Aquecimento do combustível

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por jmal »

klinzter Escreveu:
jmal Escreveu:aconselho mesmo um fusível, seja no esquema ou aplicação que seja, sempre um fusível, esse fio por exemplo pode ficar incandescente e provocar um incêndio.

segurança acima de tudo.
isso só é válido para acima de 5a...
não é bem assim klinzter, até os telemóveis que consomem alguns miliamperes têm um fusível na entrada de corrente.
imagina o seguinte, essa resistência consome 5-6 amperes, mas se houver um curto-circuito passam lá dezenas de amperes e vai arder tudo, e como estamos aqui a divulgar informação que é vista por muita gente, convém sempre realçar os pontos que interessam à segurança.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por klinzter »

eu não digo que não, também depende as infraestruturas montadas.

porvezes, numa situação improvisada, é que muitas vezes faço, mas obrigado sim em colocar um fusível em condições.

o fio que estou a falar têm o mesmo diâmetro de um cabelo...
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por visitante »

vivam ...

numa situação de recurso (emergencia) ou em ensaios até é entendivel que se recorra a um fio de arame para desempenhar as funções de fusivel..mas pelo custo de um porta-fusivel e fusiveis acho injustificavel que não seja aplicado..

abraços
[***************]


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por visitante »

vivam ...
flamingo Escreveu: Imagem
o aspeto final, mais disfarçado do que estava antes. os vermelhos das resistencias dos injetores é que não da para evitar.

...
flamingo..com a tua capacidade de improvisar/adaptar com toda a certeza conseguirás colocar nesse motor uma cobertura do 1.9 tdi..já que a configuração dos motores é muito semelhante..e aí ficas com tudo tapadinho..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

klinzter Escreveu:
o fusível que tens ai é de avontade de 30a
não estavas com ideias de 6a?
eu segui o teu conselho mas secalhar exagerei. são 3 filamentos de um desses fios finos, só que neste caso o fio era mesmo de eletricidade auto, e apercebi-me que os filamentos são ligeiramente mais grossos. mas também tenho medo de colocar fino demais, aquecer e acontecer o que diz o jmal

o porta-fusiveis está lá, como é para expermentar quero apenas algo que desenrasque. só isso mais nada

a ideia da tampa do 1.9 já existe por aqui à muito tempo, nem eu ia deixar de a expermentar. como tenho um colega que tem um golf 1.9, entretanto expermento, mas primeiro quero testar o funcionamento do charuto...

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por klinzter »

eu segui o teu conselho mas secalhar exagerei. são 3 filamentos de um desses fios finos, só que neste caso o fio era mesmo de eletricidade auto, e apercebi-me que os filamentos são ligeiramente mais grossos. mas também tenho medo de colocar fino demais, aquecer e acontecer o que diz o jmal

o que jmal disse está correcto, quanto ao filamento basta um, isto porque, assim que ultrapassar os 5-7a ele quebra devido ao fluxo de corrente

um exemplo:

se tens um circuito de potência para 60a, e se a cablagem só suportar os 50a (incluindo o fusível de 50a) claro que ai o fusível não vai fazer nada devido à infraestrutura não aguentar os 60a, começa tudo a aquecer e possivelmente incêndio
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

vou alterar, e seguir as vossas orientações...


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Njay »

klinzter Escreveu:se tens um circuito de potência para 60a, e se a cablagem só suportar os 50a (incluindo o fusível de 50a) claro que ai o fusível não vai fazer nada devido à infraestrutura não aguentar os 60a, começa tudo a aquecer e possivelmente incêndio
exactamente, num circuito eléctrico o fusível tem sempre que ser o ponto mais fraco do circuito!
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por klinzter »

njay Escreveu:
klinzter Escreveu:se tens um circuito de potência para 60a, e se a cablagem só suportar os 50a (incluindo o fusível de 50a) claro que ai o fusível não vai fazer nada devido à infraestrutura não aguentar os 60a, começa tudo a aquecer e possivelmente incêndio
exactamente, num circuito eléctrico o fusível tem sempre que ser o ponto mais fraco do circuito!
claro, o fusível no ponto mais fraco (no início do circuito), e a infraestrutura (cablagem) ser superior.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

sobre o charuto já há resultados, mas... nada positivos...
ontem à tarde cheguei a casa e com o motor a trabalhar liguei o charuto. mantive-me de alerta no motor para prevenir algum acidente, e como estive fora do carro não me apercebi se alguma vez tinha sido atinjida a temperatura dos 75º,... uma vez que o indicador luminoso está lá dentro.
hoje de manhã coloquei o motor em marcha, e nos 11 minutos que durou a viagem até ao emprego a luz não apagou, sinónimo de que a temperatura não foi atinjida em todo esse tempo. (também ando só a diesel neste momento)

comclusão: a potencia da resistencia não é suficiente!!!

dou completa razão ao red-baron e aos cálculos que aqui apresentou, nunca duvidei deles, mas a ansiedade na experiência era grande e também não consegui fio de cromo-niquel mais grosso...
as melhorias podem passar por encurtar o comprimento daquela, com isso consigo aumentar a sua potência. mas em lugar disso, eu pretendia mesmo era aumentar a potencia dela engrossando a sua espessura, porque dessa forma mantinha o mesmo comprimento de permuta. novos testes/experiencias serão feitos no sentido de conseguir melhores resultados. no entanto, se algum user tiver alguma ideia para melhorar o que fiz sem modificar muito a parte fisica... que post aqui. eu vou lendo, comentando e perguntando se existir alguma duvida.
para já estou a pensar numa espécie de corda, juntar varios fios mais finos, torcer, e medir o que se consegue desse jeito...
um abraço...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por RED BARON »

flamingo...

o que se ouve esquece, o que se vê relembra-se, e o que se faz fica para toda a vida. por isso o meu acordo em experimentar tudo o que se puder de modo a compreender melhor como as coisas funcionam, a isto eu chamo fazer as coisas com gosto e dedicação, dá-nos experiência e proporciona bons momentos de entusiasmo, por vezes vem a desilusão no final, e mesmo esta serve para diferenciar os que alcançam e os que nunca chegam a lado nenhum....
se eu te contasse quantas vezes isto me aconteceu ias ficar de boca aberta, portanto... parabéns pelo espirito inventivo e prático, não preciso repetir que me identifico com esse mesmo espirito...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por hynek »

red baron Escreveu:flamingo...

o que se ouve esquece, o que se vê relembra-se, e o que se faz fica para toda a vida. por isso o meu acordo em experimentar tudo o que se puder de modo a compreender melhor como as coisas funcionam, a isto eu chamo fazer as coisas com gosto e dedicação, dá-nos experiência e proporciona bons momentos de entusiasmo, por vezes vem a desilusão no final, e mesmo esta serve para diferenciar os que alcançam e os que nunca chegam a lado nenhum....
se eu te contasse quantas vezes isto me aconteceu ias ficar de boca aberta, portanto... parabéns pelo espirito inventivo e prático, não preciso repetir que me identifico com esse mesmo espirito...
pois, só não sabe quem não faz....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

nem tudo pode correr como queremos, e disso eu estou consciente...
mais no inverno dediquei algum tempo a ler e observar algumas das experiencias feitas pelos users mais antigos deste forum, e vi as dificuldades com que se depararam nas diversas ideias e tentativas que tiveram. como tal, o facto dos resultados do charuto não aparecerem como esperado, (que até já estava à espera) não é nada quando comparado com esses tempos mais antigos.
como o carro em que as experiencias decorrem é a viatura do dia a dia, torna-se um pouco mais complicado alterar, modificar, etc... mas isto não fica por aqui...
por agora deixo aqui um pequeno pedido de ajuda:
se algém souber onde posssa arranjar fio de cromo-niquel com espessura superior a 2 mm agradecia que me comunicasse por mp e me arranjasse o contacto da firma. onde tenho comprado não arranjam mais grosso...
mais novidades em principio para o inicio da prox semana...
um abraço


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por visitante »

vivam ...

flamingo..estou convicto de que o conceito do "charuto" teoricamente está certo e vai funcionar..mas acho que estás a ir ao contrario quando pretendes alcançar o objectivo pela aplicação de arame mais grosso..e explico o porquê desta minha assunção..se para o aquecimento dos tubos de injectores arame com 0,6 mm com o comprimento de cerca de 1,40m que depois de aplicado exteriormente dando cerca de 18 espiras se conseguem alcançar temperaturas da ordem dos 135º em questão de segundos..porque não haverá o mesmo tipo de arame resultar para um aquecimento feito directamente ?..

é certo que o caudal de combustivel a aquecer é bastante superior..mas tambem é certo que não tem de aquecer por via indirecta..

só voltarei ao "activo" lá para o dia 18..e se por essa altura ainda quiseres mesmo..caso não o tenhas conseguido entretanto..irei a uma casa em faro que fabrica resistencias e se tiverem fica seguro que chegará ás tuas mãos..

abraços
[***************]


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Njay »

curto-circuita algumas das espiras, igualmente espaçadas (queres baixar a resistência para aumentar a potência, certo?).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

[***************] Escreveu:vivam ...

flamingo..estou convicto de que o conceito do "charuto" teoricamente está certo e vai funcionar..mas acho que estás a ir ao contrario quando pretendes alcançar o objectivo pela aplicação de arame mais grosso..e explico o porquê desta minha assunção..se para o aquecimento dos tubos de injectores arame com 0,6 mm com o comprimento de cerca de 1,40m que depois de aplicado exteriormente dando cerca de 18 espiras se conseguem alcançar temperaturas da ordem dos 135º em questão de segundos..porque não haverá o mesmo tipo de arame resultar para um aquecimento feito directamente ?..
é certo que o caudal de combustivel a aquecer é bastante superior..mas tambem é certo que não tem de aquecer por via indirecta..

só voltarei ao "activo" lá para o dia 18..e se por essa altura ainda quiseres mesmo..caso não o tenhas conseguido entretanto..irei a uma casa em faro que fabrica resistencias e se tiverem fica seguro que chegará ás tuas mãos..

abraços
[***************]
penso que o facto da resistência estar mergulhada no combustivel, isso só por si talvez seja o suficiente para impedir o progresso da temperatura de forma mais facil e rápida...
njay Escreveu:curto-circuita algumas das espiras, igualmente espaçadas (queres baixar a resistência para aumentar a potência, certo?).
se bem eu entendi, seria para encostar algumas espiras umas às outras. será isso?

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

boas...
a saga do "charuto" continua...
hoje, com um pouco mais de tempo... e vontade..., resolvi efetuar uma medição de temperatura no exterior do charuto com o motor a trabalhar. eis os resultados:

Imagem
depois do motor ter estado em marcha mas parado à cerca de 1 hora.

Imagem
com o motor em marcha e o aquecimento ligado durante 20 minutos.

Imagem
...34 minutos passados, e daqui não subiu mais.

Imagem
indicação da temperatura do motor no painel ao fim dos tais 34 minutos.

foi construída uma nova resistência com 4 fios de 0,85 mm torcidos uns nos outros. depois de torcidos, o "cabo" resultante ficou com 2,8 metros de comprimento. feita a resistência tendo utilizado um varão metálico de 5,5 milimetros, (a intenção era 5 milimetros mas não tinha aqui nada dessa medida) o resultado foi o seguinte:

Imagem
comprimento da resistência com as espiras mesmo encostadas umas nas outras.

Imagem
indicação do amperímetro do carregador.

Imagem
aqui se pode ver ligada e a indicação do amperímetro do carregador.
mas experiências e resultados obtidos serão aqui postados...
um abraço...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

recentemente fui a uma outra casa de resistências que um eletricista me indicou aqui na região, e lá consegui arranjar fio de cromo-niquel mais grosso que o que havia conseguido até aqui.
no dito "charuto" que tenho montado na minha carrinha, neste momento o ov não estará a atinjir a temperatura ideal de funcionamento antes da bi com a resistencia que tem, com fio de 1,8 mm que se encontra descrita aqui mais atrás. no entando nesta ultima casa arranjei de 2 e de 3 mm.
em breve haverá construção de mais uma ou duas resistencias que serão levadas a teste, mas a montagen no motor para testes só mais daqui a uns 15 dias.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

[***************] Escreveu:vivam ...

flamingo..creio já te ter dito anteriormente mas poderá ter-te passado despercebido..é o seguinte : se com um unico arame (cromo-niquel) com cerca de 1,20m de comprimento e 0,6mm de espessura aplicado no exterior de um tubo de injector se consegue uma temperatura da ordem dos 135º em questão de segundos..o mesmo tipo de arame deveria fazer com que o meu "afilhado" (o charuto) atingisse a temperatura que pretendes com uma ainda maior rapidez..junta a isto que dada a menor espessura do arame necessitarás de gastar menos energia para a obtenção do mesmo resultado..

força nisso

abraços
[***************]
boas...
como o assunto nasceu aqui, pretendo continuar a debate-lo também aqui.
fernando, pode acreditar que aquilo que vosê disse na altura não passou despercebido. está neste mesmo tópico, nesta página um pouco mais atrás...
há no entanto um ou dois pormenores do qual é impossivel passar a lado.
nos tubos dos injetores existe esse aquecimento, mas apenas existe a circulação/turbolência do ar a contrariar esse aquecimento. aqui, segundo o meu ponto de vista é um pouco diferente. há uma continuidade de combustivel a circular, que segundo medidas de caudal efetuadas por alguns users ainda é uma quantidade consederável, e no seguimento desses valores de caudal pode estar a haver pouco tempo de permuta (contacto do ov com a fonte de calor)...
há uma outra coisa que não nos podemos esquecer; a resistência está mergulhado no liquido com este constantemente a circular por ela. tenho uma teoria que talvez não se aplique muito aqui, a água a ferver também apaga uma brasa. por isso estou convencido que para o charuto dar os seus resultados, a temperatura de funcionamento da resistencia terá que ser mais elevada e a zona de contacto com esta terá de ser prolongada. mesmo que seja trabalhada para valores exagerados de aquecimento, penso não haver problema dado existir o termocontacto limitador da temperatura nos 75º.
em breve espero ir novamente à casa com a esperança de que já lá tenham fio de 2,5 mm e recomeçar...
um abraço...


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por visitante »

vivam ...

flamingo..por mim tudo bem..é o teu tempo..o teu material..o teu dinheiro e o teu automovel..mas insisto em que não é pelo aumento do diametro do arame que vais conseguir melhores resultados..muito antes pelo contrario..

abraços
[***************]

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”