Primeiros Km a METANOL

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.

Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

tenta por este na imagem:

http://running_on_alcohol.tripod.com/sitebuildercontent/sitebuilderpictures/high_proof_still.jpg

se quiseres ponho por ti
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

estava a referir-me ao problema com o monoxido de carbono. não deveria acontecer, a não ser que tivesse alguma fuga no escape, que desse para o interior do carro..

já lhe mandei por email o ficheiro.
3º sócio novaenergia


pr2005
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta ago 02, 2006 10:42 am

re:

Mensagem por pr2005 »

boa tarde

realmente deveria ser uma fuga no colector do escape mais alguns problemas com o gaseificador que queimava mal.no primeiro carro que tive esse problema substitui-lhe o gaseificador e melhorou bastante.no segundo carro penso que deveria ser mesmo o colector de escape mas... o problema foi passageiro e não foi nada de especial.no primeiro caso ia morrendo.perdi só 17 kilos de peso .

agradecia que me enviasse novamente o ficheiro.o portugalmail tem estado a dar-me problemas e não recebi nada.envio outro email

[email protected]

já agora gostaria de saber quais as matérias -primas disponíveis no mercado que se possam utilizar para queimar e fazer etanol.

se alguém pudesse ajudar?


pr2005
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta ago 02, 2006 10:42 am

Mensagem por pr2005 »

fry Escreveu:tenta por este na imagem:

http://running_on_alcohol.tripod.com/sitebuildercontent/sitebuilderpictures/high_proof_still.jpg

se quiseres ponho por ti

agradecia então .obrigado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

tenta sacar aqui..


http://espargal.no.sapo.pt/stillrflux.zip

para fazer etanol, tudo o que tenha açucar.. agora tens de arranjar o mais barato.

talvez milho..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

isto de afirmar que o metanol é pouco mais tóxico que a gasolina tem muito que se lhe diga. com efeito é uma substância altamente tóxica por ingestão, inalação e absorção pela pele. qualquer coisa como 8 gramas é suficiente para provocar a segueira.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

mas essas 8 gramas serão se forem colocadas directamente nos olhos , certo?

e se experimentares a atirar as mesmas 8 gramas de gasolina, da mesma forma, para os olhos , o que acontecerá?

a gasolina tem um aditivo, o mtbe, que não é mais do que um derivado do metanol.

por isso a gasolina em termos de toxicidade, está muito perto do metanol.
Última edição por escalavardo em quinta ago 03, 2006 1:38 pm, editado 1 vez no total.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Mensagem por tractortp »

há aqui algo que não bate certo, estou de acordo que o metanol é muito tóxico, principalmente para a vista.

mas será até que ponto ?

eu uso metanol nos aeromodelos, compro puro (100%), faço a mistura com o óleo em casa (15%) e como tal este entra em contacto com a pele, quer no momento de fazer a mistura quer no abastecimento dos aviões, e neste ultimo caso, não lavo logo as mãos, aliás passo horas seguidas neste desporto, inclusive inalando o fumo mal queimado dos motores.

por isso é que tenho algumas reservas ao considerar assim tão perigoso.

mas os entendidos que digam algo.....

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

existem várias noticias na internet sobre a perigosidade do metanol, e de pessoas que tiveram graves problemas devido à exposição prolongada ao metanol.

claro que se te cair uma gota em cima da pele, no outro dia não estás cego, ou vais morrer (pelo menos devido ao metanol ).

como se diz, a dose é que faz o veneno, e se te expões demasiado claro que vais acabar por ter problemas.

mas é diferente teres contacto com metanol através da pele, ou através dos olhos..

e no areomodelismo, podias muito bem comprar umas luvas de latex, no minimo..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

sem querer meter a foice em seara alheia, pensei que os aeromodelos não usavam metanol, mas nitrometanol que é um bocado diferente.
os 8 gr não são atirados para a vista, são ingeridos, inalados ou absorvidos pela pele. se atirarem metanol para a vista pederão ficar cegos mas não é por ser metanol mas porque o alcool queima, mesmo o etanol. eu eutou a falar de cegueira e morte por envenenamento.
os aditivos da gasolina estão presentes numa percentagem infima, enquanto o metanol está num grau de pureza muito elevado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

orbis, quanto ao aeromodelismo não sei se será metanol ou nitrometanol, mas pode ser a explicação para uma experiência em que se tentou fazer bd usando metanol de avião telecomandado, e pelas fotos que vi, aquilo no fim não saiu nada de jeito.

quanto às 8 gramas, já tenho mexido com metanol, nunca o ingeri, mas já me cairam gotas em cima da pele, já inalei os vapores sem querer, e não apresento sintomas de cegueira, por isso é que estou um pouco desconfiado desse valor.

consegues apoiar esse valor em algum estudo ou noticia que tenhas visto?
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

li esse valor algures, mas agora já não posso precisar. de qualquer modo, não facilites.

Avatar do Utilizador

tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Mensagem por tractortp »

no aeromodelismo uso o metanol + óleo apenas.

há quem junte à mistura 5 a 10 % de nitrometano, mas é apenas um aditivo para maior potencia, além do mais, este custa +/- 75 € o litro......sim, setenta e cinco euros o litro............

mas os dragsters nos states gastam até 100% de nitrometano, e os top fuel chegam a consumir 200 litros/minuto daquilo.......

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

tenho lido por aqui que não se consegue arranjar etanol (tirando a farmácia é claro). mas, e álcool desnaturado (aquele das lamparinas)?

Avatar do Utilizador

EcoPonto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta jul 28, 2006 2:20 pm
Localização: Lisboa

Mensagem por EcoPonto »

escalavardo:

ainda continuas a circular com o teu honda com m50 ?
quantos kms feitos ?
resultados ?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

olá eco..

não, não continuo, pois não tenho tido tempo nem vontade para ir comprar metanol.

é que além dos pequenos barulhos no carro, o consumo era maior, no final ficava quase ela por ela.

já com etanol, o consumo anda parecido, mas arranjar etanol é dificil.. contactei 3 ou 4 produtores, e o preço é mais alto que a gasolina. e além disso ninguém vende a particulares..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

escalavardo Escreveu:olá eco..

não, não continuo, pois não tenho tido tempo nem vontade para ir comprar metanol.

é que além dos pequenos barulhos no carro, o consumo era maior, no final ficava quase ela por ela.

já com etanol, o consumo anda parecido, mas arranjar etanol é dificil.. contactei 3 ou 4 produtores, e o preço é mais alto que a gasolina. e além disso ninguém vende a particulares..



escalavardo , e a joint-venture com o membro pintas , neste período de férias meio país vai para "marrocos" , podia ser uma oportunidade de contacto

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

ha ai so um problemazinho lendo na diagonal (mta informaçao para ler ja tudo de uma vez..)

parece que depois de destilado resta uma percentagem de agua no alcool e tera que ser retirada depois.. nao sei bem como ainda.

vou continuar a estudar o documento. isto para mim vale ouro... mais ecologico que o proprio fabrico do combustivel a partir de residuos organicos... ouro....mesmo.

alcool -> amo-te.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

energiadiesel, essa joint-venture era boa ideia. mas ele não vem de férias?

lennoxlewis, separar a restante água (4%) não é assim tão importante. além disso pode ser separado com microporos.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

madeira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: domingo ago 13, 2006 3:53 pm
Localização: Porto

Mensagem por madeira »

hoje fui a uma superficie de bricolages e descobri metanol a 1,25€ por litro, procurei logo o etanol mas não descobri!!!

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”