como secar o biodiesel?

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

experimentei fazer uma secagem com o meu processador tal como está, mas peguei numa daquelas pistolas de ar quente e apontei-a para a boca da cuba. assim além da resistencia a aquecer o oleo indirectamente, tinha a pistola de ar a aquecer o ar da cuba directamente.

incrivelmente a subida da temperatura do oleo fez-se muito mais rapido, cerca de 35 min, o que antes demorava á volta de 50. (partindo de uma temperatura inicial de 16º até atingir 65º)

depois na circulação ainda fiz outra coisa: passei o bio que vem da bomba de recirculação para uma mangueira exterior que depois era apontada para dentro da boca da cuba, além disso apertei um pouco a ponta da mangueira de forma a que o bio saisse em "leque". montei o soprador de maneira a "bufar" ar quente para o leque de bd que re-entrava na cuba.

em 30 minutos fiquei com o bd cristalino, sequinho! o que antes demorava 2h30 a 3h00

por isso a minha ideia de fazer um secador externo onde faço o bio circular vai funcionar de certeza. depois posto mais resultados.

o meu problema era a evaporação que era feita dentro da cuba, que depois condensava no topo da mesma e voltava a chover lá dentro, ou seja a água nunca mais saia.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

basta a recirculação a 70º com a bomba dirigida aos sprinklers ou á torneira semi-cerrada e reactor aberto.
Última edição por Fry em quarta out 24, 2007 11:47 am, editado 1 vez no total.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

eu antes fazia assim, mas como os meus sprinklers eram de plastico foram á vida em 3 tempos.

tens sprinklers metalicos?
isso não força muito a bomba?

abraço,


marco.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

os meus são metálicos e ainda estão para durar. em relação á bomba, podes aliviar a pressão, pela torneira que deve estar em paralelo com os sprinklers.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

sabes onde posso arranjar uns metalicos?
não encontro nas casas de bricolage e jardim aqui da zona.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

tens de procurar melhor em casas de ferragens. já não me lembro onde comprei os meus. já vim um reactor de um amigo meu que usou um duma máquina de lavar louça avariada e consegue melhores resultados.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

pois a passagem de ar pelo bd seca-o muito mais rapidamente.. acho que é um metodo a explorar, pois se é possível passar de 2h para 30min, acho que vale mesmo a pena..

se vai oxidar o bd daqui a 6 meses, pois é o que temos de ver..
3º sócio novaenergia


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

http://www.nrel.gov/vehiclesandfuels/np ... /39096.pdf

é um cadito técnico. mas recomendo fortemente esta produção do national renewable energy laboratory do departamento de energia dos estados-unidos. muito interessante seria também pôr as mãos nos aditivos que referem.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

este meu tópico é somente devido à quantidade de electricidade gasta e à duração do lançamento dos vapores para a atmosfera... sem falando do trabalho e preocupação em equipamento de higiene pessoal... imagina se tenho filhos? se tenho filhos vou pensar nos filhos dos outros, foi assim que fui educado em portugal.

já fiz uns testes com um secador de cabelo e resistência ao mesmo tempo, funcionou perfeitamente a um quarto do tempo. eu não me preocupo na qualidade do biodiesel porque gasto 70% no verão ou 20% no inverno...

se chegar à conclusão que vou gastar muito mais em electricidade que vai por sua vez poluir mais, talvez criar novas doenças, sem referir o dinheiro outputted que acaba por ainda sair para as tais guerras e financiar governos e instituições corruptas, vocês sabem... chego à conclusão que é preferível gastar gasóleo...
porque sendo assim, o gasóleo que consumo não vai aumentar nada...
1 abraço


clrocha
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta mai 12, 2006 11:42 am

Mensagem por clrocha »

a soluçao será gastar o minimo de tempo e o minimo de energia. o melhor seria tentar fazer este processo dentro da cuba devidamente isolada(que mantem a temperatura estavel durante mais tempo) e ter uma abertura so para a saida do vapor. tal como ja foi dito um exaustor à saida é uma boa ideia. desta forma a energia despendida no processo seria menor. se em vez de fazer circular o bd por bomba, este circular dentro da propria cuba este n aquece mais depressa? uma vez que ele tem de passar pelo exterior gasta-se energia(calor) na passagem das tubagens. o que quero dizer é que se houver circulaçao dentro da cuba mais bd terá contacto com a resistencia (e quanto maior mais bd entrara em contacto com esta) e ñ havera desperdicio de calor na passagem das tubagens exteriores, que no inverno até deve ser consideravel...


Luiz Pedroso
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça abr 08, 2008 2:05 am

Re: como secar o biodiesel?

Mensagem por Luiz Pedroso »

trabalho com biodiesel no int-instituto nacional de tecnologia - rio de janeiro - brasil e o melhor método para secagem do biodiesel que conseguimos foi com aquecimento com serpentina de óleo e vácuo, com isso conseguimos karl fischer menor que 0,5


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: como secar o biodiesel?

Mensagem por Fry »

há quem faça a secagem com frio industrialmente.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm
Localização: Odivelas

Re: como secar o biodiesel?

Mensagem por Pmatos »

caro fry,

podes elaborar? secagem com frio industrial, comos?
cumprimentos.
Associado nº 41

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: como secar o biodiesel?

Mensagem por mnunespt »

frio industrial está fora das possibilidades do meu "bolso". para mim o quente caseiro ainda é o que funciona melhor.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”