Várias questões sobre Biodiesel

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Autor do tópico
Killtito
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo out 21, 2007 4:29 pm

Várias questões sobre Biodiesel

Mensagem por Killtito »

boa tarde

antes de mais quero dar os parabéns pelo belo forum que aqui se encontra, isto porque encontrar fóruns em português em que as coisas sao tao bem tratadas e sem penetras a estragar o sistema e muito raro.

depois ainda tenho a dizer que estudo eng. química e dentro de aproximadamente um més vou fazer um trabalho no laboratório que por sorte ou azar vai ser preparação de biodiesel(sorte) ou síntese de um sabão de glicerina(azar), com isto espero aprender ainda mais um bocadinho.

agora vou começar por colocar umas duas questões:

1º ao usar-se oleo usado para produção de biodiesel e necessário primeiro filtra-lo por causa de todo o lixo que ele trás. a minha pergunta e que tipo de filtro, espessura dos poros, usam para filtrar esse oleo?

2º pelo que percebi a lavagem e secagem e a mesma coisa, certo? corrijam-me se tiver errado. esta lavagem/secagem serve para retirar o metanol que existem em excesso, certo?

agora trago uma questão que eu mesmo por falta de material não posso por em pratica.

a questão e a seguinte:

sendo que como já li por aqui para retirar o metanol em excesso utilizam agua ou mesmo evaporam-no, evaporação menos mal, tendo em conta de não estar perto enquanto aquilo evapora, ja como sabem ele e tóxico e a longo prazo e capaz de deixar as suas marcas.

quanto a questão de o misturar com agua e mandar esgoto a baixo não concordo muito, pois poluição nos rios já há muita, penso que não seja preciso mais.

com isto leva-me a questionar porque não recuperar o metanol, tive a ver e ate agora so vi uma pessoa a faze-lo.

agora vou eu tentar contribuir para ajudar a rentabilizar mais o processo, nomeadamente na recuperação do metanol ao estado original com maior efeciencia.

o que vou tentar explicar pode ser feito por qualquer pessoa, desde que contendo os aparelhos correcto... entao o que vou tentar aplicar e o um aparelho muito utilizado em laboratorios para evaporações, chama-se rota-vapor, este aparelho alem de efectuar as destilações com grande efeciencia e muito mais rapido, isto porque trabalha a baixas pressões sendo que assim a volatilidade diminui com a diminuição da presão.

então a minha ideia e acupular ao reactor uma bomba de vacuo para reduzir a pressão dentro do reactor depois abrir uma pequena entrada de ar no reactor, de forma a que a entrada seja menor que o ar que a bomba e capaz de retirar, isto para a pressão se manter baixa no reactor, depois colocar uma mangueira na saida de ar da bomba de vacuo ligada a uma maquina de imperial.

o que vai contecer, sair imperial........... era bom mas nao, lol.

a bomba ao estar a retirar ar de dentro do reactor a baixa pressão vai arrastar o metanol em vapor, depois de passar na maquina, esta estando ligada fica fria, o metanol arrefece e condensa obtendo no final puro como o compramos.

algumas considerações que se tem de ter, a entrada na maquina de imperial tem de ser por cima, o caudal do ar nao convem ser muito forte, isto para passar devagar na maquina da imperial par ter tempo de arrefecer, a mistura nao precisa de estar aos 70º, basta 50 ou mesmo 40, depende da pressão que se consegue dentro do reactor.

não sei se perceberam a ideia, mas com isto tento arranjar uma forma viavel de s obter o metanol de novo e num grau de puresa que se pode reutilizar, contudo percebo e acredito que isto seja rentavel apenas para produções elevadas acima de 100 litros.

com este processo que aqui tento transmitir penso que o problema do ar oxida o biodiesel nao se poem, tendo ainda depois a possibilidade de o guardar dentro do reactor a baixa pressão que minimiza ainda mais o oxidação do mesmo.

aguardo por criticas.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

lavagem e secagem são coisas diferentes. a secagem é necessária para tirar a humidade que ficou depois da lavagem.
já que vais ser um futuro engenheiro, seria bom que fosses escrevendo melhor na língua de camões.


Autor do tópico
Killtito
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo out 21, 2007 4:29 pm

Mensagem por Killtito »

pois isso e um problema que tenho desde pequenino
lol

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

todos temos.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

lá está a mania que os engenheiros são seres superiores.. só em portugal é que um curso universitário é um posto..!
3º sócio novaenergia


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

sr. engenheiro killtito

vou tentar ajudar com o meu módico, sexto ano de escolaridade.
agora vou começar por colocar umas duas questões:

1º ao usar-se oleo usado para produção de biodiesel e necessário primeiro filtra-lo por causa de todo o lixo que ele trás. a minha pergunta e que tipo de filtro, espessura dos poros, usam para filtrar esse oleo?
o óleo usado, terá de ser submetido a uma pré filtragem de malha a 2mm e estar completamente isento de água.
2º pelo que percebi a lavagem e secagem e a mesma coisa, certo? corrijam-me se tiver errado. esta lavagem/secagem serve para retirar o metanol que existem em excesso, certo?
errado. a lavagem pode ser feita por vários processos, incluindo o semi-seco.
o metanol em excesso poderá ser destilado.

a secagem é sempre necessária, sendo uma operação anterior á filtragem final de 5 e 1 micro.
o que vou tentar explicar pode ser feito por qualquer pessoa, desde que contendo os aparelhos correcto... entao o que vou tentar aplicar e o um aparelho muito utilizado em laboratorios para evaporações, chama-se rota-vapor, este aparelho alem de efectuar as destilações com grande efeciencia e muito mais rapido, isto porque trabalha a baixas pressões sendo que assim a volatilidade diminui com a diminuição da presão.

apesar de encontrar alguma dificuldade na interpretação, devido a erros ortográficos, frases com deficit gramatical, arrisco a concordar com o raciocínio. vamos aguardar o resultado da sua investigação. posso adiantar que industrialmente, já se processa com sistemas de frio.
não sei se perceberam a ideia, mas com isto tento arranjar uma forma viavel de s obter o metanol de novo e num grau de puresa que se pode reutilizar, contudo percebo e acredito que isto seja rentavel apenas para produções elevadas acima de 100 litros.
já agora ficaríamos gratos se nos puder informar o preço de todo o equipamento, para quem processa 100 a 300 litros, incluindo o reactor.

abraço e boas investigações.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
Killtito
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo out 21, 2007 4:29 pm

Mensagem por Killtito »

boa noite

em primeiro lugar tenho a dizer que não gostei nada da atitude tanto do fry, mas principalmente não gostei da do escalavardo.
segundo não sou eng. é mesmo que o fosse não queria que me tratassem por tal e acreditem que ao contrario que possam pensar eu sei que tenho muito a aprender com os mais velhos, sendo vocês mais velhos eu tenho muito a aprender vocês, nunca neguei isso nem nunca o vou negar. por isso se tens alguma coisa a dizer digam na cara e não mandem bocas do tipo pensam que são superiores ou a escrever a tamanho 6.
terceiro simplesmente dei uma ideia, agora começarem a atacar a parva acho que é não e preciso, não concordam não concordam.
fry:
tenho a dizer que as duas perguntas inicias foram feitas porque nunca fiz o processo e antes de fazer bosta convêm se estar bem informado, digo eu...........
depois quando eu digo reactor e o local onde fazem a reacção do metanol, soda e óleo, que pode ser numa lata como noutro sitio qualquer, ate pode ser num termoacumulador como eu estou a pensar fazer....... para entrada de ar e um tudo soldado, se for metal, com uma válvula, que saiba não e muito caro, para bombas de vácuo sinceramente não sei o preço, andei a procura na net e não encontrei nada de jeito barato, no entanto meti-me a pensar numa bomba de um compressor adaptada, não sei se e possível só vendo.
com respeito a maquina da imperial pode ser uma velha para ir para o lixo, só e preciso de arrefeça a agua e que não tenha fugas na espiral interior.

agora sinceramente nunca pensei que fossem tratar uma pessoa dessa maneira, para a próxima mas vale ficar calado do que tentar ajudar no que seja, pelo menos não ando a levar na cabeça por seres que pensam que são superiores aos outros.

cumprimentos e inte uma próxima

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

eh pá não fiques assim. às vezes o pessoal tem umas saídas infelizes, mas isso não é a norma.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

por acaso a minha boca (como tu chamas) não era para ti, mas sim para o orbis que te corrigiu e disse que como engenheiro devias ser melhor e ter atenção ao português.. ora para mim os engenheiros são pessoas como outras quaisquer, não deviam ter mais direitos nem mais obrigações, entendes? mas o que se passa em portugal é precisamente ao contrário, qualquer pessoa que tire um curso em engenharia e o conclua, parece que ganha um estatuto e isso para mim é vergonhoso, merecedor de nojo e chacota..

não sei o teu nome verdadeiro, mas imagina que te chamas francisco.. antes de teres o curso todos te tratam por francisco.. depois de teres o curso parece que é obrigatório e até fica mal se não seres o eng. francisco ou dr. francisco..

quanto à tua ideia funciona em parte. primeiro, se metes uma entrada no processador, das duas uma.. ou ela é muito grande e entra ar a mais e a bomba nunca mais consegue fazer vácuo, ou é muito pequena e entra ar a menos, sendo que esse ar como está sob pressão irá condensar e formar-se água.

na minha maneira de ver, não necessitas de entrada nenhuma no processador, apenas usas a bomba de vácuo e páras quando atingires valores perto dos 750mm/hg (irás necessitar de um barómetro). e para atingires esses valores levanta-se outro problema, o da resistência do processador e das soldaduras do mesmo.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas ricardo:
sei que assim te chamas porque vi na tua apresentação. aliás, fui o primeiro a te recepcionar e dar as boas vindas nesse que é o maior forum sobre energias alternativas.
creia, a internet às vezes nos causa mal entendidos gratuítos. e acredito ser esse mal entendido a fonte da celeuma.
às vezes a gente esquece de desligar o capslock e alguém pensa que a gente está gritando...
e de fato parece mesmo, pois são convenções que criaram-se na comunidade virtual.
está cheio de pessoas que escrevem em girias de msn, o que causa arrepio aos professores de lingua portuguesa.
estou no brasil, e talvez porisso goze de uma certa compreensão quanto à lingua de camões.
quando aprendi na escola, tinha uma disciplic]na: lingua portuguesa. e tem muita coisa que já foi adaptada e pode parecer aos olhos dos amigos lusitanos, erros ortográficos ou gramaticais. frequentemente, releio meus posts e identifico erros ortográficos e os corrijo. alguns devem passar-me desapercebido, mas procuro expressar-me corretamente.

acho que a gente poderia passar por cima disso tudo. e à você, ricardo, sugiro que entre num dos tópicos já formados, que contenha suas questões.
o tópico que vc abriu é muito abrangente, e trata de muitos assuntos ao mesmo tempo, sem ser específico.
solicite em mp à um moderador que elimine o tópico e comece de novo.
vc tem valor e contamos com vc nesse forum.
venha para cá. não vale virar as costas e sair...
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
Killtito
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo out 21, 2007 4:29 pm

Mensagem por Killtito »

boa tarde

antes de mais quero pedir desculpas pela minha intervenção já que depois de ler os tópicos fique um bocado mal.

vou pedir então a um moderador para apagar o típico, depois de apagar vou então primeiro tirar as minhas duvidas todas e depois então expor as minhas ideias.

antes de mais escalavardo peço desculpa então pela atitude que tomei contigo, pois já explicas-te e eu acredito em ti, tipo se tivesse só sido o que dissesses-te eu passava por cima disso, mas com a do fry a seguir e que pronto............. mais uma vez peço desculpa.

com respeito a bomba de vácuo tenho então de ver isto melhor, mas penso que a parte da agua condensar pode ser ultrapassada com respeito as soldas e que tem de ser bem feitas para poderem aguentar já que o pretendido não e baixar ate aos 750 mm hg mais sim para os 600 mm hg ou mesmo mais se possível.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

espero ter clarificado as minhas intervenções.

quanto à questão de evitares que o ar condense, como pensas contornar? podes sempre usar um absovente qualquer de humidade (sal por exemplo), mas com o passar do tempo irá ficar saturado e irá começar a deixar entrar ar que irá condensar.

abaixo dos 600 mm hg (entenda-se mais perto dos 700 mm hg) é que a água começa a evaporar. mas também podes jogar com a temperatura, quando mais quente estiver, mais depressa a água evapora. penso que não necessitas mesmo dessa entrada no processador, basta trabalhares entre os 600 mm hg e os 750 mm hg
3º sócio novaenergia


Autor do tópico
Killtito
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo out 21, 2007 4:29 pm

Mensagem por Killtito »

boa tarde

tens toda a razão assim e possivel fazer dois em um certo, retirar o metanol e á agua ao mesmo tempo?
corrige-me se estiver errado.

cumprimentos


nookia
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sábado ago 11, 2007 5:32 pm

Mensagem por nookia »

viva,

deixa-me adivinhar, tens uma cadeira de laboratorios integrados 2 e andas no isel?

independentemente da resposta, quando falas do rota-vapor que alguns conhecem, devias falar em destilacao a pressao reduzida e a malta conseguia encontrar mais info no wikipedia.

ha um grande estigma em relacao à formacao media/superior de parte a parte. a humildade é o mais importante que se aprende, mas isso nao se aprende com o 4 o 12 ano ou os 5 anos do curso, demora uma vida inteira e dura uma vida inteira.

nao se esquecam que somos todos amadores, ou seja, amamos o conhecimento

a questao é fertil, a reposta é esteril...

um abraco a todos,

hugo

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Mensagem por lobão »

killtito, da uma olhada nesses endereços que o red, postou

http://biodiesel.infopop.cc/eve/forums/ ... 9721044051

http://www.london-electronics.com/bd/ec ... system.htm

tenho certeza que terás novas idéias, e não desiste não a turma a primeira vista parece rude, mas são grandes amigos ( e gozadores) !!!!!!

sds!!!!!

lobão!!!!!!

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”