Recuperar metanol

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Recuperar metanol

Mensagem por egasegas »

boas
acho que já li tudo o que havia aqui no forum sobre este assunto, mas como tenho ainda muitas dúvidas, agradeço a quem já tem alguma experiencia sobre isto que me diga o que está errado no que vou expor a seguir.
vou construir uma engenhoca para tentar recuperar algum metanol.
já inventei uma serpentina que vou aplicar na tampa do reactor ligada a uma torneira, que se isto não funcionar não me vai causar nenhum estrago ao reactor.
pelo que li aqui no forum e contrariamente ao que pensava só se deve recuperar o metanol depois de separar o bio da glicerina.
após a retirada da glicerina vou aquecer o bio até +- 90º e nesta situação vou conseguir recuperar algum metanol ( "penso eu de que").
em relação à glicerina vou fazer o mesmo, aqueço até 90º e espero obter algum metanol. partindo do principio que na glicerina ainda se encontra alguma água, se não chegar aos 100º a agua existente não vai evaporar e portanto o que evaporar será glicerina.
portanto tudo o que destilar a 90º será glicerina.
cumprimentos
aguardo as v/ opiniões

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Recuperar metanol

Mensagem por Rui de Carvalho »

bom dia.

eu recupero o metanol, logo a seguir a produzir o bio, sem separar a glicerina previamente, visto que tal situação poupa-me uma carga dos diabos a destilar dos dois lados. o resultado obtido é bastante favoravel, obtendo um biodiesel bastante pobre em metanol (0,3% obtido, onde o valor normativo é 0,1%, poderia obter essa percentagem com alguma facilidade mas requeria tempo desnecessário).

segundo, eu destilo a 90ºc e posso te garantir que a água existente vai destilar também, obtendo assim um metanol destilado enriquecido em água( fresco 0,1%max - destilado 0,7-1%), mas sendo posteriormente misturado em pequena percentagem com o fresco não faz mal, visto que esta percentagem não vai aumentando de carga para carga.

terceiro, o destilado vem sempre com algum biodiesel e glicerina, mas nada que permita dizer que estou a destilar glicerina, e principalmente glicerina, porra essa coisa é mesmo difícil de destilar a essa temperatura sem um vácuo dos diabos. por isso não percebi o que queres dizer com destilar a glicerina a 90ºc.


Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por egasegas »

em primeiro lugar, obrigado pela rápida resposta.
na realidade eu nunca recuperei metanol, mas queria tentar fazê-lo.
para uma 1ª experiencia o mais fácil para mim, é fazer como dizes,
eu recupero o metanol, logo a seguir a produzir o bio, sem separar a glicerina previamente, visto que tal situação poupa-me uma carga dos diabos a destilar dos dois lados. o resultado obtido é bastante favoravel, obtendo um biodiesel bastante pobre em metanol (0,3% obtido, onde o valor normativo é 0,1%, poderia obter essa percentagem com alguma facilidade mas requeria tempo desnecessário).
em relação a este ponto
segundo, eu destilo a 90ºc e posso te garantir que a água existente vai destilar também, obtendo assim um metanol destilado enriquecido em água( fresco 0,1%max - destilado 0,7-1%), mas sendo posteriormente misturado em pequena percentagem com o fresco não faz mal, visto que esta percentagem não vai aumentando de carga para carga.
eu vou tentar fazer a minha 1ª reacção a 70º, portanto quando o bio estiver acabado, voltando a aquecê-lo a 90º pensava começar a recuperar algum metanol (pensando eu que como a agua evapora a 100º não iria evaporar nenhuma daí a razão de só aquecer até aos 90º)
em relação ao 3º ponto
terceiro, o destilado vem sempre com algum biodiesel e glicerina, mas nada que permita dizer que estou a destilar glicerina, e principalmente glicerina, porra essa coisa é mesmo difícil de destilar a essa temperatura sem um vácuo dos diabos. por isso não percebi o que queres dizer com destilar a glicerina a 90ºc.
[/quote]
eu não pretendo destilar a glicerina, o meu unico objectivo é recuperar o metanol mas como aqui no forum red baron diz:
a recuperação do metanol do bio e da glicerina deve ser feita em separado depois de separar a glicerina. se remover o metanol directamente do bio ainda com a glicerina, esta vai separar com muita dificuldade e vai ficar muita glicerina dissolvida no bio dando origem a um bio de cor escura e que vira emulsão assim que é jogado em agua, nem é preciso mexer que fica logo uma espécie de iogurte.
daí possivelmente a minha confusão.
cumprimentos


Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por egasegas »

desculpem a confusão que arrangei.
no meu primeiro post onde está :
portanto tudo o que destilar a 90º será glicerina.
deveria estar: portanto tudo o que destilar a 90º será metanol
as minhas desculpas

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Recuperar metanol

Mensagem por Rui de Carvalho »

bem em relação a recuperar o metanol antes ou depois de remover a glicerina, sempre existiu um grande bata-te:

os defensores da destilação com tudo: afirmam que a remoção da glicerina não é necessario para a destilação visto que isto em nada vai afectar os passos seguintes, e a reversibilidade da reacção é quase impossível de se obter visto que nunca se obtem um biodiesel completamente isento de metanol de forma a ser favoravel essa reacção.


os defensores a separação estão em resumo em desacordo com as afirmações anteriores.

eu pessoalmente sou defensor da primeira opção visto que os ganho compensam as perdas, e nunca tive um reacção revertida significativamente, com destilação antes ou depois. não tenho problemas com a separação da glicerina, quer destile ou não, aliás quando não destilo o teor de glicerina dissolvida no biodiesel é maior, o que dificulta-me a separação final. por isso eu defendo a primeira opção.


Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por egasegas »

rui de carvalho Escreveu:bem em relação a recuperar o metanol antes ou depois de remover a glicerina, sempre existiu um grande bata-te:

os defensores da destilação com tudo: afirmam que a remoção da glicerina não é necessario para a destilação visto que isto em nada vai afectar os passos seguintes, e a reversibilidade da reacção é quase impossível de se obter visto que nunca se obtem um biodiesel completamente isento de metanol de forma a ser favoravel essa reacção.


os defensores a separação estão em resumo em desacordo com as afirmações anteriores.

eu pessoalmente sou defensor da primeira opção visto que os ganho compensam as perdas, e nunca tive um reacção revertida significativamente, com destilação antes ou depois. não tenho problemas com a separação da glicerina, quer destile ou não, aliás quando não destilo o teor de glicerina dissolvida no biodiesel é maior, o que dificulta-me a separação final. por isso eu defendo a primeira opção.
portanto a tua opção é:
1º- após acabar a reacção elevar a temperatura do bio dentro do reator até aos 90º e destilar todo o metanol que ainda se encontra no bio.
2º- esperar que a glicerina vá ao fundo do reator
3º- retirar toda a glicerina
4º- purificar o bio
certo?????????

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Recuperar metanol

Mensagem por Rui de Carvalho »

de uma forma clara resumida sim.

para que complicar o que é simples......


Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por egasegas »

ok
pra já, vai ser a minha primeira opção na tentativa de recuperar o metanol.
depois ponho aqui os resultados.
obrigado pela ajuda.


Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por Rui Pedrosa »

rui de carvalho Escreveu:de uma forma clara resumida sim.

para que complicar o que é simples......
rui de carvalho

você tem excedentes de glicerina provenientes da sua produção de bio?

cps
rui pedrosa


Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por egasegas »

rui pedrosa Escreveu:
rui de carvalho Escreveu:de uma forma clara resumida sim.

para que complicar o que é simples......
rui de carvalho

você tem excedentes de glicerina provenientes da sua produção de bio?

cps
rui pedrosa
alguns, porquê?
cumprimentos

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Recuperar metanol

Mensagem por Rui de Carvalho »

alguns porque?

alguém interessado em comprar?


Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por egasegas »

ponto da situação:
tive hoje a fazer uma "fornada" de 125 llts de bio e no fim da reacção, ainda antes de retirar a glicerina, apliquei a minha engenhoca que se resume a uma serpentina ligada à tampa do reactor através de uma torneira de 3/4 e que passa por dentro de um bidon com agua fria para condensar o metanol que existiria dentro da serpentina.
surpresa minha fui aquecendo o bio até chegar aos 90º na experança de ver começar a correr o metanol, mas nem um pingo correu.
ou já não tinha metanol dentro do bio, o que não acredito, ou então para retirar o bio é necessario chegar a temperaturas mais elevadas, o que para mim não faz muito sentido , partindo do principio que o metanol evapora a 60º+-.
qual a v/ opinião?
cumprimentos

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas

provavelmente o metanol existente em excesso no bio e na glicerina, evaporou durante o processo da reação, que pelo que sei, foi feito à 70ºc.

o red baron já havia feito referência de que usando temperaturas de 70ºc o metanol já começa a evaporar, razão pela qual durante a reação, num reator fechado, você já pode manter aberta a saída dos vapores, a passar pelo condensador.

lembre que o condensador para ser eficiente, precisa existir entrada de água de forma contínua em torno da serpentina por baixo e saída por cima. a falta de choque termico com diferenças de temperatura, faz com que o vapor não passe do estato gasoso ao líquido.

reparou de pelo local que deveria sair o metanol saia vapores ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: Recuperar metanol

Mensagem por paulosga »

na minha opinião só devias ter feito a destilação depois de retirar a glicerina.

e a bomba esteve sempre ligada?
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por Luciano Kaefer »

a destilação ainda com a glicerina no fundo, foi sugestão do rui de carvalho, que possui uma planta de biodiesel e sabe de alguns detalhes que nos faltam.

penso que ao adotarmos uma nova temperatura, visando uma maior reação, estamos concomitantemente promovendo a evaoração.

o meu reator é aberto, e quando fzia a reação à 70ºc, notava uma fumaça saindo por cima. coloquei o dedo e aguardei um pouco. cherei e voilá: metanol.

para quem faz a reação numa temperatura superior à ebulição do metanol ( 65ºc ), precisa usar um reator fechado, com os vapores já dirigidos para o condensador.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por egasegas »

provavelmente o metanol existente em excesso no bio e na glicerina, evaporou durante o processo da reação, que pelo que sei, foi feito à 70ºc.

o red baron já havia feito referência de que usando temperaturas de 70ºc o metanol já começa a evaporar, razão pela qual durante a reação, num reator fechado, você já pode manter aberta a saída dos vapores, a passar pelo condensador.
a reacção não foi bem a 70º, mas andou lá perto, foi feita com o reactor fechado, portanto o metanol não teve por onde evaporar.
lembre que o condensador para ser eficiente, precisa existir entrada de água de forma contínua em torno da serpentina por baixo e saída por cima. a falta de choque termico com diferenças de temperatura, faz com que o vapor não passe do estato gasoso ao líquido.
aqui é que deve estar uma das minhas grandes falhas, o meu condensador estava muitissimo artesanal.
reparou de pelo local que deveria sair o metanol saia vapores ?
boas

provavelmente o metanol existente em excesso no bio e na glicerina, evaporou durante o processo da reação, que pelo que sei, foi feito à 70ºc.

o red baron já havia feito referência de que usando temperaturas de 70ºc o metanol já começa a evaporar, razão pela qual durante a reação, num reator fechado, você já pode manter aberta a saída dos vapores, a passar pelo condensador.

lembre que o condensador para ser eficiente, precisa existir entrada de água de forma contínua em torno da serpentina por baixo e saída por cima. a falta de choque termico com diferenças de temperatura, faz com que o vapor não passe do estato gasoso ao líquido.

reparou de pelo local que deveria sair o metanol saia vapores ?
não dei por isso.

vou aproveitar este bio, para continuar com os testes da lavagem sem agua
cumprimentos


Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por egasegas »

desculpem-me, este "não dei por isso" refere-se a
reparou de pelo local que deveria sair o metanol saia vapores ?
obrigado

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por Luciano Kaefer »

egasegas
a reacção não foi bem a 70º, mas andou lá perto, foi feita com o reactor fechado, portanto o metanol não teve por onde evaporar
se o metanol não tinha por onde sair pois o mesmo estava fechado, cuidado, você deve estar diante de uma bomba que pode explodir à qualquer momento!

por algum lugar a pressão que foi gerada tem de sair. imagine uma panela de pressão. essa tem a válvula de escape e ainda uma válvula de segurança.

confira bem: em algum lugar os vapores devem ter escapado.

o condensador é basicamente um recipiente com uma serpentina de cobre, envolta em água que mantem a serpentina fria por entrada por baixo da água fria e saída por cima da água quente. se não for assim, vai sair somente vapor. se nem vapor saiu, é porque saiu antes...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: Recuperar metanol

Mensagem por paulosga »

precipitei-me a dar a resposta
depois de ler tudo é que vi que se tratava de uma experiência, sorry


luciano kaefer Escreveu:a destilação ainda com a glicerina no fundo, foi sugestão do rui de carvalho, que possui uma planta de biodiesel e sabe de alguns detalhes que nos faltam. ...
pois, e são esses detalhes que fazem a diferença

luciano, já viste o meu post "um processador de luxo", faço esta pergunta porque a resposta pode estar lá
Sócio Nº46


Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Recuperar metanol

Mensagem por egasegas »

o red baron já havia feito referência de que usando temperaturas de 70ºc o metanol já começa a evaporar, razão pela qual durante a reação, num reator fechado, você já pode manter aberta a saída dos vapores, a passar pelo condensador.

lembre que o condensador para ser eficiente, precisa existir entrada de água de forma contínua em torno da serpentina por baixo e saída por cima. a falta de choque termico com diferenças de temperatura, faz com que o vapor não passe do estato gasoso ao líquido.
boas
parece-me que estes foram os meus 2 principais erros.
durante a reacção deveria ter a torneira de "escape" aberta e os vapores que saissem passariam pelo condensador. só não o fiz, porque, penso que com a torneira aberta há uma perca de temperatura e não fazia sentido por um lado estar a aquecer o ovu e por outro estar a deixar sair calor.
em relação ao condensador, não providenciei que acontecesse o tal choque termico e portanto não resultou nada.
fica para uma proxima tentativa
cumprimentos

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”