www.elsbett.com

Avatar do Utilizador

teodosio
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta jul 26, 2006 5:47 pm
Localização: Lisboa/Marinha Grande

Re: o meu carro

Mensagem por teodosio »

boas.

estou a usar óleo vegetal há cerca de 1 mês. fui aumentando a percentagem. neste momento estou com 50%. mas aínda só fiz 300 km com esta mistura.
não senti problemas.

o meu carro:
marco: ford
modelo: fiesta 1.8d van (comercial)
ano: 1997
km: 180000
sem adaptações

algumas questões:
eu não sei, que bomba injectora tenho. se alguém me poder dizer, agradeço.

li num post, penso que do [***************], que pode haver problemas com distâncias curtas? eu faço 500 km por semana, por isso isto compensa-me bastante, mas todos os dias para o trabalho são 3.5 km para cada lado, portanto tenho muitas micro-viagens. isto pode prejudicar o meu motor?

a mistura de 5% de gasolina, que também é muitas vezes referida é apenas para compensar alguma potência perdida, ou é mesmo activamente benéfica para a saúde do motor?

cumprimentos,
teodosio.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

não consigo abrir o site http://www.elbett.com

alguém já abriu
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

FLGFLG
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quinta jun 29, 2006 9:58 am

Mensagem por FLGFLG »

CumprimenTTos,

Filipe Garcia
[email protected]
962327370
Viana do Castelo


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

ok já abriu, sabes de alguém em portugal, que já tenha este sistema montado
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”