LAVAR BIODIESEL

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
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Luciano Kaefer
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Mensagem por Luciano Kaefer »

boas baron:

como a areia que coloquei traz sempre sujidades acabei passando o bio várias vezes pelo mesmo filtro.
á medida que eu ia recolocando o bio, a vazão ia diminuindo aos poucos, também pelo vazamento do ar, o que diminui a pressão positiva.
já devo ter passado uns 200 litros pelo filtro, e quando boto pressão, ele sai com uma vazão aproximada de 1000 litros diários.

o que ocorre é que quando vai saindo o bio pelo filtro, a pressão vai diminuindo e ocorre uma diminuição da vazão.

a solução é colocar uma entrada constante de ar, coisa mínima, o suficiente para repor o espaço que o bio desocupa quando passa pelo filtro.

nesse caso, é imprescindível o uso de uma válvula de segurança, para, no caso da entrada de ar ser superior ao bio que está saindo, não cause a explosão do bidon.

se vc observar na foto, existe bem em cima, uma válvula. ligo o ar direto do compressor na ponta, e regulo a entrada de ar nessa válvula. totalmente aberta, enche rapidamente.

essa regulagem é que tem que ser feita. tendo um manômetro, vc pode acompanhar, durante os trabalhos, se a entrada de ar que vc definiu pela regulagem dessa válvula, mantem a pressão estabilizada em 5 libras, o que vai lhe garantir uma filtragem homogênea em termos de velocidade.

[img][img]http://img80.imageshack.us/img80/8485/1411071100bp1.jpg[/img][/img]

creio que a mudança de areia tem que ser feita à partir de uma perda de eficiência na filtragem.

por exemplo: se com 5 libras vc consegue no início 40 litros/hora, no momento em que com essa mesma pressão, cair para 20 litros/hora, está na hora de mudar a areia.

lembre que esses valores de litros/dia, dependem de testes para se confirmarem. não tenha isso como uma verdade absoluta.

sds

luciano
o conhecimento, quando dividido, se multiplica...

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Tiane
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Mensagem por Tiane »

luciano...pq vc não tenta decantar esse bio, como se faz com a glicerina, só q desta vez fazer o pó de talco descer p o fundo.

você tem q pesquisar alguma substância que se junte com o magnésio, fazendo com q se forme um maior volume, e torcer p q eles fiquem no fundo do tanque.
pode ser como uma precipitação, ou um floculante, vê isso na net.
floculante: o floculante serve para afundar a sujeira
bah, eu estou meia , bem , atrasada, se não teria o prazer em tentar ver isso p vc.

afinal o fórum existe p juntarmos o conhecimento...

e vê de vedar com o vedador de junta do motor...essa é ótima...te trago o nome bem certo depois...devo ter em casa.
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."

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RED BARON
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Mensagem por RED BARON »

creio que a mudança de areia tem que ser feita à partir de uma perda de eficiência na filtragem.

por exemplo: se com 5 libras vc consegue no início 40 litros/hora, no momento em que com essa mesma pressão, cair para 20 litros/hora, está na hora de mudar a areia.
penso que a eficiencia referida tem a ver com a quantidde e não a qualidade.
na minha opinião ( e pela experiência que tenho)quanto mais bloqueado estiver o filtro mais eficiente se torna na qualidade da filtragem, no entanto diminui bastante a quantidade versus tempo.
a meu ver deve-se mudar a areia quando o processo fique demasiado lento.

este fim de semana fiz uma limpesa a seco em 10l de bio.
aqueci o bio até cerca de 60ºc e juntei 300g de talco e mantive a agitaçã por 10 minutos.
coloquei num pequeno bidon de 30l com tampa.
no dia seguinte suguei a vácuo a camada sobrenadante de bio e meti num recirculador ligado ao filtro de copo de 1 micron durante mais quinze minutos.
como já esperava não ficou nada de especial no filtro que me leve a pensar que o filtro pode bloquear durante a filtragem, deve passar varios milhares de litros por ele até ser necessário substitui-lo.
o bio parece-me limpo mas como não tenho microscópio e lamelas para contar particulas fiquei com experiência a meio.
não sei se alguem já tentou esta solução.

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Luciano Kaefer
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Mensagem por Luciano Kaefer »

boas baron:

com toda a certeza o filtro vai retendo as impurezas lá dentro. não fica nada visível fora. é lá pelo meio que as particulas se juntam. porisso a importância do manômetro, no sentido de mostrar a pressão que vc está metendo no filtro. é essa pressão, quando for demasiadamente forte, que vai lhe dar a indicação de que o filtro está saturado, clamando por outro.

hoje, fui dar uma mexida na areia, para ver como estava.

estava uma camada compacta, e não percebi traços de talco na camada superficial. isso confirma a mesma idéia do filtro:
é lá pelo meio que as particulas se juntam
para remover, usei uma espátula, e tive que fazer um pouco de força, tamanha a compactação. mas o bio passa tranquilo por essa camada. mesmo sem pressão positiva, ele sai. um fiozinho mas sai.

quando colocamos pressão é que a coisa anda. porisso a pressão vai resolver o caso do fry e de outros, que se preocupam com o volume diário de filtragem.

sds

luciano


barbas
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Mensagem por barbas »

estou impressionado!

muito bem !

assim se mostra como se fazem as coisas...

já agora tive uma ideia disparatada que queira partilhar convosco.

no iníico dos tempos, quando fazer bio diesel era uma questão de rezas ferverosas, dizia-se que a decantação da glicerina "limparia" o bio de impuresas que pudessem ainda estar presentes vindas do ovu.

a minha questão é a seguinte:

será que funciona juntar o talco antes de decantar a glicerina?
qual será a reacção?

abraço

barbas

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Elios
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Mensagem por Elios »

boas,

eu como já disse noutras alturas não tenho qualquer tipo de problema com a lavagem com água mas se puder poupar a energia que se gasta na secagem então perfeito.

sendo assim sigo atentamente os vossos passos.

amigos não se esqueçam que "candeia que vai à frente ilumina duas vezes" portante força a iluminar o nosso caminho, obrigado

abraço
Verde por Excelência

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Elios
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Mensagem por Elios »

barbas Escreveu:
será que funciona juntar o talco antes de decantar a glicerina?
qual será a reacção?
talvez até funcione mas já estou a ver uma "papa" extremamente sólida e difícil de remover/canalizar e claro muito provavelmente iria inutilizar o aproveitamento do glicerol para queima ou no caso do luciano para comercialização

abraço
Verde por Excelência


Fry
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Mensagem por Fry »

em principio, esses serão grandes incovenientes.

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Luciano Kaefer
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Mensagem por Luciano Kaefer »

boas barbas:

já fiz isso...

e essa não relatei aqui no forum...

ficou uma papa só. a glicerina que já é espessa, junto com o bio e o talco, ficou uma coisa que não dava nem coragem de olhar...

penso que o roteiro que estamos seguindo está indo bem. remove a glicerina, transporta o bio para um bidon de decantação e aplica talco.

tenho usado 32g de talco por litro, mas os resultados das análises ainda não são satisfatórias por excesso.

limpa muito, e acaba removendo coisas que não poderia. se tens acompanhado os resultados, veja que o ph tem descido muito.

estou no aguardo das considerações do red baron à respeito da influência na proporcionalidade entre o bio e do alcool isopropílico. assim que der ele posta aqui os resultados. já prometeu. e promessa do red baron pode acreditar.

amanhã vou limpar usando a metade da dose de talco, para ver os resultados. e obviamente, que serão publicados aqui.

sds

luciano
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barbas
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Mensagem por barbas »

sim sim

e estou para ver o tal método novo que ele está a estudar...

voces têm me dado pica para voltar a fazer experiencias....

a minha esposa deitou os meus frascos todos fora, mas acho que consigo recuperar alguma coisa...

já agora fry os filtros das piscinas como ficaram?

abraço

ps: fry tb gostava d eprovar a tal água pé

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Luciano Kaefer
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Mensagem por Luciano Kaefer »

boas anigos:

fiz um teste com 60 litros de bio proveniente de oleo de frituras e purifiquei-o usando desta vez 1 kg de talco, o que representa a metade da dose que usava anteriormente.

o bio saiu do filtro com uma cor de terra, muito feio. aqueci, mas mesmo assim, permanceu turvo.

aproveitei a caloria para adiconar 1 grama da sílica trisyl. agitei e deixei decantar. passei por um filtro de papel e voltei a aquecer.

o bio ficou translúcido, do jeito que desejamos.

estou a fazer os testes de qualidade.

no teste 3/27, não se nota nenhuma formação de óleo não reagido no fundo.

teste do ph estabilizado em 7.03 sendo que o alcool isopropilico estava estabilizado em 7.02.

teste da garrafa está à ser feito e assim que confirmar, publico o resultado aqui.
pelo que dá para perceber, a água está saindo turva, embora o ph em 7.03 significa que não existem mais sabões nem soda dissolvida na água.
pode ser que a sílica trisyl necessite de um filtro melhor para reter as sujidades em suspensão na água.

sds

luciano
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argon1
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Mensagem por argon1 »

luciano kaefer Escreveu:boas...

é que tinha uma pouca vazão, e como ainda havia um escape de ar pela tampa, aliado ao próprio escape pela saída do bio, julguei não ter problema.

mas de qualquer forma, a segurança indica usar no maximo 5 libras.
coloquei também uma dose extra de areia, para ficar bem filtrado, razão essa que fez com que demorasse mais para filtrar.

mas a filtragem está a contento.

só falta estabelecer a relação de areia/bio.

não tenho nenhuma dúvida de fazer as minhas "lavagens" apenas com talco e filtragem com pressão positiva.

aconselho.

sds

luciano
boa noite a todos
já faz algum tempo que não escrevo nem comento nada no forum.(problemas de fornecedor de net) mas tenho acompanhado sempre que o tem permite o desenvolvimento e experiencias de todos , relativamente a esta experiencia do luciano já experimentei em tempos idos mas aborrecia-me um pouco ir buscar areia á praia e tive algumas duvidas quanto ao sal que ela contem e como afectaria o bio, no entanto para que o luciano possa fazer testes em segurança aconselho o que eu usava, um balão de 60lts em ferro daqueles que são usados nas bombas de agua para manterem a pressão na canalização e que aguentam pressões acima de 12bars, claro está que tem de ser adaptado tirando a camara de ar em borracha do seu interior (eu usei um que era sucata) para impedir a saida das areias e cascalho (lavado) usava pano cru, posso dizer que funcionava relativamente bem, se alguem com conhecimentos de quimica se quiser pronunciar acerca do sal por favor comente.

um abraço


argon1
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Mensagem por argon1 »

já agora uma perguntinha;
alguem me pode dizer onde encontrar talco industrial na zona do algarve
quanto mais procuro menos encontro

abraço

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RED BARON
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Mensagem por RED BARON »

argon1 escreveu:
aborrecia-me um pouco ir buscar areia á praia e tive algumas duvidas quanto ao sal que ela contem e como afectaria o bio
areia da praia, só se for bem lavada até retirar todo o sal.

o sal não é bem vindo no biodiesel que vai para o motor.

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Luciano Kaefer
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Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

as areias de praia a que me refiro, são de praias de água doce, sem nenhuma presença de sal.
entretanto, mesmo as provenientes de praia de agua salgada, é possível retirar o sal através de sucessivas lavagens.
sds
luciano
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argon1
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Mensagem por argon1 »

bem, mais uma vez obrigado aos dois red baron e luciano; já deixei de usar este sistema´há cerca de dois anos e 2000 km no meu astra 1.7 td , este pelo menos não se queixou (ainda bem mas isto porque já não se fazem motores como estes da izuzu, no entanto após ouvir o luciano estou tentado a arranjar novamente um balão de pressão identico e voltar a adaptá-lo desta feita usando areia lavada, depois posto fotos e comentarios (espero que em breve).

um abraço

p:s onde posso arranjar sacas de 50kg de talco estou desesperadamente á procura pois deixei as lavagens com agua

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Luciano Kaefer
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Mensagem por Luciano Kaefer »

boas argon1:

se vc morasse no brasil, mandava entregar em tua morada. comprei semana passada 40 kg e o uso é pequeno.

encontrei o talco industrial ( aqui é assim chamado ), numa empresa que distribui produtos químicos, essencias aromatizantes, metanol, alcools etc...
paguei por kg 0,31 euros.

é o mesmo talco usado para bebes. para caso de urgencia, vá ao supermarket e compre o que encontrar, de preferencia ao que não contenha essencias. quando mais isento melhor. afinal, estou usando com sucesso 32g/l.

sds

luciano
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Rui de Carvalho
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Mensagem por Rui de Carvalho »

bom dia

tenho estado aqui a ler as vossas observações e cheguei a conclusão que a minha experiencia poderia ser muito bem vinda por esta comunidade.

eu sou eng. quimico e responsavel pela operação e controlo de qualidade de uma fabrica de biodiesel que produz com óleos usados 15000 litros/dia, sendo esta fabrica a segunda fabrica que eu desenho e construo. além de ter prestado consultadoria na construção de pelo menos mais 3 fabricas distintas.

e em primeiro lugar queria informa que a utilização de sal na primeira lavagem, pode e deve ser feito sempre que a seguir for efectuada pelo menos mais duas lavagens destintas e com separação correcta das águas de lavagem.

além das lavagens com água existe pelo menos mais três meios de purificar o biodiesel.

outra coisa que queria corrigir é o facto de uma reacção incompleta o biodiesel ficar turvo. esta afirmação esta errada, pode-se obter soluções lindas e não serem biodiesel de todo. a forma mais simples de se determinar o teor de conversão é pela viscosidade. a viscosidade varia de forma +- linear com a viscosidade, assim se a viscosidade para o mesmo óleo baixar, quer dizer que a conversão aumentou.


outra coisa a temperatura recomendada para se fazer um bom biodiesel é dos 70ºc + para cima, a baixo disso tem de ficar muito mais tempo a reagir, para produzir biodiesel a 50ºc a reacção deve ficar a reagir pelo menos uns 40 a 50 min. e mesmo assim deve ser usado cerca de 200 ml de metanol para cada litro de óleo. a utilização da soda deve ser pelo menos 3,5g/litro + acidez (contudo para tão baixas temperaturas eu usaria uns 5g/litro)

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Autor do tópico
escalavardo
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Mensagem por escalavardo »

rui de carvalho Escreveu:além das lavagens com água existe pelo menos mais três meios de purificar o biodiesel.
benvindo rui. é sempre bom ter alguém que já "esteja dentro do meio", e que venha reforçar as nossas ideias.. tudo o que referiste no post, já é feito pelo membros (apenas a questão das temperaturas varia consoante cada um.. na minha opinião, prefiro talvez gastar mais tempo com a bomba de circulação, do que gastar mais energia com as resistências..)

agora voltando à purificação.. podes revelar que outros três meios te estás a referir? ou são segredos?

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Luciano Kaefer
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Mensagem por Luciano Kaefer »

boas rui:

finalmente a seção biodiesel vai ter um engenheiro "de verdade". , pois até agora ela é habitada por muita gente que vai aprimorando conhecimentos através da técnica erro-acerto, visando com isto, relatar aqui no forum as experiências, de forma que quem por aqui passar, já tenha uma luz a seguir.

o forum é feito de pessoas abnegadas, que oferecem seu contributo de forma gratuita e solidária, visando disseminar tecnologias.

o produtor caseiro de biodiesel não representa uma ameaça às grandes empresas, pois se pensarmos no volume produzido para consumo próprio, é um pingo no oceano.
outra coisa a temperatura recomendada para se fazer um bom biodiesel é dos 70ºc + para cima
esse sempre foi um ponto controverso no forum. o conceito geral é de que a reação tem que ser feita à 55ºc.
descobrimos, no tópico sobre gordura animal, que esse tipo de gordura não reage com reação à 55, mas sim com 70ºc.
quando foi postada as experiências, a gritaria foi geral, pois todos diziam que o metanol iria evaporar. pelos testes feitos pelo red baron, não houve evaporação à essa temperatura.

você aguçou a curiosidade dos users. já tem gente pedindo para você revelar as outras formas de purificação.

estamos aqui tentando purificar bio com vários produtos, tentando evitar a adição de água, um bem precioso e que deveria ser preservado.

talco industrial, sílica micronizada (trisyl ) tem sido nossas apostas.
a sílica mostrou-se melhor agente purificador que o talco.
outra coisa a temperatura recomendada para se fazer um bom biodiesel é dos 70ºc + para cima, a baixo disso tem de ficar muito mais tempo a reagir, para produzir biodiesel a 50ºc a reacção deve ficar a reagir pelo menos uns 40 a 50 min. e mesmo assim deve ser usado cerca de 200 ml de metanol para cada litro de óleo. a utilização da soda deve ser pelo menos 3,5g/litro + acidez (contudo para tão baixas temperaturas eu usaria uns 5g/litro)
você está à dizer, que usando uma temperatura maior, além de reduzir o tempo de reação, você também utiliza menos metanol

no caso de reação à 70ºc, quanto tempo de reação e quanto metanol você usa por litro

você poderia mostrar o caminho das pedras.

saudações e ate breve.

luciano
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