avaria bomba injectora

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
paulovaz8
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça fev 19, 2008 12:07 am

avaria bomba injectora

Mensagem por paulovaz8 »

boas caros amigos preciso da vossa ajuda tenho 1 range rover de 93 motor 200 tdi ñ tenho nenhum esquema de aquecimento para ovd... eu uso ovd usdo filtrado por mim nas percentagens de 80% ovd e 20% gasoleo. ja me tinham avisado pessoal até aqui do forum que isto qualquer dia ñ ia dar bom resultado então passo a esplicar que me aconteceu...
depois de abastecer a maquina de ovd e gasoleo ia a estrada e se levar o pedal do acelarador a fundo o motor enrola e não tem disparo fica morto se eu tirar um pouco o pé do acelarador ja dispara....tenho manometro de presão de turbo dantes quando carregava a fundo tinha pico 1.1bar agora se carrego a fundo o gajo enrola e faz no maximo 0,7 e cada vez baixa mais ja limpei os filtros de combustivel agora gostava de saber se a bomba injectora têm algum filtro que seja possivel limpar ou se axam que pode ser os injectores intopidos é que ele se eu ñ aceralar a fundo porta-se bem soque a fundo o motor fica preso e nem sequer tenho aquele roncar do motor 200 tdi que dantes tinha :s
espero a vossa ajuda
cumprimentos
paulo vaz


Uea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: segunda fev 18, 2008 5:05 pm

Re: avaria bomba injectora

Mensagem por Uea »

como o oleo vegetal à temperatura ambiente é mais denso que o gasóleo pode ser um entupimento na linha de injecção... como também pode ser que o turbo esteja avariado, o que deve ser o menos provavél ...
se for o oleo vegetal a entupir , sempre podes tentar purgar ...

fica bem e abraço


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: avaria bomba injectora

Mensagem por visitante »

vivam ....

boas vaz...

creio que a indicação do manometro de pressão do turbo diz tudo..mas dadas as altas percentagens sem qualquer adaptação outras anomalias poderão estar associadas..

no turbo :
- verifica o caudal de retorno do circuito de lubrificação..desligas o tubo de descarga no carter e verifica se corre livremente..deverá correr..

- desliga o tubo que liga á admissão no "caracol"do turbo e verifica a folga axial do veio da turbina..não rodes a turbina com a mão..a folga deverá ser quase imperceptivel..aproveita e verifica o estado das palhetas da turbina..

- estado do tubo e ligação da waste-valve..

na bi :
só numa oficina especializada poderás mandar verificar a mesma..o sobrealimentador poderá ter avariado..e na minha opinião será neste componente que reside a causa do problema..

abraço
[***************]


Autor do tópico
paulovaz8
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça fev 19, 2008 12:07 am

Re: avaria bomba injectora

Mensagem por paulovaz8 »

boas
fernando é assim o turobo ja testei e esta ok agora a bomba o sobrealimentador da bomba que tu falas isso situa-se onde poderas-me dar mais alguma informação mais 1 situação que eu tenho duvida se os injectores tiverem entupidos isso tb ñ acontece ele a fundo ñ ter disparo?
cumprimentos
paulo vaz


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: avaria bomba injectora

Mensagem por Fry »

uso ovd usdo filtrado por mim nas percentagens de 80% ovd e 20% gasoleo.
em pleno inverno....acho que nem preciso dizer mais nada o risco está na mão de quem cometeu os exageros.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: avaria bomba injectora

Mensagem por visitante »

vivam ...

por uma perspectiva ainda bem que o problema não é no turbo..apesar da leitura no manometro..

quanto á bi..o sobrealimentador está no seu interior..pelo que qualquer intervenção terá de ser efectuada numa oficina especializada..contudo..e antes de optares por isso..poderás sempre recorrer a uma limpeza do sistema de injecção através do "diesel purge" da liqui-moly..não implica desmontagem de componentes da injecção..procura nas minhas intervenções que existe um topico qualquer onde um membro do forum até publicou fotos de como se faz..

com sorte..e como a sorte protege os audazes..resolverá o teu problema de forma muito mais economica que uma intervenção fisica no sistema de injecção..

dispõe..
abraço
[***************]


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: avaria bomba injectora

Mensagem por visitante »

...

ah...esqueci-me de escrever que a limpeza acaba por ter duas funções..ou resolve..ou diagnostica..se não resolver tens mesmo de submeter o sistema de injecção..

abraço
[***************]


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: avaria bomba injectora

Mensagem por visitante »

...

ainda outra situação que poderá concorrer para o que se está a passar..

lembrei-me porque agora mesmo me apareceu um carro com sintoma semelhante..isto com as mãos na massa é mais pratico..ainda não cheguei ao ponto do tal fulano dum anuncio de telemovel que diagnosticava falha na vela do 3º cilindro escutando o motor pelo tal telemovel..

o tubo que liga a pressão do turbo ao diafragma do sobrealimentador está bom ?..é um tubo de aspecto semelhante aos dos retornos dos injectores e liga ao topo da bi..verifica isso..

é que se não estiver bom a quantidade de combustivel adequada não é conseguida numa situação em que a sobrealimentação é necessaria numa sobrepressão nos cilindros..

abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: avaria bomba injectora

Mensagem por Flamingo »

[***************] Escreveu:vivam ...
...(...) poderás sempre recorrer a uma limpeza do sistema de injecção através do "diesel purge" da liqui-moly..não implica desmontagem de componentes da injecção..procura nas minhas intervenções que existe um topico qualquer onde um membro do forum até publicou fotos de como se faz..

dispõe..
abraço
[***************]
as fotos podes ver aqui:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=120

e neste tópico mais atrás podes ver mais especificado como se faz... è uma questão de leres...

paulovaz8, sem pretender aterrorizar-te com o assunto e independente da forma como o resolveres (espero que o menos dispendiosa possivel), penso que é uma boa altura para seguires as recomendações deste forum sem abusos. é repetido muita vez por aqui que mais tarde os problemas aparecem...
segundo o que eu conheço de mecânica podem estar varias coisas em jogo, e todas em ciclo...
se os injetores entupiram parcialmente pelas dificientes atomizações devido à viscosidade do ov ser elevada, isso leva agora a combustões fracas. dessas resultam escape de ov não queimado para o carter indo contaminar o oleo lubrificante e este lubrificar de forma dificiente o motor e principalmente o turbo que é uma peça que requer uma boa lubrificação; resulta também falta de força e por consequencia menor regime de ascelaração, logo menos velocidade nos gases de escape e por falta destes menos velocidade do turbo; pode resultar também na possivel acumulação de sedimentos que o próprio ov cria (diga-se, polimerizações ou verdetes) que ao longo do percurso do combustivel se vão depositando nos canais minusculos por onde passa; pode ainda pela contaminação do oleo lubrificante levar a uma má lubrificação do motor como atrás já foi dito, mas além do turbo, pode lubrificar também mal o resto do motor, levando a uma prisão do seu funcionamento ou até um possivel gripar...

volto a dizer que não é minha intenção aterrorizar mas chamar a atenção..., também dos restantes utilizadores, principalmente aqueles que abitualmente exageram sobre as percentagens, correndo riscos evitaveis aos quais estão sujeitos.
ai por fora se ouve muita vez dizer " eu ando a 70, 80 ou 90% de ov sem nenhuma adaptação", mas quando os problemas surgem, os mesmos que se gabam de tais percentagens fecham-se em copas só para não darem parte fraca perante os colegas e não sofrerem as suas criticas.

por ultimo, o meu conhecimento não tem o mesmo valor que o do orador anterior sr [***************], apenas procuro contribuir. esta é a area dele, será inteligente da tua parte seguires os seus conselhos, orientaçãos e recomendações...
Última edição por Flamingo em terça fev 19, 2008 11:57 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: avaria bomba injectora

Mensagem por klinzter »

flamingo,

é pena... que isso é o típico do povo português
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


Autor do tópico
paulovaz8
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça fev 19, 2008 12:07 am

Re: avaria bomba injectora

Mensagem por paulovaz8 »

boas pessoal obrigado pelos vossos conselhos mas ja resolvi o problema e ñ gastei dinheirinho nenhum :p
foi so 1 tarde de trabalho e ficou 5 extrelas
obrigado a todos

cumprimentos
paulo vaz

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: avaria bomba injectora

Mensagem por Flamingo »

paulovaz8 Escreveu:boas pessoal obrigado pelos vossos conselhos mas ja resolvi o problema e ñ gastei dinheirinho nenhum :p
foi so 1 tarde de trabalho e ficou 5 extrelas
obrigado a todos

cumprimentos
paulo vaz
como sabes este forum vive principalmente da partilha de experiencias dos diversos utilizadores sejam elas boas ou más e dos resultados obtidos.
é pratica corrente partilhar também os maus resultados para que outros não caiam na mesma asneira e para que os errantes possam receber a ajuda necessária.
como tal penso que te ficaria bem dares conhecimento aqui ao forum neste mesmo tópico dos passos que deste para resolveres o teu problema de forma tão económica.
ficaríamos agradecidos...


Autor do tópico
paulovaz8
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça fev 19, 2008 12:07 am

Re: avaria bomba injectora

Mensagem por paulovaz8 »

as minhas desculpas por não ter esxplicado o meus passos para saber o que se passava
ora então ca vai, 1º verifiquei o estado do filtro ao pé do motor de gasoleo e verifiquei que o mesmo estava limpo depois verifiquei o de traz e esse meu deus estava mesmo cheio de poracaria até cima até cheirava a podre, depois do mesmo limpinho esprimentei o carro e ja tinha umas grandes melhoras, voltei a tirar o filtro de traz por baixo e novamente estava com porcaria :s de seguida retirei o deposito e descobri a origem do problema e o principal culpado fui eu mesmo, foi um oleo de fritos que uma empresa me deu que vêm em barra o qual eu ñ sabia filtrei o que consegui por volta dos 60 litros e meti no deposito esse oleo ficou alojado no fundo do deposito ja mais a virar assim para o tipo manteiga.... o resultado final foi limpart tudo tubagens e tudo a seguir coloquei gasoleo e um cadinho de gasolina e estava já 5 extrelas, ja coloquei novamente ovu e esta optimo...

obrigado pela vossa ajuda pessoal

cumprimentos
paulo vaz

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: avaria bomba injectora

Mensagem por Flamingo »

não sei se tens a realimentação do retorno feita ou não, porque esse problema pode dever-se a polimeralizações criadas pelo facto de o retorno estar ainda encaminhado para o depósito.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 75&start=0

também sobre filtros de diesel, a lavagem deles não é aconselhada. é preferivel substituir...


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: avaria bomba injectora

Mensagem por visitante »

vivam ...

paulo vaz...cuidado com os procedimentos..desta vez uma limpeza..apesar de incomoda e trabalhosa..resolveu...

como afirmei anteriormente.. a sorte protege os audazes.. já quanto aos "abusadores"...não sei..

abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: avaria bomba injectora

Mensagem por hynek »

flamingo Escreveu:não sei se tens a realimentação do retorno feita ou não, porque esse problema pode dever-se a polimeralizações criadas pelo facto de o retorno estar ainda encaminhado para o depósito.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 75&start=0

também sobre filtros de diesel, a lavagem deles não é aconselhada. é preferivel substituir...
como não tem pré-aquecimento do combustível não precisa de se preocupar com retorno do ov aquecido....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


jm86
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado nov 13, 2010 2:54 pm
Localização: viana do castelo

Re: avaria bomba injectora

Mensagem por jm86 »

boas...
tenho um opel vectra gts de 2002, tem 170 mil klm,e tenho tmb um problema que ainda n consegui resolver.
sempre k tenho k por o carro a trabalhar e ele esta frio ,ou um pouco frio, ele enrola durante 5 segundos e so depois e k pega faxendo um enorme fumo e da a sensação k tem ferros soltos no motor. a válvula gr ja foi limpa, e tambem ja troquei uns acessórios na bonba do gasóleo, porque me disseram k estavam secos e o gasóleo recuava. o que mais me deicha a pensar foi um ajuste que deram na bomba injectora. o que e serto e k depois d tdo isto o problema continua. gostava de saber quais sao os sintomas de avaria na bomba injectora, porque ja m disseram k o problema vem da bomba.

abraços a todos, agradeço resposta

comprimentos

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: avaria bomba injectora

Mensagem por Flamingo »

jm86 Escreveu:boas...
tenho um opel vectra gts de 2002, tem 170 mil klm,e tenho tmb um problema que ainda n consegui resolver.
sempre k tenho k por o carro a trabalhar e ele esta frio ,ou um pouco frio, ele enrola durante 5 segundos e so depois e k pega faxendo um enorme fumo e da a sensação k tem ferros soltos no motor. a válvula gr ja foi limpa, e tambem ja troquei uns acessórios na bonba do gasóleo, porque me disseram k estavam secos e o gasóleo recuava. o que mais me deicha a pensar foi um ajuste que deram na bomba injectora. o que e serto e k depois d tdo isto o problema continua. gostava de saber quais sao os sintomas de avaria na bomba injectora, porque ja m disseram k o problema vem da bomba.

abraços a todos, agradeço resposta

comprimentos
será mesmo da bomba injectora? como faz isso apenas quando está frio ou um pouco frio, talvez não fosse má ideia verificar o funcionamento das velas de incadecência!...
já agora, passa pelas apresentações e faz uma breve apresentação tua. a malta agradece. bem vindo aqui ao forum.


jm86
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado nov 13, 2010 2:54 pm
Localização: viana do castelo

Re: avaria bomba injectora

Mensagem por jm86 »

na maquina de diagnostico não acusa avaria na velas de incandescência..mas e possível que elas estejam a precisar de ser renovados, tendo em conta a quilometragem que o carro tem..o ajuste que deram na bomba injectora resolveu um pouco o problema,mas não totalmente, neste momento faz menos fumo já não enrola tanto ao pegar de frio,e o fumo também e menos,mas o barulho dos ferros soltos continua.. já vi um carro igual a trabalhar de frio e não tem nada a ver com o meu..

e já agora, onde posso fazer a minha apresentação para o fórum??

agradecido pelas boas vindas

compreimentos

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: avaria bomba injectora

Mensagem por Flamingo »

a apresentação podes fazer aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=14
para isso, crias "novo tópico"...

sobre o problema do teu carro, eu no teu lugar não me ficava apenas pelo diagnostico da máquina, inspecionava as velas manualmente. se tiveres um pouco de jeito, algumas ferramentas e alguma paciência, tu mesmo podes fazer isso. retiras as velas uma a uma, e com elas no exterior fazes o teste nos bornes da bateria. caso tenhas de substituir alguma, aconselho a substituir o conjunto,... as quatro.
se entenderes efectuar essa tarefa, antes de iniciar, em primeiro lugar desliga o cabo negativo da bateria. apenas o voltas a ligar depois da toda a operação efectuada.
alguma duvida dispõe.
um abraço

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”