Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
Goncalo2367
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta abr 10, 2024 11:40 am

Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por Goncalo2367 »

Boas,

Sou bastante novo neste tópico dos carros elétricos. Já há algum tempo que tenho interesse em importar um carro elétrico usado da Alemanha e depois revendê-lo aqui em Portugal. Surgiram algumas perguntas e gostaria de saber se alguém já o fez, se vale a pena e quais são os modelos que atualmente são populares em Portugal.

Agradeço e cumprimentos,
Gonçalo

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por serges »

Olá Gonçalo, muitos já o fazem aliás não digo que é um mercado saturado, só tens de ter alguém de confiança para não te mandar veiculo com problemas e depois ficas com esse dito...

Procura aqui o Jasmim e o_volt ambos já fazem isso há uns anos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1456
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por civic »

A ideia passa por escolher um carro online, ver garantias e até falar com o vendedor para saber mais sobre o carro e depois contactar alguém (empresa) que se dediquem a fazer a importação.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por serges »

civic Escreveu: quinta abr 11, 2024 9:25 am A ideia passa por escolher um carro online, ver garantias e até falar com o vendedor para saber mais sobre o carro e depois contactar alguém (empresa) que se dediquem a fazer a importação.
Não diria mais! :D
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Goncalo2367
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta abr 10, 2024 11:40 am

Re: Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por Goncalo2367 »

Por acaso, como falo alemão fluentemente e tenho um conhecido na Alemanha que até poderia ver os carros pessoalmente, achei que seria um bom mercado para explorar. No entanto, estou em dúvida sobre quais modelos são populares em Portugal e se vendem bem.

Estive a deitar olho nestes modelos:

Peugeot e-2008
Peugeot e-208
Renault Megane EV60

Mas como sou bastante novo neste mercado, gostaria de ouvir as vossas opiniões.

Obrigado e abraço.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por serges »

São interessantes, até acredito que estejam a um preço bem melhor que cá em PT, já tentaste ver o ID4, Kona, Niro, megane, são veículos que se vendem bem e claro o preço fala mais alto.

Kona e Niro são os mais fiáveis tirando a parte dos rolamentos, o ID4 o problema do Software que acho que está resolvido e por fim o Megane pela baixa de preço levou aos usados a caírem um bocado...

Digam mais sugestões além dos que disseste que também são boas escolhas mas creio que o antigo grupo PSA andam a sofrer de problemas nos carregadores mas não estou certo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1456
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por civic »

Depois existem aqueles modelos de nicho, tipo o Honda-e, o Mini, Fiat 500,... Penso que são faceis de vender por cá, e os preços upa, upa.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por serges »

civic Escreveu: sexta abr 12, 2024 12:00 pm Depois existem aqueles modelos de nicho, tipo o Honda-e, o Mini, Fiat 500,... Penso que são faceis de vender por cá, e os preços upa, upa.
Boa dica, então os Honda-e é um nicho de mercado mas não há como ignorar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1910
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por Freddy_krueger »

falta o elephant on the room... qualquer Tesla... mas necessário ter em atenção que mudanças relevantes e subitas de preços (exemplo 2023) podem afetar negócio

A Alemanha tinha a vantagem (até Dezembro) de ter dado grandes apoios à compra de carros novos eletricos, que podiam ser vendidos rapidamente (exportados) noutros paises que não tinha incentivos tão generosos. Este foi até à pouco tempo um grande negócio lá. Agora não sei se o ainda é...

Para os carros franceses (Peugeot, citroen, Renault), até pelo nível de vendas, penso que mercado de origem Françês será um local mais interessante para fazer sua compra.

Não necessitando grandes stresses para importar devido a isenção de alguns impostos nos BEV, penso que o melhor serviço seja o "re-assurance" ao comprador do bom estado do veiculo.... transporte, muitas empresas já fazem e há quem até queira lá ir buscar e experimentar logo carro na volta :P.

Just my 2 BIG cents...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1456
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por civic »

Sinceramente com os Teslas é preciso ter mais cuidado com importações, pois de semana para semana altera alguma coisa no carro que o torna mais ou menos vendável, tipo de baterias, sensores, manetes,... depois têm o fantasma da descida de preço, coisas que podem arruinar um negocio num instante, tipo compras um model 3 e passado uma semana desce de preço uns 2000€, lá se vai o lucro...
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por serges »

Freddy_krueger Escreveu: sexta abr 12, 2024 4:39 pm falta o elephant on the room... qualquer Tesla... mas necessário ter em atenção que mudanças relevantes e subitas de preços (exemplo 2023) podem afetar negócio

A Alemanha tinha a vantagem (até Dezembro) de ter dado grandes apoios à compra de carros novos eletricos, que podiam ser vendidos rapidamente (exportados) noutros paises que não tinha incentivos tão generosos. Este foi até à pouco tempo um grande negócio lá. Agora não sei se o ainda é...

Para os carros franceses (Peugeot, citroen, Renault), até pelo nível de vendas, penso que mercado de origem Françês será um local mais interessante para fazer sua compra.

Não necessitando grandes stresses para importar devido a isenção de alguns impostos nos BEV, penso que o melhor serviço seja o "re-assurance" ao comprador do bom estado do veiculo.... transporte, muitas empresas já fazem e há quem até queira lá ir buscar e experimentar logo carro na volta :P.

Just my 2 BIG cents...
Bem verdade...

Tenho um amigo que sofreu com essa coisa de baixa de preços e não foi um Tesla foi o Megane... foi buscar por um bom preço e até era para vender, acabou por ficar com ele pois o lucro que iria ter depois da baixa de preço, quase 5000€, preferiu ficar com ele...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Goncalo2367
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta abr 10, 2024 11:40 am

Re: Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por Goncalo2367 »

serges Escreveu: sábado abr 13, 2024 11:03 am Bem verdade...

Tenho um amigo que sofreu com essa coisa de baixa de preços e não foi um Tesla foi o Megane... foi buscar por um bom preço e até era para vender, acabou por ficar com ele pois o lucro que iria ter depois da baixa de preço, quase 5000€, preferiu ficar com ele...
Mas como foi possível o Megane ter descido assim subitamente 5000€? Tem relação com a situação que a Alemanha teve, com esses "grandes apoios para a compra", ou simplesmente o carro desceu assim de preço? E se sim, por qual razão?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por serges »

Renault baixou com o lançamento da Scénic, não tenho certeza se foi consequência directa mas baixou o preço isso foi certo...

Já os subsídios prevejo o fim dos mesmos para breve ou só para os veículos "europeus" ou made in Europe...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1910
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: sexta abr 12, 2024 5:07 pm Sinceramente com os Teslas é preciso ter mais cuidado com importações, pois de semana para semana altera alguma coisa no carro que o torna mais ou menos vendável, tipo de baterias, sensores, manetes,... depois têm o fantasma da descida de preço, coisas que podem arruinar um negocio num instante, tipo compras um model 3 e passado uma semana desce de preço uns 2000€, lá se vai o lucro...
Sim, como vice-versa (aumento de preço).
Mas também sem dúvida a marca mais facilmente vendável (em viculos full Eletric) a preços semelhantes pois o brand recognition é muito grande.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1910
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por Freddy_krueger »

serges Escreveu: sábado abr 13, 2024 4:12 pm Renault baixou com o lançamento da Scénic, não tenho certeza se foi consequência directa mas baixou o preço isso foi certo...
Foi exatamente por isso.

O Megane é de uma classe ligeiramente inferior ao Scenic mas até À bem pouco tempo estava acima de 40 KEUR. Saindo o Scenic a 39,9 KEUR, logicamente Renault adaptou preço do Mégane a esta nova realidade.

Acho que o mesmo se vai passar no futuro com outras marcas... por exemplo o futuro Audi Q6etron vai canibalizar completamente o Q8 pois este é um produto já antigo (pouco eficiente, 400v, etc)...só com grandes descontos acho que será benéfico sua compra em novo face ao Q6. E esses descontos repercutem-se depois no valor de usados.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1456
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por civic »

Freddy_krueger Escreveu: segunda abr 15, 2024 1:38 pm
Sim, como vice-versa (aumento de preço).
Mas também sem dúvida a marca mais facilmente vendável (em viculos full Eletric) a preços semelhantes pois o brand recognition é muito grande.
O problema é os carros de inventário que saem a preços muito baixos, facilmente aparece um a preço de importado. ;)
Se for para ficar com ele tudo bem, para revenda pode ser um inferno.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1910
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: terça abr 16, 2024 12:22 pm O problema é os carros de inventário que saem a preços muito baixos, facilmente aparece um a preço de importado. ;)
Se for para ficar com ele tudo bem, para revenda pode ser um inferno.
Sim, até Dezembro era fácil na Alemanha arranjar Teslas a preços de saldo devido aos enormes ajudas que quase anda exigiam além de carro ficar matriculado uns meses...
Mas como se disse acima, não é um problema exclusivo dos Teslas, tens Polestars de inventário a preços menos inflaccionados, renault que baixou preço do Mégane, mesmo na gama ID com alguns descontos bastante grandes...mesmo com hyundai... cada caso tem de ser visto individualmente, e tem sempre seu grau de risco (garantia, quedas de preço, etc...)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1456
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por civic »

Certo, mas nesses casos que falas a diferença do valor de um importado ainda é qualquer coisa em relação a um nacional, ou seja, dificilmente perdes dinheiro numa revenda, já a Tesla é tudo mais global, valores muito mais aproximados.
Conheço um caso de no mês passado foi buscar um Polestar 2, carro de serviço da marca com garantia "Volvo" em que conseguiu uma diferença de cerca de 4000€ em relação a ter comprado um de serviço por cá.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1910
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por Freddy_krueger »

Sim, valores de Tesla muito uniformizados (acho que uma vantagem para quem compra novo pois normalmente PT muito penalizado face a outros países UE).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1456
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Importação e Revenda de Carros Elétricos Usados da Alemanha para Portugal

Mensagem por civic »

Freddy_krueger Escreveu: quinta abr 18, 2024 10:27 am Sim, valores de Tesla muito uniformizados (acho que uma vantagem para quem compra novo pois normalmente PT muito penalizado face a outros países UE).
Também não concordo com isso de novo, vê o meu caso, quando comprei o i4 dei 60 750€ o model 3 LR custava 61 990€, isto em Fevereiro de 2023, no verão do mesmo ano o mesmo model 3 LR custava 48 990€, hoje o i4 é mais caro do que na altura.
Comprar para ficar com ele muitos anos até apostava num tesla, para revenda é uma lotaria muito grande. Mas para ficar com ele até acabar tem outro grande problema na minha opinião, mexer na bateria será sempre um inferno.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”