Separacao da glicerina??

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

Autor do tópico
explorado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: domingo jan 28, 2007 11:39 am
Localização: maia portugal

Separacao da glicerina??

Mensagem por explorado »

ola amigos!
as minhas duvidas (entre outras) sao as seguintes:
durante o processo da separacao da glicerina nao agitamos!certo??
e o aquecimento?devemos continuar com o aquecimento a 55g encuanto a glicerina assenta para esta esta nao solidificar??ou podemos desligar o aquecimento??
ja agora para um lote de 25l de oleo 1hora de mistura chega??e quanto tempo para acentar a glicerina??

obrigado a todos!!

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas,

claro que não agitamos, a glicerina assenta durante repouso, se agitares esta vai-se misturar de novo com o bio o que não interessa

se usares os 5% de água no final duvido muito que o glicerina possa solidificar embora temperaturas muito baixas ou negativas sejam capaz de o fazer. sem água fica mais pastosa e mais fácil de solidificar com o frio

eu para lotes de 15l de oleo processava durante uma hora, para 100l processo durante 2 horas. mas depende também da força de agitação, com pouca agitação há que aumentar o tempo de processo.

deixo assentar a glicerina durante a noite e no dia seguinte faço as lavagens e mais uma vez deixo de um dia para o outro para remover o resto de água e depois secar.

assim não tenho qualquer tipo de aquecimento ligado durante o assentamento e remoção da glicerina

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

boas elios!

o teu processo é exactamente igual ao meu. sem tirar nem por é mesmo pelas tuas palavras.

a única coisa que difere, é que como tenho o processador na rua, já me solidificou a glicerina nos dias mais frios de inverno mesmo com 10% de agua. por isso, decanto de dia para a poder tirar, ou deixo a resistencia para os 20º durante a noite para combater o frio. mas isto só de inverno quando muito rigoroso.

das duas vezes que me solidificou a glicerina, resolvi o problema com uma pistola de ar qunte, resistencia ligada e muita paciencia. depois a bomba misturou tudo outra vez derretendo os restos de glicerina solida no fundo do processador, depois decantei outra vez e problema resolvido.

abraço,

marco.

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas marco,

eu resolvi o problema da exposição do processador a baixas temperaturas colocando-lhe rodas que "infelizmente" tiveram a sua origem num carrinho de um hiper, embora não o tenha "desviado" do hiper e o tenha encontrado afastado da origem, mais de 1km, logo nunca seria recolhido.
assim dá pra processar lá fora e depois recolher a um sitio mais abrigado durante a noite se for caso disso.

em verdade desde cedo que essa preocupação existia, e quando estiver muito frio??? isolar, mas isolar tendo a vantagem de poupar energia não me convencia como sendo suficiente para uma noite bem fria. dentro de paredes, e se acontece algo... são 100 litros de oleo quentinhos+ 22 litros de metoxido altamente inflamável.
e a solução apareceu, processo no quintal e guardo o processador dentro de paredes depois.

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

o elios e o marco estão totalmente certos em sua maneiras de proceder.

importante na construção o reator, fazer com que a resistência fique bem próximo do bocal de saída do bio/glicerina, para evitar esses problemas.

em dias frios, mesmo deixando o termostato regulado para 40ºc durante a noite, quando vou decantar sempre tem uma "camadinha", bem na boca do cano de saída, que solidifica, o suficiente para bloquear a saída.
em meu caso, que vendo a glicerina para industrias quimicas, esta não pode ter água, o que dificulta o processo.

quando usava água de paragem, nunca acontecia de solidificar... já agora...

em casos urgentes, nada como um bom maçarico à mão...

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

viva luciano!

limpas a glicerina de restos de metanol, soda e lixos do oleo, ou entregas assim mesmo?

abraço,

marco.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas marco:

troco a glicerina por metanol, à razão de 1 por 1.
ainda não estou destilando o metanol, com o destilador inventado pelo red baron.
em breve vou destila-lo.

mas ainda sim é um bom negócio. elimina o meu custo com metanol.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

a única exigencia é que não contenha água, razão essa que me impede de usar a bendita água de paragem, que tantos problemas resolve...

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
explorado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: domingo jan 28, 2007 11:39 am
Localização: maia portugal

Mensagem por explorado »

ola amigo luciano!

onde e que trocas a glicerina??
tambem gostava de o fazer!
ja agora mais uma duvida, quando a mistura esta a descansar para a separacao da glicerina e ja depois da reacao concluida, o reactor fica com a tampa aberta ou fechada??
tenho feito com a tampa fechada mas fica muita condencaçao na tampa do reactor, creio que e metanol!

obrigado pela ajuda!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas explorado ( quem sabe agora com o bio, teu nick muda para "ex-explorado" )

aqui no brasil, vendoa glicerina para uma industria de manipulação de produtos quimicos, que usa, nas suas formulações, glicerina. não saberia dizer onde vender em portugal.

o reator fechado evita a entrada de insetos, que não tem mais nada que fazer do que ir mergulhar no bio...

mas posso te dizer que não é metanol, é água condensada mesmo, umidade que está presente no ar, pois o metanol "começa" a evaporar-se à partir de 65ºc. e digo começa, porque de´pendendo do meio que ele está disperso, precisa ainda mais temperatura.

ora, se vc interrompe o processo com 55ºc, vc não atinge a temperatura para evapora-lo, porisso que te digo com certeza não tratar-se do metanol.

lá no tópico sobre gordura animal tem umas fotos do destilador feito pelo red baron. vale a pena a pesquisa. vc recupera o excesso de metanol, e obviamente, vai poder vender uma glicerina mais pura. isso conta no momento da análise.

qualquer dúvida, volte a perguntar.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

BioPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: terça nov 27, 2007 1:09 pm

Mensagem por BioPower »

já agora luciano, podias dar uma ajuda aqui para nós e tentar saber o que essa empresa faz com a glicerina. assim ficava mais fácil para nós sabermos a quem a podíamos entregar.

obrigado.
Green fuel is the right choice

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas biopower:

a empresa que troco glicerina x metanol, é uma empresa que distribui produtos quimicos. compra em lotes grandes, 10 mil litros de determinados produtos e os fracionam. sei que ela atende empresas de curtumes de couros bovinos.
quando perguntei que destino eles davam à glicerina, falavam-me que a glicerina era um dos insumos necessários aos produtos que eles comercializavam.
sei que esses dados são insuficientes para saber qual é o produto que efetivamente é produzido, mas são as informaçõe que tenho.

prometo, na próxima venda, inteirar-me do tipo de produtos que eles fabricam usando a glicerina.

e, obviamente comprometo-me a divulga-lo aqui.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
explorado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: domingo jan 28, 2007 11:39 am
Localização: maia portugal

Mensagem por explorado »

ola amigo luciano!

ja fiz 2 lotes de 25 l no meu novo procesador mas ainda nao tentei lavar porque tenho a ideia de que o bio depois de ser purgada a glicerina tem que estar limpido ainda antes de lavar, o meu nao fica totalmente limpido e noto que depois de desligar a resistencia e a agitacao, passado cerca de 1 hora de repouso o bio esta muito limpido pois ate consigo ver o fundo do reactor com a glicerina no fundo!
quando vou decantar a glicerina passadas 12 h mais ou menos o bio ja nao esta tao limpido nao conseguindo ja ver o fundo!
por que e que isto acontece na tua opiniao??
no teste da garrafa a coisa funciona, a separacao e boa!
a quantidade de glicerina tambem e boa cerca de 16% sem a adicao dos 5% de agua no final!
achas que devo tentar lavar?tenho medo de estragar tudo!
ou usar este bio misturado com diesel??

obrigado pela ajuda!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas amigo explorado: ( que em breve não mais vai ser ):

o fato de vc conseguir ver a glicerina do alto do bio, é porque ela ainda está quente, e a caloria mascara a verdadeira qualidade do biodiesel.

quando vc purga a glicerina, vc está removendo tudo que não interessa ao biodiesel.

se não usar a água de paragem, você pode dar um outro destino à glicerina ( venda, queimar em aquecedores, misturados com serradura ).
se optar por colocar a água de paragem, essa glicerina vai ficar mais viscosa, favorecendo a retirada.

como vc está numa região fria, recomendo não desligar a resistencia durante a decantação da glicerina, pois glicerina solidificada, é muito difícil de retirar.
quando vou decantar a glicerina passadas 12 h mais ou menos o bio ja nao esta tao limpido nao conseguindo ja ver o fundo!
por que e que isto acontece na tua opiniao??
após arrefecer a temperatura da reação, é natural que restos de soda e glicerina fiquem suspensos no bio, porisso a necessidade da lavagem.
no teste da garrafa a coisa funciona, a separacao e boa!
o teste da garrafa fica melhor quando vc faz depois de lavado, pois além da separação total ( que é o que vc espera ), você pode ver a qualidade da água. se ela for transparente, a lavagem está eficiente. se continuar turva, tem que continuar lavando. até que a água, que entra límpida, saia límpida também.
a quantidade de glicerina tambem e boa cerca de 16%
a quantidade de glicerina está dentro dos padrões. tudo perfeito.
achas que devo tentar lavar?tenho medo de estragar tudo!
vc vai ter que lavar. e não tenha medo. coloque a água de forma lenta. leia bastante sobre as técnicas de lavar biodiesel, publicadas aqui no forum. o ideal é se vc ter um pulverizador para aspergir a água sobre o bio, de forma que essas micro-gotas caiam lentamente pelo bio, e ao descerem, arrastem consigo as impurezas que estão em suspensão no bio.
ou usar este bio misturado com diesel??
jamais use bio sem lavar. vc estará introduzindo soda dentro do seu motor.

não esqueça que tem de secar também. em lotes pequenos, pode colocar numa panela e aquecer até 100ºc até parar de pipocar as bolinhas de água ( igual quando usamos óleos de frituras com água ). atenção: a panela usada para esse fim tem que ser de uso exclusivo do biodiesel.

depois disso, espere arrefecer, e vá para os testes.

1) ph: tem que estar proximo a 7.
2) testes 3/27 ( 3ml óleo + 27 ml metanol ) agite bem e aguarde a decantação. o que ficar no fundo foi óleo não reagido. se a proporção for grande, a reação não foi completa e talvez seja necessário fazer novamente, mas com quantias diferentes de soda e metanol.
3) testes da garrafa: neste vc consegue ver a separação total ( sem layer no meio ) e a água límpida.
4) transparência: coloque uma revista do outro lado da garrafa. se ver o que está escrito, o bio está pronto para o consumo.

e, finalmente, não esqueça de "adaptar" o seu motor para biodiesel, pois ele limpa todo o seu sistema injetor. se usar b100 direto, vai limpar tudo e jogar no filtro.

vá aos poucos, conforme trocar os filtros, aumente a dose.

uffa....

como gosto de escrever e explicar... estou viciado no forum...

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
explorado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: domingo jan 28, 2007 11:39 am
Localização: maia portugal

Mensagem por explorado »

obrigado pela resposta rapida amigo!
vou dando noticias!
abraco!

Avatar do Utilizador

BioPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: terça nov 27, 2007 1:09 pm

Mensagem por BioPower »

ok luciano, fico a aguardar.

obrigado
Green fuel is the right choice


argon1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: quinta out 12, 2006 11:50 pm
Localização: Portimao

Mensagem por argon1 »

oá a todos;
uma duvida/pergunta
por acaso já alguem usou ou por ventura é possivel usar glicerina nos aquecedores a parafina?
postem comentarios por favor de experiencias ou possiveis consequencias pois estou tentado a experimentar

abraço

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá argon1:

nunca usei a glicerina para queimar nesses aquecedores à parafina.

mas a glicerina que produzimos, caso queira aproveitar em aquecedores, esses devem ser externos, pois o metanol presente na glicerina é tóxico.

recomendo que destile a glicerina, recuperando o metanol e obtendo uma glicerina mais limpa.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas.

a destilação da glicerina deve ser feita a vácuo com equipamento apropriado.
mesmo com glicerina pura, a combustão pode libertar gases tóxicos e cancerigenos, devido este facto esta não deve ser utilizada em interior.

tentar queimar glicerina, proveniente do processo do biodiesel, sem destilação, vai destruir com certeza o queimador com os residuos que se acumulam no queimador.

existem equipamentos de queima de glicerina, mas a exaustão dos gases queimados deve ser sempre para o exterior.


argon1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: quinta out 12, 2006 11:50 pm
Localização: Portimao

Mensagem por argon1 »

obrigado pela pronta resposta red baron e luciano, euestava tentado a experimentar mas com exaustao para o exterior, de qualquer forma ainda sou capaz de o fazer com um amistura 50/50 com parafina depois de destilada, será uma experiencia a medio prazo pra ver se a minha "maria" não me espia muito por causa da mania das experiencias, são regra geral os principais obstaculos.

um abraço

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”