Metanol VS Etanol qual o melhor?

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.

Metanol VS Etanol qual o melhor?

Metanol
5
26%
Etanol
14
74%
 
Total de votos: 19

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Phobos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sábado jun 17, 2006 11:20 pm

Metanol VS Etanol qual o melhor?

Mensagem por Phobos »

qual será o mais rentavel, lucrativo e de mais barata obtenção combustivel etanol ou metanol???

defendam as vossas ideias e convicções.

eu pessoalmente estou convencido que o etanol é o melhor dos 2.

eu digo isto porque é o mais facil e barato de produzir e é mais lucrativo porque vale mais dinheiro. o problema é acha-lo a vender por bons preços quiseremos comprar.
Última edição por Phobos em sábado jun 24, 2006 12:55 am, editado 2 vezes no total.
Imagem


|| Ambiente Limpo ||


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

metanol

mais barato, mais puro e acima de tudo sem água

barbas


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

pois, mas o metanol é um conhecido e potente tóxico com efeitos neurológicos. como combustivel para motores a gasolina nem devia ser considerado!

Avatar do Utilizador

tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Mensagem por tractortp »

acho que o metanol não seria pior para nós ou para os motores do que o etanol.

apenas acho que o metanol degrada-se muito rapidamente, pois absorve água do ar rapidamente, eu sou adepto do aeromodelismo e o metanol não estraga os motores, mas se deixar ao ar livre a mistura muda de cor e o rendimento do motor baixa, isso além da evaporação.

quando tiver um carrito a gasolina ( para esperiencias ) espero fazer testes com misturas de metanol a 30 ou 50 % .

mas nós por cá, temos o metanol bastante mais barato e mais fácil de comprar do que o etanol.

não é fácil comprar grandes quantidades de etanol, pois o estado tem esse negócio regulamentato e sob olho serrado por causa do vinho à martelo.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

sou realista. metanol ainda consigo arranjar.

e etanol??? sabem me dizer???

estamos em portugal e não no brasil.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Mensagem por Ex-lunatico »

outro facto importante é que o metanol geralmente tem origem petrolifera


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

talvez a pergunta esteja mal feita...

melhor em quê?

para o planeta, para fazer biodiesel, para a bolsa?

barbas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Phobos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sábado jun 17, 2006 11:20 pm

Mensagem por Phobos »

barbas Escreveu:talvez a pergunta esteja mal feita...

melhor em quê?

para o planeta, para fazer biodiesel, para a bolsa?

barbas
a pergunta é em geral, por isso não é sobre nada especifico.
a pergunta é:em geral qual é o melhor para uso como combustivel e todos os subtemas que isso acarreta como preço, etc.
Imagem


|| Ambiente Limpo ||


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

a pergunta é:em geral qual é o melhor para uso como combustivel e todos os subtemas que isso acarreta como preço, etc.
usas metanol como combustivel no teu carro???????

onde raio há etanol á venda????

não sei como responder
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

pois faço a mesma pergunta: alguém usa metanol no carro?

e alguém tem ideias das implicações disso, tanto a nível de saúde para o automóvel, como saúde publica?

agradecia respostas (de preferência sérias)
3º sócio novaenergia


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

sei que se usa no modelismo e nos bolides de competição. mas usá-lo normalmente desconheço. se for bom, passo a usar é relativamente mais barato que a gasolina.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

"sei que se usa no modelismo."
ora aqui está o meu passatempo preferido tenho carro a escala 8 q trabalha a metanol, oleo etc etc alguem quer saber a composto daquilo???

Avatar do Utilizador

tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Mensagem por tractortp »

como disse antes, sou adepto do aeromodelismo, e nunca ouvi falar em usar etanol, somente metanol, talvéz este deva ser melhor como combustível.

inclusive nos states só usam metanol nos fórmula indy e dragsters, e lá há mais acesso ao etanol do que por cá.

no brasil o etanol é menor por ser mais fácil de fabricar rentabilizando as vastas áreas de cultivo.

eu vivi no brasil alguns anos e tinha um carro à etanol, puxava menos e consequentemente andava um pouco menos que à gasolina, mas tinha algumas alterações para consumir etanol, taxa de compressão maior e sistema de carburação niquelado por causa da corrosão.

penso que o etanol fique mais barato, mas talvéz o metanol seja melhor como combustivel.

posso estar enganado mas é o que penso.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

mas ainda não vi ninguém falar que o metanol seria bom para queimar no dia-a-dia.. carros de competição tudo bem, mas se não se usa nos carros normais, por alguma razão é.. e gostaria de saber qual..

3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

etanol sem dúvida e cito:

"o etanol é um carburante fabricado a partir de milho, cana-de-açúcar, e outros produtos naturais, e que é adicionado em várias percentagens à gasolina."

ou seja as vantagens ecológicas, sociais (+ trabalho agrícola), rentabilidade económica (+ área produtiva) estão do lado do etanol

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

amigo, e o metanol vem de onde?

madeira.. (apesar de já se produzir sinteticamente).

a minha questão principal é se a combustão do metanol pode ou não ser prejudicial à saúde (tanto minha, como do motor).

sei que o metanol é tóxico, e o meu medo não é na manipulação e colocação no depósito, pois apesar de não estar livre de acidentes, penso ter alguns cuidados com esta substância..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

escalavrado , essa produção sintética (derivada do petróleo) do metanol é o que se faz na esmagadora maioria dos casos


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

etanol = alcool etílico?
metanol = alcool metílico?

em termos de produção, o preço é o mesmo, pois o processo é semelhante, excepto que o metanol é produzido através de destilação agressiva (está na wikipédia) e o etanol através de destilação simples (também lá está ). o consumo é que é diferente, o que afecta o preço dos mesmos, graças à já conhecida lei da oferta e da procura. pensem nos usos que conhecem para um e para o outro, e ser-vos-á fácil perceber porque é que o etanol é mais caro. afinal, quantos de nós já desinfectaram uma ferida com metanol? ou assaram uma chouriça com o mesmo? e beberam uma bebida com metanol? o metanol serve apenas para "brinquedos", e como matéria prima para outros produtos químicos (tal como o etanol).

energiadiesel: o metanol produzido sinteticamente utiliza como matéria-prima o gás natural.

escalavardo: a questão principal é que não podes usar metanol (ou etanol) como unico combustivel sem adaptações no veículo. outro problema é que o metanol é corrosivo, e não é tão inflamável como a gasolina. mas o problema principal são as fugas. se por acaso tiveres uma fuga no depósito, ou entornares metanol enquanto abasteces, esse metanol pode infiltrar-se em lençois de àgua, que por sua vez abastecem poços. agora multiplica este cenário por milhares de milhões de veículos. isto já aconteceu em santa monica, na califórnia, com o substituto da gasolina com chumbo, o mtbe (methyl tert-butyl ether), composto fabricado através da reação de metanol com isobutileno. se juntares as partes (corrosivo, altamente hidrossolúvel e venenoso) percebes porque ainda não se enveredou por aí.
Última edição por HLopes em sábado jul 08, 2006 4:40 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

humm.. e que adaptações podem ser essas?

quanto a ter um pci menor do que a gasolina, já não sei.. se os carros da formula indy usam metanol é porque não pode ser assim tão abaixo..

pois o mtbe já foi abordado neste tópico:

http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=433

e sei bem as "potencialidades ambientais" do bicho..
3º sócio novaenergia


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

sinceramente, não faço a menor ideia.

pelo que li, a mistura gasolina + metanol + óxido nitroso tem mais "pujança" que gasolina e metanol.

de qualquer maneira, vai reportando o que descobrires.

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”